Tarcísio Padilha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tarcísio Padilha Academia Brasileira de Letras
Nascimento 17 de abril de 1928 (89 anos)
Rio de Janeiro
Nacionalidade  Brasileiro
Ocupação Escritor e filósofo

Tarcísio Meirelles Padilha (Rio de Janeiro, 17 de abril de 1928) é um professor e filósofo brasileiro, filho do político Raymundo Delmiriano Padilha. Exerceu o cargo de Juiz no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, sendo aprovado no primeiro concurso para esse cargo no TRT/1. É membro da Academia Brasileira de Letras.

É professor titular de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; professor de História da Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; professor de Filosofia, Pedagogia e Sociologia da Universidade Santa Úrsula; membro do corpo permanente da Escola Superior de Guerra; professor de História da Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; chefe do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; diretor do Departamento Cultural da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; diretor do Departamento de Filosofia e coordenador do mestrado e do doutorado em Filosofia da Universidade Gama Filho.

Lorbeerkranz.pngAcademia Brasileira de Letras[editar | editar código-fonte]

É o quinto ocupante da cadeira 2 da Academia Brasileira de Letras. Foi eleito em 20 de março de 1997, na sucessão de Mário Palmério, e recebido em 13 de junho de 1997 pelo acadêmico Arnaldo Niskier. Recebeu a acadêmica Ana Maria Machado.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Mário Palmério
Lorbeerkranz.png ABL - quinto acadêmico da cadeira 2
1997 — atualidade
Sucedido por


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.