Tatiana Nikolaïeva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Tatiana Nikolaïeva
Nome completo Tatiana Petrovna Nikolaïeva
Nascimento 4 de Maio de 1924
Oblast de Briansk, Rússia
Morte 23 de novembro de 1993 (69 anos)
São Francisco, Estados Unidos
Nacionalidade Rússia russa
Ocupação Compositora e pianista
Prémios Artista do Povo (1983)
Prêmio Stalin (1951)

Tatiana Petrovna Nikolaïeva (em russo: Татьяна Пeтрoвнa Николаева) (24 de maio de 1924 - 22 de novembro de 1993 foi uma compositora, professora e pianista nascida na Rússia[1] [2] .

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Nikolayeva nasceu em Bezhitsa (hoje parte do território de Bryansk) em 4 de maio de 1924[3] , sua mãe foi uma professora de piano, e seu pai foi um violinista amador[4] . Ela Iniciou o estudo de piano aos 3 anos de idade, compondo aos 20 e aos 30 ingressa no Conservatório de Moscou estudando com Goldenweiser e Evgeny Golubev iniciou uma amizade com Alexander Scriabin, Sergei Rachmaninoff e Nikolai Medtner, graduou-se em 1948[5] Não pode ter sido amiga de Alexander Scriabin porque Scriabin morreu em 1915, nove anos antes de Tatiana Nikolaieva nascer (1924). Sergei Rachmaninoff saiu da Rússia em 1917 (7 anos antes de Tatiana nascer)exilou-se nos Estados Unidos e nunca mais voltou à Rússia, tendo falecido em 1943 quando Tatiana tinha 19 anos incompletos. A afirmação de que Tatiana Nikolaieva e Sergei Rachmaninoff eram amigos carece de demonstração inequívoca pois arece muito improvável que alguma vez se tenham sequer encontrado.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1950Nikolayeva ganhou reconhecimento por ganhar a competição internacional Johann Sebastian Bach, nesta competição conheceu Dmitri Shostakovich construindo uma amizade de longa data.

Em 1959, Nikolayeva aos 35 anos de idade se torna professora no Conservatório de Moscou. Ela criou mais de 50 gravações durante sua carreira[6] após a queda do comunismo ela iniciou uma série de apresentações na Europa.

Premiaçoes[editar | editar código-fonte]

Ela ganhou os seguintes prêmios ao longo da carreira

  • People's Artists of the USSR (1983)
  • Stalin Prize, first class (1951)

Morte[editar | editar código-fonte]

No dia 13 de novembro de 1993 enquanto se apresentava em São Francisco,Estados Unidos sofreu uma hemorragia cerebral, que a impediu de terminar a apresentação. Ela faleceu nove dias depois, no dia 22 de novembro(algumas fontes informam a data do falecimento como o dia 13, porém a data esta incorreta)[7]

Referências