Taxa de juro nominal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A taxa de juro nominal é a taxa que obrigatoriamente deve ser indicada em todos os contratos de crédito ou nas aplicações e corresponde ao período de um ano. Sendo que, é uma remuneração monetária sujeita aos efeitos da inflação.

A taxa de juro nominal é uma taxa de juro de referência para um horizonte de tempo que compreende múltiplos períodos de capitalização, não correspondendo à taxa de capitalização de fato. A taxa nominal é expressa com referência a uma unidade de tempo distinta daquela em que a capitalização de fato ocorre.

Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Formula para a taxa de juros Nominal.[editar | editar código-fonte]

A taxa de juros simples, em se tratando nos setores financeiros, é, comumentemente, utilizadas em rendas fixas no mercado monetário. Porém, seria possível observar o seu uso quando se explicita em multas, etc. Poderá ser exposta por:

Onde:

T é tempo.

I é a taxa de juros nominal.

C é a capital.

Porquanto é determinada a partir de um valor rentável a respeito de seu valor "a priori". A exemplo, se existe 0,1 de C. Temos a décima parte somada com . Se se tem 0,2, terá o dobro dessa décima parte. Se observarmos 2, ter-se-á, pois, o dobro. Conseguintemente, o valor inicial, de 0,1, equivale a 10% , e, respectivamente, 20% e 200%. Paralelamente ao aumento temporal linear como um décimo do porcentual para um décimo no tempo e o dobro do porcentual ao dobro do tempo.

Outra forma ao cálculo da taxa de juros nominal, dar-se-ia por meio da taxa de juros composto. Embutido da formula:

Porquanto, a taxa de rentabilidade será definida por .