OnlyOffice

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TeamLab)
OnlyOffice
Logotipo
OnlyOffice
Desenvolvedor Ascensio System SIA
Versão estável 8.0.0 (31 de janeiro de 2024; há 2 meses[1])
Escrito em HTML, JavaScript, C++
Sistema operacional Windows, macOS, Linux, Android e iOS
Gênero(s) Suíte de escritório
Licença GNU Affero General Public License v3.0[2]
Página oficial www.onlyoffice.com/pt
Repositório github.com/ONLYOFFICE/DesktopEditors

OnlyOffice (anteriormente TeamLab), estilizado como ONLYOFFICE, é uma suíte de escritório de código aberto desenvolvida pela Ascensio System SIA, uma empresa com sede em Riga, Letônia. A solução apresenta editores de documentos on-line de alto desempenho e plataforma para gerenciamento de documentos, comunicação corporativa, e-mail e gerenciamento de projetos.

O OnlyOffice é entregue como uma solução SaaS ou como uma instalação para implantação em uma rede privada.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O OnlyOffice começou em dezembro de 2009 com uma plataforma de colaboração simples que englobava várias funcionalidades computacionais sociais (blog, fórum, wiki, marcadores). Desde então o produto tem sido aprimorado para ir ao encontro das demandas crescentes das empresas sobre funcionalidades de gestão de projetos. Em julho de 2010 a Ascencio System lançou dois novos módulos em adição a Comunidade: Projetos (cuja meta é simplificar a gestão de projeto) e Bate-papo (mensagens instantâneas corporativas).

Em março de 2011 a empresa lançou uma nova versão 3.0 melhorada, que inclui um quarto módulo – Documentos (designado para armazenamento, compartilhamento, edição de arquivos diretamente no portal).

Edições internacionais[editar | editar código-fonte]

Aqui estão as versões internacionais do OnlyOffice para vários países:

  • Documentação colaborativa on-line, a rede nacional de pesquisa e educação da CloudStor Austrália, AARNet, é baseada no pacote de escritório OnlyOffice.[1] CloudStor foi descontinuado pela AARNet em dezembro de 2023[2]
  • Na República Tcheca, OnlyOffice é vendido como parte da solução IceWarp, a alternativa tcheca ao M365 ou GSuite.[1]
  • A integração entre o pacote OnlyOffice e o Jalios JPlatform (França) permite aos usuários criar e co-autor documentos de texto, planilhas e apresentações online dentro da plataforma Jalios.[1]
  • CryptPad (França), um pacote de escritório para editor de documentos, criptografia de apresentações e planilhas, tem integração OnlyOffice.
  • OnlyOffice é usado pela Bycs (BayernCloud Schule), uma plataforma digital de suporte para a vida escolar cotidiana originada na Baviera, Alemanha.[1]
  • A Teppi Technology, uma desenvolvedora japonesa de sistemas de busca e compartilhamento de arquivos, integrou o OnlyOffice em seu mecanismo de busca empresarial FileBlog.[1]
  • O editor de documentos, planilhas e apresentações do OnlyOffice é vendido na Rússia como R7-Office.[1]
  • A Infomaniak (Suíça) integrou o OnlyOffice em seu conjunto de marca kDrive para fornecer aos usuários recursos de edição de documentos do Office.[1]
  • PDFFiller (EUA), que fornece um editor de PDF básico para documentos ONLYOFFICE.[1]

Propriedade[editar | editar código-fonte]

A Ascensio System SIA, proprietária do ONLYOFFICE, com sede na Letônia, era uma subsidiária da New Communication Technologies, com sede na Rússia.[1] As organizações europeias que utilizam versões comerciais do OnlyOffice estão proibidas de o fazer devido às sanções econômicas da UE contra a Rússia.[1]

Em agosto de 2023, o OnlyOffice anunciou uma reestruturação da sua organização.A Ascensio Systems SIA será 100% detida pela Ascensio Systems Ltd, com sede no Reino Unido, que por sua vez será 100% detida pela OnlyOffice Capital Group Pte. Ltd, a Singapura holding. A razão para registar a holding foi a necessidade de incorporar todas as sucursais existentes sob a marca OnlyOffice. Os beneficiários do OnlyOffice Capital Group Pte. Ltd. estão inscritos no registo das empresas de Singapura por ACRA.

OnlyOffice Docs[editar | editar código-fonte]

OnlyOffice possui um pacote de edição online chamado OnlyOffice Docs que inclui:

  • Editor de documentos (ferramentas de estilo e formatação, objetos, índice, marcadores, comparação de documentos, mesclagem, etc.).
  • Editor de planilhas (mais de 400 funções e fórmulas, modelos de tabelas, intervalos nomeados, gráficos, equações, tabelas dinâmicas, formatação condicional, macros, etc.).
  • Editor de apresentações (ferramentas de formatação, objetos, opções de estilo, transições, animações, modo apresentador).
  • Editor de PDF (anotações de texto, comentários e desenhos à mão livre, incluindo destaque, sublinhado e tachado).
  • Criador e preenchimento de formulários (múltiplos campos preenchíveis, propriedades avançadas de campos, exportação para PDF).

O editor permite colaborar usando dois modos de colaboração: tempo real e bloco de parágrafo. As ferramentas de comunicação incluem plug-ins Comment, Chat, Zoom, Jitsi e Rainbow para chamadas de voz e vídeo. O editor também fornece histórico de revisões e recursos de rastreamento de alterações.

Na CeBIT 2012 em Hannover, foi apresentada uma versão beta do Teamlab Document Editor, o antecessor do OnlyOffice Docs.Este produto foi construído usando Canvas, uma parte do HTML5 que permite a renderização dinâmica e programática de formas 2D e imagens bitmap.

Os principais formatos usados ​​no Office Docs são OOXML (DOCX, XLSX, PPTX), DOCXF e OFORM.Outros tipos de formatos suportados (ODT, DOC, RTF, EPUB, MHT, HTML, HTM, ODS, XLS, CSV, ODP, PPT, DOTX, XLTX, POTX, OTT, OTS, OTP, XML, XPS, DjVu e PDF- A) são processados com conversão interna para DOCX, XLSX ou PPTX se a edição for possível.

A funcionalidade da suíte pode ser estendida usando plugins (aplicativos paralelos).Os usuários podem escolher em uma lista de plug-ins existentes ou criar seus próprios aplicativos usando a API fornecida. OnlyOffice Docs também suporta integração via WOPI.

ONLYOFFICE Docspace[editar | editar código-fonte]

OnlyOffice DocSpace é a plataforma de colaboração em nuvem do OnlyOffice que combina um editor online e um ambiente de compartilhamento em um único espaço.

Você pode criar diferentes tipos de quartos.

  • Os espaços de colaboração dão aos usuários acesso a todas as ferramentas de edição do editor e acesso total a todo o conteúdo.
  • Em Salas públicas, é possível convidar os utilizadores através de ligações externas para lhes permitir visualizar ficheiros sem registo, bem como incorporar o conteúdo da sala em interfaces web.
  • Nas salas personalizadas, as seguintes funções podem ser concedidas: gerente de sala, usuário avançado, visualizador, editor, comentarista, revisor e preenchimento de formulários, com o nível correspondente de acesso aos arquivos na sala.

Além de vários níveis de acesso, os administradores do DocSpace podem controlar o processo de login e personalizar as configurações de segurança para evitar vazamentos de dados, incluindo opções como 2FA e Single Sign-On, domínios de correio confiáveis ​​e duração da sessão, restrições de IP e muito mais.

OnlyOffice DocSpace fornece aos usuários plug-ins de sistema que, após a ativação, permitem recursos adicionais, como conversão de arquivos em PDF, conversão de áudio e vídeo em fala para texto e criação de diagramas draw.io. Você também pode criar e adicionar seus próprios plug-ins.

Os administradores podem integrar o DocSpace com serviços de terceiros, como Box, Dropbox, OneDrive, Amazon AWS S3, Google Cloud Storage e muito mais. Por favor, mantenha uma cópia de backup. Google, Facebook, LinkedIn – Faça login rapidamente no DocSpace.

OnlyOffice DocSpace é um software baseado em nuvem disponível como solução SaaS e local.

OnlyOffice Workspace[editar | editar código-fonte]

A interface do OnlyOffice está dividida em vários módulos: Documentos, CRM, Projetos, Email, Comunidade, calendário e chat. Eles são combinados em um pacote chamado ONLYOFFICE Groups que, juntamente com o ONLYOFFICE Docs, faz parte do ONLYOFFICE Workspace.

O módulo Documentos é um sistema de gestão e partilha de documentos para arquivos do OnlyOffice. O leitor de áudio e vídeo integrado permite reproduzir multimédia a partir de arquivos armazenados no OnlyOffice.

O módulo projetos é desenvolvido para a gestão das fases do projeto: planeamento, gestão de equipas e delegação de Tarefas, monitorização e elaboração de relatórios. Este módulo também inclui Gráficos de Gantt para ilustrar as fases dos projectos e as dependências entre as tarefas.

O módulo CRM permite manter o cliente bases de dados, transações e vendas potenciais, tarefas, histórico de relacionamento com o cliente. Este módulo também fornece relatórios de faturamento e vendas on-line.

O módulo email combina um servidor de emails para a criação de caixas de correio de domínio próprio e um agregador de correio para a gestão centralizada de várias caixas de correio.

O módulo Calendário permite o planeamento e acompanhamento de eventos pessoais e corporativos, prazos de tarefas em Projetos e CRM, envio e receção de convites para eventos.

O módulo comunidade oferece recursos de redes sociais corporativas: enquetes, blogs e fóruns corporativos, notícias, pedidos e anúncios, e um mensageiro.

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

O ONLYOFFICE Docs (servidor de documentos) mantém documento de texto, folha de cálculo, apresentação, PDF e Editores de formulários, e é tecnologicamente baseado em HTML5 Canvas, JavaScript SDK e Node.js para scripts do lado do servidor.

O ONLYOFFICE DocSpace é baseado no .NET Core e a versão mais recente do .NET para o lado do servidor, e React para o lado do cliente. Outros componentes tecnológicos para o back-end incluem o extraterritorial#, MySQL, Kafka, ElasticSearch; para o front-end — ES6, CSS/SASS, Mobx, Styled-Components, i18next, Webpack 4/5.

O espaço de trabalho do OnlyOffice compreende o servidor de Documentos, o servidor da Comunidade e o servidor de correio. O servidor da Comunidade está escrito em ASP.NET para Janelas e em Mono Para Linux e distribuições. O servidor de correio é baseado no Pacote iRedMail, que consiste em Postfix, Pombal, Spamassassina, ClamAV, OpenDKIM, Fail2ban.

ONLYOFFICE Desktop é a versão offline do pacote de edição OnlyOffice. O aplicativo de desktop suporta edição colaborativa quando conectado ao Portal, Nextcloud, ownCloud, kDrive, Seafile ou Liferay. Está disponível gratuitamente para uso pessoal e comercial.O editor de desktop é multiplataforma para Windows XP e posterior (x86 e x64), distribuições Linux baseadas em Debian, Ubuntu e RPM e macOS 10.10 e posterior (incluindo computadores desenvolvidos com Apple).

Além da versão plataforma, também existe uma opção mobile. OnlyOffice Desktop Editor pode ser instalado no Linux como pacotes Flatpak, snap e AppImage.O editor é compatível com os formatos MS Office (OOXML) e OpenDocument (ODF) e suporta DOC, DOCX, ODT, RTF, TXT, PDF, HTML, EPUB, XPS, DjVu, XLS, XLSX, ODS, ↵CSV, PPT, PPTX, ODP, DOTX, XLTX, POTX, OTT, OTS, OTP e PDF-A.

Como qualquer pacote de edição online, o conjunto de ferramentas padrão do OnlyOffice Desktop pode ser atualizado usando plug-ins.O editor desktop é distribuído sob a licença AGPL-3.0 apenas para uso pessoal e comercial.OnlyOffice Editor também está disponível como aplicativo móvel para iOS e Android.

O nome do aplicativo é Documentos ONLYOFFICE.No início de 2019, OnlyOffice anunciou uma versão prévia para desenvolvedores para criptografia de documentos ponta a ponta (arquivos próprios, edição online e colaboração) que inclui tecnologia blockchain e está incluída nos recursos de seu pacote de desktop. Em 2020, o desenvolvedor anunciou um espaço privado baseado no algoritmo AES-256 e criptografia assimétrica RSA.

Referências

  1. «ONLYOFFICE Chanhelog». ONLYOFFICE. Consultado em 19 de outubro de 2023 
  2. «ONLYOFFICE/DesktopEditors/License». GitHub. Consultado em 23 de janeiro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.