Team Jayco AlUla

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Team BikeExchange-Jayco)
Team Jayco AlUla
Informações
Estatuto
UCI ProTeam (d) (-)
UCI WorldTeam (a partir de )
Códigos UCI
GEC (de a ), OGE (de a ), OBE (de a ), ORS (), MTS (de a ), BEX (de a ) e JAY (a partir de )
Disciplina
País
Fundação
2012 (2012)
Temporadas
13Visualizar e editar dados no Wikidata
Pessoas chave
Director geral
Shayne Bannan (d) ( - )
Brent Copeland (d) (a partir de )
Director(s) desportivo(s)
Designação anterior
01/2012-04/2012
05/2012-06/2016
07/2016-12/2016
2017
2018-2020
2021
2022
2023-
GreenEdge
Orica-GreenEdge
Orica-BikeExchange
Orica-Scott
Mitchelton-Scott
Team BikeExchange
Team BikeExchange-Jayco
Team Jayco AlUla
Equipamento
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
equipamento

Team Jayco AlUla (código UCI: JAY) é uma equipa de ciclismo profissional australiana de categoria UCI WorldTeam, iniciando desde a temporada de 2012, sendo a primeira equipa de dito país em conseguir a máxima categoria do ciclismo mundial.

História[editar | editar código-fonte]

Lançamento e objetivos[editar | editar código-fonte]

O projeto de equipa foi lançada em janeiro de 2011 em Adelaide pelo diretor Shayne Bannan, onde expressou a sua aspiração a obter uma licença UCI ProTeam.[1] Dita aspiração sorteou o primeiro passo em outubro de 2011, ao ser avaliado pela UCI como uma das 15 equipas com mais valor desportivo de acordo com os contratos que realizou. Depois da avaliação de critérios éticos, financeiros e administrativos finalmente foi aceite por um período de 2 anos (2012-2013) num comunicado emitido pela UCI a 5 de dezembro de 2011.[2][3]

Neil Stephens, (exdiretor de equipa espanhola Caisse d'Epargne) que também se vinculou ao projecto aseverou num princípio que a equipa entrava no ciclismo para ficar vários anos, mas que o primeiro passo era conseguir a licença UCI ProTeam e disputar o Tour de France em 2012[4] ainda que no objectivo não estaria o ganhar já que a equipa precisava madurar e não contava com um corredor que pudesse brigar pelo primeiro lugar. Mas esperava-se formar uma boa equipa competitiva que conseguisse se destacar nas clássicas de primavera como a Volta à Flandres, Paris-Roubaix ou as Clássicas das Ardenas.[5]

Acordos com patrocinadores[editar | editar código-fonte]

No lançamento do projeto aclarou-se que o primeiro objetivo era o de conseguir patrocinadores, já que sejam na Austrália ou no estrangeiro. Esses acordos foram chegando e em abril assinou-se com a marca italiana de roupa Santini um acordo por 3 anos.[6] Também se assinou com Scott como provedor de bicicletas, e estas foram apresentadas em junho.[7]

A primeira parte da temporada de 2012 até mês de maio, a equipa foi chamada GreenEDGE Cycling Team. Depois de um acordo com a empresa Orica Limited passou a denominar-se Orica GreenEDGE desde o início do Giro d'Italia de 2012.[8]

2012: Primeira temporada exitosa[editar | editar código-fonte]

O australiano Simon Gerrans converteu-se no novo líder da equipa em 2012. A primeira apresentação da equipa foi a 1 de janeiro, numa clássica australiana, a Jayco Bay Cycling Classic,[9] como preparação para a primeira corrida do UCI WorldTour, o Tour Down Under. Simon Gerrans deu-lhe o primeiro triunfo à equipa ao triunfar na classificação geral.[10] Gerrans também lhe deu o primeiro triunfo na primeira clássica da temporada, a Milão-Sanremo e no Grande Prêmio de Quebec.[11] Além das vitórias de Gerrans, Michael Albasini ficou com a Volta à Catalunha e uma etapa da Volta à Suíça. Outras vitórias de etapa destacadas da equipa foram as de Daryl Impey (Volta ao País Basco), Luke Durbridge (Critério do Dauphiné), Svein Tuft (Eneco Tour) e Aidis Kruopis (Volta à Polónia). A isto se somou as vitórias nas contrarrelógio por equipas da Tirreno-Adriático e o mencionado Eneco Tour.

Nas Grandes Voltas, obteve triunfos de etapa no Giro d'Italia e a Volta a Espanha com Matthew Goss e Simon Clarke.

Ao todo obtiveram-se 33 vitórias ao longo do ano, 15 delas no UCI World Tour e o resto nos Circuitos Continentais (basicamente o europeu) e os campeonatos nacionais. Foi a quarta equipa com mais vitórias da temporada, só superado pelo Sky, o Omega Pharma-Quick Step e o Liquigas-Cannondale.

Quanto ao UCI WorldTour, ocupou a sexta posição na classificação por equipas e a mesma praça foi para Simon Gerrans na individual.

2013: Primeira camisola amarela[editar | editar código-fonte]

Orica GreenEDGE encabeçando o pelotão na 5.ª etapa do Tour de France de 2013.À esquerda Gerrans de amarelo.

Para a temporada de 2013, manteve-se ao mesmo modelo do ano anterior. Somente contratou-se a Michael Matthews, proveniente do Rabobank.[12]

Os primeiros triunfos chegaram a princípios de janeiro da mão de Luke Durbridge, quem se coroou campeão da Austrália, tanto no estrada como Campeonato da Austrália de Ciclismo Contrarrelógio. As primeiras vitórias em corridas foram no final de janeiro com Svein Tuft no Tour de San Luis e Simon Gerrans no Tour Down Under, estreando o palmarés da equipa no UCI WorldTour de 2013.

Conquanto durante março e abril conseguiram-se vitórias na Paris-Nice, Tirreno-Adriático, Volta à Catalunha e Volta ao País Basco, a equipa ficou no deve com as clássicas de primavera, onde o único destacable foi o terceiro lugar de Simon Gerrans na Amstel Gold Race.[13] O mesmo ocorreu durante o Giro d'Italia onde a equipa passou sem maior destaque. Em junho voltaram à vitória com Cameron Meyer na 1.ª etapa da Volta à Suíça.

Com Simon Gerrans como chefe de fileiras chegou-se ao Tour de France. Na primeira semana foi o melhor da equipa, onde Gerrans ganhou a 3.ª etapa e ao dia seguinte o Orica GreenEDGE ganhou a contrarrelógio por equipas em Nice por só um segundo. Assim Gerrans vestiu a camisola amarela, marcando um facto histórico para a equipa australiana, onde ademais Daryl Impey e Michael Albasini se encontravam 2.º e 3.º com o mesmo tempo.[14] Na 6.ª etapa com chegada em Montpellier, um corte de tempo dos primeiros 16 ciclistas do pelotão, fez que Gerrans cedesse a camisola de líder a Daryl Impey. O sul-africano sustentou a liderança mais dois dias, até primeira etapa de montanha em que perdeu a camisola definitivamente.

Em agosto Pieter Weening ganhou o Volta à Polónia e posteriormente Michael Matthews ganhou duas etapas da Volta a Espanha, a 5.ª em Lago de Sanabria e a última em Madri.

O projeto de ir evoluindo da pouco, com vista a procurar triunfos em voltas e etapas de montanha, se começou a gerir em agosto de 2013, quando foi anunciado o contrato para 2014 do campeão italiano de estrada Ivan Santaromita.[15] Poucos dias depois foi contratado o escalador colombiano Esteban Chaves.[16]

2014: Liège com Gerrans e primeira maglia rosa[editar | editar código-fonte]

Nas Clássicas das Ardenas conseguem seu segundo monumento ciclista da mão de Simon Gerrans na Liège-Bastogne-Liège, após a Milão-Sanremo conseguida no 2012 pelo mesmo Gerrans. No Giro d'Italia conseguem ganhar a primeira etapa, a qual era uma contrarrelógio por equipas e se vestem de rosa com o canadiano Svein Tuft, na segunda etapa a liderança lhe fica a Michael Matthews, o qual utiliza a camisola durante seis jornadas. Igualmente na Volta a Espanha o mesmo Matthews viste-se de líder durante um dia.

Em setembro deram um recital nas clássicas do Canadá ao levar-se o Grande Prêmio de Quebec e dois dias depois o Grande Prêmio de Montreal com Gerrans. Nos campeonatos mundiais levaram-se a medalha de prata na crono por equipas e na rota elite com Gerrans, quem acabou terceiro na classificação final do UCI WorldTour.

2016[editar | editar código-fonte]

No final de junho confirmou-se que o patrocinador (Orica Mining Services) não continuaria patrocinando a equipa para o 2016,[17] por isso o diretor geral anunciou que a equipa correrá o que resta da temporada com um novo kit e um novo nome denominado Orica-BikeExchange, começando com um novo logotipo em sua camisola desde o Tour de France.[18] Para inícios deste ano começam com pé direito no Giro d'Italia, com o segundo posto na geral individual do escalador colombiano Esteban Chaves quem teve a camisa rosa de líder por um dia e uma etapa. Também com o inesperado quarto posto na geral de Adam Yates no Tour de France, e a camisa dos jovens. Na Volta a Espanha de 2016 a equipa ganhou 4 etapas: 2 com Magnus Cort, incluindo a última, uma de Simon Yates e uma de Jens Keukeleire . E também o terceiro posto de Esteban Chaves e o sexto lugar de Simon Yates.

2017[editar | editar código-fonte]

A equipa a partir desta temporada muda novamente de nome a Orica-Scott, a empresa suíça de bicicletas Scott tem sido o patrocinador oficial da equipa desde a sua criação como a primeira equipa mundial da Austrália. O seu crescente compromisso com o ciclismo tem conseguido que a partir de 2017 tanto as equipas masculinas e femininos compartilhem o mesmo nome pela primeira vez na história.[19]

Corredor melhor classificado nas Grandes Voltas[editar | editar código-fonte]

Ano Giro d'Italia Tour de France Volta a Espanha
2012 121.º
Japão Fumiyuki Beppu
72.º
Países Baixos Pieter Weening
77.º
Austrália Simon Clarke
2013 37.º
Países Baixos Pieter Weening
68.º
Austrália Simon Clarke
69.º
Austrália Simon Clarke
2014 154.º
Austrália Michael Hepburn
67.º
Bélgica Jens Keukeleire
41.º
Colômbia Esteban Chaves
2015 55.º
Colômbia Esteban Chaves
50.º
Reino Unido Adam Yates
5.º
Colômbia Esteban Chaves
2016 2.º
Colômbia Esteban Chaves
4.º
Reino Unido Adam Yates
3.º
Colômbia Esteban Chaves
2017 9.º
Reino Unido Adam Yates
7.º
Reino Unido Simon Yates
11.º
Colômbia Esteban Chaves
2018 17.º
Espanha Mikel Nieve
23.º
Espanha Mikel Nieve
1.º
Reino Unido Simon Yates
2019 8.º
Reino Unido Simon Yates
29.º
Reino Unido Adam Yates
10.º
Espanha Mikel Nieve
2020 -

NTS-10

Reino Unido Adam Yates

13°

Espanha Mikel Nieve

2021 3.º
Reino Unido Simon Yates
13.º
Colômbia Esteban Chaves
31.º
Espanha Mikel Nieve
2022 13.º
Austrália Lucas Hamilton
22.º
Austrália Nick Schultz
55.º
Estados Unidos Lawson Craddock
2023 7.º
República da Irlanda Edward Dunbar


Convenções:

  • NTS-N: Não tomou a saída para a etapa "N"

Equipa feminina[editar | editar código-fonte]

A equipa conta com uma equipa feminina profissional, o Mitchelton Scott, em ativo desde 2012.

Material ciclista[editar | editar código-fonte]

A equipa utiliza bicicletas Giant, componentes Shimano e equipamento desportivo Giordana Sports.

Classificações UCI[editar | editar código-fonte]

Bicicletas da equipa no Tour de Eurométropole 2014.
Veículo e bicicletas que utiliza a equipa.

A partir de 2005 a UCI instaurou o circuito profissional de máxima categoria, o UCI ProTour e elaborava um ranking de classificação dos ciclistas e equipas profissionais. Depois de discrepâncias entre a UCI e as Grandes Voltas, em 2009 teve-se que refundar o UCI ProTour numa nova estrutura chamada UCI World Ranking, formada por corridas do UCI World Calendar; e a partir do ano 2011 unindo na denominação comum do UCI WorldTour.

As classificações da equipa e seu melhor ciclista no WorldTour são as seguintes:[20]

Ano Classificação por equipas Melhor corredor na classificação individual Posição
2012 6.º Austrália Simon Gerrans 6.º
2013 13.º Países Baixos Pieter Weening 25.º
2014 5.º Austrália Simon Gerrans 3.º
2015 8.º Austrália Michael Matthews 20.º
2016 5.º Colômbia Esteban Chaves 9.º
2017 7.º Suíça Michael Albasini 33.º
2018 5.º Reino Unido Simon Yates 1.º
2019 8.º Reino Unido Adam Yates 18.º
2020 11.º Reino Unido Simon Yates 27.º
2021 19.º Reino Unido Simon Yates 36.º
2022 16.º Austrália Michael Matthews 11.º

Palmarés[editar | editar código-fonte]

Para anos anteriores, veja-se Palmarés da Team Jayco AlUla

Palmarés 2023[editar | editar código-fonte]

UCI WorldTour[editar | editar código-fonte]

Datas Corridas Vencedor
22 de janeiro Austrália 5.ª etapa do Tour Down Under Reino Unido Simon Yates
24 de fevereiro Emirados Árabes Unidos 5.ª etapa do UAE Tour Países Baixos Dylan Groenewegen
8 de maio Itália 3.ª etapa do Giro d'Italia Austrália Michael Matthews
25 de maio Itália 18.ª etapa do Giro d'Italia Itália Filippo Zana

UCI ProSeries[editar | editar código-fonte]

Datas Corridas Vencedor
10 de maio Hungria 1.ª etapa do Volta à Hungria Países Baixos Dylan Groenewegen

Circuitos Continentais da UCI[editar | editar código-fonte]

Datas Circuito Corridas Vencedor
30 de janeiro UCI Asia Tour de 2023 Arábia Saudita 1.ª etapa do Volta à Arábia Saudita Países Baixos Dylan Groenewegen
19 de março UCI Europe Tour de 2023 Itália Per sempre Alfredo Alemanha Felix Engelhardt
20 de maio UCI Europe Tour de 2023 Países Baixos Veenendaal Veenendaal Classic Países Baixos Dylan Groenewegen

Campeonatos nacionais[editar | editar código-fonte]

Datas Corridas Vencedor

Elenco[editar | editar código-fonte]

Para anos anteriores, veja-se Elencos da Team Jayco AlUla

Elenco de 2023[editar | editar código-fonte]

Nome[21] Nascimento Nacionalidade Equipa de 2022
Alexandre Balmer 04/05/2000  Suíça Team BikeExchange-Jayco
Welay Berhe 22/10/2001  Etiópia EF Education-NIPPO Development Team
Kevin Colleoni 11/11/1999  Itália Team BikeExchange-Jayco
Lawson Craddock 20/02/1992  Estados Unidos Team BikeExchange-Jayco
Alessandro De Marchi 19/05/1986  Itália Israel-Premier Tech
Edward Dunbar 01/09/1996  Irlanda Ineos Grenadiers
Luke Durbridge 09/04/1991  Austrália Team BikeExchange-Jayco
Felix Engelhardt 19/08/2000  Alemanha Tirol KTM Cycling Team
Tsgabu Grmay 25/08/1991  Etiópia Team BikeExchange-Jayco
Dylan Groenewegen 21/06/1993  Países Baixos Team BikeExchange-Jayco
Lucas Hamilton 12/02/1996  Austrália Team BikeExchange-Jayco
Chris Harper 23/11/1994  Austrália Jumbo-Visma
Michael Hepburn 17/08/1991  Austrália Team BikeExchange-Jayco
Amund Grøndahl Jansen 11/02/1994  Noruega Team BikeExchange-Jayco
Christopher Juul-Jensen 06/07/1989  Dinamarca Team BikeExchange-Jayco
Jan Maas 19/02/1996  Países Baixos Team BikeExchange-Jayco
Michael Matthews 26/09/1990  Austrália Team BikeExchange-Jayco
Luka Mezgec 27/06/1988  Eslovênia Team BikeExchange-Jayco
Kelland O'Brien 22/05/1998  Austrália Team BikeExchange-Jayco
Jesús David Peña 08/05/2000  Colômbia Team BikeExchange-Jayco
Rudy Porter 15/12/2000  Austrália Trinity Racing
Lukas Pöstlberger 10/01/1992  Áustria Bora-Hansgrohe
Blake Quick 26/02/2000  Austrália Trinity Racing
Elmar Reinders 14/03/1992  Países Baixos Team BikeExchange-Jayco
Callum Scotson 10/08/1996  Austrália Team BikeExchange-Jayco
Matteo Sobrero 14/05/1997  Itália Team BikeExchange-Jayco
Campbell Stewart 12/05/1998  Nova Zelândia Team BikeExchange-Jayco
Zdeněk Štybar 11/12/1985  Chéquia Quick-Step Alpha Vinyl Team
Simon Yates 07/08/1992  Reino Unido Team BikeExchange-Jayco
Filippo Zana 18/03/1999  Itália Bardiani-CSF-Faizanè

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Apresentado em Adelaide o projeto GreenEdge
  2. Registration of 2012 Teams-evaluation of sporting criterion Site oficial da UCI (em inglês)
  3. Press release: Registration of UCI ProTeams for the 2012 season Site oficial UCI
  4. Neil Stephens fala sobre GreenEDGE: “Entraremos no ciclismo para ficar-nos muitos anos”
  5. GreenEDGE confirma um novo contrato biciciclismo.com
  6. Santini assina três anos com GreenEdge
  7. GreenEDGE apresenta seus Scott, Foil Aero Road e Plasma
  8. GreenEDGE anuncia seu patrocinador principal para os próximos três anos biciciclismo.com
  9. GreenEDGE looking for winning debut, challengers poised to prevent fairytale vic.cycling.org.au (em idioma inglês)
  10. Gerrans ganha o Down Under; etapa para Greipel as.com
  11. Gerrans ganha a Milão-Sanremo a roda de Cancellara 20minutos.es
  12. O ciclista australiano Matthews ficha pela equipa Orica dois anos desportos.terra.com.co
  13. Amstel Gold Race (251.8 km) 14/04/2013 cqranking.com
  14. O Orica Green Edge ganha a crono por equipas e Gerrans viste-se de amarelo rtve.es
  15. O Orica GreenEdge ficha ao campeão italiano biciciclismo.com
  16. Talento colombiano para o Orica-GreenEdge biciciclismo.com
  17. «Gerry Ryan likely to announce new Orica-GreenEdge sponsor before 2016 Tour de France» 
  18. «Orica-GreenEdge cambia de nombre a Orica-BikeExchange desde el Tour de France 2016» 
  19. «Scott Sports step up as co-naming sponsors from 2017» (em inglês) 
  20. UCI WorldTour Ranking-2012 Arquivos UCI
  21. Modelo Team Jayco AlUla 2023 procyclingstats.com

Ligações externas[editar | editar código-fonte]