Teatro Paramount

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Teatro Renault (Antigos Theatro Paramount, Teatro Brigadeiro e Teatro Abril)
Teatro Renault (antigo Paramount), chamando para o espetáculo Miss Saigon
Estilo dominante Art decô e Eclético
Arquiteto Francisco Augusto da Silva Rocha
Francisco de Paula Ramos de Azevedo
Inauguração 1929
Proprietário atual Grupo Abril
Dimensões
Número de andares 2
Endereço Avenida Brigadeiro Luís Antônio

Cine-Teatro Paramount e Teatro Brigadeiro (atual Teatro Renault) é um teatro brasileiro que foi inaugurado em 1929, na Avenida Brigadeiro Luís Antonio, em São Paulo.

Primeiro cinema sonoro da América Latina, foi durante muitos anos um modelo para outros teatros. A área total é de 5.500 metros quadrados, com capacidade para 1.530 espectadores com ampla visibilidade, seja qual for o lugar escolhido. O palco, um dos melhores de São Paulo, possui 210 metros quadrados por 36 metros de altura, incluindo urdimento.

Notabilizou-se nos anos 60 por acolher o Festival de Música Popular Brasileira transmitido pela TV Record, em que Edu Lobo e Marília Medalha venceram, em 1967, com Ponteio. No mesmo ano, vaiado enquanto tentava apresentar Beto Bom de Bola, Sérgio Ricardo quebrou o violão no palco e, aos gritos, arremessou-o contra a platéia. No palco, estiveram também Tom Zé, que cantou São São Paulo, meu amor (1968) - um marco do Tropicália - e Caetano Veloso, que cantou Alegria, Alegria - outro hino da Tropicália.

Em 1969, um incêndio destruiu grande parte de suas instalações, que foram recuperadas pelo Grupo Abril em parceria com a CIE Brasil, subsidiária do grupo mexicano Corporación Interamericana de Entretenimiento. Foi rebatizado com o nome de Teatro Abril.

Em 2012 a T4F - Entretenimentos assinou contrato com a multinacional Renault dos direitos de nome do Teatro Abril que à partir de 1° de Novembro do mesmo ano se chamará Teatro Renalt. O contrato vai durar até 2017.

Musicais[editar | editar código-fonte]

Mesmo oferecendo uma gama de atracões como shows, peças(musicais ou não), o Teatro Renault hoje é um local onde aloja megaproduções originarias da Broadway e West End.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]