Teatro Popular de Niterói

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Teatro Popular de Niterói
Teatro Popular Oscar Niemeyer
Inauguração 5 de abril de 2007 (9 anos)
Geografia
Cidade Niterói, RJ

Teatro Popular Oscar Niemeyer, antigo Teatro Popular de Niterói,[1] recebeu o nome de seu idealizador em outubro de 2013, situa-se na cidade de Niterói, Rio de Janeiro e foi inaugurado no dia 5 de abril de 2007.[2]

O Teatro Popular é uma das obras que integram o Caminho Niemeyer, junto ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói, compõe um complexo cultural e turístico da cidade projetado por Oscar Niemeyer na orla entre a zona sul e o centro, sendo o maior conjunto arquitetônico em construção nas Américas.[2]

O acesso ao prédio que abriga o teatro se dá através de uma rampa helicoidal, onde se chega a um foyer de aproximadamente 580 metros quadrados, e daí para a área da platéia que abrigará 350 pessoas e um espaço exterior com a capacidade de público com capacidade máxima para 20.000 lugares.Seu traçado sinuoso e estrutura em concreto armado são característicos de seu criador.

De uma fachada acabamento de cerâmicas com desenhos, na face oposto do edifício, uma parede de vidro permite ao público ver a Baía de Guanabara do interior do teatro, que conta com um espelho de água, rampas e escadas em espiral, elementos freqüentes nas obras de Niemeyer.

Características[editar | editar código-fonte]

Teatro Popular face com painéis de azulejo.

Construído em concreto armado, o Teatro Popular é uma grande cobertura curva que se origina nas empenas do edifício. Os 3,5 mil metros quadrados de área construída se distribuem nos pisos térreo e superior. Neste encontra-se o auditório.

Do térreo parte uma rampa helicoidal, também de concreto armado, que conduz o visitante ao foyer do teatro, espaço que tem 580 metros quadrados. A face noroeste, voltada para a baía de Guanabara, tem envidraçamento duplo com brises internos.

Na face oposta recebeu acabamento em azulejo amarelo e pinturas do próprio arquiteto. Seus painéis retratam 3 desenhos alegóricos de mulheres, uma manifestação popular a agitar bandeiras e uma mulher que dança – estampados em dois painéis cerâmicos gigantes.

De um teatro normal tem tudo: camarins, mecânica cênica, vestimenta cenográfica, iluminação, sonorização e climatização, tudo foi pensando e supervisionado em detalhes pelo projetista a cada passo da execução de sua obra.

O interior do teatro comporta 460 lugares. Entretanto o palco apresenta parte posterior reversível, que se abre para uma ampla praça podendo abrigar espetáculos ao ar livre que ampliam sua capacidade máxima para 20.000 lugares em um espaço de 17 mil metros quadrados.

Sua inauguração, em 2007, integrou as celebrações em homenagem aos 100 anos de nascimento do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Em 2010, foi fechado para uma reforma com mudanças no projeto original feitas pelo próprio Oscar Niemeyer. A Prefeitura fez intervenções no projeto original, sob orientação do próprio Niemeyer, e o teatro ganhou um palco externo fixo, além de reforma na estrutura interna.[3] O custo de sua construção foi avaliado em 14 milhões de reais, sendo 9 milhões custeados pela Prefeitura de Niterói e o restante pelo Ministério do Turismo.[4]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Teatro Popular da Cidade de Niterói, conforme decreto de 30 de agosto de 2007. Publicado em Diário Oficial da Prefeitura de Niterói em 31 de agosto de 2007.
  2. Um mergulho arquitetônico O Fluminense. (Janeiro, 2016).
  3. Marco de Niterói, Caminho Niemeyer criado há quase 20 anos está inacabado até hoje O Globo. (Março, 2016).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Teatro Popular de Niterói