Teatro de Dodona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde abril de 2010). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Aspecto atual do Teatro de Dodona

O teatro de Dodona é um dos maiores e mais bem preservados anfiteatros da antiga Grécia. Está localizado no sítio arqueológico de Dodona, ao pé do monte Tomaros, onde estão as ruínas de um famoso santuário e oráculo de Zeus.

Foi construído no século III a.C. durante as extensas ampliações realizadas no santuário pelo rei Pirro do Epiro. Possuía fortes paredes de arrimo, com torres flanqueando a orquestra que serviam de entrada, cujos remanescentes lhe emprestam um aspeto imponente mesmo nos dias de hoje. Tinha uma capacidade para 18 mil pessoas sentadas, com uma plateia dividida por vários corredores e escadarias. A orquestra tinha mais de 18 m de diâmetro, com um altar dedicado a Dionísio instalado no seu centro. O cenário possuía dois níveis, com uma fachada de 31,2 x 9,1 m, intercalada de quatro pilares.

Os etólios destruíram o santuário em 219 a.C., mas junto com outras estruturas o teatro foi reconstruído, com melhoramentos no proscênio e nas galerias de circulação, e acréscimos de pórticos e outros detalhes. Nesta forma ele permaneceu até 167 a.C., quando o santuário foi mais uma vez destruído, ora pelos romanos de Emilius Paulus. De pé outra vez por volta de 148 a.C., o teatro sofreu algumas mudanças em sua forma original, e teve vida curta como local de arte, sendo transformado em arena no reinado de Augusto, e para isso diversos elementos tiveram de ser adaptados, com o aterro da orquestra e do cenário, construção de paredes de proteção para o público contra as feras e outras mudanças. Foi usado como arena até o século IV.

No século XIX o arqueólogo K. Karapanos escavou o local, e mais tarde os professores D. Evangelidis e S. Dakaris continuaram as pesquisas depois da II Guerra Mundial, contribuindo para o restauro do teatro, que voltou a ser usado como palco de espetáculos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Teatro de Dodona

Ligações externas[editar | editar código-fonte]