Tecendo o Saber

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Tecendo o Saber
Informação geral
Formato Série
Gênero
Duração 25 minutos
País de origem  Brasil
Idioma original português
Produção
Narrador(es) Bruno Garcia
Elenco
Tema de abertura "Tecendo o Saber", Instrumental
Empresa(s) de produção Instituto Paulo Freire
Exibição
Emissora de televisão original Rede Globo
Canal Futura
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 3 de outubro de 2005 – 29 de dezembro de 2005
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 64

Tecendo o Saber é uma série de televisão educacional produzida pelo Instituto Paulo Freire e que foi exibida pela Rede Globo entre 3 de outubro e 29 de dezembro de 2005 em 64 episódios. Era exibida diariamente às 6:30 da manhãs, logo após o Telecurso, integrando a faixa educacional da emissora, sendo reprisado até 2010 no mesmo horário.[1] Em 2006 passou a ser exibida também na Canal Futura, TV Cultura e TV Escola, exatamente por serem canais educacionais e o seriado se enquadrar no conceito. Narrado por Bruno Garcia, o seriado mostrava a vida de moradores de um bairro humilde que estão se envolvendo com a educação, decidindo terminar os estudos ou se profissionalizar para buscar uma melhor condição de vida.

O elenco contava com Cláudio Gabriel, Bemvindo Sequeira, Roberta Rodrigues, Antônio Fragoso, Aline Aguiar, Ana Paula Bouzas e Agles Steib, além da narração de Bruno Garcia e diversas participações especiais em cada episódio.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Com a proposta de levar conhecimento do ensino fundamental básico a jovens e adultos, a série exibe histórias que partem de temas como sexualidade, trabalho e meio ambiente, propondo melhoria na qualidade de vida e transformação da sociedade. O núcleo de protagonistas é composto pelo migrante nordestino Celestino, pela diarista Socorro e sua filha Bruna, pelo primo de Socorro, o também migrante Francisco, pelo desempregado Januário e por sua mulher, a gari Valdete. Enquanto alguns deles decidem terminar os estudos fundamentais, os quais haviam largado na adolescência pela situação difícil que viviam, outros decidem se profissionalizar para buscar uma melhor qualidade de vida.[2]

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Cláudio Gabriel Francisco Ferreira
Bemvindo Sequeira Celestino
Roberta Rodrigues Valdete Pereira
Antônio Fragoso Januário Pereira
Aline Aguiar Bruna da Silva
Ana Paula Bouzas Socorro da Silva
Agles Steib Ronaldo
Bruno Garcia Narrador

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Francisco Ferreira (Cláudio Gabriel) - Morava em São Luís e se mudou para a cidade do Tecendo o Saber. É analfabeto e teve muita dificuldade para chegar a esta cidade. É primo de Socorro, apelidada por ele de "Prima Socó".
  • Celestino (Bemvindo Sequeira) - Migrante baiano, nasceu em Candeias e se mudou para outra cidade. Lá montou uma venda que também serve refeições.
  • Valdete Pereira (Roberta Rodrigues) - Casada com Januário. Sempre ajuda o marido a arrumar emprego. De gari sonha em virar cantora.
  • Januário Pereira (Antônio Fragoso) - Ex-menino de rua do Paraná, casado com Valdete, não tem trabalho. Não consegue se firmar em seus "empregos temporários".
  • Bruna da Silva (Aline Aguiar) - É filha de Socorro e namorada de Ronaldo. Trabalha na Rádio Comunitária levando alegria às pessoas da comunidade.
  • Socorro da Silva (Ana Paula Bouzas) - Mãe de Bruna, é natural de Belém. Faz empadas para a venda de Seu Celestino. Inventa doces diferentes para algum concurso de culinária.
  • Ronaldo (Agles Steib) - Namorado de Bruna, que vive violência doméstica.
  • Narrador (Bruno Garcia)

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «TECENDO O SABER' É LANÇADO». O Globo. Senado.leg.br. 29 de setembro de 2005. Consultado em 27 de agosto de 2015. 
  2. «Telecurso Tecendo o Saber». TV Brasil. tvbrasil.ebc.com.br. Consultado em 25 de agosto de 2015. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.