Technos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Technos
Logo da fábrica de relógios Technos
Slogan Viva cada conquista
O suíço mais pontual do mundo
Fundação Suíça Suíça, em 1900
Fundador(es) Familia Gunziger
Sede Brasil Manaus
Área(s) servida(s) Relojoaria
Proprietário(s) Fundo de Investimentos e Participações GMT
Produtos Relógios
Empresa-mãe Grupo Technos
Divisões Condor
Michael Kors
Touch
Euro
Fossil
Mormaii
Dumont
Mariner
Allora [1]
Subsidiárias China China
Website oficial Technos
Relógio Technos.

Technos é uma fábrica de relógios brasileira fundada na Suíça, em 1900. Tornando-se em 1945, internacionalmente conhecida pela qualidade e pelos aprazíveis preços.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A Technos foi fundada em 1900, na Suíça, pela família Gunziger[2], conhecida no setor relojoeiro. Em 1918, inicia a fabricação de relógios de pulso. Em 1924, registra o nome Technos do grego techné, que significa arte ou destreza. Em 1945, torna-se internacionalmente conhecida pela qualidade de seus produtos e pelo bom preço.

Venda no Brasil[editar | editar código-fonte]

Em 1956, o empresário brasileiro Mário Goettems funda a importadora Centauro que passa a ser a distribuidora exclusiva da Technos no Brasil. A companhia tem um crescimento significativo durante as décadas de 50, 60 e 70, sendo que, em 1973, o Brasil passa a ser o principal representante da marca no mundo e a campanha atinge a marca de mais de um milhão de relógios por ano.

Fábrica no Brasil[editar | editar código-fonte]

Em 1982, inaugurada o centro de montagem e distribuição em Manaus, que passa a montar os relógios no Brasil. Ao final da década de 80, já liderava o mercado nacional de relógios em termos de faturamento.

Compra da marca[editar | editar código-fonte]

Em 1994, Mário Goettems compra os direitos da marca, transfere a sede para o Brasil e a Technos torna-se uma marca brasileira.

Século 21[editar | editar código-fonte]

Em 2002, passa a explorar marcas de terceiros ao licenciar a marca “Mormaii” e distribuir de forma exclusiva produtos identificados pela marca “Seiko”. [3]

Um dos modelos numa vitrine.

Em 2008, o controle da companhia passa para o Fundo de Investimentos e Participações GMT, que tem entre seus cotistas um grupo de executivos da Companhia.

Em 2009, licenciada a marca “Euro”, visando o mercado de moda direcionado principalmente para o público feminino. [3] No ano seguinte, relançada a marca “Mariner”, [3] grande sucesso dos anos 80, voltada para o público jovem e com objetivo de reassumir a liderança no mercado recém reexplorado de relógios troca-pulseira.

Em 2010, abre uma subsidiária na China, e em 2011, o Grupo Technos passa a ser uma empresa de capital aberto.

Em 2012, é relançada a Allora, [3] marca do segmento feminino econômico de moda. Firmado um contrato de distribuição e direito de uso da marca “Timex” [3] de forma exclusiva em todo o território nacional, reforçando a posição da empresa no segmento esportivo. A Touch, empresa que desenvolve e comercializa relógios e óculos com distribuição exclusiva para uma rede de franquias, é adquirida pelo grupo.[3]

Em 2013, adquire o Grupo Dumont Saab[3], e passa a deter as marcas Dumont e Condor, além de onze marcas de relógio internacionais licenciadas do Grupo Fossil no Brasil, tais como a Fossil, Diesel, Marc Jacobs, Armani Exchange, DKNY, Empório Armani, Adidas e Michael Kors, Tory Burch, Burberry e Skagen. Em Janeiro de 2015 o Grupo rescindiu o contrato de distribuição exclusiva da marca “Seiko“. [3]

Atualmente, o grupo Technos possuí 10 marcas em seu portfólio, sendo elas Condor, Fossil, Dumont, Mariner, Allora, Euro, Michael Kors, Mormaii, Touch, e a própria Technos. [1]

Numa florada de Ipê

Linhas famosas[editar | editar código-fonte]

  • Skydiver
  • Mariner

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]