Tecnólogo em processos químicos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sinal de alerta
Atenção!

O conteúdo desta página está sob suspeita de violação de direitos de autor. Ele será removido/revertido em 24 de maio, a menos que a situação seja esclarecida. Atenção: Apresente uma justificativa na página de discussão.

Se sabe alguma coisa sobre o assunto, por favor, edite esta página e crie um esboço em substituição desta nota.

Se você for o detentor dos direitos de autor do texto copiado, por favor envie uma autorização conforme descrito em Wikipedia:OTRS/Como enviar a permissão


Não esqueça de avisar o editor com {{subst:aviso-suspeito|Tecnólogo em processos químicos|24 de maio}} ~~~~
Laboratório de bioquímica.

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos objetiva formar profissional para atuar no controle de qualidade do processo e dos produtos químicos, além da pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, O curso faz parte da área de Controle e Processos Industriais no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.

Algumas disciplinas abordadas[editar | editar código-fonte]

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos é realizado em módulos que geralmente abordam as seguintes componentes:

Controle e Processos Industriais[editar | editar código-fonte]

Com o propósito de aprimorar e fortalecer os cursos superiores de tecnologia e em cumprimento ao Decreto n° 5.773/06, o Ministério da Educação elaborou o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia como um guia para referenciar estudantes, educadores, instituições ofertantes, sistemas e redes de ensino, entidades representativas de classes, empregadores e o público em geral.

O curso de tecnologia em processos químicos faz parte da área de Controle e Processos Industriais juntamente com os cursos de:

Carga horária[editar | editar código-fonte]

Mínimo requirido pelo MEC 2400 horas.

Atribuições[editar | editar código-fonte]

A área de atuação do profissional tecnólogo em Química Industrial compreende de maneira geral processos físico-químicos nos quais as substâncias puras e os compostos são transformados em produtos. Engloba, também, atividades ligadas à biotecnologia, a laboratórios farmacêuticos, a centros de pesquisa, a laboratórios independentes de análise química e à comercialização de produtos químicos. As atividades de maior destaque em termos gerais são incluem:

. Petroquímica

. Alimentos e Bebidas

. Papel e Celulose

. Cerâmica

. Fármacos

. Têxtil

. Pigmentos e Tintas

. Plásticos

. Cimento

Destacam-se, também, as de tratamento de efluentes, de processos eletroquímicos (galvanoplastia), desenvolvimento de novos produtos para obtenção de matéria-prima ou para obter produtos ambientalmente corretos.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]