Tecnólogo em sistemas biomédicos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Tecnólogo em Sistemas Biomédicos (antigo Tecnólogo em Saúde) é um curso que usa a engenharia eletrônica e mecânica aplicada em rotinas ou problemas da medicina.


Simbolo Tecnologia Sistemas Biomedicos.jpg

Símbolo da Profissão adotado oficialmente pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, FATEC-SO

Criação do Curso[editar | editar código-fonte]

Idealizados por professores da Unicamp o curso foi implementado (de forma pioneira) na Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (FATEC-SO) na cidade de Sorocaba, estado de São Paulo, Brasil por volta de 1994, em 2006 na Universidade Estadual de Alagoas (UNCISAL), em 2007 foi implantado na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e 2008 Faculdade de Tecnologia de Bauru.

Atualmente (2010) é possível encontrar este curso em outras universidades do país.

Escopo do curso[editar | editar código-fonte]

O curso visa formar profissionais habilitados a projetar e realizar manutenção em aparelhos médico-hospitalares, bem como praticar metodologia analítica, tanto em laboratórios de análises clínicas, como em laboratórios de saúde pública. Esses profissionais podem fazer parte de equipes médicas, participar de núcleos de desenvolvimento científico e tecnológico, assim como participar de atividades industriais de fabricação de equipamentos e desenvolver programas de biotecnologia.

Além disso, podem assessorar a administração no planejamento de laboratórios, não só quanto às condições de instalação de equipamentos, como na previsão de peças de reposição.

Ver também[editar | editar código-fonte]

[1] [2] [3] [4] [5] [6]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]