Tecnologia da informação nas relações humanas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Novembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A tecnologia da informação nas relações humanas traz inúmeros benefícios à organização, desde que implantada corretamente. No entanto, o investimento de nada valerá se os usuários não estiverem completamente convencidos da importância e da necessidade de mudanças, afinal, são os funcionários responsáveis pelo uso eficiente desta nova tecnologia. Sabe-se que, diante das diferenças naturais do ser humano, dificilmente dentro de um ambiente organizacional, a resposta quanto à mudança será homogênea.

Toda mudança gera desconforto, insegurança, dúvidas e incertezas e são estes um dos principais motivos que levam as pessoas dentro das organizações a rejeitarem a implantação de uma nova tecnologia. Esta rejeição é natural, pois, o funcionário se encontra em sua zona de conforto e não quer sair dela para aprender novamente o que já sabe, mesmo que sair desta zona signifique a conquista de benefícios futuros, como maior agilidade e praticidade em seu desempenho. Além disso, o medo que o colaborador tem de seu trabalho tornar-se obsoleto e o receio de não conseguir se adaptar as novas formas de executar sua tarefa, torna a intolerância ao novo mais acentuada.

Quanto mais perene os motivos para a não aceitação de uma nova tecnologia, de um novo sistema, mais os colaboradores tornam-se motivados a tomar ações para que a mudança não ocorra, demonstrando nitidamente que a resistência ao novo não está somente vinculada à negação de um novo sistema, mas também a atitudes que não propiciem que esta nova tecnologia seja inserida dentro da organização.

Cabe as empresas planejarem de forma eficiente como esta nova tecnologia será implantada. A opinião do usuário dentro deste planejamento é de suma importância, afinal, é ele quem lida todos os dias com os problemas gerados pelo sistema em que opera, sendo, portanto, a melhor pessoa a indicar onde está o problema e sugerir uma opção de solução do mesmo. Além disso, a participação do funcionário auxilia na redução da rejeição e do boicote, já que a opinião dele é levada em conta, ajudando também a empresa a reduzir custos com possíveis investimentos desnecessários.

Mesmo com a participação do colaborador no planejamento de uma tecnologia da informação a ser implantada, ainda sim, a organização enfrentará rejeições. Para lidar com isso da melhor maneira possível, ela deve aliar-se as opiniões favoráveis, fazendo com que estes usuários sejam instruídos a exaltarem todas as vantagens deste novo sistema.

Após a implantação da nova tecnologia, os funcionários já têm a visão de que não se pode mais voltar atrás, chegando neste estágio com duas opções: aceitar o novo apaticamente, não colaborando em nada para a melhora e sucesso do mesmo, ou aceitar favoravelmente, induzindo os outros usuários a acolherem o novo sistema.

O ideal esperado pelas empresas é que após a implantação de uma nova tecnologia da informação, os usuários passem a colaborar ativamente dentro da organização para que tudo tenha um bom resultado. Porém, a colaboração de todos vem com o tempo, fazendo necessário o acompanhamento não somente antes e durante a inserção de um novo sistema, mas também após, pois, mesmo o usuário sendo a favor da nova tecnologia implantada, se ela não proporcionar a satisfação de suas necessidades, possivelmente gerará a aceitação apática ou frustrada do colaborador, que com o passar do tempo acabará influenciando toda a empresa, fazendo com que o investimento despedido seja apenas custo para a organização.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.