Tecnologia de alimentos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde julho de 2012)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Produção de queijo descrita no Tacuinum Sanitatis Casanatensis (século XIV).
Produção industrial moderna do queijo Emmental.

A tecnologia de alimentos é um campo multidisciplinar que envolve conhecimentos das áreas de química, bioquímica, nutrição, farmácia e que refere-se a um conjunto de técnicas relativas aos processos de industrialização dos produtos de origem vegetal e animal. Além disso abrange técnicas gerenciais relacionada a este processos. Os profissionais da área devem ser aptos a gerenciar e planejar processos de transformação de alimentos e bebidas, implementar atividades, administrar, gerenciar recursos, promover mudanças tecnológicas e aprimorar condições de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente.

Esse caráter multidisciplinar é conseqüência do tipo de informações necessárias para o processamento dos alimentos. É preciso conhecer com profundidade os alimentos no que se refere a:

E as diversas técnicas e processos:

O conhecimento das interações entre processo e alimento visam o controle das condições que proporcionam os padrões de qualidade alimentar desejados, a evolução de técnicas tradicionais e a viabilização de produtos inéditos no mercado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]