Teenage Mutant Ninja Turtles (desenho de 2012)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Teenage Mutant Ninja Turtles
Tartarugas Ninja (PT)
As Tartarugas Ninja (BR)
Informação geral
Formato série de desenho animado
Gênero Ação
Aventura
Comédia
Familiar
Drama
Crime
Ficção Científica
Duração Aprox. 22 minutos
Baseado em Teenage Mutant Ninja Turtles de Kevin Eastman e Peter Laird
Desenvolvedor(es) Ciro Neili
Joshua Sternin
J. R. Ventimilia
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Produção
Diretor(es) Michael Chang
Alan Wan
Juan Jose Meza-Leon
Sebastian Montes
Rie Koga
Ben Jones
Produtor(es) Supervisor(es):
MacGregor Middleton
Ant Ward
Executivo(s):
Ciro Nieli
Joshua Sternin
J.R. Ventimilia
Peter Hastings
Roteirista(s) Joshua Sternin
J.R. Ventimilia
Kenny Byerly
Russ Carney
Ron Corcillo
Jase Ricci
Jeremy Shipp
Brandon Auman
Peter Di Cicco
Joshua Hamilton
Pete Goldfinger
Todd Garfield
Eugene Son
Elenco Sean Astin
Jason Biggs
Seth Green
Rob Paulsen
Greg Cipes
Mae Whitman
Josh Peck
Hoon Lee
Kevin Michael Richardson
Kelly Hu
Nolan North
Dominic Catrambone
Clancy Brown
Christian Lanz
Phil LaMarr
Eric Bauza
J.B. Smoove
Fred Tatasciore
Tema de abertura "Teenage Mutant Ninja Turtles"
Tema de encerramento "Teenage Mutant Ninja Turtles" (instrumental)
Composto por Chuck Lorre
Dennis C. Brown
Exibição
Emissora original Estados Unidos Nickelodeon
Brasil Nickelodeon
Portugal Nickelodeon
Formato de exibição 720p SDTV
1080i HDTV
Transmissão original 29 de setembro de 2012 (2012-09-29)[1] – 12 de novembro de 2017 (2017-11-12)
Temporadas 5
Episódios 124
Cronologia
Teenage Mutant Ninja Turtles
Rise of the Teenage Mutant Ninja Turtles
Programas relacionados Teenage Mutant Ninja Turtles

Teenage Mutant Ninja Turtles (Tartarugas Ninja em Portugal e As Tartarugas Ninja no Brasil) foi uma série de desenho animado americana desenvolvida pela Nickelodeon Animation Studios, inspirada na franquia de mesmo nome e exibida pela primeira vez em 29 de Setembro de 2012 na Nickelodeon de seu país de origem.[1] [2] Um trailer oficial que foi lançado em 21 de junho de 2012, indo ao ar na Nickelodeon americana no sábado seguinte, revelou novas vozes, animação e a música-tema remixada a partir da série de 1987. Nesta série as Tartarugas tem um novo bordão: "Booyakasha!" ao invés de "Cowabunga!". [3] A Nickelodeon encomendou 4 temporadas de 26 episódios e uma última temporada de 20 episódios. [4] O último episódio foi lançado em 12 de Novembro de 2017 na Nickelodeon americana.

No Brasil estreou na Nickelodeon com direitos de transmissão compartilhados com o SBT.

Estreou na TVI e na Nickelodeon, em Portugal.

A série também está disponível em inúmeras plataformas de streaming como Netflix e na aba "NickHits" da Amazon Prime Video.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

As tartarugas estão de volta. Leonardo, Donatello, Raphael e Michelangelo são quatro tartarugas mutantes, treinados na arte de Ninjutsu por seu sensei, Mestre Splinter. A série de animação explora sua amizade, como eles aprendem a confiar um no outro, como eles desvendam o mistério de sua existência e treinam para se tornar os heróis que são destinado a ser. E eles estão fazendo tudo para derrotar o Destruidor, um velho inimigo de Splinter que está treinando um peculiar clã de ninjas, enquanto se escondem nas sombras da cidade de Nova York. Quando estão na superfície, as tartarugas se envolvem em uma conspiração com criaturas alienígenas robóticas, droids e cientistas desaparecidos. Eles se veem face a face com a substância verde brilhante que os transformou..

Elenco de vozes original e descrição dos personagens (contém spoilers)[editar | editar código-fonte]

Elenco de vozes principais e recorrentes (em inglês)
Sean Astin como Raphael
Jason Biggs como Leonardo (1x01-2x19)
Dominic Catrambone como Leonardo (2x20-2x26 e 2x18)
Seth Green como Leonardo (3x01-5x20)
Rob Paulsen como Donatello
Greg Cipes como Michelangelo
Mae Whitman como April O'Neil
Josh Peck como Casey Jones
Hoon Lee como Mestre Splinter
Kevin Michael Richardson como Destruidor
Kelly Hu como Karai
Clancy Brown como Chris Bradford
Christian Lanz como Xever Montes
Phil LaMarr como Baxter Stockman
Eric Bauza como Garra de Tigre
J.B. Smoove como Anton Zeck (Bebop)
Fred Tatasciore como Ivan Steranko (Rocksteady)
Nolan North como Kraangdroids

As Tartarugas Ninja[editar | editar código-fonte]

  • Leonardo (Leo) - O líder da equipe e aluno de ninjutsu especializado no combate com duas katanas/ninja-tōs. Ele possui a máscara azul. Como líder escolhido pelo Splinter, ele é o principal responsável pelos seus irmãos muitas vezes indisciplinados. Ele tem uma obsessão por assistir um desenho animado de ficção científica "Heróis do Espaço" e muitas vezes se inspira pelos personagens. A série também explora que ele possui uma paixão por Karai, a filha do Destruidor.
  • Donatello (Donnie) - O mais inteligente dos irmãos. Especializado no combate com seu bastão de madeira. Ele possui a máscara roxa. Ao contrário de seus irmãos ele tende a ser o mais racional e estrategista nas lutas, sempre buscando a razão a lógica das coisas. Ele também é aspirante a cientista tendo seu próprio laboratório do qual ele faz experiências e cria equipamentos tecnológicos. Também tem um amor platônico, não correspondido por April o que a partir da da segunda temporada o faz entrar em conflito com Casey Jones pela atenção da mesma.
  • Raphael (Raph) - O mais impulsivo e agressivo dos irmãos especializado no combate com sais. Ele possui a máscara vermelha. Ele tende a ser o mais arrogante e determinado da equipe sempre querendo resolver as coisas na base da violência, que muitas vezes traz problemas as missões. Raph muitas tem uma rivalidade pessoal com Leonardo, por ele achar que Leo não é bom o bastante para ser o líder e achar que ele comandaria melhor a equipe. Apesar de ser o "valentão" do grupo ele muitas vezes mostra lados sensíveis ocultos como por exemplo o medo de perder seus irmãos ou medo de insetos. Até um momento da segunda temporada ele tinha uma tartaruga não mutante de estimação chamado Spike, até a mesma ser afetada pelo mutagênico e se renomear Slash.
  • Michelangelo (Mikey)- O mais ingênuo e brincalhão dos irmãos especializado no combate com dois nunchakus que podem se converterem numa kusarigama. Ele possui a máscara laranja. Tende a ser o mais infantil da família frequentemente brincando com seu vídeo-game, andando de skate, escutando música ou comendo pizza. Por sua ingenuidade muitas vezes é manipulado pelos irmãos a servir de isca contra os vilões, e geralmente é o mais medroso. Frequentemente irrita seus irmãos (principalmente Raph) por sua incompetência e suas piadas que muitas vezes chegam a por as missões em risco. Também é ele que geralmente nomeia cada vilão toda vez que algum deles é exposto ao mutagênico virando mutantes.

Principais Aliados[editar | editar código-fonte]

  • Mestre Splinter/Hamato Yoshi - É o mestre e pai das tartarugas. Um humano que foi transformado em um rato mutante após ser exposto ao mutagênico. Nasceu no Japão sendo um dos últimos descendentes do Clã Hamato. Durante sua juventude formou amizade com Oroku Saki (Destruidor) com quem junto treinou a técnica de ninjutso por muitos anos, quase como um irmão. No entanto acabaram por se tornarem inimigos após caírem em amor por uma mesma mulher da qual casou-se com Yoshi tendo uma filha, fazendo Oroku se vingar matando sua mulher e sequestrando sua filha. Após perder tudo ele fugiu para Nova Iorque onde adotou quatro tartarugas que ao serem expostas ao mutagênico junto a ele tornaram-se seus filhos mutantes, treinados para serem ninjas caso Destruidor retornasse.
  • April O'Neil - Uma jovem de 16 anos filha do Dr. Kirby O'Neil que se tornou amiga das tartarugas após seu pai ser sequestrado pelos Kraang. Após a perda do pai ela passa a morar no apartamento de sua tia, ocasionalmente visitando seus amigos em busca de resgatar seu pai procurando respostas sobre os Kraang. Com o passar do tempo ela é treinada por Splinter para ser uma kunoichi recebendo um tessen como arma. Até certo ponto da primeira temporada é descoberto que ela estava sendo caçada pelos Kraang, por conter genes mutantes que a impedem de sofrer mutação com o mutagênico, derivados da sua mãe que foi vítima de um experimento dos Kraang antes de seu nascimento. Após a primeira derrota dos Kraang ela reencontra com seu pai. Em um certo momento da série ela se afasta das Tartarugas após um acidente com seu pai.
  • Casey Jones - Um jovem de 17 anos filho de um ex-jogador de hóquei que se torna colega de April na escola durante a segunda temporada. Ele chegou a lutar junto de April contra os mutantes e depois se aliou as Tartarugas. Como lutador ele é um aspirante, frequentemente estando equipado com um par de tacos de hóquei nas costas. Quando ele passa a lutar com as tartarugas ele passa a usar uma máscara preta e branca para se disfarçar nas missões. Ele mostra ter medo de ratos, exceto do Mestre Splinter. Ele também chega se tornar rival de Donatello competindo pela atenção de April, e constrói uma pseudo-amizade com Raphael com alguns conflitos algumas vezes.

Principais Vilões[editar | editar código-fonte]

  • Clã do Pé - É uma antiga organização ninja fundada há mais de 1.500 anos no Japão por Koga Takuza foi um clã inimigo do Clã Hamato que por muitos anos lutaram uma longa guerra. Por um tempo o clã foi derrotado pelos Hamatos, porém foi revivido graças a Oroku Saki que jurou vingança contra Hamato Yoshi (Mestre Splinter) caçando-o incansavelmente após uma rivalidade que se tornou uma luta. Originalmente eram compostos por membros humanos vestidos como ninjas de preto, lutando contra as Tartarugas mas a partir da segunda temporada o Destruidor passa a usar (através de um acordo com os Kraang) soldados-robôs que se adaptam a cada movimento inimigo.
    • Destruidor/Oroku Saki- É o vilão principal, líder supremo do Clã do Pé. Anteriormente ele era o último membro do Clã do Pé abandonado órfão quando ainda era bebê. Durante a juventude se tornou amigo de Hamato Yoshi com quem juntos treinaram a técnica de ninjutso no Japão, porém a amizade tornou-se uma rivalidade após uma disputa entre Oroku e Yoshi pela mesma mulher. Após a mesma lhe perder o interesse ficando com seu rival, ele acidentalmente mata a mulher de Yoshi na tentativa de matar seu velho amigo em uma batalha da qual também queimou seu rosto com o incêndio, passando a usar um capacete metálico chamado Kuro Kabuto, também sequestrando a filha de Hamato adotando como sua própria filha, da qual deu o nome de Karai. Após se passarem 15 anos ele recriou o Clã do Pé com novos soldados em busca de sua vingança por Yoshi. Após descobrir a localização de Hamato Yoshi (Splinter) em Nova York, ele juntamente de seu exército parte para a cidade para encontrá-lo. Foi revelado no episódio duplo final da terceira temporada ''Aniquilação: Terra!'' que ele é tão obcecado em matar Splinter que não se importa com o fim da vida na Terra nem com sua própria morte desde que Splinter também morra.
    • Karai/Hamato Miwa - É a filha adotiva do Destruidor e membra do Clã do Pé. Originalmente ela era a filha de Splinter, porém após a batalha que Splinter e Destruidor tiveram na sua juventude no Japão, o Destruidor acaba sequestrando Miwa (nome dado por Splinter) para ser sua filha sem que Splinter soubesse que ela ainda estava viva. Durante muito tempo ela foi treinada pelo Destruidor para ser uma ninja-kunoichi fiel ao Clã do Pé e levando direito de sub-comando da organização. Ela conheceu as tartarugas ainda na primeira temporada, primeiramente simpatizando com Leonardo até descobrir que ele fazia parte do lado de seus inimigos. Ela frequentemente é tida como uma anti-heroína na série, seja por vontade própria ou sendo controlada pelo Destruidor.
    • Chris Bradford/Dogpound/Rahzar - Originalmente ele era um humano lutador de artes marciais, servo do Destruidor e membro do Clã do Pé que era responsável por convocar novos membros pro clã através de seu dojo em Nova York. Ao se expor ao mutagênico, se transforma em um cão akita gigante que cresce ainda mais com o tempo sendo nomeado pelas Tartarugas de Dogpound (cão esmagador, em inglês), também sofrendo uma nova mutação em certo ponto da série se tranformando em um lobo mutante renomeado Rahzar.
    • Xever Montes/Fishface - Um ladrão de rua brasileiro que há alguns anos foi preso ao tentar roubar o Destruidor mas salvo da prisão pelo mesmo ter reconhecido seu potencial. Após ser afetado pelo mutagênico se torna um mutante-peixe nomeado Fishface pelas Tartarugas, ganhando um respirador para que possa respirar fora da água e pernas robóticas feitas por Baxter Stockman à mando do Destruidor.
    • Baxter Stockman/Stockman-Fly - Um homem que nasceu e viveu a vida toda em Nova York e desenvolveu habilidades científicas e tecnológicas ainda muito jovem mas nunca sendo prestigiado ou reconhecido por isso, fazendo com que um ódio e uma vontade de vingança crescesse dentro dele contra todas as pessoas que um dia o desprezaram. Se torna membro do Clã do Pé após o Destruidor descobrir que o mesmo estava atrapalhando seus planos de encontrar Splinter mas reconhecer suas habilidades mentais. Ao ser atingido pelo mutagênico se torna uma mosca humanóide apelidada pelas Tartarugas de Stockman Voador (Stockman-Fly, em inglês).
    • Garra de Tigre - Um personagem introduzido na segunda temporada trazido pelo Destruidor do Japão foi um jovem japonês chamado Takeshi que junto de sua irmã, Alopex, estavam brincando em um parque quando um portal Kraang para a Dimension X foi aberto. Como crianças inocentes pensaram que era um portal mágico, passando por ela e foram posteriormente capturados pelos Kraang. As duas passaram por experimentos dos Kraang sendo atingidas pelo mutagênico, fazendo com que Takeshi se transformasse em um Tigre de Bengala humanóide de 1,60 m de altura com garras e dentes afiados, enquanto sua irmã se transformou em uma raposa vermelha humanóide. Eles escaparam, mas por causa de sua nova aparência, foram rejeitados e deixaram sua aldeia passando a ser animais de circo antes de se tornarem parte do submundo do crime, tornando-os a mais temida dupla de assassinos e caçadores de recompensas em toda a Ásia.
    • Anton Zeck/Bebop - Um ladrão profissional que falha ao tentar roubar o capacete do Destruidor que o acaba punindo expondo o mesmo ao mutagênico se transformando em um porco humanóide servo do Destruidor.
    • Ivan Steranko/Rocksteady - Um ex contra-bandista de armas russo aliado ao Destruidor traindo o mesmo contratando Zeck para roubar o Kuro Kabuto para posteriormente vende-lo, também como punição sendo transformado em mutante (Rinoceronte humanóide) junto de Zeck e se tornando capanga do Destruidor.
    • Dragões Roxos - Uma gangue de rua asiática em Nova York, antagonistas recorrentes durante a primeira temporada. Por vezes se aliam ao Clã do Pé na tentativa de destruir as Tartarugas que atrapalham seus planos.
  • Kraangs - São uma raça alienígena vinda da Dimensão X que tentam dominar vários mundos através de portais dimensionais. Eles se assemelham com cérebros rosados com olhos e uma boca. Frequentemente utilizam tecnologia robótica para se locomoverem e se comunicarem. Ele são os criadores da substância Mutagênico capaz de transformar animais ou humanos em seres mutantes variando com seu contato.
    • Kraang Suprema - A líder dos Kraang. Ela é uma das duas maiores antagonistas da série ao lado do Destruidor.
  • Dr. Victor Falco/Rato Rei - Um cientista misterioso que fazia experimentos de telepatia que mais tarde foi afetado pelo mutagênico mantendo suas habilidades telepatas que desenvolveu como cientista, podendo controlar a mente de ratos, se tornando a segunda maior rivalidade de Mestre Splinter.

Episódios (contém possíveis spoilers)[editar | editar código-fonte]

Half-Shell Heroes: Blast to the Past[editar | editar código-fonte]

Em 22 de Novembro, 2015, Nickelodeon exibiu um especial animado em 2D chamado Half-Shell Heroes: Blast to the Past (lançado no Brasil com o título Half-Shell Heroes: Heróis do Pasado). No especial, as Tartarugas Ninja são transportados acidentalmente para o período cretáceo por um antigo meteorito e devem trabalhar juntos com novos aliados dinossauros desse periódo para voltar ao seu próprio tempo e, simultaneamente, impedir possíveis predadores e uma facção do Triceratons. A editora Random House também publicou um livro baseado no especial enquanto Playmates lançado novos brinquedos de dinossauros para coincidir com o programa.[5] O especial foi visto por 1,41 milhões de telespectadores. [6] Foi lançado em DVD, pela Nickelodeon e Paramount Home Media Distribution, em 15 de março de 2016.[7]

Revista em quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Semelhante a série de 1987, que ganhou uma revista em quadrinhos chamada Teenage Mutant Ninja Turtles Adventures publicada pela Archie Comics, a IDW Publishing lançou uma revista spin-off chamada New Animated Adventures com aventuras originais, a partir de Julho de 2013. A série foi cancelada após 24 edições, e foi sucedido por uma nova revista chamada Amazing Adventures, que foi lançado em agosto de 2015. uma das principais razões do lançamento dessa revista foi a inclusão do Destruídor como um personagem vital nas histórias em quadrinhos, que haviam sido negligenciadas em New Animated Adventures.[8][9]

Video Games[editar | editar código-fonte]

No Verão de 2013, a Activision lançou um jogo para download chamado Teenage Mutant Ninja Turtles: Out Of The Shadows para Xbox 360, PlayStation 3 e Microsoft Windows.

Lançamentos internacionais[editar | editar código-fonte]

País/Região Canal Data de lançamento Título naquele país
 Estados Unidos
 Canadá
Nickelodeon
YTV
29 de setembro de 2012 Teenage Mutant Ninja Turtles
 Reino Unido
 Irlanda
Nickelodeon (UK & Ireland)
Nicktoons (UK & Ireland)
1 de outubro de 2012 Teenage Mutant Ninja Turtles
 Austrália
 Nova Zelândia
Nickelodeon (Australia)
Nickelodeon (New Zealand)
8 de outubro de 2012 Teenage Mutant Ninja Turtles
Portugal Portugal Nickelodeon Portugal 1 de novembro de 2012 Tartarugas Ninja
TVI 17 de novembro de 2012
 Brasil Nickelodeon Brasil 12 de novembro de 2012 Tartarugas Ninja

As Tartarugas Ninjas

Rede Bandeirantes 24 de junho de 2013
SBT 16 de março de 2015
 Coreia do Sul Nickelodeon (South Korea) 16 de dezembro de 2012 돌연변이 특공대 닌자 거북이
 Índia Nickelodon (Índia) mai 2013 Teenage Mutant Ninja Turtles (Inglês)
टीनेज म्यूटेंट निंजा टर्टल्स (Hindi)
 Japão TV Tokyo 4 de abril de 2014 ミュータント タートルズ

Recepção[editar | editar código-fonte]

IGN deu a série opiniões positivas, com uma classificação média de 8.4/10 para os primeiros 13 episódios.[10]. No IMDB a série também possui uma nota muito boa de 7.8/10 do público.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]