Teka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Teka Portugal
Atividade Equipamentos de cozinha doméstica, cozinha industrial, misturadoras, casa de banho, barris de cerveja, contentores industriais, vitrificados.
Fundação 1924
Fundador(es) Karl Thielmann
Empregados 4.671
Produtos Cozinha e Casa de Banho: Fornos, micro-ondas, exaustores, placas a gás, placas de indução e vitrocerâmicas. Lava-louças, misturadoras de casa de banho, misturadoras de cozinha, termoacumuladores, acessórios e mobiliário para casa de banho e sistemas sanitários.

Frigoríficos, congeladores, máquinas de lavar, máquinas de secar, lava-louças e refrigeradores de vinho. Contentores: Barris de cerveja, garrafas de gás e contentores industriais. Vitrificados em aço, placas refrigeradoras para centrais elétricas.

Cozinha profissional: Grandes eletrodomésticos para cozinhas profissionais, equipamentos e mobiliário para cozinhas industriais.

Website oficial Site oficial português

O Grupo Teka é uma multinacional alemã e um dos principais fabricantes de lava-louças em aço inoxidável, eletrodomésticos de encastre e soluções de banho. O Grupo compreende distintas marcas como Teka, Küppersbusch, Intra, Mofém ou Thor[1][2].

Atualmente, o grupo dispõe de 14 fábricas e mais de 4.000 trabalhadores em todo o Mundo, com presença em 116 países[3], produzindo mais de 15 milhões de equipamentos por ano.

A Teka Portugal, fundada em 1978[4], é uma das mais importantes unidades comerciais e fabris do grupo TEKA. Tendo iniciado a sua atividade apenas com a produção e comercialização de lava-louças em aço inoxidável, tem vindo a fazer uma forte aposta na diversificação das suas áreas de intervenção.

Dedicada à comercialização de equipamentos para cozinha, espaços de banho e telecomunicações[5], a Teka Portugal produz atualmente a partir da fábrica localizada em Ílhavo, Aveiro, micro-ondas, fornos de vapor, fornos combi, exaustores, chaminés decorativas, gavetas de aquecimento e máquinas de café[6]. Além disso, comercializa outros produtos importados quer das diversas fábricas do Grupo, quer de outros fabricantes selecionados.


Expansão[editar | editar código-fonte]

A história da marca Teka remonta ao ano de 1924[7], ano em que Karl Thielmann[8] fundou uma empresa de máquinas agrícolas na Alemanha. Foi neste setor que a empresa concentrou a sua atividade nos primeiros anos de vida. Pouco depois, em 1936, começou a trabalhar na produção de aço inoxidável, o que foi fundamental para a história da empresa.

Em 1952, Helmut Klein torna-se sócio da empresa. É nesta altura que é criada a marca Teka, que adota as iniciais de ambos os fundadores, Thielmann & Klein. A partir desta momento, a empresa especializa-se no fabrico de lava-louças e amplia a sua área de atuação, com a introdução no catálogo de placas, fornos e exaustores.

Em 1964, a empresa começou a operar em Espanha, estabelecendo-se em Santander. Nos anos setenta, sob a presidência de Klaus Graf[9], a empresa iniciou sua expansão para o resto da Europa e depois para o resto do mundo, tendo chegado aos cinco continentes.

Em 2019, foi inaugurada uma fábrica em Weihai. Na China[10], a Teka implantou-se também nas cidades de Kaiping e Shanghai. De seguida, reforçando a sua presença no continente asiático, criou filiais na Tailândia, Indonésia, Malásia, Singapura e Vietname. Em 2012, Klaus Graf abandona a presidência do Grupo Teka, depois de 48 anos à frente da administração, por motivos de idade avançada[11]. Foi substituído por Maximilian Brönner.

No final de 2013, a empresa expandiu-se para o Perú. Em maio desse mesmo ano, o Grupo Teka conquistou o apoio de entidades financeiras[12] de forma a levar a cabo o plano de expansão de negócios nos cinco anos seguintes. Assim aconteceu e Teka chegou ao Médio Oriente, estabelecendo a sua sede nos Emirados Árabes e comercializando em países como Bahrain, Irão, Omã, Catar, Tunísia e Iêmen.

Em 2014, o Grupo inicia um plano de desenvolvimento em África. Em 2015, reforça a presença na Ásia, ao iniciar operações na Índia, Birmânia e Camboja.  

Em junho de 2016, a Teka nomeou como Delegado Mundial o Dr. Stefan Hoetzl. Em janeiro de 2017, a Teka passou a sede dos seus negócios em Espanha para Madrid[13] e em setembro a Teka Holding reordenou as sociedades do grupo e passou a chamar-se Heritage B[14].

Heritage B é presidida por Maximilian Brönner e tem sede na Suíça. Desta holding fazem parte o Grupo Teka, cuja atividade se centra nos equipamentos de cozinha e de banho, e a Thielmann dedicado aos contentores industriais.

Unidades de negócio[editar | editar código-fonte]

A atividade da Teka baseia-se fundamentalmente nas áreas de cozinha e banho, nomeadamente no fabrico de eletrodomésticos, lava-louças e torneiras de banho de cozinha.

O Grupo comercializa os seus produtos sob as marcas Teka, Küppersbusch,​ Intra,​ Mofem,​ Thor​ y Vitrogar.​ Possui fábricas no México[15], Venezuela[16], Hungria[17], Espanha[18][19], Portugal[20], Suécia[21], Noruega[22], Turquia, Indonésia[23] e China[24].


Inovação[editar | editar código-fonte]

Fornos e máquina de fazer café Teka.

Máquina de café e Fornos Teka

A Teka tem desenvolvido ao longo da sua história produtos considerados I+D. As placas de indução da Teka têm sido reconhecidas pela Associação Espanhola de

Normalização e Certificação (AENOR) como projeto de inovação tecnológica. Assim o acredita o certificado de Projetos de I+D+i entregue à empresa em 2014. Esta certificação, com base nos requisitos da Norma Espanhola UNE 166001 e na legislação fiscal aplicável, prova que é verdadeiramente um projeto de I+D ou Inovação Tecnológica, além de qualquer consideração própria ou promocional.

'Forno Hydroclean®': A Teka foi a primeira empresa do setor a produzir um forno que se limpa com um único copo de água em 24 minutos utilizando a força do vapor. Para este, foi desenvolvido um esmalte exclusivo que reveste a cavidade do forno e as suas bandejas. A sua microestrutura baseia-se nas folhas da planta de lótus, conhecida pelas suas propriedades de autolimpeza. Desta forma, o vapor de água produzido em conjunto com tecnologia Hydroclean®, fazem com que a gordura e os restos de sujidade se desprendam sem esforço.

O gasto de energia é reduzido, por exemplo, desde os 3.475W/h de um processo pirolítico no seu programa padrão até aos 76W/h. Além disso, é evitada a utilização de produtos químicos.

O forno Hydroclean HL 870 da Teka recebeu o reconhecimento Europeu pela sua inovação, design e sistema de limpeza. Na Polónia, a revista Dobrze Mieszkaj concedeu-lhe o premio “Dobry Design”. Além disso, a gama Hydroclean da Teka foi classificada como melhor produto de 2012 pela entidade Consumerchoice de Portugal.

'Lava-louças Isink®'. A inovação introduzida pela Teka baseia-se em unir pela primeira vez o setor cristal vitrocerâmica, lava-louças e misturadoras termostáticas eletrónicas numa mesma área de trabalho.52 53

'Exaustor Ihood®': A Teka é a única empresa no setor a desenvolver um eletrodoméstico – um exaustor – compatível com os dispositivos Iphone® e Ipod® da marca Apple®.

'Forno Combi': A Teka foi a primeira empresa do mundo a produzir um forno que permite cozinhar dois pratos ao mesmo tempo sem que se misturem cheiros, graças às suas cavidades de 15 e 45cm de altura, diferenciadas físicamente.

Misturadora Icon: Umas das misturadoras de estrutura mais plana e sofisticada do mercado. A fineza da sua forma torna-a num produto que exige alta tecnologia para a sua produção.

Design[editar | editar código-fonte]

Fornos EBON: A gama é enriquecida com novos materiais e modelos que conferem um estilo distinto à cozinha, possuindo um painel de cor branca, superfícies de alta qualidade, comandos retráteis e molduras elegantes. Os Fornos EBON da Teka são a melhor demonstração de como combinar utilidade, design e elegância.

Feiras e exposições[editar | editar código-fonte]

O Grupo Teka esteve presente pela primeira vez na feira alemã Living Kitchen em janeiro de 2015 com três das suas marcas mais representativas: Teka, Küppersbursch e Intra.

Showroom de torneiras Teka no México.

Nesta ocasião, a Teka teve um stand de 400 metros quadrados, distribuídos em áreas temáticas e marcas onde apresentou as suas principais novidades em eletrodomésticos de cozinha, lava-louças e misturadoras.

Na área dedicada à Teka foi apresentada a nova gama de eletrodomésticos (forno, placa de indução e exaustor) equipados com TFT e comando à distância através de smartphone e dispositivos eletrónicos tipo Tablet. A nova tecnologia Teka permite aceder às suas funções principais a partir do escritório, carro ou em qualquer ponto conectado à Internet.

A Teka conta com 98 showrooms em todo o mundo.

Showroom Teka na India

Prémios internacionais[editar | editar código-fonte]

O Grupo Teka recebeu entre os anos 2013-2015 mais de 15 prémios internacionais, onde foram reconhecidos o design e a qualidade dos seus produtos ou a introdução de inovação no setor.

2015

Polónia: Wybór Konsumeta. Prémio dos consumidores polacos reconhecendo a gama de fornos Teka como a melhor opção da sua categoria.

Alemanha: Red Dot Award: Lava-louça Eligo da marca Intra-Grupo Teka

Alemanha: Interior Innovation Award: Lava-louça Eligo

Portugal: Escola de Consumidores: Fornos

Alemanha: Plus X Award: Placa de indução Küppersbusch: EKI 9652. 1F

Alemanha: Plus X Award: Forno Küppersbusch da série Hot Chili: EEB 6550.9JX

2014

Portugal: Prémio Escola de Consumidores: Forno Hydroclean

Alemanha: Red Dot Award: Küppersbusch Exaustor (DAH-KD-8950)

Alemanha: Red Dot Award: Küppersbusch Unidade de Cozinha Meisterstück

Alemanha: Red Dot Award: Küppersbusch, Gama de Fornos, Hot Chili Edition

Alemanha: Red Dot Award: Küppersbusch, Gama de Fornos, Copper Edition

2013

Malásia: Home Dec Awards: Quality Award. Forno Hydroclean HL-840

Malásia: Homedec Award: Good design Award: Exaustor, DV-90

Polonia: Dobry Design: Lava-louça Moonlite

Portugal: Prémio Escola de Consumidores: Forno Hydroclean

Alemanha: Red Dot Awards: Küppersbusch. Unidade de Cozinha Meisterstück, aço inoxidável

Alemanha: Red Dot Award: Küppersbusch “Micro-ondas e Máquina de café”


Referências

  1. «Marcas do grupo: Küpperbusch, Intra, Mofém... | About Teka Portugal». Teka Portugal. Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  2. «TEKA Portugal - Divisão THOR». www.thor.pt. Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  3. «La meritoria supervivencia de Teka». Capital (em espanhol). 11 de fevereiro de 2016. Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  4. «Revismarket/Electro». rmelectro.com. Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  5. www.tekaelectronics.com https://www.tekaelectronics.com/pt-pt/sobre-teka-electronics. Consultado em 18 de dezembro de 2019  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  6. «Teka | Uma receita para a vida». Teka Portugal. Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  7. «Aktuelle Pressemitteilungen». Küppersbusch Home (em alemão). Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  8. «The history behind Teka brand | About the company». Teka Global (em inglês). Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  9. «El Doctor Klaus Graf». Círculo de Empresarios (em espanhol). 9 de abril de 2014. Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  10. Aragón, El Periódico de. «Teka inaugura su segunda fábrica de vitrificado en China con una inversión de 4,5 millones». El Periódico de Aragón (em espanhol). Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  11. «El adiós del patrón de Teka». El Diario Montañes (em espanhol). 24 de junho de 2012. Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  12. elEconomista.es. «El grupo Teka acuerda la refinanciación de 273 millones con la banca - elEconomista.es». www.eleconomista.es (em espanhol). Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  13. Press, Europa (4 de janeiro de 2017). «Teka traslada la sede de su negocio de Cocina y Baño al antiguo edificio de BBVA de Paseo de la Castellana». www.europapress.es. Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  14. «Teka Holding becomes HERITAGE B». Teka USA (em inglês). 20 de setembro de 2017. Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  15. «NC 970 CT ISLA». Teka México (em espanhol). Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  16. «Teka Andina, S.A. в Caracas | Tienda en línea Teka Andina, S.A. Caracas (Venezuela)». 2101-ve.all.biz. Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  17. «Elérhetőség - Teka Magyarország Zrt.». www.mofem.hu (em húngaro). Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  18. MANRESA, ANDREU (25 de março de 2009). «Teka rectifica y no cierra grifos Buades de Mallorca». Madrid. El País (em espanhol). ISSN 1134-6582 
  19. «Visita a la fábrica de electrodomésticos de cocina Teka». Cocipal 2000 (em espanhol). 30 de maio de 2016. Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  20. «"Afirmar Ílhavo ainda mais no mapa regional, nacional e internacional" - Notícias de Aveiro». Notícias de Aveiro. 23 de abril de 2019 
  21. «Intra Mölntorp AB - Detailed information - Largestcompanies». www.largestcompanies.com. Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  22. «Kontakt oss». www.intra-teka.com. Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  23. kota.com. «Teka Buana PT - Kantor Taman A9 Unit A3 Jl. Mega Kuningan Raya Kawasan Mega Kuningan, Jakarta 12950, , Indonesia 021 5762272 Indonesia - kota.com». kota (em inglês). Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  24. Press, Europa (13 de novembro de 2006). «Economía/Empresas.- Teka abre en China una fábrica de grifería con capacidad de producción de 2,5 millones de unidades». www.europapress.es. Consultado em 18 de dezembro de 2019