Teka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou se(c)ção:
Teka Portugal
Atividade Equipamentos de cozinha doméstica, cozinha industrial, misturadoras, casa de banho, barris de cerveja, contentores industriais, vitrificados.
Fundação 1924
Fundador(es) Karl Thielmann
Empregados 4.671
Produtos Cozinha e Casa de Banho: Fornos, micro-ondas, exaustores, placas a gás, placas de indução e vitrocerâmicas. Lava-louças, misturadoras de casa de banho, misturadoras de cozinha, termoacumuladores, acessórios e mobiliário para casa de banho e sistemas sanitários.

Frigoríficos, congeladores, máquinas de lavar, máquinas de secar, lava-louças e refrigeradores de vinho. Contentores: Barris de cerveja, garrafas de gás e contentores industriais. Vitrificados em aço, placas refrigeradoras para centrais elétricas.

Cozinha profissional: Grandes eletrodomésticos para cozinhas profissionais, equipamentos e mobiliário para cozinhas industriais.

Website oficial Site oficial português

O Grupo Teka é uma empresa multinacional fundada na Alemanha em 1924, que se dedica ao fabrico e comercialização de produtos de banho e cozinha, esmaltes cerâmicos, embalagens industriais e cozinhas profissionais. É um parâmetro de referência europeu em pias, exaustores, fogões e fornos, além de ser líder mundial na produção de barris de cerveja. O grupo tem 25 fábricas na Europa, América e Ásia. Ela posssui 57 subsidiárias, comercializa seus produtos em 116 países e tem uma força de trabalho de 4.842 funcionários no mundo todo. Teka é a única empresa do setor em todo o mundo que oferece ambas as soluções integradas de cozinha doméstica e profissional. Seus produtos variam de pias e torneiras para fornos, placas de indução, exaustores e máquinas de lavar, entre outros aparelhos eléctricos.[1] Maximiliam Broener é o presidente da holding, e Arturo Baldasano é o presidente da Teka Industrial.[2][3][4] Martin Beck é CEO do Grupo.[5]

Patrocínios Desportivos[editar | editar código-fonte]

Desde 2 de julho de 2014 que a Teka é o patrocinador principal do Real Madrid Basquetebol. O Grupo Teka é uma das empresas com maior tradição em patrocínio desportivo. De mãos dadas com a Teka, o Racing de Santander foi a primeira equipa de futebol espanhola a colocar publicidade no seu equipamento. Destacou-se o patrocínio que manteve durante quase oito anos com o Real Madrid, onde a equipa de futebol ganhou 2 Copas da Europa, 1 Copa Internacional, 3 ligas de Espanha, 1 Copa do Rei de Espanha e 2 Super Copas da Europa. A secção de Basquetebol do Real Madrid ganhou no mesmo período, uma Copa da Europa, 3 ligas de Espanha, 1 Copa do Rei de Espanha e 1 Taça das Taças.

A Teka também esteve presente na histórica Teka Cantabria de andebol, 23 com o qual ganharam 1 copa Europa e 2 Taças das Taças. Uma menção especial tem o Grupo desportivo Teka de ciclismo, entre 1976 e 1990, com Marino Lejarreta que ganhou a volta a Espanha em 1982. A equipa tinha ganho como um todo em 1977 e 1984. A empresa também tem sido a principal patrocinadora da equipa de motocross Teka Suzuki Team e Campeonato Mundial MX1 de motocross. Tem também patrocinado durante vários anos o Campeonato Mundial MX1 de motocross.

Em 2010 participou como patrocinador na segunda edição da Barcelona World Race, com um barco que acabou em segundo na regata sem escalas mais importante do mundo com dois tripulantes. O Grupo tem outros patrocínios em desportos como polo ou automobilismo (Rally Dakar 2013), ambos no Chile. Também, esteve presente nos Jogos Olimpicos Sochi 2014 a apoiar o duplo medalhista húngaro Imre Puleu, na modalidade de luge.

Até ao momento o Real Madrid ganhou com a Teka 9 títulos de futebol e 9 de basquetebol, o que soma um total de 18 títulos.

Real Madrid Basquetebol[editar | editar código-fonte]

A Teka retomou o seu apoio ao desporto, assinando a 1 de julho de 2014 um acordo de patrocínio com o Real Madrid Basquetebol para as próximas três épocas. A Teka, que tem estado associada ao clube com o qual conquistou títulos importantes como a Liga Europeia de 1995, 3 ligas de Espanha, 1 copa do Rei de Espanha e 1 Taça das Taças, acrescentou às suas vitórias anteriores a Supercopa Endesa 2014, ganhando ao Barcelona com uma vantagem de 99-78.[1][2][3][4][5][6]

Em 22 de fevereiro o Real Madrid Basquetebol, sob o patrocínio da Teka, ganhou o troféu da Copa do Rei de Espanha 2015 ao derrotar o Barcelona por 71-77 no Campo de Gran Canaria.[7] Esta é a Copa do Rei de Espanha número 25 que o Real Madrid Basquetebol vence.

A 17 de maio de 2015 o Real Madrid Basquetebol voltou a ganhar a Euroliga, sob o patrocínio da Teka, derrotando o Olympiacos 78-59. Esta é a nona Copa Europeia que a equipa ganha.[8] [9] Após esta vitória. 20 anlos depois do Real Madrid Basquetebol ter vencido a sua ultima Copa Europeia em 1995, também sob o patrocínio da Teka, alguns meio de comunicação definiram a Teka como o talismã da equipa.A 24 de junho de 2015 o Real Madrid Basquetebol vence a Liga Endesa conquistando o troféu diante do Barcelona com 85-90 no marcador. Com esta vitoria, a equipa patrocinada pela Teka, conquista os 4 títulos possíveis numa época entrando para a historia do basquetebol como a única equipa espanhola a conquistar e levar para casa um merecido poker ganhando a Copa Europa, Euroliga, Copa do Rei de Espanha e a Liga Endesa. Além disso, o Real Madrid Basquetebol adicionou um total de 9 vitórias durante a época 2014-2015 em diferentes categorias.

O ala do Real Madrid, Rudy Fernández, foi nomeado MVP da Euroliga em fevereiro, depois de ser nomeado para suceder também MVP da Copa do Rei de Espanha e receber o prémio de melhor jogador da jornada 22 na Liga Endesa. [10]

Expansão[editar | editar código-fonte]

Desde que a Teka se instalou em Espanha em 1964, o Grupo expandiu-se desde a Europa para os cinco continentes. Nos finais de 2013, o Peru tornou-se o país número 33 a ter escritórios próprios da Teka. Anos antes iniciou a sua entrada na China onde já está presente em várias cidades como Kaiping, Weihai, e Shanghai. O Grupo Teka tem um forte crescimento na Ásia através das suas subsidiárias na Tailândia, Indonésia, Malásia, Singapura, China e Vietnam; no Médio Oriente, a partir da sua base nos Emirados Árabes Unidos, Turquia e América do Sul. Recentemente lançou um plano de desenvolvimento em África, que inclui tanto Magrebe como o Sul do continente. Nos primeiros meses de 2015 ampliou a sua presença internacional iniciando operações na Índia, Birmânia e Camboja.

Em maio de 2013 o Grupo Teka ganhou o apoio de entidades financeiras, para realizar o seu plano de negócios ao longo dos próximos cinco anos. Entre os seus objetivos, reforçar a liderança da empresa em mercados estratégicos, como a Turquia, México, Rússia, |China] e Ásia, além de Espanha e Portugal. Tanto no final de 2013 como de 2014 a empresa cumpriu com os seus compromissos do plano de refinanciamento, adiantando por vários meses os prazos inicialmente definidos.

Unidades de negócio[editar | editar código-fonte]

A Teka está estruturada em três tipos de negócios:

Cozinha e Casa de Banho: é a unidade de negócio de maior dimensão da Teka e uma das mais importantes na produção de eletrodomésticos de encastre e lava-louças de aço, que têm 75 anos de garantia. Os produtos mais importantes produzidos são placas de indução, vitrocerâmica, placas a gás, fornos, micro-ondas e exaustores. Produz e distribui também misturadoras de cozinha e casa de banho e todo o tipo de acessórios para casa de banho, tanto para instalações públicas como para residências.

A divisão também produz vitrificados para o aço e ferro fundido. Desde que se inaugurou uma fábrica na cidade chinesa Weihai, em 2009, abriu uma linha de negócios focada no fornecimento de elementos de refrigeração para as centrais térmicas. A divisão comercializa os seus produtos sob as marcas Teka, Küppersbusch, Mofém, Thor e Vitrogar. Tem 17 fábricas próprias: 2 na América, 4 na Ásia, 2 na Turquia e as restantes na Europa. O seu CEO é Martin Beck.

Contentores: Os contentores Teka estão presentes em todo o mundo. A principal linha de produtos é para contentores de bebidas, principalmente cerveja, onde a empresa é líder mundial com uma quota de mercado superior a 35%. Um em cada três barris de cerveja do mundo foi feita pelo Grupo. Thielmann-Portinox, com sede na província de Granada, Espanha, é a empresa do Grupo que os produz e comercializa.

Através da empresa UCON a divisão desenvolve uma ampla gama de contentores para transporte e armazenamento industrial com foco na indústria farmacêutica e química. Os produtos produzidos têm como base o aço inoxidável e tem uma capacidade de armazenamento desde 5 litros a mais de 100.000 litros. A divisão de contentores possui 8 fábricas divididas entre Espanha (2), Alemanha (4), Reino Unido (1) e México (1). O responsável por esta divisão (CEO) é Reinhold Wurm. Recentemente a empresa decidiu reforçar a sua atividade de negócio unificando as suas atuais instituições sob a marca Thielmann.

Cozinha Profissional: Esta divisão desenvolve, produz, comercializa e distribui uma grande variedade de cozinhas e equipamento de catering feitos à medida para restaurantes, hotéis, escolas, hospitais, aeroportos, prisões e cafés. Teka, Küppersbusch e Kek são marcas que o Grupo Teka opera nos diferentes mercados. Os seus desenvolvimentos tecnológicos permitiram-lhe alcançar alguns dos prémios mais importantes da Europa no seu setor. Por exemplo, o Küche Award 2013. A divisão possui 3 fábricas próprias na Alemanha e Holanda. O seu CEO é Marc-Oliver Schneider.

Empresas Principais[editar | editar código-fonte]

Teka Industrial S.A. é a sociedade mais importante da multinacional. Desde o início, que a sua produção se foca na realização de lava-louças de aço inoxidável, placas, fornos e principalmente exaustores, onde é líder de mercado na Europa. Uma das linhas mais importantes de negócio da Teka encontra-se na chamada Linha Branca, ligada a eletrodomésticos de cozinha como máquinas de lavar, frigoríficos, congeladores, lava-louças, entre outros. Desde o início que a Teka aposta na integração de eletrodomésticos nos móveis de cozinha, uma prática conhecida como encastre. Com fábricas na Alemanha, Espanha, Indonésia e China. Através da sua marca Vitrogar, o Grupo realiza revestimentos cerâmicos tanto em fornos como em placas vitrocerâmicas. Nos últimos anos tornou-se num dos mais importantes fornecedores europeus na produção de peças vitrificadas para a refrigeração de centrais térmicas. Possui fábricas na Gafanha da Encarnação (Portugal), Weihai (China) e Saragoça (Espanha).

Teka Sanitary Systems. A empresa dedica-se à produção e comercialização de misturadoras para casas de banho e cozinha doméstica ou industrial. Possui fábricas em Espanha, China, Hungria e Escandinávia.

Intra: A empresa de origem escandinava dedica-se principalmente à produção de lava-louças, louças sanitárias e acessórios de aço inoxidável para cozinhas e casas de banho. Os produtos Intra são caracterizados pelo seu design inovador e vendem-se em todo o mundo. No entanto, os seus principais mercados estão na Noruega, Suécia e Dinamarca. Em 2015, um dos seus produtos, lava-louça Eligo foi premiado com o prémio Red Dot, a mais alta distinção em design e inovação europeia.

Thielmann - Portinox, é uma empresa do Grupo e visa a transformação de aço inoxidável numa variedade de produtos industriais. Produz e comercializa, principalmente contentores para líquidos. É líder mundial na produção de barris de cerveja de tal forma que um em cada três é produzido nas suas instalações. Tem centros de produção na Europa e México.

Küppersbusch. A marca está dividida em duas empresas diferentes. Uma dedica-se à produção e comercialização de eletrodomésticos premium de cozinha doméstica, a outra, centra-se em cozinha profissional à medida: catering, restaurantes e coletividades com especial atenção ao cozinhar, à refrigeração ou ao armazenamento. A sua principal área de influência encontra-se na Europa Central, embora os seus produtos alcancem praticamente todo o mundo.

Ucon: É um dos principais fabricantes de contentores intermédios para granel (IBC) na Europa. A sua gama de contentores varia desde 5,7 litros até 3000 litros. Possuem fábricas em Haiger e Hausach (Alemanha).

Inovação[editar | editar código-fonte]

Fornos e máquina de fazer café Teka.

Máquina de café e Fornos Teka

A Teka tem desenvolvido ao longo da sua história produtos considerados I+D. As placas de indução da Teka têm sido reconhecidas pela Associação Espanhola de

Normalização e Certificação (AENOR) como projeto de inovação tecnológica. Assim o acredita o certificado de Projetos de I+D+i entregue à empresa em 2014. Esta certificação, com base nos requisitos da Norma Espanhola UNE 166001 e na legislação fiscal aplicável, prova que é verdadeiramente um projeto de I+D ou Inovação Tecnológica, além de qualquer consideração própria ou promocional.

'Forno Hydroclean®': A Teka foi a primeira empresa do setor a produzir um forno que se limpa com um único copo de água em 24 minutos utilizando a força do vapor. Para este, foi desenvolvido um esmalte exclusivo que reveste a cavidade do forno e as suas bandejas. A sua microestrutura baseia-se nas folhas da planta de lótus, conhecida pelas suas propriedades de autolimpeza. Desta forma, o vapor de água produzido em conjunto com tecnologia Hydroclean®, fazem com que a gordura e os restos de sujidade se desprendam sem esforço.

O gasto de energia é reduzido, por exemplo, desde os 3.475W/h de um processo pirolítico no seu programa padrão até aos 76W/h. Além disso, é evitada a utilização de produtos químicos.

O forno Hydroclean HL 870 da Teka recebeu o reconhecimento Europeu pela sua inovação, design e sistema de limpeza. Na Polónia, a revista Dobrze Mieszkaj concedeu-lhe o premio “Dobry Design”. Além disso, a gama Hydroclean da Teka foi classificada como melhor produto de 2012 pela entidade Consumerchoice de Portugal.

'Lava-louças Isink®'. A inovação introduzida pela Teka baseia-se em unir pela primeira vez o setor cristal vitrocerâmica, lava-louças e misturadoras termostáticas eletrónicas numa mesma área de trabalho.52 53

'Exaustor Ihood®': A Teka é a única empresa no setor a desenvolver um eletrodoméstico – um exaustor – compatível com os dispositivos Iphone® e Ipod® da marca Apple®.

'Forno Combi': A Teka foi a primeira empresa do mundo a produzir um forno que permite cozinhar dois pratos ao mesmo tempo sem que se misturem cheiros, graças às suas cavidades de 15 e 45cm de altura, diferenciadas físicamente.

Misturadora Icon: Umas das misturadoras de estrutura mais plana e sofisticada do mercado. A fineza da sua forma torna-a num produto que exige alta tecnologia para a sua produção.

Design[editar | editar código-fonte]

Fornos EBON: A gama é enriquecida com novos materiais e modelos que conferem um estilo distinto à cozinha, possuindo um painel de cor branca, superfícies de alta qualidade, comandos retráteis e molduras elegantes. Os Fornos EBON da Teka são a melhor demonstração de como combinar utilidade, design e elegância.

Feiras e exposições[editar | editar código-fonte]

O Grupo Teka esteve presente pela primeira vez na feira alemã Living Kitchen em janeiro de 2015 com três das suas marcas mais representativas: Teka, Küppersbursch e Intra.

Showroom de torneiras Teka no México.

Nesta ocasião, a Teka teve um stand de 400 metros quadrados, distribuídos em áreas temáticas e marcas onde apresentou as suas principais novidades em eletrodomésticos de cozinha, lava-louças e misturadoras.

Na área dedicada à Teka foi apresentada a nova gama de eletrodomésticos (forno, placa de indução e exaustor) equipados com TFT e comando à distância através de smartphone e dispositivos eletrónicos tipo Tablet. A nova tecnologia Teka permite aceder às suas funções principais a partir do escritório, carro ou em qualquer ponto conectado à Internet.

A Teka conta com 98 showrooms em todo o mundo.

Showroom Teka na India

Prémios internacionais[editar | editar código-fonte]

O Grupo Teka recebeu entre os anos 2013-2015 mais de 15 prémios internacionais, onde foram reconhecidos o design e a qualidade dos seus produtos ou a introdução de inovação no setor.

2015

Polónia: Wybór Konsumeta. Prémio dos consumidores polacos reconhecendo a gama de fornos Teka como a melhor opção da sua categoria.

Alemanha: Red Dot Award: Lava-louça Eligo da marca Intra-Grupo Teka

Alemanha: Interior Innovation Award: Lava-louça Eligo

Portugal: Escola de Consumidores: Fornos

Alemanha: Plus X Award: Placa de indução Küppersbusch: EKI 9652. 1F

Alemanha: Plus X Award: Forno Küppersbusch da série Hot Chili: EEB 6550.9JX

2014

Portugal: Prémio Escola de Consumidores: Forno Hydroclean

Alemanha: Red Dot Award: Küppersbusch Exaustor (DAH-KD-8950)

Alemanha: Red Dot Award: Küppersbusch Unidade de Cozinha Meisterstück

Alemanha: Red Dot Award: Küppersbusch, Gama de Fornos, Hot Chili Edition

Alemanha: Red Dot Award: Küppersbusch, Gama de Fornos, Copper Edition

2013

Malásia: Home Dec Awards: Quality Award. Forno Hydroclean HL-840

Malásia: Homedec Award: Good design Award: Exaustor, DV-90

Polonia: Dobry Design: Lava-louça Moonlite

Portugal: Prémio Escola de Consumidores: Forno Hydroclean

Alemanha: Red Dot Awards: Küppersbusch. Unidade de Cozinha Meisterstück, aço inoxidável

Alemanha: Red Dot Award: Küppersbusch “Micro-ondas e Máquina de café”

Teka e Repsol[editar | editar código-fonte]

A Teka e a Repsol assinaram um acordo para promover a utilização de placas e outros aparelhos a gás em residências ou empresas. É a primeira vez que ambas as empresas se unem para promover a utilização deste tipo de combustível. O acordo permite à Teka recomendar a utilização de gás propano e butano da Repsol na sua gama de produtos. Além disso, oferece aos clientes da Teka, a instalação dos aparelhos a gás, independentemente de onde estes tenham sido adquiridos.

Atualmente em Espanha, mais de 10 milhões de usuários, usam algum aparelho a gás butano ou propano, já que entre as suas vantagens se encontra uma maior poupança.

Dívida com o Governo[editar | editar código-fonte]

Em 02/06/2017 apareceu na relação top 10[6] de empresas com dívida com a previdência. A relação traz apenas o montante devido e não aponta quais empresas eventualmente parcelaram a dívida, nem se estão honrando os compromissos.

Referências

  1. «IE TEKA Awards for Design Talent» (em inglês). Consultado em 6 de Junho de 2014. Arquivado do original em 6 de junho de 2014 
  2. «Teka Industrial nombra a Arturo Baldasano nuevo presidente de la empresa» (em espanhol). Consultado em 28 de Abril de 2014 
  3. «Arturo Baldasano, nuevo presidente de Teka Industrial» (em espanhol). 28 de abril de 2014. Consultado em 28 de Abril de 2014 
  4. «Arturo Baldasano appointed Chairman of Teka Industrial» (em inglês). Consultado em 28 de abril de 2014. Arquivado do original em 2 de maio de 2014 
  5. «Teka IndustrialGroup appoints Martin Beck CEO of its Kitchen and Bathroom division.» (em espanhol). 6 de dezembro de 2012. Consultado em 14 de maio de 2014 
  6. «Confira os 500 maiores devedores da Previdência. JBS lidera». Gazeta do Povo