Telarmónio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
O console de um telarmónio de Thaddeus Cahill, 1897

Telarmónio (português europeu) ou telarmônio (português brasileiro) (também conhecido como dinamofone) é um instrumento musical eletro-mecânico desenvolvido por Thaddeus Cahill em 1897.

Foi desenvolvido para ser ouvido usando-se captadores de som de telefones. A versão Mark I pesava sete toneladas, enquanto o Mark II pesava quase duzentas toneladas. Para tocar, o instrumentista senta-se em frente ao console para controlar o instrumento. O mecanismo completo do aparelho é tão grande que ocupa uma sala inteira.

Seu funcionamento foi visionário para vários outros equipamentos de som modernos. Por exemplo, a saída de som era feita ao adaptar cones de papel nos captadores de som de telefones, uma forma primitiva de caixa de som.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Telarmónio


Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço relacionado ao Projeto Música. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.