Teleférico da Aiguille du Midi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
À partida do Plan

O Teleférico da Agulha do Midi está situado no território de Chamonix, na  França, e liga a cidade com a Agulha do Midi no Maciço do Monte Branco.

Com um comprimento total de 5 420 m, são efectuados em cerca de 15 min e têm um desnivelamento de 2 749 m. Atendendo à distância a percorrer o percurso é feito em duas parte, com paragem numa estação intermédia, "Le Plan". A partir da Agulha do Midi pode tomar-se o Telecabina Panorâmica do Monte Branco que atravessa a Vallée Blanche.

História[editar | editar código-fonte]

Foi em 1904 que se começou a pensar na construção de um teleférico, mas a concessão para caminho de ferro aéreo da agulha do Midi - ainda não se tinha inventado o termo teleférico - foi dada 1909 ao engenheiro alemão Wilhelm Feldmann e ao suíço Emil Strub - o inventor do sistema de cremalheira Sistema - e faltavas pouco para terminar quando rebentou a Primeira Guerra Mundial, pelo que só recomeçaram em 1923 para se terminarem no ano seguinte.

A partir de 1935 preparara-se e balizaram-se pistas de esqui e de bobsleigh na Pista dos Glaciares e no ano seguinte foram aí que tiveram lugar os Campeonatos franceses de esqui.


Primeira parte[editar | editar código-fonte]

A 2 553 m, a estação do Plan-de-l'Aiguille foi aberto em 1954 e liga Chamonix a 1 038 m. Já com uma panorama notável, é o ponto de partida para inúmeros percursos de pedestrianismo nas Agulhas de Chamonix e o Lago Azul. Partida para escalar até a Agulha do Midi, é a partida dos parapentes.

Bom número de pessoas que compram o bilhete para a viagem completa, ficam por aqui quando se apercebem o que sofreram mesmo tendo três suportes intermédios, e o que os espera o resto, sem torres na 2da parte!

Panorama sobre o Vale de Chamonix

Segunda parte[editar | editar código-fonte]

A segunda parte, Plan de l'Aiguille-Agulha do Midi, foi aberta no ano seguinte, e estende-se por 2 867 m, para subir 1 470 m e se encontrar a 3 777 m.

Sem nenhum pilar entre a partida e a chegada - onde se entra por baixo- é nesta estação que se encontram os cabos tractores e os contra-pesos de tensão dos cabos de suporte.

Agulha[editar | editar código-fonte]

Na estação de chegada efectua-se no pitão Norte que tem o "Restaurante 3842", cafetéria, loja de recordações e um terraço sobre Chamonix. Uma passarela dá acesso ou ao;

Panorama sobre o Monte Branco

Características[editar | editar código-fonte]

Imagens[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Teleférico da Aiguille du Midi

Ver outras imagens na referência, Compagnie du Mont-Blanc- com webcams - e AdM.net

Referências