Teleférico do Jardim Botânico da Madeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Estação topo.

O Teleférico do Jardim Botânico localiza-se no Funchal, Madeira, Portugal. Inaugurado em 2005, faz a ligação do Jardim Botânico ao Monte, em aproximadamente nove minutos, tendo uma vista panorâmica do vale da Ribeira de João Gomes e sobre a cidade do Funchal. É composto por 12 cabines de 8 lugares cada, movimentadas por um sistema tipo monocabo-telecabina[1]; é explorado pela empresa MTA - Transportes Alternativos da Madeira.

A estação de base situa-se no Jardim Botânico da Madeira, estando o topo, no Monte, situado no Largo das Babosas e os Jardins do Monte [1]. Neste local tem correspondência pedonal com o terminal topo do Teleférico da Cidade do Funchal e não fica longe da estação Monte da ferrovia em cremalheira do Comboio do Monte, extinta em 1943.

Referências

  1. Especialização em Transportes e Vias de Comunicação da Ordem dos Engenheiros; CT 162 (Comissão Técnica de Normalização N.º 162 - Instalações por Cabo para o Transporte de Pessoas); CATIM (Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica) (3 de março de 2008). «Resumo do relatório do Painel dedicado ao tema: "Instalações por Cabo para Transporte de Pessoas (Funiculares, Teleféricos e APM's)"». Consultado em 1 de janeiro de 2009. 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Teleférico do Jardim Botânico da Madeira

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre transporte ferroviário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.