Telesp Celular

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A página está num processo de expansão ou reestruturação.
Esta página atravessa um processo de expansão ou reestruturação. A informação presente poderá mudar rapidamente, podendo conter erros que estão a ser corrigidos. Todos estão convidados a contribuir e a editar esta página. Caso esta não tenha sido editada durante vários dias, retire esta marcação.

Esta página foi editada pela última vez por Fasouzafreitas (D C) 13 dias atrás. (Recarregar)

Telesp Celular
Fundação 1993 (22 anos)
Encerramento 2003 (12 anos)
Sede São Paulo, SP,  Brasil
Áreas servidas  São Paulo
Sucessora(s) Vivo

A Telesp Celular foi a primeira operadora de telefonia celular do Estado de São Paulo. Inicialmente uma divisão dentro da Telecomunicações do Estado de São Paulo (Telesp), designada para operar a telefonia celular que se instalava no Brasil, começando as operações em agosto de 1993[1] , ainda no sistema analógico; com a privatização do sistema Telebrás, em julho de 1998, a Telesp e a Telesp Celular foram divididas. A primeira, passou ao controle da Telefônica; a segunda, foi adquirida pela Portugal Telecom. No mesmo ano começou a implantação do sistema digital, com a utilização do sistema CDMA (IS-95)[2] , utilizado pela operadora pelo restante de sua operação. Posteriormente, a Portugal Telecom, numa ação de joint-venture, uniu seus ativos com a Telefónica Mobile e, juntas, criaram a Vivo. A Telesp Celular operou até meados de 2003, neste mesmo ano, passando a ser denominada Vivo.

Atualmente a empresa tem capital estrangeiro dos grupos Portugal Telecom e Telefónica Espanha, e detém 51,36% dos sinais de celulares no estado de São Paulo e 52,15% da rede nacional.

Referências

  1. PEREIRA FILHO, Arthur (11 de maio de 1998). SP terá celular digital até final do mês Folha de São Paulo. Visitado em 18 de julho de 2015.
  2. NASSIF, Luís (6 de agosto de 2006). O GSM e o CDMA GGN. Visitado em 18 de julho de 2015.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.