Televisão no Reino Unido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde maio de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A televisão no Reino Unido inclui redes públicas, em serviço desde 1936, e ofertas pagas por cabo, satélite ou ADSL, para uma grande variedade de canais temáticos (mais de 480). A transição para o digital está em andamento, com o objetivo de parar a TV analógica em 2012.

A televisão britânica tem uma forte tradição de qualidade e estabilidade: desde a década de 1970, o panorama audiovisual não mudou muito. Mesmo que existam canais privados, todo o sistema de televisão tem um serviço público "colorido": os canais privados, até hoje, são autorregulados e seus objetivos são definidos e monitorados. A televisão do Reino Unido é dividida em duas partes principais: a BBC e a televisão privada.

História[editar | editar código-fonte]

Sob a influência da desregulamentação americana, o governo conservador de Margaret Thatcher e os jornais de seu aliado político, Rupert Murdoch, lançaram uma campanha de ataque contra transmissões públicas.

Thatcher usou um economista de direita como consultor para fazer uma dura acusação contra o sistema de televisão pública; mas a legislação resultante dessa ação, a Lei de Radiodifusão de 1990, foi muito menos radical na privatização do sistema público de televisão britânico do que os defensores do serviço público temiam.

A onda de desregulamentação foi enfraquecida pelo forte apoio da ala tradicionalmente paternalista do Partido Conservador pela mistura de impostos e televisão comercial que existia no Reino Unido desde os anos cinquenta. Em qualquer caso, o impacto da legislação do governo de Thatcher não deve ser subestimado, especialmente no que diz respeito à IPV, a rede estritamente regulada por licenças comerciais estabelecidas em 1955 que operavam sob o controle do serviço público.

Nos anos noventa, o ITV passou de 14 estações regionais concedidas exclusivamente por seis empresas, para o monopólio real de duas empresas: Granada Media Group e Carlton. Além disso, a TV a cabo e por satélite foi introduzida no Reino Unido para permitir que a British Sky Broadcasting de Murdoch ganhasse um monopólio virtual das novas tecnologias de TV.

O ato de cabo de 1994 teve como objetivo introduzir a TV a cabo em um regime de baixa regulamentação, mas a introdução desta falha devido ao fato de que o governo Thatcher não deu apoio estatal às empresas interessadas neste setor. Como resultado do fracasso em introduzir a introdução da TV por cabo, em meados dos anos 90, a British Sky Broadcasting dominou completamente o sector da televisão por assinatura, ajudando neste objectivo pelos direitos sobre eventos desportivos cujas receitas foram posteriormente utilizadas para dominar o mercado de TV digital.

Produção[editar | editar código-fonte]

A partir de 2002, 27.000 horas de programação original são produzidas no setor de televisão do Reino Unido, excluindo notícias, a um custo de £ 2,6 bilhões. A Ofcom anunciou que 56% (£ 1,5 bilhão) de produção é feita internamente pelos proprietários do canal e o restante pelas produtoras independentes. A Ofcom está aplicando uma quota de produção independente de 25% para os operadores de canal, conforme estipulado na Broadcasting Act 1990.[1]

Produção interna[editar | editar código-fonte]

A ITV plc, a empresa que possui 12 das 15 franquias regionais da ITV, definiu seu braço de produção, a ITV Studios, como uma meta de produzir 75% da programação da ITV,[2] o máximo permitido pela Ofcom. Isso seria muito dinheiro, de 54% atualmente, como parte de uma estratégia para tornar o ITV líder de conteúdo, principalmente para dobrar as receitas de produção para £ 1,2 bilhão até 2012.[3] Atualmente, a ITV Studios produz programas como Coronation Street, Emmerdale e Heartbeat.[4]

Produção independente[editar | editar código-fonte]

Um setor de produção independente cresceu no Reino Unido, como consequência do lançamento do Channel 4 em 1982, e dos 25% de participação independente da Broadcasting Act. Empresas notáveis incluem a Talkback Thames, a Endemol UK, a Hat Trick Productions e a Tiger Aspect Productions.

Licenciamento[editar | editar código-fonte]

Transmissão de televisão, de qualquer fonte. Isso inclui os canais comerciais, as transmissões por cabo e por satélite. O dinheiro da taxa de licença é usado para fornecer conteúdo de rádio, televisão e Internet para a BBC e programas de televisão em idioma galês para o S4C. A BBC[5] dá os seguintes números para a compra de receita de taxas de licença:

  • 50% – BBC One e BBC Two
  • 15% – TV e rádio locais
  • 12% – redes de rádios
  • 10% – digital (BBC Three, BBC Four, BBC News 24, Parlamento da BBC, CBBC, CBeebies)
  • 10% – custos de transmissão e cobrança de taxas de licença
  • 3% – BBC Online, Ceefax e Conteúdo Interativo (incluindo bbc.co.uk e BBC Red Button)

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Os British Academy Television Awards são os prêmios mais prestigiados da indústria de televisão britânica, análogo ao Emmy Awards nos Estados Unidos. Eles foram concedidos anualmente desde 1954 e estão abertos apenas a programas britânicos. Depois que todas as inscrições forem recebidas, elas serão votadas on-line por todos os membros qualificados da Academia. O vencedor é escolhido entre os quatro indicados por um júri especial de nove membros da academia para cada prêmio, os membros de cada júri selecionado pelo Comitê de Televisão da Academia.

O National Television Awards é uma cerimônia de premiação da televisão britânica, patrocinada pela ITV e iniciada em 1995. Embora não seja amplamente considerada tão prestigiosa quanto a BAFTA, os National Television Awards são provavelmente a cerimônia mais proeminente para a qual os resultados são votados pela TV. público geral. Ao contrário dos BAFTAs, o National Television Awards permite que programas estrangeiros sejam indicados, desde que tenham sido exibidos em um canal britânico durante o período elegível.

Impacto cultural[editar | editar código-fonte]

Em 1963, Mary Whitehouse, enfurecida pelas políticas liberalizadoras seguidas por Sir Hugh Greene, então diretor geral da BBC, começou sua campanha de redação de cartas. Posteriormente, ela lançou a Clean Up TV Campaign e fundou a National Viewers 'and Listeners' Association em 1965. Em 2008, Toby Young escreveu em um artigo para o The Independent: "Na questão mais ampla de se o sexo e a violência na TV levaram a Como um colapso moral geral na sociedade como um todo, o júri ainda está fora. Ninguém duvida que a civilização ocidental esteja à beira do abismo ... mas é injusto culpar inteiramente a BBC2 e o Channel 4 ".

Em 2005, a transmissão da BBC de Jerry Springer: The Opera provocou 55.000 reclamações, e provocou protestos da organização cristã Christian Voice, e um processo privado contra a BBC pelo Christian Institute. Uma intimação não foi emitida.

Em 2007, o Sínodo Geral da Igreja da Inglaterra afirmou que programas como Celebrity Big Brother e Little Britain estavam erodindo os padrões morais. O Sínodo criticou as tendências de radiodifusão que "exploram a humilhação dos seres humanos para entretenimento público", e apelou a pesquisas para determinar o impacto comportamental das imagens sexuais ou violentas.

Programação[editar | editar código-fonte]

A televisão britânica difere de outros países, como os Estados Unidos, na medida em que os programas produzidos no Reino Unido geralmente não têm uma longa temporada de cerca de 20 semanas. Em vez disso, eles são produzidos em uma série, um conjunto de episódios variando em duração, geralmente exibidos ao longo de um período de alguns meses.

Serviços de vídeo na Internet[editar | editar código-fonte]

A TV via Internet pode ser transmitida ou baixada e consiste em conteúdo amador ou produzido profissionalmente. No Reino Unido, a maioria das emissoras oferece serviços de TV que permitem a visualização da TV por uma após a transmissão. O vídeo on-line pode ser visualizado por meio de dispositivos móveis, computadores, TVs equipadas com conexão à Internet incorporada ou TVs conectadas a um conversor externo, um dispositivo de streaming ou um console de jogos. A maioria dos provedores de TV aberta integrou seus set-top-boxes com vídeo na Internet para fornecer uma transmissão híbrida e serviço online.

Serviços de catch-up[editar | editar código-fonte]

Desde 2006, os proprietários de canais e produtores de conteúdo do Reino Unido vêm criando serviços de Internet para acessar seus programas. Muitas vezes, eles estão disponíveis para uma janela após a programação da transmissão. Esses serviços geralmente bloqueiam usuários fora do Reino Unido.

Nome do Serviço Proprietário Canais de transmissão com catch-up Período de Catch-up Conteúdo adicional Streamed Download Grátis/pago Site
All 4 Channel Four Television Corporation Channel 4, E4, More4, 4seven, 4Music 30 dias Sim Sim Sim Grátis [6]
BBC iPlayer BBC BBC channels, S4C 30 dias Sim Sim Sim Grátis [7]
Clic S4C S4C 7 dias Não Sim Não Grátis [8]
ITV Hub ITV plc ITV, ITV2-4, ITVBe, CITV 30 dias Não Sim Com assinatura Streaming: Grátis

Assinatura Opcional ||[9]

My5 Viacom International Media Networks Europe Channel 5, 5USA, 5STAR, 5Spike 30 dias Sim Sim Não Grátis [10]
Sky Go Sky UK Up to 65 channels[11] Desconhecido Conjuntos de caixas com assinatura adicional Sim Com assinatura adicional Subscrição [12]
STV Player STV Group STV, STV2 30 dias Não Sim Não Grátis [13]
UKTV Play UKTV Media Dave, Really, Yesterday, Drama 30 dias Sim Sim Não Grátis [14]

Serviços de vídeo on-line para conteúdo produzido profissionalmente[editar | editar código-fonte]

Existem inúmeros serviços on-line voltados para o Reino Unido, oferecendo uma combinação de opções de assinatura, aluguel e compra para a exibição de TV on-line. A maioria está disponível através de qualquer conexão com a Internet, no entanto, alguns exigem uma conexão de banda larga específica. Alguns serviços vendem serviços de terceiros, como o Prime Video da Amazon. Por questões de brevidade, a tabela a seguir não inclui serviços de catch-up ou somente amador, canais individuais, distribuidores de conteúdo ilegal ou adulto, serviços que apenas redistribuem canais de transmissão gratuitos ou serviços que não são direcionados ao Reino Unido.

Serviço Proprietário Disponibilidade
All 4 Channel 4 Television Corp Internet
BBC iPlayer BBC Internet
BT TV BT Group Banda Larga BT
Curzon Home Cinema Curzon Cinemas Internet
DisneyLife Disney Internet
EE TV BT Group EE banda larga
Google Play Google Internet
Hayu NBC Universal Internet
iTunes Apple Internet
My 5 Viacom Int'l Media Networks Internet
Netflix Netflix Internet
NOW TV Sky UK Ltd Internet
Plusnet TV BT Group Banda larga Plusnet
Prime Video Amazon.com, Inc Internet
Sky Go Sky UK Ltd Internet
Sky Sports Mobile Sky UK Ltd Internet
Sky Store Sky UK Ltd Internet
TalkTalk TV TalkTalk Group Banda larga TalkTalk
TV Player Simplestream Internet
UKTV Play UKTV Media Internet
YouTube Movies Google Internet

Canais[editar | editar código-fonte]

Lista de canais em ordem alfabética.

0-9[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
4Music Box Television
5* Northern & Shell
5USA Northern & Shell

A[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
AIT International UK Entertainment Limited
Alibi UKTV (BBC Worldwide/Scripps Networks Interactive)
Al Jazeera English Al Jazeera
At The Races British Sky Broadcasting

B[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
B4U Movies B4U
BBC One BBC
BBC Two BBC
BBC Three BBC
BBC Four BBC
BBC HD BBC
BBC Alba BBC/MG Alba
BBC News BBC
BEN Greener Technology Limited
BET Viacom
Bio. AETN UK
Bliss CSC Media Group
Body In Balance Body In Balance Ltd
British Eurosport Groupe TF1

C[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
C9TV C9TV
CBBC BBC
CBeebies BBC
CBS Action CBS Chello Zone
CBS Drama CBS Chello Zone
CBS Reality CBS Chello Zone
Challenge Living TV Group (British Sky Broadcasting)
Channel 4 Channel Four Television Corporation
Channel 5 Northern & Shell
Channel AKA Mushroom TV
Channel M Mint Group
Chart Show TV CSC Media Group
Chelsea TV Chelsea F.C.
CITV ITV Digital Channels Ltd (ITV plc, CITV Breakfast Ltd.)
Clubland TV Penny Street TV Limited
Comedy Central Paramount British Pictures (Viacom/British Sky Broadcasting)
Comedy Central Extra Paramount British Pictures (Viacom/British Sky Broadcasting)
Controversial TV Edge Media
Current TV Current Media, Inc.

D[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
Dance Nation TV CSC Media Group
Dave UKTV (BBC Worldwide/Scripps Networks Interactive)
Dave ja vu UKTV (BBC Worldwide/Scripps Networks Interactive)
Discovery Discovery Networks Europe
Discovery Home & Health Discovery Networks Europe
Discovery Real Time Discovery Networks Europe
Discovery Shed Discovery Networks Europe
Discovery Travel & Living Discovery Networks Europe
Diva TV NBC Universal Global Networks
DMAX Discovery Networks Europe

E[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
E! Comcast
E4 Channel Four Television Corporation
ESPN ESPN Inc. (The Walt Disney Company/Hearst Corporation)
ESPN America ESPN Inc. (The Walt Disney Company/Hearst Corporation)
ESPN Classic ESPN Inc. (The Walt Disney Company/Hearst Corporation)
Eurosport 2 Groupe TF1
Extreme Sports Chello Zone

F[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
Fashion TV Michel Adam Lisowski
Film 24 Wicked TV
Film4 Channel 4 Television Corporation
Fitness TV Fitness TV Limited
Flaunt CSC Media Group
Flava CSC Media Group
Food Network Scripps Networks Interactive
Fox News Channel Fox News Network LLC (News Corporation)
France 24 Groupe TF1/France Télévisions
FX Fox International Channels (News Corporation)

G[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
Gala TV Gala Group
Gay Date TV Euro Digital Corporation Limited
Gay Network 4D Interactive Limited
Gay TV Northern and Shell
Gems TV The Colourful Company Group Ltd.
Gems TV 2 The Colourful Company Group Ltd.
Geo News Independent Media Corporation
GEO UK Independent Media Corporation
Glory TV Glory TV Ltd.
GOD TV The Angel Foundation
GOD Europe The Angel Foundation
G.O.L.D. UKTV (BBC Worldwide/Scripps Networks Interactive)
Good Food UKTV (BBC Worldwide/Scripps Networks Interactive)

H[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
Hallmark Channel NBC Universal Global Networks
Horse & Country TV Horse & Country TV Limited
History A&E Television Networks/BSkyB
Home UKTV (BBC Worldwide/Scripps Networks Interactive)
House of Fun House of Fun TV Limited
Hustler TV LFP Broadcasting

I[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
Ideal World Ideal Shopping Direct plc
Ideal World 2 Ideal Shopping Direct plc
Ideal World 3 Ideal Shopping Direct plc
Information TV
Inspiration Network
Islam Channel Islam Channel Limited
ITV ITV Network Limited
ITV2 ITV Digital Channels Ltd (ITV plc)
ITV3 ITV Digital Channels Ltd (ITV plc)
ITV4 ITV Digital Channels Ltd (ITV plc)
ITV HD ITV Digital Channels Ltd (ITV plc)

J[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
JML
JML Active
JML Innovation
JML Cookshop
The Jewellery Channel The Jewellery Channel UK Ltd.
Jewellery Maker The Colourful Company Group Ltd.

K[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
Kerrang! TV Box Television Ltd
KICC TV
Kiss TV Box Television Ltd
Kix! CSC Media Group

L[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
LFC TV Liverpool F.C./Setanta Sports
Live Roulette TV Netplay TV Broadcasting Limited
Live XXX Babes Satellite Entertainment Limited
Living Living TV Group (British Sky Broadcasting)
Livingit Living TV Group (British Sky Broadcasting)
Loveworld TV Loveworld Ltd.
Lucky Star Escape Channel Limited
Luxe TV DVL TV S.A.

M[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
Magic TV Box Television Ltd
MATV Vinod Popat
MAX Multi Screen Media Pvt. Ltd.
Max TV Datel Holdings Ltd.
Men & Motors ITV Digital Channels Ltd (ITV plc)
Men&Movies Dolphin Broadcast Services Ltd.
More4 Channel 4 Television Corporation
Motors TV
Movies 24 NBC Universal Global Networks
Movies4Men Dolphin Broadcast Services Ltd.
Movies4Men 2 Dolphin Broadcasting Services Ltd.
MTA Ahmadiyya Muslim Community
MTV Base MTV Networks Europe
MTV Dance MTV Networks Europe
MTV Hits MTV Networks Europe
MTV One MTV Networks Europe
MTV Two MTV Networks Europe
MTV R MTV Networks Europe
MTVNHD MTV Networks Europe
Music Choice Music Choice Europe Ltd.
Music Choice Extra Music Choice Europe Ltd.
Music India Media Worldwide Pvt. Ltd.
Manchester United TV Manchester United F.C./British Sky Broadcasting
My Channel ETV/AIM

N[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
National Geographic Channel NGC-UK Partnership (National Geographic Society/Fox International Channels)
National Geographic Wild NGC-UK Partnership (National Geographic Society/Fox International Channels)
NDTV 24x7 NDTV
NDTV Imagine NDTV
NHK World NHK
Nick Jr. Nickelodeon UK (MTV Networks Europe/British Sky Broadcasting)
Nick Jr. 2 Nickelodeon UK (MTV Networks Europe/British Sky Broadcasting)
Nickelodeon Nickelodeon UK (MTV Networks Europe/British Sky Broadcasting)
Nicktoons Nickelodeon UK (MTV Networks Europe/British Sky Broadcasting)
NME TV CSC Media Group
Nollywood Movies Nollywood Movies Limited
Noor TV Al Ehya Digital Television Ltd.
Northern Birds Satellite Entertainment Limited
NTA International Nigerian Television Authority

O[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
Ocean finance Canis Media
Omusic TV Open Access Group
Open Heaven TV
OBE TV New OBE Channel Ltd.
Open Access 2 Open Access Group
Open Access 3 Open Access Group
Over 18 TV Over 18 TV Ltd.

P[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
PCNE Chinese Phoenix Television
Peace TV Zakir Naik
Pitch TV Pitchwell Group Ltd.
Pitch World Pitchwell Group Ltd.
Playboy TV Playboy Enterprises
Playhouse Disney Disney-ABC Television Group
Pop Girl CSC Media Group
POP! CSC Media Group
Press TV Press TV
price-drop tv sit-up Ltd
Propeller TV Image Channel Company Limited
Psychic TV Majestic TV Limited
PTV Global Pakistan Television Corporation
PTV Prime Pakistan Television Corporation
Pub Channel British Sky Broadcasting

Q[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
Q Box Television Ltd
QUEST Discovery Networks UK
QVC QVC

R[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
Rabbit Chat And Date Teletext Ltd
Racing UK Racing Post/31 UK Racecourses
Real Madrid TV Real Madrid C.F.
Really UKTV (BBC Worldwide/Scripps Networks Interactive)
Record TV International Record TV Network
Red Hot TV Northern and Shell
Revelation TV Revelation TV Limited
Rocks TV The Colourful Company Group Ltd.
Rush HD Rainbow Media
Russia Today RIA Novosti

S[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
S4C Digidol Welsh Fourth Channel Authority
S4C2 S4C
SAB TV Multi Screen Media Pvt. Ltd.
Sangat TV Sangat TV Limited
Super casino Netplay group
Sci-Fi NBC Universal Global Networks
Scuzz CSC Media Group
Setanta Ireland Setanta Sports
Setanta Sports 1 Setanta Sports
Seven Immage Studios Ltd
Sony TV Asia Sony Pictures Entertainment
Shop on TV Jungle.uk.com Ltd.
Shorts TV
Sikh Channel TV Legal Limited
Sikh TV Sikh Media Limited
Smile TV 2 Cellcast group
Sky1 British Sky Broadcasting
Sky2 British Sky Broadcasting
Sky3 British Sky Broadcasting
Sky Arts 1 British Sky Broadcasting
Sky Arts 2 British Sky Broadcasting
Sky Box Office British Sky Broadcasting
Sky Customer Channel British Sky Broadcasting
Sky Movies Action & Thriller British Sky Broadcasting
Sky Movies Classics British Sky Broadcasting
Sky Movies Comedy British Sky Broadcasting
Sky Movies Drama British Sky Broadcasting
Sky Movies Family British Sky Broadcasting
Sky Movies Indie British Sky Broadcasting
Sky Movies Modern Greats British Sky Broadcasting
Sky Movies Premiere British Sky Broadcasting
Sky Movies Sci Fi & Horror British Sky Broadcasting
Sky Movies Screen 1 British Sky Broadcasting
Sky Movies Screen 2 British Sky Broadcasting
Sky News British Sky Broadcasting
Sky Poker British Sky Broadcasting
Sky Sports 1 British Sky Broadcasting
Sky Sports 2 British Sky Broadcasting
Sky Sports 3 British Sky Broadcasting
Sky Sports 4 British Sky Broadcasting
Sky Sports News British Sky Broadcasting
Sky Travel British Sky Broadcasting
Sky Vegas British Sky Broadcasting
Smart Live Casino TV
Smash Hits Box Television Ltd
SmileTV 3 Cellcast Group
Speed auction TV Sit-up Ltd
STAR Gold STAR TV
STAR News STAR TV
STAR One STAR TV
STAR Plus STAR TV
Starz Video Interactive Television
Stop + Shop Thane International Inc.

T[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
Takbeer TV Takbeer TV Limited
TBN Europe
TCM Turner Broadcasting System Europe (Time Warner)
TCM 2 Turner Broadcasting System Europe (Time Warner)
Teachers' TV Education Digital Ltd. / Education Digital Management Ltd.
Teletext Holidays Teletext Ltd.
Television X
Thane Direct Thane International Inc.
Thomas Cook TV
Tiny Pop CSC Media Group
Travel Channel
True Movies Moving Movies Ltd (CSC Media Group)
True Movies 2 Moving Movies Ltd (CSC Media Group)
TV Shop

U[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
UCB TV
UK Entertainment Channel
Unexplained Channel Monster Pictures

V[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
The Vault CSC Media Group
VH1 MTV Networks Europe
VH1 Classic MTV Networks Europe
Virgin1 Living TV Group (British Sky Broadcasting)
Vision News TV Vision-News.TV Ltd
VIVA MTV Networks Europe

W[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
Watch UKTV (BBC Worldwide/Scripps Networks Interactive)
Wedding TV
Wedding TV Asia
Wonderful
Word Network

X[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
Xplicit XXX
Xtreme Babes

Y[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
Yesterday UKTV (BBC Worldwide/Scripps Networks Interactive)
York@54 EBS New Media

Z[editar | editar código-fonte]

Canal Propriedade
Zee Cinema Zee Network
Zing Zee Network
Zee TV Zee Network
Zone Horror Chello Zone

Referências

  1. «television production sector review». Ofcom. Consultado em 13 de fevereiro de 2012. Arquivado do original em 8 de Outubro de 2008 
  2. Our businesses Arquivado em 17 de Agosto de 2007 no Wayback Machine.
  3. Steve Hewlett (16 de Setembro de 2007). «Media FAQ: Is Grade's ITV strategy right? | Media». The Guardian. Consultado em 13 de Fevereiro de 2012 
  4. «Granada Media, a world leader in television production and distribution». Granadamedia.com. Consultado em 13 de Fevereiro de 2012 
  5. «BBC governors set to be scrapped». BBC News. 2 de Março de 2005. Consultado em 18 de Junho de 2006 
  6. «All 4». Channel 4. Consultado em 3 de março de 2016 
  7. «BBC iPlayer» 
  8. «Watch S4C» 
  9. «ITV Hub». ITV. Consultado em 3 de março de 2016 
  10. «My5» 
  11. http://www.sky.com/shop/sky-bundles/
  12. «Sky Go» 
  13. «STV Player» 
  14. «UKTV Play»