Televisão da Associação Académica de Coimbra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
tvAAC
Televisão da Associação Académica de Coimbra
Televisão da Associação Académica de Coimbra
Tipo Canal de televisão

Web TV

País Portugal Portugal
Fundação 27 de Novembro de 2003
Presidente Diogo Teles Mateus
Sede 5º Piso do Edifício da Associação Académica de Coimbra, Rua Padre António Vieira, nº1, Coimbra, 3000-315, Portugal
Slogan De Estudantes Para Estudantes.
Página oficial [[1]]

A tvAAC (Secção de Televisão da Associação Académica de Coimbra) é a televisão da academia coimbrã, sendo o elemento mais recente da imprensa da Associação Académica de Coimbra (AAC) constituída pelo Jornal Universitário A Cabra e pela Rádio Universidade de Coimbra.

A TV iniciou as suas emissões no circuito interno da AAC e em várias plataformas Web tendo se fixado por fim na plataforma Youtube como alojamento primário dos seus conteúdos em 2007.

Actualmente a tvAAC continua a usar o Youtube como canal primário tendo no entanto começado a experimentar outras plataformas para diferentes tipos de conteúdo, em 2016 o canal adoptou também a pratica usada em diversas redacções de canais televisivos no qual o Website serve não só para publicar conteúdo audio-visual mas também, ocasionalmente noticias compostas apenas por elementos textuais.

História[editar | editar código-fonte]

A Televisão da Associação Académica de Coimbra (tvAAC), pró-secção da AAC desde 2003[1] e secção desde 2005,[2] conta actualmente com um variado leque de programas e de produções. Sendo uma televisão de, e para, estudantes.

Para além da linha de programação que tem vindo a ser desenvolvida (tanto a nível da informação como do entretenimento), destacam-se também os workshops e acções de formação (abordando temas como a linguagem audiovisual, a edição não-linear, o jornalismo televisivo, a realização multi-câmara e o VJ).

A nível dos programas, estes encontram-se subdivididos entre vários departamentos.

O departamento de informação é o responsável pela produção do tvZine, o magazine informativo semanal. Neste programa encontram-se as notícias sobre a Academia, a Universidade e a Cidade, dedicando ainda espaço para a Revista de Imprensa, para o espaço de Entrevista e, pontualmente, reportagem. Este departamento está também presente em todas as Festas das Latas e Imposição de Insígnias e Queimas das Fitas, através de peças informativas.

Os departamentos de Programação e Produção são os responsáveis pelos restantes programas.

Neste sector encontram-se programas com várias temáticas: Desporto; Cultura; Cinema; Literatura; Comédia; Jogos; Sites; Noite de Coimbra.

Há também outras actividades organizadas pela nossa secção, como o Até Breves (um concurso de curtas-metragens), Emissões Especiais e, em todas as Festas das Latas e Queimas das Fitas, o "Mãe estou na tv", onde os estudantes são convidados a deixar a sua mensagem.

Aos nossos colaboradores e sócios é dada também a possibilidade de participarem nos departamentos de Administração e Tesouraria (responsáveis pela parte mais logística da tvAAC), ou no departamento da Técnica, que gere a parte funcional, tornando possível a realização de todos os conteúdos da nossa secção.

Convém ainda salientar que a tvAAC tem como principais objectivos: a difusão de informação relativa à academia e à realidade local, regional, nacional e internacional; a divulgação, análise e formação dos sócios no domínio da arte e técnica audiovisual e produção de audiovisuais gerais e de índole pedagógico-didático.

Todos os nossos conteúdos encontram-se visíveis no nosso circuito interno (através de televisões espalhadas pelo edifício da AAC e das cantinas), estando também disponíveis no nosso site, em http://tvaac.pt/

Dos 6 anos de actividade realizaram-se uma série de trabalhos dos quais se destacam os seguintes:

Eventos próprios (eventos produzidos pela própria tvAAC)

Queima 24: No âmbito das actividades culturais da Queima das Fitas, a tvAAC não quis deixar de dar a sua contribuição, organizando um novo concurso de curtas-metragens. O conceito deste concurso distingue-se pelo facto das curtas-metragens a concurso serem totalmente produzidas em 24 horas, a partir de um tema atribuído pela organização, aquando do início dessas 24 horas.

Até Breves 2005 a 2010: Concurso de curtas-metragens integrado na Semana Cultural da UC, teve como objectivo promover as criações de jovens cineastas estudantes. Os trabalhos vencedores, para além de serem premiados, percorrem diferentes espaços em todo o país, nomeadamente as FNAC’s de Lisboa, Porto, Coimbra, Faro e Viseu.

Programas especiais: Não deixando passar as datas importantes (17 de Abril, 25 de Abril, Queimas das fitas e Festas das Latas) para os estudantes e para a academia, a tvAAC tem vindo a criar programas e tertúlias com convidados especiais.

Registo vídeo de eventos

Foram filmados diferentes eventos, por iniciativa própria ou a pedido de outras entidades que pretendiam guardar o registo vídeo, muitos deles recorrendo a realização multi-câmara: Gala de Abertura do Encontro Internacional de Coros Mistos ; III e IV Galas Rede UC; Assembleias Magnas, Eleições e Debates para a DG/AAC; FlashMob Queima das Fitas 2010; Mariza no Pátio das Escolas; 120 a Tuna; Red Bull Gravity Challenge; 8 Badaladas; XII e XIV Festuna; Allstar Game da Pró-Liga; Tunalidades; Homenagem a José Afonso, entre outros.

Acções de formação

Ciclos de workshops teóricos e práticos sobre televisão e vídeo, abrangendo diversos temas: Informática para televisão; Workshop Colocação de Voz; Jornalismo Televisivo; Vídeo-Arte Performativa; Câmara e Edição de Vídeo; Técnica de Televisão e Vídeo; Videografismo; Produção de Audiovisuais; Realização multi-câmara.

Programas e Produções[editar | editar código-fonte]

Activos[editar | editar código-fonte]

tvZine - O programa noticioso da tvAAC , é um dos mais antigos do canal e foi cancelado em 2013 tendo sido reactivado em 2015 no qual o programa sofreu um rebranding total levado a cabo pelo então presidente do conselho de administração. A coordenação editorial ficou a cargo de Jónatas Laranjeira e a pivot escolhida foi Inês Pereira. A razão pelo qual o programa foi cancelado em 2013 prende-se com o facto da tvAAC ter começado a lançar todas as peças informativas de modo isolado (pratica que ainda mantém), ainda assim e por decisão unânime da direcção o programa foi reactivado juntando todas as peças do mês em questão. Actualmente o tvZine possui uma vertente emitida em directo, o tvZine Flash tem também um espaço de entrevistas e uma regularidade mensal.

Conversas de Café - Programa informativo criado em 2014 com o objectivo de dar a conhecer personalidades de renome da academia coimbrã e do país no geral. O programa, de autoria de Rita Morais, Rita Cruz e Pedro Gonçalves dos Santos, com grafismo de Bruno Figueirdo conta com convidados como Ruy de Carvalho, António Raminhos, Nilton e com nomes da academia como os presidentes da DG/AAC Bruno Matias e Ricardo Morgado (esteve previsto um episódio com José Dias que nunca chegou a ser gravado por motivos de agenda do ex-presidente) assim como com o Dux Veteranorum da Universidade de Coimbra, o Reitor da Universidade de Coimbra e com os presidentes das secções de imprensa da AAC. Em Janeiro de 2017 o humorista Rui Sinel de Cordes fez saber que seria o próximo convidado do programa.

Pó de Palco - O programa dedicado à cultura é o sucessor do "Puf!". As baixas audiências e desorganização geral do departamento de programação fizeram com que o programa fosse suspenso durante algum tempo sendo que foi reactivado num novo formato pela direcção da tvAAC de 2016, mais uma vez o grafismo ficou a cargo de Bruno Figueiredo e a coordenação do programa a cargo de Inês Lourenço.

Mãe Estou na TV! - Juntamente com o tvZine, o "Mãe" foi um dos primeiros programas a serem criados. Neste programa de cariz humorístico o público é o principal actor sendo que devem deixar a sua opinião sobre uma frase pré determinada pela tvAAC (ou por vezes pelo próprio publico em passatempos próprios). O programa é gravado apenas nas Noites do Parque (Queima das Fitas) e na Festa das Latas e Imposição de Insígnias, no entanto foram feitas algumas edições especiais, nomeadamente no Welcome Caloiros (ISEC), na recepção aos caloiros e na Universidade de Verão. Recentemente o "Mãe" passou a levar consigo as mascotes do programa (o logótipo da TV) sendo que na Festa das Latas a mascote é a torre da Universidade, algo que fez com que o nome do programa nessa altura passe para "Mãe Estou com a Cabra" embora mantenha o mesmo formato. O programa neste momento está a ser coordenado por Jónatas Laranjeira

Road to Queima - Criado em 2014 em conjunto com a Comissão Organizadora da Queima das Fitas, o programa segue todo o processo de preparação da Queima assim como todos os eventos integrados na festa. Actualmente o Road to Queima é feito de peças lançadas individualmente

Cancelados[editar | editar código-fonte]

“PUF”, 19 edições de um magazine cultural quinzenal;

“O Dom da Palavra”, 15 edições de um magazine sobre literatura;

“Papiro Digital”, 20 edições de um magazine sobre os sites do momento;

“The Trailer Show”, 32 edições de um magazine sobre cinema;

“Vício dos Jogos”, 12 edições de um programa relativo a jogos para consolas;

Apito final”, 57 edições do magazine desportivo semanal que promove as secções desportivas da AAC bem como os seus feitos. Está previsto o regresso deste programa no mandato de 2017;

“Roteiro da Noite”, 9 edições do programa que dá a conhecer os vários locais da noite de Coimbra;

“Tul&Crem”, 2 edições do programa humorístico da tvAAC;

"Ponta da Língua" - Criado em 2014, o programa é o único a manter o mesmo apresentador ao longo de toda a sua existência. Tal como o "Mãe estou na TV!" o programa de comédia coordenado e apresentado por Pedro "GPS" Santos segue o formato vox-pop no qual o apresentador coloca uma pergunta fora do comum ao público de modo a obter respostas caricatas. Este programa nunca foi gravado fora da Queima das Fitas ou Festa das Latas. Com a saída do apresentador da tvAAC no final do seu mandato, o programa terminou.

Outras Produções[editar | editar código-fonte]

“Manual do Caloiro 2008 e 2009”, manual interactivo para os novos estudantes da UC;

“Especial Nova Imagem tvAAC”, uma produção com conteúdos humorísticos, para registar a mudança da linha gráfica da tvAAC, satirizando ainda os assuntos do momento. (Out 2009);

“Vj”, nas últimas festas académicas, a tvAAC marcou presença nas tendas do recinto com 1 VJ (Latada 2009), com 2 Vjs (Queima 2010) e com 1 VJ (Queima 2013);

“LipDub”, a tvAAC filmou e pós-produziu o LipDub da AAC em Julho 2010;

“Rockluso”, produção de um vídeo do género “cartão de identidade” a pedido de uma banda portuguesa. (Abril 2010);

"Concerto Balada a Coimbra" - Concerto do Grupo de Fado "Amanhecer" gravado pela tvAAC em 2016;

Universidade de Verão - Programa dedicado a cobrir as actividades da Universidade de Verão organizada pela DG/AAC em conjunto com a Universidade de Coimbra

MegaQuímicas - Desde 2014 que a tvAAC está responsável pela cobertura do Mega Químicas organizado pelo NEQ/AAC.

Noite dos Horários - Em 2016 a tvAAC foi contratada pelo Bar AAC para cobrir a Noite dos Horários do primeiro semestre. A segunda Noite dos Horários será em Fevereiro sendo que a comissão organizadora renovou a parceria com a tvAAC

I Ciclo de Concertos de Natal da Sé Velha de Coimbra - Orfeon Académico de Coimbra - O Orfeon solicitou a cobertura em directo do I Ciclo de Concertos de Natal em 2016, infelizmente os mesmos foram incapazes de fornecer as condições necessárias para a ligação à Web o que impossibilitou o directo, a tvAAC gravou o evento sendo que na data em que o mesmo deveria ser publicado o Orfeon pediu que o vídeo não fosse divulgado por ordem do maestro.

Bloopers tvAAC - Todos os anos é tradição no aniversário da tvAAC fazer um convívio com todos os membros da casa no qual são exibido os Bloopers do ano que passou. Este vídeo nunca é divulgado publicamente

Spot Queima das Fitas 2015 - A tvAAC juntou-se à Comissão Organizadora da Queima das Fitas 2015 para produzir o Spot oficial das Noites do Parque. O spot foi escrito e dirigido por João Couceiro e Castro e conta com banda sonora de DJ Ride que apadrinhou essa edição do festival

Spot Festa das Latas e Imposição de Insíginias 2015 - O Spot da Latada de 2015 foi encomendado pela DG/AAC à tvAAC dando total liberdade criativa à casa. Escrito por Luís Moniz (Coordenador da Cultura da DG/AAC), Pedro Gonçalves dos Santos (tvAAC) com a colaboração de João Couceiro e Castro (COQF15), o spot, internamente designado por "Épico", tinha como intuito publicitar a actuação dos grupos académicos na Festa das Latas. A pós-produção visual e sonora do spot esteve a cargo de Diogo Cunha, o Spot contou também com a colaboração da Rádio Universidade de Coimbra

Spot Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2014 - A edição de 2014 da Latada foi a primeira a contar com a tvAAC como peça fundamental da sua divulgação sendo que para esta foram produzidos dois spots, um para o evento na generalidade (que contou com a participação de Vasco Quaresma, na altura coordenador da cultura da DG/AAC e membro da TMUC) e um para os grupos académicos. Os spots foram escritos por Andreia Sofia Antunes (na altura coordenadora de imagem da DG/AAC) e contaram com a produção de Tiago Martins Andrade. Em 2015 a parceria DG/AAC - tvAAC foi renovada sendo que em 2016 a DG/AAC optou por ficar ela responsável pela comunicação sendo que a tvAAC apenas forneceu o material de gravação.

Spots variados DG/AAC - A tvAAC tem também a seu cargo a produção de spots diversos para as entidades da casa, em 2015 foi produzido um spot para o gabinete de saídas profissionais da DG/AAC para divulgação interna.

Emissões especiais[editar | editar código-fonte]

Após a construção do sistema "tvAAC GO Live 2.0" a tvAAC passou a apostar ainda mais nas emissões em directo (Live Streams) algo que já fazia antes mas com recurso a outras plataformas.

Algumas das emissões especiais produzidas em directo pela tvAAC nos últimos anos foram:

Especial Noite Eleitoral - Todos os anos a tvAAC produz uma grande emissão em directo com o intuito de acompanhar a noite eleitoral das eleições para os corpos gerentes da AAC. Esta é a produção mais complexa e que mais recursos envolve uma vez que só para a régie são necessárias pelo menos 5 pessoas para operar a emissão mais uma equipa de jornalistas, assistentes de produção, técnicos, operadores de imagem e pivots. A velocidade a que os resultados saem e os imprevistos que ocorrem todos os anos obrigam a um planeamento da emissão a um nível totalmente diferente das restantes emissões ao longo do ano. De modo a cobrir os tempos mortos e qualquer imprevisto que possa ocorrer a semana que antecede a noite eleitoral é ocupada com gravações de peças alusivas ao escrutínio que são emitidas na noite eleitoral geralmente na altura em que os pivots estão a compilar resultados para anunciar posteriormente, é também tradição entrevistar o presidente cessante assim como um ex-presidente da academia.

Assembleias Magnas - Desde a sua fundação que a tvAAC emite em directo todas as assembleias magnas da Associação Académica de Coimbra juntamente com a Rádio Universidade de Coimbra, neste directo a magna é emitida na íntegra com ocasionais pontos de situação feitos pelos jornalistas da tvAAC durante os tempos mortos das magnas sendo que no final de cada assembleia geralmente existe um espaço para entrevistas. Todas as magnas ficam arquivadas e disponíveis para consulta prévia.

Serenata Monumental da Queima das Fitas de Coimbra - Desde 2015 que a tvAAC é responsável pela emissão da Serenata Monumental. Esta é a única emissão na qual a tvAAC aluga material externo algo que geralmente é feito em conjunto com a Secção de Fado.

Sarau de Gala da Queima das Fitas

Serenata da Festa das Latas e Imposição de Insígnias

Noites do Parque

Festa das Latas e Imposição de Insígnias

Encontro Nacional de Dirigentes Associativos (Privado)

Gala de Solidariedade do Núcleo de Estudantes de Química

FESTUNA - Festival da Estudantina Universitária de Coimbra (Várias edições)

Cantar de Estudante - Festival da Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra (Várias edições)

Trovador - Festival da FAN-Farra Académica de Coimbra (Todas as edições)

Tunalidades - Festival das FANS (Várias edições)

Lágrimas de Amores - Festival do Coral Quecofónico do Cifrão (Várias edições)

Boticários - Festival da Phartuna

Imperivs - Festival da Imperial TAFFUC

Panaceia - Festival da Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra

(Re)Cordas - Festival da Desconcertuna

ENEI 2015 - Encontro nacional de Estudantes de Informática, organizado pelo NEI/AAC

ENDA Coimbra - A pedido da DG/AAC a tvAAC emitiu o Encontro Nacional de Dirigentes Associativos na área privada do site do evento

Departamento de Serviços e Produções Críticas[editar | editar código-fonte]

Com o aumento exponencial de pedidos de serviços audiovisuais e apoio logístico, em 2016 surgiu a necessidade de criar um grupo de trabalho dedicado exclusivamente a serviços externos.

O DSPC, é um departamento informal, não existente nos estatutos da secção constituído por elementos mais experientes que possam assegurar um serviço com qualidade profissional para clientes externos à academia e não só.

Para além de uma lista de clientes com quem a tvAAC trabalhou, da qual se destaca a emissão em directo da competição "Trilho dos Abutres" em 2016, este é também o grupo que fica encarregue de emissões internas mais sensíveis nomeadamente a Serenata Monumental da Queima das Fitas de Coimbra que desde 2015 está a cargo da tvAAC.

Em algumas das produções deste departamento a tvAAC age apenas como produtora nem sempre sendo a emissora.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]