Saltar para o conteúdo

Telhado de quatro águas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para os formatos de telhado que envolvem hipa, veja [[]].
Um bungalow elevado em Chicago com telhado de quatro águas
Uma casa com telhado de quatro águas na cidade de Khammam, Índia

Um telhado de quatro águas (em inglês: hip roof, hip-roof[1] ou hipped roof) é um tipo de telhado em que todos os lados inclinam para baixo em direção às paredes — portanto, um telhado de quatro águas não tem empenas nem outras faces verticais do telhado. Variações de telhados de quatro águas incluem o telhado de quatro águas simples (o mais comum, quatro planos encontrando-se em uma cumeeira central), o telhado piramidal (base quadrada em que os quatro lados triangulares se encontram em um único pico), o telhado de quatro águas cruzado (com várias cumeeiras que se cruzam em edifícios em formato de L ou T) e o telhado meia-hipa (em que as extremidades com empena são parcialmente “cortadas” por uma pequena água). Outras variações incluem o telhado gablet ou frontão holandês (uma seção de empena no topo de um telhado de quatro águas), o telhado mansarda (um telhado de quatro águas com duas inclinações diferentes em cada lado) e o telhado de quatro águas com vales (hip-and-valley, frequentemente uma mescla para estruturas complexas).

Um telhado de quatro águas quadrado tem a forma de uma pirâmide. Em casas, telhados de quatro águas podem ter dois lados triangulares e dois trapezoidais. Um telhado de quatro águas em planta retangular tem quatro faces. Elas quase sempre têm a mesma inclinação, o que torna o conjunto simétrico em relação aos eixos centrais. Telhados de quatro águas costumam ter fáscia em nível constante, permitindo instalar calha em todo o perímetro. Telhados de quatro águas frequentemente têm mansardas com laterais inclinadas.

Construção

[editar | editar código]
Construção de telhado de quatro águas no norte da Austrália mostrando treliças pregadas. As peças azuis são ripas ou terças metálicas perfiladas
Telhado de quatro águas comum em planta retangular, com águas subindo até a cumeeira
Telhado “pavilhão”, em planta quadrada, com águas convergindo para um pico

Telhados de quatro águas podem ser construídos sobre uma grande variedade de plantas. Cada cumeeira fica centralizada sobre o retângulo do edifício abaixo dela. As faces triangulares do telhado são chamadas de “extremidades de quatro águas” (hip ends) e são delimitadas pelas próprias “hipas” (hips). As hipas e os caibros das hipas se apoiam nos cantos externos do edifício e sobem até a cumeeira. Onde o edifício tem um canto interno, um vale faz a união entre as superfícies inclinadas (e é sustentado por um caibro de valevalley rafter). Telhados de quatro águas têm a vantagem de conferir uma aparência compacta e sólida à estrutura. A inclinação (pitch) pode variar.

Na arquitetura residencial moderna, telhados de quatro águas são comuns em bungalows e cottages, e foram centrais em estilos como o American Foursquare. No entanto, eles também foram usados em muitos outros estilos arquitetônicos e em uma ampla gama de estruturas.

Vantagens e desvantagens

[editar | editar código]
Um telhado de quatro águas em planta variada; "h" indica uma hipa e "v" indica um vale

Um telhado de quatro águas é auto-contraventado, exigindo menos contraventamento diagonal que um telhado de duas águas. Assim, telhados de quatro águas são muito mais resistentes a danos causados pelo vento do que telhados de duas águas. Eles não têm grandes faces planas nas extremidades para “pegar” o vento e são inerentemente mais estáveis do que telhados de duas águas. Entretanto, em regiões de furacões, o telhado também precisa ter inclinação acentuada; preferem-se ao menos 35 graus a partir da horizontal. Quando o vento flui sobre um telhado de quatro águas pouco inclinado, o telhado pode se comportar como a asa de um avião. Cria-se então sustentação no lado sotavento. Quanto mais plano o telhado, mais provável isso acontecer. Uma inclinação mais íngreme tende a causar o estol do vento ao passar sobre o telhado, quebrando esse efeito. Se as inclinações forem menores que 35 graus a partir da horizontal, o telhado fica sujeito a sucção (uplift). Acima de 35 graus, além de o vento sofrer estol, a própria pressão do vento tende a “prender” o telhado à parede de apoio.

Uma desvantagem do telhado de quatro águas, em comparação com um telhado de duas águas na mesma planta, é que há menos espaço interno no sótão; o acesso para manutenção é mais difícil; telhados de quatro águas são mais difíceis de ventilar; e não há empena com janela para iluminação natural.[2][3] Acrescentar volumes elegantes e orgânicos é relativamente difícil em casas com telhado de quatro águas.

Variações

[editar | editar código]

Telhado mansarda

[editar | editar código]
Telhado mansarda

Um telhado mansarda é uma variação do telhado de quatro águas, com duas inclinações diferentes em cada lado, sendo a inferior muito mais íngreme que a superior.

Telhado gablet ou frontão holandês

[editar | editar código]
Telhado gablet

Outra variação é o gablet (terminologia do Reino Unido) ou frontão holandês (terminologia do Brasil/Portugal), que tem um telhado de quatro águas com uma pequena empena (o gablet) acima. Esse tipo simplifica a construção do telhado; não são necessárias treliças principais, e ainda assim obtêm-se paredes em nível e beirais consistentes.

O telhado de quatro águas com empena do Leste Asiático é semelhante em conceito ao telhado gablet.

Telhado meia-hipa

[editar | editar código]
Telhado meia-hipa

Um telhado meia-hipa, clipped-gable ou jerkinhead tem empena, mas o topo da empena é substituído por uma pequena água, “quadrando” a parte superior da empena. A borda inferior da meia-hipa pode ter uma calha que conduz de volta para o restante do telhado em um ou ambos os lados. Tanto o telhado gablet quanto o meia-hipa são intermediários entre os tipos com empena e os totalmente de quatro águas: o gablet tem uma empena acima de uma água, enquanto o meia-hipa tem uma água acima de uma empena.

Telhados meia-hipa são comuns na Inglaterra, Dinamarca, Alemanha e especialmente na Áustria e na Eslovênia. Também são típicos de edificações tradicionais em estrutura de madeira na região de Weald no sudeste da Inglaterra.

Telhados meia-hipa às vezes são chamados de “Dutch hip”, mas esse termo se confunde facilmente com “Dutch gable”.

Telhado pavilhão

[editar | editar código]

Um telhado com águas igualmente inclinadas em uma planta quadrada ou de polígono regular, tendo forma piramidal ou quase piramidal.[4] As variantes baixas são típicas em gazebos e outras estruturas de pavilhão. As variantes íngremes de torres ou torres de igreja são conhecidas como telhados piramidais.

Helm renano (telhado helm)

[editar | editar código]

Um telhado pontiagudo visto em um pináculo ou torre, orientado de modo que tenha quatro empenas. Ver a Church of St Mary the Blessed Virgin, Sompting na Inglaterra; ou a Catedral de Speyer e a Catedral de Limburg na Alemanha.

Telhado em tenda

[editar | editar código]

Um telhado em tenda é um tipo de telhado de quatro águas poligonal com águas de forte inclinação que se elevam até um pico ou interseção.

Referências

  1. Curl, James Stevens (2006). Oxford Dictionary of Architecture and Landscape Architecture, 2nd ed., OUP, Oxford and New York, p. 364. ISBN 978-0-19-860678-9.
  2. «Design and Construction Guidance for Community Safe Rooms». FEMA. Consultado em 8 de abril de 2013. Arquivado do original em 13 de junho de 2013 
  3. Grazulis, Thomas P. (1993). Significant tornadoes, 1680–1991. St. Johnsbury, Vt.: Environmental Films. 106 páginas. ISBN 1-879362-03-1 
  4. «Pavilion roof». A Dictionary of Construction, Surveying and Civil Engineering. [S.l.]: Oxford University Press. 18 de abril de 2013. ISBN 978-0-19-953446-3 

Ligações externas

[editar | editar código]