Telhado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Telhado de uma água)
 Nota: Se procura as freguesias portuguesas, veja Telhado (desambiguação).
Telhados de Perúgia, Itália.
Telhados de Antananarivo, Madagascar.

Chama-se vulgarmente de telhado qualquer tipo de cobertura em uma edificação.[1] Porém, o telhado, rigorosamente, é apenas uma categoria de cobertura, em geral caracterizado por possuir um ou mais planos inclinados em relação à linha horizontal (diferente, por exemplo, das lajes planas ou das cúpulas). A cada um destes planos inclinados, dá-se o nome de água.

A principal função do telhado é a mesma que a de qualquer outra cobertura: proteger o espaço interno do edifício das intempéries do ambiente exterior (como a neve, a chuva, o vento, entre outros), também concedendo aos usuários aí localizados privacidade e conforto (através de proteção acústica, térmica, etc). Porém, diferente de outros sistemas de cobertura, o telhado também promove a captação e distribuição das águas pluviais.

Os telhados existem em vários formatos, mas todos, de uma forma geral, são constituídos pela composição de planos inclinados. De todos, o mais simples é o telhado de duas águas (o qual pode ser verificado, por exemplo, nos templos gregos clássicos). Em geral, seu principal elemento construtivo é a telha (que, por sua vez, pode ser constituída de barro, metal ou outros materiais). Normalmente a inclinação das águas de um telhado corresponde às necessidades climáticas da região no qual é construído e da cultura do lugar: alguns telhados na Europa, por exemplo, principalmente nos Alpes, possuem a cumeeira bem elevada, de forma a que os planos inclinem-se em ângulos superiores a 60º, a fim de suportar de maneira mais eficiente o peso extra da neve. Em um país tropical como o Brasil, por exemplo, tal telhado apenas se justificaria por razões estéticas. Os telhados produzidos por populações indígenas, por exemplo, constituídos de palha seca ou sapê, são inclinados em 20º a 30º correspondendo aproximadamente a uma inclinação de 50%, possibilitando um bom escoamento das águas e tornando-o quase inteiramente impermeável.

A inclinação do telhado está diretamente ligada ao tipo de cobertura empregada e a atuação do vento na região. Atentando principalmente para o melhor escoamento das águas pluviais, impedindo a transmissão de umidade para o interior do imóvel.

Principais componentes do telhado[editar | editar código-fonte]

Armações de um telhado.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Uma água[editar | editar código-fonte]

Telhado de uma água (também chamado meia-água) "é metade" de um telhado convencional (duas águas). Trata-se de apenas um plano de telhado e toda a água é projetada para um lado apenas. É o telhado mais simples e barato de construir pois seus apoios são muitas vezes a própria estrutura (as paredes).[2]

Duas Águas[editar | editar código-fonte]

Composto por dois planos podendo ter uma cumeeira no meio.

Quatro Águas[editar | editar código-fonte]

O telhado é cortado por cumeeiras que projetam a água para os quatro lados, produzindo planos inclinados nas quatro direções.

Outros elementos do telhado[editar | editar código-fonte]

Telhados podem misturar diferentes aspectos arquitetônicos, tendo partes em duas águas, meia água e quatro águas, incluindo janelas e a chamada mansarda.

Telhado Ecológico[editar | editar código-fonte]

Existem algumas variedades de telhados ecológicos, entre eles o telhado PET (reciclado de garrafas PET), a telha de tetrapak (reciclado de caixas de leite) e o fibra vegetal[3]. Seus benefícios vão além da reciclagem e sim ao custo pois por ser de um material mais leve exige uma estrutura mais barato para instalação ao comparado as de cerâmica. Outra variação seria o telhado verde que tem como base a vegetação, trazendo inúmeras vantagens para o meio ambiente e para a construção, como por exemplo, tornando a umidade relativa do ar constante e absorvendo melhor sons externos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. telhado in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-11-08 16:30:43]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/telhado
  2. casaeconstrucao.org. «Modelos de telhados: guia completo para a cobertura da casa!». Consultado em 19 de dezembro de 2017 
  3. Construção & Inovação. «Telhas ecológicas: desafios e oportunidades» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Telhado


Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.