Temporada de tufões no Pacífico de 2022

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Temporada de tufões no Pacífico de 2022
imagem ilustrativa de artigo Temporada de tufões no Pacífico de 2022
Mapa resumo da temporada
Datas
Início da atividade 29 de março de 2022
Fim da atividade Temporada em curso
Tempestade mais forte
Nome Nanmadol
 • Ventos máximos 195 km/h (120 mph)
 • Pressão mais baixa 910 hPa (mbar)
Estatísticas sazonais
Total depressões 26
Total tempestades 18
Tufões 9
Supertufões 3 oficiosos
Total fatalidades 269 total
Prejuízos totais 1 340 milhões (USD 2022)
Artigos relacionados
Temporadas de tufões no Pacífico
2020, 2021, 2022, 2023, 2024

A temporada de tufões no Pacífico de 2022 é um evento contínuo no ciclo anual de formação de ciclones tropicais, no qual os ciclones tropicais se formam no oeste do Oceano Pacífico. A temporada se estende ao longo de 2022, embora a maioria dos ciclones tropicais normalmente se desenvolva entre maio e outubro.

O escopo deste artigo é limitado ao Oceano Pacífico ao norte do equador entre 100°E e 180º meridiano. No noroeste do Oceano Pacífico, existem duas agências separadas que atribuem nomes a ciclones tropicais, o que muitas vezes pode resultar em um ciclone com dois nomes. A Agência Meteorológica do Japão (JMA) nomeará um ciclone tropical se for considerado com velocidade de vento sustentada de 10 minutos de pelo menos 65 km/h (40 mph) em qualquer lugar da bacia, enquanto a Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos das Filipinas (PAGASA) atribui nomes a ciclones tropicais que se movem ou se formam como uma depressão tropical em sua área de responsabilidade localizada entre 135°E e 115°E e entre 5°N–25°N, independentemente de um ciclone tropical já ter ou não um nome pelo JMA. Depressões tropicais que são monitoradas pelo Joint Typhoon Warning Center dos Estados Unidos (JTWC) [nb 1] recebem um número com um sufixo "W".

Previsões sazonais[editar | editar código-fonte]

Previsões TSR
Data
Tempestades
tropicais
Tufões
Total
TC
Intensos
ECA Ref.
Média (1965–2021) 25.9 16.2 8.8 293 [2]
5 de maio de 2022 23 13 7 293 [2]
6 de julho de 2022 23 13 7 217 [3]
9 de agosto de 2022 23 14 6 166 [4]
Outras previsões
Data
Previsão
Centro
Período Sistemas Ref.
22 dezembro de 2021 PAGASA janeiro–Março 0–3 ciclones tropicais [5]
22 de dezembro de 2021 PAGASA abril–Junho 1–4 ciclones tropicais [5]
temporada de 2022 Previsão

Centro

Ciclones

tropicais

Tempestades

tropicais

Tufões Ref.
Atividade atual: JMA 26 18 9
Atividade atual: JTWC 20 15 10
Atividade atual: PAGASA 12 10 5

Durante o ano, vários serviços meteorológicos nacionais e agências científicas prevêem quantos ciclones tropicais, tempestades tropicais e tufões se formarão durante uma estação e/ou quantos ciclones tropicais afetarão um determinado país. Essas agências incluíam o Risco de Tempestade Tropical (TSR) Consórcio da University College London, PAGASA e Central Weather Bureau de Taiwan. A primeira previsão foi divulgada pela PAGASA em 22 de dezembro de 2021, em suas perspectivas climáticas sazonais mensais prevendo o primeiro semestre de 2022.[6] Eles previram que apenas 0–3 ciclones tropicais deveriam se formar ou entrar na Área de Responsabilidade das Filipinas entre janeiro e março, enquanto 1–4 ciclones tropicais devem se formar entre abril e junho. A PAGASA também afirmou que as condições atuais de La Niña podem durar até que voltem às condições neutras para ENSO até o segundo trimestre de 2022.[6]

Em 5 de maio, o Tropical Storm Risk (TSR) emitiu a sua primeira previsão para a temporada de 2022, com o La Ninã em andamento ainda previsto até aproximadamente o terceiro trimestre do ano, o TSR previu que a atividade tropical para 2022 estará ligeiramente abaixo da média, prevendo 23 tempestades nomeadas, 13 tufões e 7 tufões intensos.[2] TSR manteve-se constante com as suas previsões na sua segunda previsão em julho.[3] Em 9 de agosto, a TSR emitiu a sua terceira e final previsão para a temporada, com apenas mudanças no aumento dos números de tufões para 14, e baixando a intensidade dos tufões para 6. A previsão do índice ECA foi bastante reduzido para 166, e foi baseado no índice passado de início de agosto e a redução de atividade ciclônica no mês de julho.[4]

Resumo sazonal[editar | editar código-fonte]

Tufão NoruTufão Nanmadol (2022)Tufão HinnamnorTempestade tropical Ma-on (2022)Tempestade tropical Megi (2022)
Tempestade tropical Malakas intensificando-se a leste de Yap enquanto a Tempestade Tropical Megi aproxima-se de Visayas e mais tarde para no Golfo de Leyte, trazendo inundações massivas e deslizamento de terras para as Filipinas.

Os dois primeiros meses de 2022 foram relativamente silenciosos no oeste do Oceano Pacífico. Na última semana de Março, uma depressão tropical se formou a oeste de Palawan e se dirigiu para o Vietnã, e recebeu a designação de 01W do Joint Typhoon Warning Center, mas o sistema não durou muito e se dissipou no dia seguinte. No início de abril, os sistemas designados como 02W e 03W foram formados. 02W passou a se tornar Tempestade Tropical Malakas, que mais tarde se intensificou na primeira tempestade tropical, e mais tarde o primeiro tufão da temporada. Também recebeu o nome Basyang de PAGASA, mas durou apenas 5 horas dentro da área de responsabilidade das Filipinas. 03W recebeu o nome Agaton de PAGASA e primeiro atingiu Guiuan no leste de Visayas antes de eventualmente se mover para o oeste, e mais tarde se intensificando em Tempestade Tropical Megi. Megi trouxe inundações catastróficas e deslizamentos de terra para o país, uma vez que permaneceu quase estacionário no Golfo de Leyte antes de atingir a costa, o que efetivamente o tornou o ciclone tropical mais mortal já registrado no mês de abril nas Filipinas. Megi mais tarde se dissipou em 13 de abril, quando Malakas se desenvolveu em um tufão equivalente à categoria 4. Malakas então começou a enfraquecer rapidamente enquanto se dirigia para o Nordeste e se tornou extratropical, e a bacia se acalmou pelo resto de abril. Nenhuma tempestade se formou durante todo o mês de maio, com uma pequena depressão tropical se formando a leste de Mindanao formada em 30 de maio e posteriormente dissipada naquele dia.

Tempestade tropical Chaba (esquerda) continuando a intensificar no Mar da China Meridional, enquanto a Tempestade Tropical Aere (Domeng) (direita) está se movendo para norte devagar sobre o mar das Filipinas.

Perto do final de junho, uma depressão tropical se formou a oeste de Luzon, onde recebeu o nome de Caloy pelo PAGASA. Caloy então se intensificou em uma tempestade tropical um dia depois, ganhando o nome Internacional Chaba. Na mesma época, uma nova área de baixa pressão (LPA) a leste do norte de Luzon recebeu um alerta de formação de Ciclone Tropical pela JTWC, e foi nomeado pela PAGASA como Domeng. O sistema eventualmente se fortaleceu em uma tempestade tropical onde a JMA nomeou o sistema. Chaba continuou a se intensificar até atingir o status de Tempestade Tropical Severa à medida que o ar se movia em direção aos pólos e ameaçava as ilhas Ryukyu Japonesas. Chaba se tornou um tufão de categoria 1 e atingiu Maoming, China, e também afundou um navio guindaste passando nas proximidades de Hong Kong. Are passou por Naha, Japão e enfraqueceu em uma depressão tropical. Depois de cruzar o Japão, Are (Doing) foi atualizado pelo Joint Typhoon Warning Center em uma tempestade subtropical.

Na última semana de julho, Songda formou-se a oeste das Ilhas Marianas, que foi depois unido a Trases (Ester) no mar das Filipinas. Songda seguiu para noroeste passando pelas águas da Perfeitura de Kagoshima em 30 de julho. Songda dissipou-se em 1 de agosto quando seus remanescentes tocaram terra sobre a Coreia do Norte. Songda também trouxe chuvas fortes sobre as regiões de Kyushu e Shikoku do Japão assim com nas Ilhas Jeju na Coreia do Sul. Trases ao contrário passou sobre Okinawa, Trases tocou terra nas Ilhas Jeju antes de enfraquecer em uma depressão tropical até se dissipar em 1 de agosto.

No início de agosto, uma baixa pressão formou-se no sudeste de Taiwan em 1 de agosto. De acordo com a JMA, o distúrbio ganhou força para uma depressão tropical dois dias depois, e a JTWC a designou como Depressão Tropical 08W. 08W dissipou-se em 4 de agosto, quando tocou terra no Condado de Huidong em Guangdong. Em 8 de agosto, a depressão tropical se formou a leste do Vietname. A JMA classificou-a como sistema tempestade tropical e a nomeou de Mulan. A JTWC classificou Mulan como depressão de monsão. Mulan segiu atráves do Mar da China meridional e passou o estreito de Qiongzhou antes de desembarcar no norte de Vietname e se dissipar em 11 de agosto. Em 10 de agosto, outra área de baixa pressão formou-se a noroeste de Iwo Jima. A JMA nomeou o sistema como Meari enquanto chegava ao estado de tempestade tropical. Meari toucou terra perto da Perfeitura de Shizuoka antes de se transformar em um ciclone extra-tropical em 14 de agosto. A tempestade afetou alguns eventos sediados no Japão e causou a suspensão dos transportes no país. Adicionalmente, causou danos menores a residências. Em 14 de agosto, a JMA rastreou uma depressão tropical fraca que se formou a oeste da Linha Internacional de data. A depressão apenas durou até ao dia seguinte. Em 19 de agosto, a JMA rastreou uma baixa pressão a norte de Palau. O sistema foi depois nomeado Ma-on pela JMA enquanto chegava ao estado de tempestade tropical em 22 de agosto. A tempestade intensificou-se mais para tempestade tropical severa no mesmo dia. Ma-on primeiro tocou terra sobre Maconacon na província de Isabela antes de sair da área de respoonsabilidade das Filipinas e 24 de agosto. Ma-on depois fez o seu segundo desembarque sobre Yangjiang, China no dia seguinte e o desembarque final no norte do Vietname que foi registrado em 26 de agosto. Ma-on matou sete pessoas nas Filipinas e Vietname e causou danos moderados às infraestruturas em ambos países. Em 21 de agosto depois da formação de Ma-on, outra depressão tropical formou-se a noroeste de Guam. Devido às condições favoráveis, a depressão rapidamente intensificou-se em tempestade tropical e foi nomeada Tokage pela JMA. Três dias depois, a JTWC atualizou Tokage em tufão, com a JMA seguindo também três horas depois. Tokage chegou à intensidade máxima como categoria 3 antes de entrar em ambiente ameno a leste do Japão. Tokage tornou-se uma tempestade extratropical em 25 de agosto antes do último registro a sul do Alasca. Adicionalmente em 22 de agosto, a depressão tropical formou-se a norte do Tufão Tokage. Mesmo assim, ele dissipou-se no mesmo dia. Chegando ao fim de agosto no dia 28, a depressão tropical formou-se a sudeste do Japão. A depressão foi nomeada Hinnamnor pela JMA 6 horas depois da sua formação. Hinnamnor depois fortaleceu no primeiro tufão equivalente de categoria 5 da bacia. Hinnamnor segiu para oeste rumo às Ilhas Ryuku e abrandou a sul da perfeitura enquanto mantinha a sua intensidade. Em 30 de agosto, outra depressão tropical formou-se a sul do Tufão Hinnamnor em intensificação. A depressão foi nomeada Gardo pela PAGASA. Gardo foi de curta duração e a sua estrutura foi absorvida pelo Tufão Hinnamnor perto de Taiwan. Hinnamnor depois segui norte para o Mar da China Oriental e ganhou intensidade para um tufão equivalente de categoria 3. O tufão tocou terra perto de Busan na Coreia do Sul o a JMA declarou Hinnamnor como uma baixa extra tropical quando estava localizado no Mar do Japão. Hinnamnor causou pelo menos 12 mortos e trouxe danos generalizados atráves da Coreia do Sul e Japão. Além disso, as bandas externas de chuva de Hinnamnor trouxeram chuvas fortes para Taiwane as Filipinas causando danos moderados.

Três ciclones tropicais ativos em 13 de setembro: Tufão Muifa (esquerda), Tempestade Tropical Nanmadol (centro), e Tufão Merbok (direita)

Em 5 de setembro, uma depressão tropical se formou perto da ilha japonesa de Iwo-To. A JTWC designou o sistema como Invest 91W aquando da sua formação. A depressão mais tarde se intensificou em uma tempestade tropical e foi nomeada Muifa pela JMA. Muifa então se intensificou ainda mais em um tufão de categoria 1, pois estava localizado ao sul de Okinawa. O tufão atingiu seu pico de intensidade como um tufão de categoria 3 e passou pelas ilhas Yaeyama em 12 de setembro, enquanto se dirigia para o norte muito lentamente, embora enfraquecendo. Mufia então recuperou ligeiramente sua força no mar da China Oriental e atingiu a costa perto de Xangai, na China, dois dias depois. O tufão suspendeu vários voos e atividades portuárias dentro da cidade. Mufia também se tornou o tufão mais forte a atingir Xangai, batendo o recorde anterior estabelecido pelo tufão Gloria em 1949. Mufia então degenerou em um remanescente baixo sobre o continente chinês até que foi observado pela última vez em 16 de setembro. Em 9 de setembro, uma depressão tropical se formou a oeste da ilha Wake. O JTWC mais tarde designou a depressão como 15W. Foi então nomeado Merbok, uma vez que se fortaleceu em uma tempestade tropical em 12 de setembro. Merbok então se intensificou ainda mais em um tufão de categoria 1 antes de seguir para o norte e fazer a transição para um ciclone extratropical em 15 de setembro. Os remanescentes de Merbok mais tarde trouxeram ventos fortes ao longo do Alasca. Em seguida, entrou no Mar de Bering, gerando uma tempestade perigosa que inundou várias aldeias e cidades costeiras. Apesar do impacto, não foram notificados feridos. Em 11 de setembro, a JMA começou a rastrear uma fraca depressão tropical que se formou a leste de Iwo-To. O JTWC seguiu o exemplo e designou o sistema como 16W no dia seguinte. A depressão mais tarde se fortaleceu em uma tempestade tropical e foi nomeada Nanmadol pela JMA. Nanmadol então se intensificou em um tufão de categoria 1 no mesmo dia. Atingiu ainda o seu pico de intensidade como tufão de categoria 4 à medida que se aproximava do Japão. O tufão que se aproximava levou a JMA a emitir um aviso especial que aconselhou pelo menos 4 milhões de pessoas a evacuarem. Nanmadol então fez landfall na Ilha de Kyushu. O tufão então virou para o leste antes de enfraquecer ainda mais em 19 de setembro. Nanmadol matou pelo menos 2 pessoas e deixou mais de 70 feridas. Além disso, o tufão deixou mais de 200.000 pessoas sem eletricidade.

Depois de Nanmadol, a monção a leste das Filipinas instalou-se, e um distúrbio tropical nela embutido foi atualizado pela Agência Meteorológica do Japão para uma depressão tropical. No dia seguinte, o Joint Typhoon Warning Center nomeou a depressão como 17W. Dois dias depois, à medida que se aproximava do Japão, intensificou-se numa tempestade tropical, e foi-lhe atribuído o nome internacional de Talas. No entanto, pouco tempo depois, Talas enfraqueceu de novo numa depressão tropical e dissipou-se à medida que se aproximava do sul do Japão. Apesar desta curta duração, Talas matou pelo menos três pessoas e causou uma falha de energia em toda a província japonesa de Shizuoka. Depois de Talas, outro sistema no cavado das monções formou-se no Mar das Filipinas, e a JMA começou a seguir o sistema como uma depressão tropical. A depressão estava num ambiente favorável ao desenvolvimento e fez com que a JTWC classificasse o sistema como 18W no dia seguinte. Como o sistema formado dentro da Área de Responsabilidade das Filipinas (PAR), foi-lhe dado o nome de Karding pela agência. No dia 23 de setembro, a depressão intensificou-se numa tempestade tropical, e foi-lhe dado o nome Noru. Depois de ter sido inicialmente afetada pelo cisalhamento de ventos, Noru iniciou um período de intensificação explosiva, desenvolvendo um olho de furacão e intensificando-se brevemente num supertufão equivalente a Categoria 5 ao aproximar-se Lução, Filipinas. Noru, no entanto, enfraqueceu devido ao aumento do cisalhamento, e fez com que fosse o primeiro landfall sobre as Ilhas Polillo no município de Burdeos, Quezon. Pouco tempo depois, Noru enfraqueceu rapidamente de volta para um tufão equivalente de Categoria 2 pouco antes do seu segundo landfall sobre Dingalan, Aurora. Noru entrou então no Mar do Sul da China, onde o tufão reintensificou-se de volta para um tufão equivalente de Categoria 3. Noru, em seguida, re-desenvolveu um olho de furacão e reintensificou-se para uma Categoria 4 no Mar do Sul da China, antes de sofrer cisalhamento e atingir o Vietname como uma Categoria 2 forte antes de se dirigir para o interior da Península da Indochina. Pouco depois da formação de Noru, a JMA começou a seguir outra depressão tropical no sudeste do Japão. A depressão foi então denominada Kulap, pouco depois. Kulap intensificou-se então gradualmente no Oceano Pacífico aberto, tornando-se um tufão, de acordo com o Joint Typhoon Warning Center, até 28 de setembro. Uma vez que as Filipinas ainda estava a recuperar dos efeitos do Supertufão Noru, PAGASA nomeou como Depressão Tropical Luis no Mar Filipino, com JTWC a designar mais tarde Luis como 20W.

Sistemas[editar | editar código-fonte]

Depressão Tropical 01W[editar | editar código-fonte]

Depressão tropical (JMA)
Depressão tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 29 de março – 31 de março
Intensidade máxima 55 km/h (35 mph) (10-min)  1006 hPa (mbar)

Uma área de baixa pressão a sudeste de Da Nang, no Vietnã, desenvolveu-se em uma depressão tropical às 18:00 UTC de 29 de março.[7] Às 21:00 UTC do mesmo dia, o JTWC emitiu um Alerta de Formação de Ciclone Tropical (TCFA) para o sistema.[8] No dia seguinte, a agência fez o upgrade para uma depressão tropical, atribuindo-lhe a designação 01W. Pouco depois, eles emitiram seu aviso final sobre o sistema.[9]

Tufão Malakas (Basyang)[editar | editar código-fonte]

Tufão (JMA)
Categoria 4 tufão (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 6 de abril – 15 de abril
Intensidade máxima 155 km/h (100 mph) (10-min)  950 hPa (mbar)

O JTWC notou pela primeira vez a existência de uma perturbação tropical em 3 de abril.[10] Condições favoráveis perto do sistema ajudaram a desenvolver, com o JMA reconhecendo o sistema como uma depressão tropical em 6 de abril.[11] No final do dia, o JTWC emitiu um TCFA.[12] No dia seguinte, o JTWC reconheceu o sistema como uma depressão tropical e deu-lhe a designação 02W.[13] Às 21:00 UTC, o JTWC o atualizou para uma tempestade tropical.[14] Em 8 de abril, o sistema se transformou em uma tempestade tropical e foi nomeado Malakas pela JMA.[15] Malakas continuou viajando sobre o Oceano Pacífico e começou a se intensificar lentamente, tornando-se uma severa tempestade tropical no dia 11 de abril. Em 12 de abril, o JTWC e o JMA atualizaram Malakas para um tufão. Por volta da mesma época, entrou na Área de Responsabilidade das Filipinas, recebendo o nome local de Basyang da PAGASA às 10h , horário padrão das Filipinas.[16] Basyang (Malakas) então permaneceu por um tempo na fronteira da Área de Responsabilidade das Filipinas antes de finalmente sair 5 horas depois. Malakas então se intensificou em um tufão de categoria 2.

Tempestade Tropical Megi (Agaton)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Tempestade tropical Megi (2022)

Tempestade tropical (JMA)
Tempestade tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 8 de abril – 13 de abril
Intensidade máxima 65 km/h (40 mph) (10-min)  998 hPa (mbar)

Em 8 de abril, o JTWC notou a persistência de uma área de convecção de 359 nmi (665 km; 413 mi) oeste-noroeste de Palau.[17] Como as condições da tempestade eram favoráveis ao desenvolvimento, a JMA incluiu a tempestade em seu resumo do tempo como uma depressão tropical na costa leste de Visayas mais tarde naquele dia.[17][7] Na mesma época, o PAGASA anunciou que o sistema havia se desenvolvido em uma depressão tropical, foi nomeado Agaton pela agência.[18] O PAGASA começou a emitir Boletins de Ciclones Tropicais (TCBs) para a tempestade mais tarde naquele dia.[19] No dia seguinte, o JTWC posteriormente emitiu um TCFA para o sistema.[20] Às 03:00 UTC, a agência a atualizou para uma depressão tropical e atribuiu-lhe o identificador 03W.[21] Em 10 de abril, a JMA a transformou em tempestade tropical, atribuindo-lhe o nome de Megi.[22]

De 8 a 10 de abril, a tempestade serpenteou ao longo da região de Visayas Oriental, despejando fortes chuvas na região.[23] O PAGASA elevou os sinais de tempestade até o Sinal No. 2 durante o ataque da tempestade.[24][25] Ele fez seu primeiro desembarque na Ilha Calicoan, Guiuan às 07:30 PHT (23:30 UTC).[26] A cidade de Cebu foi colocada em estado de calamidade após a chuva forte.[27] Megi matou 33 pessoas, deixou 8 pessoas desaparecidas,[28] feriu duas pessoas,[29] e virou um barco de carga em Ormoc após fortes chuvas, ventos e inundações que também deslocaram mais de 136.390 pessoas.[30] O governador de Davao de Oro estimou os danos agrícolas na província em ₱ 150 milhões (US $ 2,9 milhões).[31] De acordo com a PAGASA, o Megi parou no Golfo de Leyte por horas antes de fazer seu segundo desembarque em Basey, Samar.[32]

Tufão Chaba (Caloy)[editar | editar código-fonte]

Tufão (JMA)
Categoria 1 tufão (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 28 de junho – 4 de julho
Intensidade máxima 130 km/h (80 mph) (10-min)  965 hPa (mbar)

Uma área de baixa pressão a oeste de Luzon evoluiu para uma depressão tropical em 28 de junho.[33][34] Às 20:00 PHT (12:00 UTC), a PAGASA reconheceu o desenvolvimento da tempestade em uma depressão tropical, começou a emitir avisos e nomeou o sistema Caloy.[35] No dia seguinte, o JTWC emitiu um TCFA para o sistema.[36] Caloy permaneceu quase parado no Mar do Sul da China antes de se mover lentamente para noroeste, eventualmente deixando a área de responsabilidade das Filipinas às 15:00 UTC.[37][38] Como a PAGASA emitiu seu último boletim sobre a depressão tropical, o JTWC começou a emitir avisos para a tempestade e recebeu a designação 04W.[39][40] Mais tarde, a Agência Meteorológica do Japão atualizou Caloy em uma tempestade tropical, dando-lhe o nome de Chaba.[41] Chaba continuou a se intensificar no Mar do Sul da China, sendo posteriormente atualizada em uma tempestade tropical severa a leste de Hainão.[42] As bandas de chuva externas do tufão Chaba produziram pelo menos três tornados, que impactaram Shantou, Chaozhou e Foshan.[43][44][45] Em 1 de julho às 21:00 UTC, a JTWC atualizou Chaba para status de tufão,[46] com o JMA fazendo o mesmo 3 horas depois, em 2 de julho às 0:00 UTC.[47] Mais tarde naquele dia às 10:00 UTC, fez tocou terra em Maoming.[48] Pouco depois de tocar terra, tanto a JMA quanto a JTWC avaliaram que Chaba perdeu o status de tufão, rebaixando Chaba de uma tempestade tropical severa para uma tempestade tropical.[49][50] A JTWC então emitiu seu aviso final em Chaba às 15:00 UTC.[51] Pouco depois, a JMA rebaixou Chaba para uma tempestade tropical;[52] depois foi rebaixado para uma depressão tropical em 3 de julho às 06:00 UTC.[53]

A 160 nmi (300 km; 180 mi) a sudoeste de Hong Kong, o Fujing 001, um navio guindaste encarregado de ajudar na construção de um parque eólico offshore, se separou ao meio e afundou rapidamente—deixando 26 tripulantes desaparecidos.[54][55][56] Três dos 30 tripulantes foram resgatados, visto em um vídeo publicado online pelo Serviço de Resgate Marítimo do Governo de Hong Kong.[57] Outra pessoa foi resgatada até 4 de julho, elevando o número total de pessoas resgatadas para quatro. Doze corpos do navio foram recuperados.[56] Mais de 400 voos foram suspensos em Hainão; uma pessoa ficou ferida em Macau.[58]

Tempestade Tropical Aere (Domeng)[editar | editar código-fonte]

Tempestade tropical (JMA)
Tempestade tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 30 de junho – 4 de julho
Intensidade máxima 85 km/h (50 mph) (10-min)  994 hPa (mbar)

Em 30 de junho, o JTWC começou a emitir TCFAs para uma perturbação tropical no Mar das Filipinas, 530 milhas náuticas (980 km; 610 mi) sul-sudeste de Kadena Air Base no Japão.[59] Às 14:00 PHT (06:00 UTC), o PAGASA reconheceu a formação do distúrbio em uma região tropical depressão, começou a emitir boletins de ciclones tropicais e nomeou o sistema Domeng.[60] A JMA reconheceu a tempestade como uma depressão tropical às 12:00 UTC do mesmo dia;[61] o JTWC seguiu logo depois.[62] No dia seguinte, a Agência Meteorológica do Japão transformou Domeng em uma tempestade tropical e a nomeou Aere por estar a leste de Batanes.[63] Aere então continuou seguindo para o norte e às 03:00 UTC de 2 de julho, Aere deixou a Área de Responsabilidade das Filipinas; o PAGASA divulgou seu boletim final sobre a tempestade logo depois.[64] Mais tarde naquele dia, Aere desembarcou em Okinawa.[65] Em 3 de julho às 09:00 UTC, o JTWC rebaixou Aere para uma depressão tropical.[66] No entanto, três dias depois, o JTWC divulgou outro boletim não oficial, reclassificando esse distúrbio como uma tempestade subtropical, com uma pressão estimada de 1000 hPa.[67]

Tempestade Tropical Songda[editar | editar código-fonte]

Tempestade tropical (JMA)
Depressão tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 26 de julho – 1 de agosto
Intensidade máxima 75 km/h (45 mph) (10-min)  996 hPa (mbar)

Em 26 de julho, uma área de baixa pressão a noroeste das Ilhas Marianas se transformou em uma depressão tropical.[68][69] O sistema rastreou a noroeste ao longo da periferia de uma alta subtropical, com intensificação limitada.[70][71] Após alguns desenvolvimentos enquanto sobrevoava o Mar das Filipinas em 28 de julho, a JMA atualizou o sistema para uma tempestade tropical, dando-lhe o nome de Songda.[72] O JTWC reconheceu a formação do sistema em uma depressão tropical em 29 de julho, três dias após o JMA.[73] Songda continuou rastreando para noroeste, passando pelas águas da Prefeitura de Kagoshima em 30 de julho, desacelerando sobre o Mar Amarelo.[74][75] Em seguida, recuou em direção à Coreia continental, perdendo sua força quando entrou em condições desfavoráveis ​​que cortaram seu centro.[76][77] Songda se dissipou em 1 de agosto; seus remanescentes atingiram a Coreia do Norte em 2 de agosto.[78][79][80]

Songda causou fortes chuvas nas regiões Kyushu e Shikoku do Japão e na Ilha Jeju na Coreia do Sul.[74][81][82] Apesar dos ventos fortes e em torno de 206 milímetros de chuva, nenhum dano foi relatado na Ilha de Jeju.[82]

Tempestade Tropical Trases (Ester)[editar | editar código-fonte]

Tempestade tropical (JMA)
Depressão tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 29 de julho – 1 de agosto
Intensidade máxima 65 km/h (40 mph) (10-min)  998 hPa (mbar)

Uma área de baixa pressão de um enorme giro de monção desenvolveu-se em uma depressão tropical a sudeste das Ilhas Ryukyu em 29 de julho.[83] O PAGASA seguiu o exemplo ao atualizá-lo e nomeou o sistema Ester.[84] Ester se moveu geralmente para o norte sobre o Mar das Filipinas, mantendo sua força ao fazê-lo. Ester saiu da Área de Responsabilidade das Filipinas às 05:00 PHT (21:00 UTC) de 31 de julho; o PAGASA emitiu seu último boletim sobre a tempestade às 11:00 PHT (03:00 UTC).[85] À medida que Ester se aproximava das Ilhas de Okinawa, a JMA a transformou em uma tempestade tropical e recebeu o nome Trases.[86]

Trases então passou por Okinawa, e mais tarde desembarcou em Ilha de Jeju.[87] O JTWC emitiu um TCFA. Mais tarde, eles transformaram Trases em uma depressão tropical e deram a designação de 07W.[88] Trases então interagiu com a vizinha Depressão Tropical Songda e atingiu o continente de Coreia do Sul em 1 de agosto. Não muito tempo depois, a JMA rebaixou Trases para uma depressão tropical e o JTWC emitiu seu último aviso sobre ele, uma vez que permaneceu perto da costa oeste da Coreia do Sul.[89][90]

Depressão Tropical 08W[editar | editar código-fonte]

Depressão tropical (JMA)
Depressão tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 3 de agosto – 4 de agosto
Intensidade máxima <55 km/h (35 mph) (10-min)  1002 hPa (mbar)

Em 2 de agosto, o JTWC observou uma área de convecção desorganizada no Mar do Sul da China, aproximadamente 105 nmi (195 km) ao sul-sudeste de Kaohsiung, Taiwan.[91] Sob um ambiente favorável de temperaturas quentes da superfície do mar, baixo cisalhamento do vento e fluxo equatorial moderado, a convecção consolidou rapidamente um centro de circulação de baixo nível que levou o JTWC a emitir um Alerta de formação de ciclone tropical no dia seguinte.[92] A JMA então atualizou o sistema para um tropical depressão às 18:00 UTC do mesmo dia.[93] O JTWC posteriormente seguiu o exemplo, designando a depressão até o início de 4 de agosto.[94] O sistema então atingiu Huidong County, Guangdong às 01:40 UTC do mesmo dia, de acordo com a China Meteorological Administration,[95] solicitando que o JTWC emitisse seu aviso final oito horas após o desembarque.[96]

Tempestade Tropical Mulan[editar | editar código-fonte]

Tempestade tropical (JMA)
Tempestade tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 8 de agosto – 11 de agosto
Intensidade máxima 65 km/h (40 mph) (10-min)  996 hPa (mbar)

Uma área de baixa pressão a leste de Quảng Ngãi, no Vietnã desenvolveu-se em uma depressão tropical em 8 de agosto.[97][98] Em 9 de agosto, segundo a JMA, o ciclone se transformou em uma tempestade tropical e recebeu o nome de Mulan. O JTWC, no entanto, não reconheceu Mulan como tropical, devido ao seu enorme raio de ventos máximos que "estão tipicamente presentes em depressões de monções".[99] A tempestade não se intensificou mais, segundo a JMA, e por 02:50 UTC de 10 de agosto, Mulan atingiu a costa nas áreas costeiras de Xuwen County em Zhanjiang, Guangdong.[100] O JTWC posteriormente cancelou o TCFA e rebaixou suas chances de formação para média.[101] A JMA então rebaixou a tempestade para uma depressão tropical enquanto se movia para o interior do Vietnã no dia seguinte, e foi notada pela última vez seis horas depois no mesmo dia.[102][103]

As fortes chuvas no Vietnã causaram a morte de seis pessoas devido a inundações repentinas. A região norte do país experimentou chuvas torrenciais de cerca de 20–50 mm.[104] A tempestade também causou danos agrícolas de um estima-se que 2,5 milhões (US$ 106.850) depois que cerca de 30.000 lagostas morreram devido aos efeitos da tempestade.[105]

Tempestade Tropical Meari[editar | editar código-fonte]

Tempestade tropical (JMA)
Tempestade tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 10 de agosto – 14 de agosto
Intensidade máxima 75 km/h (45 mph) (10-min)  994 hPa (mbar)

Uma área de baixa pressão se desenvolveu em uma depressão tropical a noroeste de Iwo Jima em 10 de agosto.[106][107] Depois que a JMA nomeou o sistema como Meari, o JTWC em seu último boletim não oficial, classificou este sistema como uma tempestade tropical. No entanto, segundo a agência, por causa das águas mais frias, a tempestade voltou ao Oceano Pacífico após ameaçar a costa sul do Japão sem causar grandes impactos.[108]

Em preparação para Meari, funcionários do governo em Tóquio alertaram sobre chuvas fortes e ventos fortes. O último dia do Festival Rock in Japan foi cancelado e os reembolsos dos ingressos foram distribuídos. Três jogos da J1 League em Tóquio e Kanagawa Prefecture também foram cancelados. Cerca de 72.000 residentes foram evacuados em Shizuoka; foram registrados dois deslizamentos de terra que isolaram cinco casas. A falta de energia afetou 1.200 casas em Shimizu e outras 2.200 em Kakegawa. Partes da Shin-Tōmei Expressway, que liga Tóquio a Nagoya, foram fechadas como resultado de fortes chuvas, enquanto os limites de velocidade do túnel foram reduzidos. As chuvas também afetaram os voos e os trens-bala, que afetaram 92 mil pessoas. Um homem idoso em Hamamatsu sofreu ferimentos na testa após ser derrubado por ventos fortes.[109][110]

Casas no Japão Central também foram destruídas.[111]

Tempestade Tropical Severa Ma-on (Florita)[editar | editar código-fonte]

Tempestade tropical severa (JMA)
Tempestade tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 20 de agosto – 26 de agosto
Intensidade máxima 110 km/h (70 mph) (10-min)  980 hPa (mbar)

Em 19 de agosto, a JMA começou a rastrear uma área de baixa pressão no Mar das Filipinas, em torno de 500 quilômetros (310 mi) ao norte de Palau.[112] A área de baixa pressão moveu-se lentamente para o oeste, evoluindo para uma depressão tropical em 20 de agosto.[113] No dia seguinte, a PAGASA também anunciou a formação em depressão tropical, e como resultado de sua posição dentro do PAR, atribuiu-lhe o nome Florita.[114] Pouco depois, o JTWC designou o sistema como 10W.[115] Florita permaneceu relativamente fraca, com circulação exposta. Em 22 de agosto, foi atualizado para tempestade tropical, sendo designado Ma-on pela Agência Meteorológica do Japão, com o JTWC posteriormente seguindo o exemplo.

Na noite de 22 de agosto, o centro de circulação de baixo nível exposto foi obscurecido por uma explosão de convecção, que mais tarde se transformou em um nublado denso central, o que levou a JMA a atualizar Ma-on para um tempestade tropical. Às 10h PHT, Ma-on atingiu a terra em Maconacon, Isabela como uma tempestade tropical severa de alta intensidade, pouco abaixo da intensidade do tufão, de acordo com o PAGASA.[116] Quatro fatalidades ocorreram;[117] infraestrutura os danos foram estimados em ₱ 499 milhões (US $ 8,88 milhões). Os danos no setor agrícola foram de cerca de ₱ 14,3 milhões (US$ 253.800).[118]

Na manhã de 25 de agosto, Ma-on fez o primeiro pouso em Guangdong, na China. Pouco depois, o sistema moveu-se para o oeste para o Golfo de Tonkin. Mais tarde, a tempestade atingiu a segunda e última terra em Móng Cái, província de Quảng Ninh, no Vietnã.[119]

A tempestade causou danos moderados no Vietnã.[120]

Tufão Tokage[editar | editar código-fonte]

Tufão (JMA)
Categoria 3 tufão (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 21 de agosto – 25 de agosto
Intensidade máxima 140 km/h (85 mph) (10-min)  970 hPa (mbar)

Em 21 de agosto, a JMA notou que uma depressão tropical havia se formado a nordeste de Guam.[121] Sob um ambiente favorável de temperaturas quentes da superfície do mar, baixo cisalhamento do vento e fluxo muito bom em direção aos pólos, o sistema se intensificou rapidamente para se tornar a tempestade tropical Tokage no início do dia seguinte.[122][123] Movendo-se a norte-noroeste, Tokage se intensificaria em uma tempestade tropical severa mais tarde no mesmo dia,[124] e às 09:00 UTC de 23 de agosto, o JTWC atualizou o Tokage para um tufão, com o JMA seguindo o exemplo 3 horas depois.[125][126] A tempestade atingiria o pico seis horas depois de acordo com a JMA, com ventos sustentados de 10 minutos de 140 km/h (85 mph) e uma pressão de 970 hPa, enquanto o JTWC estimou que Tokage atingiu o pico às 00:00 UTC do dia seguinte, com ventos sustentados de 1 minuto de 185 km/h (115 mph), tornando Tokage um tufão equivalente de categoria 3 na escala Saffir-Simpson.[127][128][129] Depois de atingir o pico, Tokage enfraqueceu rapidamente sob forte cisalhamento do vento enquanto se curvava para nordeste devido a uma cordilheira subtropical de camadas profundas posicionada a leste da tempestade,[130] e iniciou a transição extratropical às 03:00 UTC de 25 de agosto.[131] A tempestade completaria sua transição 12 horas depois, com o JTWC emitindo seu aviso final, e o JMA seguindo o exemplo três horas depois.[132][133]

Tufão Hinnamnor (Henry)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Tufão Hinnamnor

Tufão (JMA)
Categoria 5 supertufão (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 28 de agosto – 6 de setembro
Intensidade máxima 195 km/h (120 mph) (10-min)  920 hPa (mbar)

Em 27 de agosto, o JTWC começou a monitorar um distúrbio localizado a 461 milha náuticas de Iwo Jima, que eles chamaram de Invest 90W. Após a organização, a agência emitiu um Alerta de formação de ciclone tropical (TCFA) às 04:10 UTC do dia seguinte.[134] 6 horas depois, intensificou-se para uma tempestade tropical, sendo nomeada Hinnamnor pela JMA .[135] Movendo-se para o oeste, Hinnamnor se fortaleceu constantemente, ganhando intensidade, com ventos de 75 nós (90 mph, 144 km/h) em 29 de agosto, chegando a categoria 1 .[136] Ao mesmo tempo, a JMA atualizou Hinnamnor para um tufão.[137] O sistema passou por intensificação rápida, e passou a ganhar ventos equivalentes à categoria 3 às 12:00 UTC do mesmo dia.[138] Reforçando rapidamente durante a noite, a tempestade cresceu rapidamente com a categoria 5 ventos equivalentes de 140 nós (160 mph, 260 km/h), com uma pressão mínima de 920 hectopascals (27,17 inHg) com um olho pinhole.[139][140][141] Hinnamnor enfraqueceu após um ciclo de substituição da parede do olho e diminuiu à medida que se aproximava de Okinawa. Ao parar ao sul da Prefeitura, a tempestade se intensificou novamente, com uma intensa covecção se formando junto com um olho maior.[142][143][144] No dia 31 de agosto, às 17h30. PHT (09:30 UTC), Hinnamnor entrou na PAR, e foi renomeado Henry.[145]

Em Ifugao, um homem foi enterrado devido às fortes chuvas causadas pelo tufão.[146] Vários voos foram cancelados de e para Okinawa.[147] Quando o tufão atingiu a Coreia do Sul, teve impactos severos. 60.000 casas estavam sem eletricidade e uma mulher idosa morreu arrastada pela corrente. Outras 9 pessoas estão desaparecidas. Na cidade de Pohang, Coreia do Sul, sete pessoas morreram na inundação de um estacionamento subterrâneo.[148]

Depressão Tropical 13W (Gardo)[editar | editar código-fonte]

Depressão tropical (JMA)
Depressão tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 30 de agosto – 1 de setembro
Intensidade máxima 55 km/h (35 mph) (10-min)  998 hPa (mbar)

Em 30 de agosto às 00:00 UTC, a JMA começou a rastrear uma depressão tropical em movimento para o oeste.[149][150] Poucas horas depois, a PAGASA deu-lhe o nome local Gardo por estar dentro de sua área de responsabilidade.[151] O JTWC emitiu um TCFA para o sistema,[152] e então atualizaria o sistema para uma depressão tropical, designando-o como 13W. Devido à sua proximidade com o tufão Hinnamnor,[153] sua saída expôs totalmente a circulação de 13W.[154] Em 1º de setembro, o JMA, o JTWC e o PAGASA emitiram seus avisos finais sobre o sistema quando ele foi absorvido pelo Hinnamnor.[155][156][157]

Tufão Muifa (Inday)[editar | editar código-fonte]

Tufão (JMA)
Categoria 4 tufão (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 5 de setembro – 16 de setembro
Intensidade máxima 155 km/h (100 mph) (10-min)  950 hPa (mbar)

No seu primeiro boletim oficioso, a JTWC detetou um distúrbio a aproximadamente 255 mn desde Iwo-To. Segundo a Agência, o ciclone alcançou um ambiente favorável para uma intensificação mais abrangente por causa das águas quentes (entre 30 e 31 C) e foi designado como Invest 91W.[158] Segundo a JTWC um dia depois o ciclone tornou-se uma tempestade tropical, estava a 696 mn SSE da Base Aérea de Kadena, mas sem dar muitos detalhes sobre a sua pressão. A JMA, no entanto, não havia divulgado nenhum boletim para designar esse sistema até então.[159] Quando a tempestade entrou na área de responsabilidade do PAGASA, foi nomeado Inday; em seu primeiro boletim, a agência afirmando que um impacto direto no arquipélago era improvável.[160] De acordo com a agência, dentro da área da PAGASA, a tempestade se transformou em uma tempestade tropical severa, e deu avisos de possíveis inundações pela tempestade Inday para os distritos de Luzon e Visayas.[161] No entanto segundo o JTWC, quase na borda da área de PAGASA, a tempestade se transformou em um tufão, pois atingiu 120 km/h (ou 65 kn) em ventos sustentados de um minuto. No relatório, o ciclone estava localizado a mais de 388 mn ao sul da Base Aérea de Kadena.[162] No décimo sétimo boletim divulgado pela JTWC, o tufão atingiu a categoria 2, ainda dentro da área de PAGASA.[163] Horas depois, o tufão tornou-se muito forte e, por esse motivo, atingiu a categoria 3, de acordo com o décimo oitavo boletim da JTWC.[164] A PAGASA, em seu décimo sétimo boletim, relatou que os ventos do tufão poderiam atingir as Ilhas Batanes e Babuyan, além de causar maré de tempestade na costa norte de Luzon.[165] Depois de atingir o limite da área de PAGASA, o tufão foi rebaixado para a categoria 2 depois que as temperaturas da água diminuíram durante seu caminho. O JTWC registrou isso em seu boletim.[166] Em 12 de setembro, Muifa atingiu a Ilha Ishigaki, parte do remoto grupo da ilha Yaeyama.[167] Também naquele dia, o tufão foi rebaixado novamente para a categoria 1[168] e deixou a área de responsabilidade das Filipinas à tarde.[169] De acordo com o vigésimo sexto boletim do JTWC, o tufão voltou à categoria 2 depois de atingir as duas ilhas já fora do PAR.[170] Em 13 de setembro, a China emitiu um alerta laranja (sinal #2) sobre Muifa, alertando que poderia impactar o Estreito de Taiwan, além das províncias de Jiangsu, Norte de Zhejiang e Xangai.[171] Com ventos de 155 km/h (ou 80 nós), o tufão atingiu Zhoushan por volta das 20h30, hora local. Vários voos partindo dos aeroportos da cidade mencionada, Ningbo e Xangai, além das atividades portuárias de Xangai, foram suspensos devido a chuvas torrenciais e rajadas.[172] É o tufão mais poderoso já registado em Xangai.[173] O recorde anterior foi o Tufão Gloria, em 1949.[174] De acordo com a JTWC, Muifa foi rebaixado para uma tempestade tropical quando atingiu a costa.[175] Muifa foi novamente rebaixada para depressão tropical e a CABT divulgou o quadragésimo boletim. Este foi o último relatório da agência antes de ser dissipado.[176]

Tufão Merbok[editar | editar código-fonte]

Tufão (JMA)
Categoria 1 tufão (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 9 de setembro – 15 de setembro
Intensidade máxima 130 km/h (80 mph) (10-min)  965 hPa (mbar)

Às 00:00 UTC de 9 de setembro, a JMA havia rastreado uma depressão tropical fraca que se desenvolveu bem a oeste da ilha Wake. Posteriormente, a JMA rebaixou o sistema para uma zona de baixa pressão.[177] No entanto, no dia seguinte, a JMA re-atualizou o sistema para uma depressão tropical. O JTWC seguiu o exemplo e começou a emitir avisos, atribuindo a designação 15W.[178] No seu quinto boletim, a JTWC afirmou que 15W se transformou em uma "tempestade tropical" quando atingiu 65 km/h (ou 35 nós) de ventos sustentados de um minuto.[179] A JMA nomeou o sistema Merbok, por ter atingido ventos sustentados de 10 minutos a 65 km/h (40 mph).[180] Segundo o Boletim Técnico da JMA, horas depois o ciclone atingiu o estatuto de "tempestade tropical severa".[181] No décimo terceiro boletim, o JTWC informou que o Merbok se tornou um tufão de categoria 1 ao atingir ventos sustentados de 120 km/h (ou 65 nós).[182] A JTWC emitiu um boletim final sobre o Merbok, assinalando que este se tinha afastado das zonas habitáveis.[183]

Em 17 de setembro de 2022 seus remanescentes chegaram à costa Oeste do Alasca, onde seus ventos derrubaram casas e fios de energia elétrica e a agitação marítima virou barcos e destruiu infraestruturas na área costeira, no que foi chamada a "pior tempestade a atingir o estado americano nos últimos 50 anos". Segundo o Especialista em Clima do Alasca, Rick Thoman para o postal The Conversation, "há uma forte probabilidade de que o Merbok tenha se formado onde se formou por causa do aquecimento do oceano", já que o sistema havia se formado numa área do Pacífico onde as águas geralmente frias este ano estão mais quentes. "Com a água morna do oceano, há mais evaporação na atmosfera. Como todos os ingredientes atmosféricos se juntaram, Merbok foi capaz de trazer aquele ar úmido muito quente junto com ele. Se o oceano tivesse uma temperatura mais típica de 1960 , não haveria tanta umidade na tempestade", explicou.[184][185]

O governador do Alasca, Mike Dunleavy, chegou a declarar situação de emergência e centenas de soldados da Força-Tarefa trabalharam para ajudar os afetados.[186]

Tufão Nanmadol (Josie)[editar | editar código-fonte]

Tufão (JMA)
Categoria 4 supertufão (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 9 de setembro – 19 de setembro
Intensidade máxima 195 km/h (120 mph) (10-min)  910 hPa (mbar)
Ver artigo principal: Tufão Nanmadol (2022)

Às 06:00 UTC de 9 de setembro, o JMA rastreou brevemente uma fraca depressão tropical a leste de Iwo-To, Japão.[187] Dois dias depois, a JMA re-atualizou o sistema para uma depressão tropical. Em 12 de setembro, o JTWC designou o sistema 16W e estava localizado a aproximadamente 262 mn a sudoeste de Iwo-To.[188] No quinto boletim, a JTWC informou que o 16W se transformou numa "tempestade tropical", e a JMA, seguindo o exemplo, chamou o sistema Nanmadol.[189][190] A tempestade atingiu o estatuto de tufão em 15 de setembro.[191] Nanmadol intensificou-se rapidamente para um tufão muito forte, de acordo com o décimo terceiro boletim da JTWC.[192] Nanmadol então entrou na área de Responsabilidade filipina do PAGASA às 09:40 UTC de 16 de setembro, e recebeu o nome de Josie,[193][194] no entanto, rapidamente deixou o PAR, pouco mais de quatro horas depois, às 14:00 UTC do mesmo dia.[195] Quando atingiu o sul do Japão, o tufão foi rebaixado para o estatuto equivalente de categoria 3 ao chegar às Ilhas Kyushu.[196] Ao impactar diretamente o país, foi novamente rebaixado para status equivalente de categoria 1.[197] A caminho do Nordeste do Japão após a chegada à terra firme, o ciclone foi rebaixado para tempestade tropical pela JTWC. A JMA também seguiu o exemplo e rebaixou a para uma tempestade tropical severa. No seu vigésimo nono boletim, a CABT informou que o Nanmadol estava a enfraquecer à medida que se deslocava por terra no Japão e seria rebaixado para um ciclone extratropical.

Antes do ciclone atingir o país, a JMA emitiu um aviso especial de que o Nanmadol poderia causar danos graves, e pelo menos 4 milhões de pessoas foram aconselhadas a deixar suas casas.[198] Registaram-se volumes excecionalmente elevados de precipitação que resultaram em inundações nas ruas e destruição de muros de edifícios, e destruíram postes de energia. Pelo menos 2 pessoas morreram e outras 70 ficaram feridas. Mais de 200.000 pessoas ficaram sem eletricidade.[199][200][201] Na Coreia do Sul, os ventos e as chuvas provocados pelo tufão também causaram incómodos. Uma pessoa ficou ferida, mais de 700 pessoas foram evacuadas de suas casas, árvores caídas foram relatadas e alguns locais no sudeste do país ficaram sem eletricidade.[202]

Tempestade Tropical Talas[editar | editar código-fonte]

Tempestade tropical (JMA)
Tempestade tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 20 de setembro – 23 de setembro
Intensidade máxima 65 km/h (40 mph) (10-min)  1000 hPa (mbar)

A 20 de setembro, uma perturbação transformou-se numa depressão tropical de acordo com o JMA.[203] O JTWC relatou que a baixa pressão encontrou ambientes favoráveis para a intensificação por águas quentes e baixa cisalhamento pelo vento.[204] No dia seguinte, o JTWC designou o sistema como 17W, uma vez que foi atualizado para uma depressão tropical.[205] No dia 23 de setembro, o ciclone foi atualizado para uma tempestade tropical de acordo com o sexto boletim do JTWC. A tempestade foi denominada Talas pelo JMA.[206] Quando fez landfall no sul do Japão, foi rebaixada para uma depressão tropical de acordo com o sétimo boletim JTWC.[207] Uma precipitação total de 10 a 12 centímetros por hora, total de 30 a 42 centímetros em doze horas atingiu em Hamamatsu, Cidade de Shizuoka e outras áreas a oeste e leste da Prefeitura de Shizuoka. Um desabamento de terras em Ōigawa na ferrovia em Kawane, duas torres de transmissão caíram em Aoi-ku, Shizuoka e 119.200 clientes domésticos foram atingidos pelo corte de energia na Prefeitura de Shizuoka, de acordo com Heita Kawakatsu, relatório confirmado da Governadora de Shizuoka. Segundo o relatório oficial Japan Fire and Disaster Management Agency, Talas matou três pessoas e feriu seis outras.

Tufão Noru (Karding)[editar | editar código-fonte]

Tufão (JMA)
Categoria 5 supertufão (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 21 de setembro – 28 de setembro
Intensidade máxima 175 km/h (110 mph) (10-min)  940 hPa (mbar)
Ver artigo principal: Tufão Noru

Em 21 de setembro, uma perturbação desenvolveu-se em depressão tropical perto das Filipinas, de acordo com o JMA.[208] O JTWC designou este distúrbio como Invest 95W e emitiu um boletim observando que o sistema de baixa pressão poderia ter uma intensificação razoável devido à baixa cisalhamento do vento e água mais quente.[209] Horas mais tarde, o JTWC actualizou o sistema para uma depressão tropical, designando-o como 18W.[210] A PAGASA seguiu então o exemplo às 00:00 UTC de 22 de setembro, e à depressão tropical foi atribuído o nome Karding.[211] Algumas horas depois, o sistema atingiu a intensidade da tempestade tropical e a JMA atribuiu-lhe o nome Noru.[212] O PAGASA levantou TCWS #1 às 21:00 UTC do dia 23 de setembro, com o TCWS #3 a ser levantado um dia mais tarde à medida que a tempestade se intensificava rapidamente num tufão.[213][214] Em 24 de setembro, Noru entrou na área de responsabilidade das Filipinas e atingiu a intensidade do tufão.[215] Noru então sofreu intensificação explosiva, durante o qual, de acordo com o JTWC, os ventos sustentados de 1 minuto de Noru aumentaram 165 km/h (105 mph).[216] A PAGASA elevou o signal No. 4 no mesmo dia, informando que o norte de Lução poderia ser severamente afectado pelo ciclone.[217] Às 00:00 UTC do dia 25 de Setembro, o JTWC classificou Karding como um supertufão equivalente de categoria 5.[218] PAGASA então seguiu e atualizou Noru para um supertufão, elevando o sinal número 5 pela primeira vez desde Tufão Goni (Rolly), utilizando a nova escala de 2022.[219] Às 17h30 hora das Filipinas, de acordo com PAGASA, o Super Tufão Noru atingiu Burdeos, Ilhas Polillo, Província de Quezon. Quando fez um desembarque no norte das Filipinas, o ciclone foi rebaixado para a Categoria 4 de acordo com o JTWC.[220] Às 20:20h PHT, Noru atingiu Dingalan na província de Aurora como tufão de acordo com a PAGASA.[221] O terreno da cadeia montanhosa Sierra Madre enfraqueceu Noru ao passar pelo centro de Lução.[222]

Noru depois reintensificou-se ligeiramente no Mar das Filipinas Ocidentais, deixando a Área de Responsabilidade das Filipinas da PAGASA na segunda-feira de manhã.[223]

Tempestade Tropical Severa Kulap[editar | editar código-fonte]

Tempestade tropical severa (JMA)
Categoria 1 tufão (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 25 de setembro – 29 de setembro
Intensidade máxima 110 km/h (70 mph) (10-min)  970 hPa (mbar)

A 24 de setembro, o JTWC publicou um primeiro relatório sobre um sistema de baixa pressão e, porque entrou em águas mais quentes e com pouco vento, a agência chamou-lhe Invest 96W.[224] No dia seguinte, a JMA classificou o sistema como uma depressão tropical.[225] Horas mais tarde, o JTWC seguiu o exemplo, e designou-o 19W.[226] No dia seguinte, o ciclone intensificou-se e o JTWC no seu segundo boletim, classificou-o como uma "tempestade tropical".[226] O JMA seguiu o exemplo e chamou-lhe Kulap.[227] O JMA classificou-o rapidamente como uma "tempestade tropical severa" mas o JTWC foi mais longe e elevou-o para um tufão de Categoria 1.[226][228] Ao ameaçar a costa japonesa, o ciclone continuou o seu curso até ser rebaixado para uma tempestade tropical, de acordo com boletins divulgados pelas duas agências.[229][226] Ao mudarem-se para áreas mais frias e sem ameaçar quaisquer áreas habitáveis, as agências divulgaram os últimos boletins sobre o Kulap informando que foi desclassificado para um ciclone extratropical.[226][230]

Tufão Roke (Luis)[editar | editar código-fonte]

RokeTyphoon icon.png
Status atual da tempestade
Tufão  (JMA)
2022 NRL WP202022 ROKE infrared-gray satellite.png
Imagem de satélite
2022 JTWC 20W forecast map.wp2022.gif
Mapa da previsão
15:00 UTC, setembro 29
Local: 27° 00′ N, 133° 42′ L
285 nmi (530 km; 330 mi) E de Base Aérea Kadena, Prefeitura de Okinawa, Japão
Ventos sustentados: 65 kn (120 km/h; 75 mph) (média 10-min)
85 kn (155 km/h; 100 mph) (média 1-min)
com rajadas até 95 kn (175 km/h; 110 mph)
Pressão: 980 hPa (29 inHg)
Movimento: NE at 13 kn (24 km/h; 15 mph)
Ver mais informação detalhada.

Em 27 de setembro, a JMA começou a monitorizar uma fraca depressão tropical que se tinha desenvolvido no Mar das Filipinas.

Outros sistemas[editar | editar código-fonte]

Uma área de baixa pressão desenvolveu-se em uma depressão tropical a nordeste de Mindanao no início de 30 de maio.[231] Mas ela se dissipou no mesmo dia sem afetar nenhuma área habitável[232] Em 22 de julho, a JMA começou a rastrear uma área de baixa pressão ao sul do Japão.[233] No dia seguinte, o JTWC também começou a rastrear o sistema, agora 227 nmi (261 mi; 420 km) a sul-sudoeste de Iwo Jima, no Japão.[234] Em 24 de julho, a JMA atualizou o sistema para uma depressão tropical.[235]

Nomes de tempestades[editar | editar código-fonte]

Dentro do Oceano Pacífico Noroeste, tanto a Agência Meteorológica do Japão (JMA) quanto a Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos das Filipinas (PAGASA) atribuem nomes a ciclones tropicais que se desenvolvem no Pacífico Ocidental, o que pode resultar em um ciclone tropical com dois nomes.[236] O RSMC Tokyo da Agência Meteorológica do Japão — Typhoon Center atribui nomes internacionais a ciclones tropicais em nome do Comitê de Tufões da Organização Meteorológica Mundial, caso eles sejam julgados com ventos sustentados de 10 minutos de 65 km/h (40 mph).[237] A PAGASA nomeia ciclones tropicais que se movem ou se formam como uma depressão tropical em sua área de responsabilidade localizada entre 135°E e 115°E e entre 5°N e 25°N, mesmo que o ciclone tenha um nome internacional atribuído a ele.[236] Os nomes de ciclones tropicais significativos foram retirados, tanto pelo PAGASA quanto pelo Typhoon Committee.[237] Caso a lista de nomes para a região filipina se esgote, os nomes serão retirados de uma lista auxiliar, da qual os dez primeiros são publicados a cada temporada. Os nomes não utilizados são marcados em cinzento.

Nomes internacionais[editar | editar código-fonte]

Um ciclone tropical é nomeado quando se considera que tem ventos sustentados de 10 minutos de 65 km/h (40 mph).[238] A JMA selecionou os nomes de uma lista de 140 nomes, que foi desenvolvida pelas 14 nações e territórios membros do Comitê de Tufões da ESCAP/WMO.[239] Nomes aposentados, se houver, serão anunciados pela OMM em 2023; embora os nomes de substituição sejam anunciados em 2024. Os próximos 28 os nomes na lista de nomes são listados aqui junto com sua designação numérica internacional, se forem usados.

  • Malakas (2201)
  • Megi (2202)
  • Chaba (2203)
  • Aere (2204)
  • Songda (2205)
  • Trases (2206)
  • Mulan (2207)
  • Talas (2215)
  • Noru (2216)
  • Kulap (2217)
  • Roke (2218) (activo)
  • Sonca (sem usar)
  • Nesat (sem usar)
  • Haitang (sem usar)
  • Nalgae (sem usar)
  • Banyan (sem usar)
  • Yamaneko (sem usar)
  • Pakhar (sem usar)
  • Sanvu (sem usar)
  • Mawar (sem usar)
  • Guchol (sem usar)

Filipinas[editar | editar código-fonte]

Nesta temporada, a PAGASA usará seu próprio esquema de nomenclatura, que se desenvolverá dentro ou se moverá para sua área de responsabilidade autodefinida.[240] Os nomes foram retirados de uma lista de nomes, que foi usada pela última vez em 2018 e está programada para ser usada novamente em 2026.[240] Todos os nomes são os mesmos, exceto Obet, Rosal e Umberto, que substituíram os nomes Ompong, Rosita e Usman depois que foram aposentados.[240]

  • Agaton (2202)
  • Basyang (2201)
  • Caloy (2203)
  • Domeng (2204)
  • Ester (2206)
  • Karding (2216)
  • Luis (2218)
  • Maymay (sem usar)
  • Neneng (sem usar)
  • Obet (sem usar)
  • Paeng (sem usar)
  • Queenie (sem usar)
  • Rosal (sem usar)
  • Samuel (sem usar)
  • Tomas (sem usar)
  • Umberto (sem usar)
  • Venus (sem usar)
  • Waldo (sem usar)
  • Yayang (sem usar)
  • Zeny (sem usar)

Lista auxiliar

  • Agila (sem usar)
  • Bagwis (sem usar)
  • Chito (sem usar)
  • Diego (sem usar)
  • Elena (sem usar)
  • Felino (sem usar)
  • Gunding (sem usar)
  • Harriet (sem usar)
  • Indang (sem usar)
  • Jessa (sem usar)

Efeitos da temporada[editar | editar código-fonte]

Esta tabela resume todos os sistemas que se desenvolveram ou se mudaram para o Oceano Pacífico Norte, a oeste da Linha Internacional de Data durante 2022. As tabelas também fornecem uma visão geral da intensidade do sistema, duração, áreas terrestres afetadas e quaisquer mortes ou danos associados ao sistema.

Nome Datas ativo Classificação máxima Velocidade de vento
sustentados
Pressão Áreas afetadas Danos
(USD)
Fatalidades Refs
01W 29 de março – 31 Depressão tropical Não definido 1006 hPa (29.7 inHg) Vietname &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 1 [241]
Malakas (Basyang) 6 de abril – 15 Tufão muito forte 165 km/h (105 mph) 945 hPa (27.9 inHg) Ilhas Carolinas &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
Megi (Agaton) 8 de abril – 13 Tempestade tropical 65 km/h (40 mph) 998 hPa (29.5 inHg) Filipinas $90 800 000 &0000000000000214.000000 214 [242]
TD 30 de maio Depressão tropical Não definido 1006 hPa (29.7 inHg) Filipinas &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
Chaba (Caloy) 28 de junho – 5 de julho Tufão 130 km/h (80 mph) 965 hPa (28.5 inHg) China meridional, China Central, Norte da China &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Desconhecido &0000000000000012.000000 12 [56]
Aere (Domeng) 30 de junho – 4 de julho Tempestade tropical 85 km/h (50 mph) 994 hPa (29.4 inHg) Japão &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Desconhecido &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
TD 24 de julho – 25 Depressão tropical 55 km/h (35 mph) 1006 hPa (29.7 inHg) Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
Songda 26 de julho – 1 de agosto Tempestade tropical 75 km/h (45 mph) 996 hPa (29.4 inHg) Japão, Coreia do Sul &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
Trases (Ester) 29 de julho – 1 de agosto Tempestade tropical 65 km/h (40 mph) 998 hPa (29.5 inHg) Ilhas Ryukyu, Coreia do Sul &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
08W 3 de agosto – 4 Depressão tropical Não definido 1002 hPa (29.6 inHg) China meridional &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Desconhecido &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
Mulan 8 de agosto – 11 Tempestade tropical 65 km/h (40 mph) 996 hPa (29.4 inHg) China meridional, Vietname &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum &0000000000000004.000000 4
Meari 10 de agosto – 14 Tempestade tropical 75 km/h (45 mph) 994 hPa (29.4 inHg) Japão &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Desconhecido &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
TD 14 de agosto – 15 Depressão tropical Não definido 1012 hPa (29.9 inHg) Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
Ma-on (Florita) 20 de agosto – 26 Tempestade tropical severa 110 km/h (70 mph) 980 hPa (29 inHg) Filipinas, China meridional, Vietname $61 380 &0000000000000006.0000006 [243][244]
Tokage 21 de agosto – 25 Tufão 140 km/h (85 mph) 970 hPa (29 inHg) Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
TD 22 de agosto Depressão tropical 55 km/h (35 mph) 1008 hPa (29.8 inHg) Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
Hinnamnor (Henry) 28 de agosto – 6 de setembro Tufão violento 195 km/h (120 mph) 920 hPa (27 inHg) Japão, Filipinas, Taiwan, Leste da China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Extremo Oriente Russo $2 500 000 &0000000000000003.0000003 [146]
13W (Gardo) 30 de agosto – 1 de setembro Depressão tropical 55 km/h (35 mph) 998 hPa (29.5 inHg) Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
Muifa (Inday) 5 de setembro – 17 Tufão muito forte 155 km/h (100 mph) 950 hPa (28 inHg) Filipinas, Taiwan, Ilhas Yaeyama, China Oriental &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
Merbok 9 de setembro – 15 Tufão 130 km/h (80 mph) 965 hPa (28.5 inHg) Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
Nanmadol (Josie) 9 de setembro–19 Tufão violento 195 km/h (120 mph) 910 hPa (27 inHg) Japão, Península da Coreia, Extremo Oriente Russo &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Desconhecido &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 4 [245]
Talas September 20–23 Tempestade tropical 65 km/h (40 mph) 1000 hPa (30 inHg) Japão &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Desconhecido &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 3
Noru (Karding) Setembro 21–28 Tufão muito forte 175 km/h (110 mph) 940 hPa (28 inHg) Filipinas, Vietname, Laos, Tailândia, Camboja $26 200 000 &0000000000000008.000000 8 [246]
Kulap Setembro 25–29 Tempestade tropical severa 110 km/h (70 mph) 970 hPa (29 inHg) Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
TD Setembro 25–26 Depressão tropical Não definido 1012 hPa (29.9 inHg) Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
Roke (Luis) Setembro 27–Presente Strong typhoon 120 km/h (75 mph) 980 hPa (29 inHg) Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum
Totais da temporada
26 sistemas 29 Março – Temporada em curso 195 km/h (120 mph) 910 hPa (27 inHg) $1 335 200 000 269

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Um supertufão é uma categoria não oficial usada pelo Joint Typhoon Warning Center (JTWC) para um tufão com ventos de pelo menos 240 km/h (150 mph).[1]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Frequently Asked Questions (Relatório). Joint Typhoon Warning Center. 13 de agosto de 2012. Consultado em 22 de setembro de 2012. Cópia arquivada em 4 de outubro de 2013 
  2. a b c Saunders, Mark; Lea, Adam (5 de maio de 2022). Extended Range Forecast for Northwest Pacific Typhoon Activity in 2022 (PDF) (Relatório). Tropical Storm Risk Consortium. Consultado em 5 de maio de 2022 
  3. a b Saunders, Mark; Lea, Adam (6 de julho de 2022). July Forecast Forecast Update for Northwest Pacific Typhoon Activity in 2022 (PDF) (Relatório). Tropical Storm Risk Consortium. Consultado em 7 de julho de 2022 
  4. a b Saunders, Mark; Lea, Adam (9 de agosto de 2022). August Forecast Forecast Update for Northwest Pacific Typhoon Activity in 2022 (PDF) (Relatório). Tropical Storm Risk Consortium. Consultado em 9 de agosto de 2022 
  5. a b 143rd Climate Forum Climate Outlook janeiro–June 2022 (PDF) (Seasonal Climate Outlook). Philippine Atmospheric Geophysical and Astronomical Services Administration. 22 de dezembro de 2021. p. 32. Consultado em 22 de dezembro de 2021. Cópia arquivada (PDF) em 30 de dezembro de 2021 
  6. a b 143rd Climate Forum Climate Outlook January–June 2022 (PDF) (Seasonal Climate Outlook). Philippine Atmospheric Geophysical and Astronomical Services Administration. 22 de dezembro de 2021. p. 32. Consultado em 22 de dezembro de 2021. Cópia arquivada (PDF) em 30 de dezembro de 2021 
  7. a b «WWJP27 RJTD 291800». Japan Meteorological Agency. 29 de março de 2022. Consultado em 30 de março de 2022. Arquivado do original em 30 de março de 2022 
  8. Tropical Cyclone Formation Alert (Invest 93W) (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 29 de março de 2021. Consultado em 29 de março de 2021. Arquivado do original em 29 de março de 2021 
  9. Tropical Depression 01W (One) Warning No. 1 (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 30 de março de 2022. Consultado em 30 de março de 2022. Arquivado do original em 30 de março de 2022 
  10. Product type not specified. (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 3 de abril de 2022. Consultado em 3 de abril de 2022. Arquivado do original em 3 de abril de 2022 
  11. WWJP27 RJTD 060000 (Relatório). Japan Meteorological Agency. 6 de abril de 2022. Consultado em 8 de abril de 2022. Arquivado do original em 6 de abril de 2022 
  12. Tropical Cyclone Formation Alert (Invest 95W) (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 3 de abril de 2022. Consultado em 3 de abril de 2022. Arquivado do original em 3 de abril de 2022 
  13. Tropical Depression 02W (Two) Warning No. 1 (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 7 de abril de 2022. Consultado em 7 de abril de 2022. Arquivado do original em 7 de abril de 2022 
  14. Tropical Storm 02W (Two) Warning No. 4 (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 7 de abril de 2022. Consultado em 7 de abril de 2022. Arquivado do original em 7 de abril de 2022 
  15. Japan Meteorological Agency (8 de abril de 2022). RSMC Tropical Cyclone Advisory on Tropical Storm 2201 (Malakas) (Relatório). Consultado em 8 de abril de 2022. Arquivado do original em 8 de abril de 2022 
  16. «twitter.com/dost_pagasa/status/1513729609313169409». Twitter (em inglês). Consultado em 12 de abril de 2022. Arquivado do original em 12 de abril de 2022 
  17. a b Product type not specified. (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 3 de abril de 2022. Consultado em 3 de abril de 2022. Arquivado do original em 3 de abril de 2022 
  18. PAGASA. «At 2:00 AM today, the Low Pressure Area east of Visayas developed into Tropical Depression #AgatonPH. Tropical Cyclone Bulletins will be issued starting at 5AM today.». Consultado em 11 de abril de 2022. Arquivado do original em 8 de abril de 2022 
  19. «#1 for Tropical Depression» (PDF). PAGASA. 8 de abril de 2022. Consultado em 8 de abril de 2022. Arquivado do original (PDF) em 8 de abril de 2022 
  20. Tropical Cyclone Formation Alert (Invest 94W) (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 9 de abril de 2022. Consultado em 9 de abril de 2022. Arquivado do original em 9 de abril de 2022 
  21. Tropical Depression 03W (Three) Warning No. 1 (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 9 de abril de 2022. Consultado em 9 de abril de 2022. Arquivado do original em 9 de abril de 2022 
  22. «RSMC Tropical Cyclone Advisory Name TS 2202 Megi (2202) Upgraded from TD». Japan Meteorological Agency. 10 de abril de 2022. Consultado em 10 de abril de 2022. Cópia arquivada em 10 de abril de 2022 
  23. Arceo, Acor (10 de abril de 2022). «Tropical Storm Agaton slightly weakens before looming 2nd landfall». Rappler (em inglês). Consultado em 10 de abril de 2022. Arquivado do original em 11 de abril de 2022 
  24. «#9 for Tropical Storm» (PDF). PAGASA. 10 de abril de 2022. Consultado em 10 de abril de 2022. Arquivado do original (PDF) em 10 de abril de 2022 
  25. «Signal No. 2 up over parts of Eastern Samar, 3 other areas due to Agaton». GMA News Online (em inglês). Consultado em 10 de abril de 2022. Arquivado do original em 11 de abril de 2022 
  26. «'Agaton' slightly weakens; to make landfall over Leyte's eastern coast, says PAGASA». ABS-CBN News. 10 de abril de 2022. Consultado em 10 de abril de 2022. Arquivado do original em 11 de abril de 2022 
  27. Israel, Dale (10 de abril de 2022). «Cebu City placed under state of calamity due to Agaton». CNN Philippines. Consultado em 10 de abril de 2022. Arquivado do original em 10 de abril de 2022 
  28. «Tropical storm Megi kills 25, leaves 8 missing in Visayas, Mindanao». The Star (em inglês). Consultado em 12 de abril de 2022 
  29. Abania, Lolet (11 de abril de 2022). «3 patay, 1 nawawala, 2 nasaktan dahil sa Bagyong Agaton — NDRRMC» [3 dead, 1 missing, 2 injured due to Typhoon Agaton - NDRRMC]. Bulgar Online (em tagalo). Consultado em 11 de abril de 2022. Arquivado do original em 11 de abril de 2022 
  30. Gabieta, Joey (10 de abril de 2022). «Cargo vessel capsizes off Ormoc City amid 'Agaton' onslaught». INQUIRER.net (em inglês). Consultado em 10 de abril de 2022. Arquivado do original em 10 de abril de 2022 
  31. «One dead in Davao de Oro due to Agaton – governor». CNN Philippines. 10 de abril de 2022. Consultado em 10 de abril de 2022. Arquivado do original em 10 de abril de 2022 
  32. «At 4:00 PM today, Tropical Depression "AGATON" made landfall over Basey, Samar. #AgatonPH». Twitter (em inglês). Consultado em 12 de abril de 2022. Arquivado do original em 12 de abril de 2022 
  33. «WWJP27 RJTD 280600». Japan Meteorological Agency. 28 de junho de 2022. Cópia arquivada em 28 de junho de 2022 
  34. «WWJP27 RJTD 281200». Japan Meteorological Agency. 28 de junho de 2022. Consultado em 28 de junho de 2022. Cópia arquivada em 28 de junho de 2022 
  35. «#1 for Tropical Depression» (PDF). PAGASA. 29 de junho de 2022. Consultado em 29 de junho de 2022 
  36. Tropical Cyclone Formation Alert (Invest 97W) (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 29 de junho de 2022. Consultado em 29 de junho de 2022. Arquivado do original em 29 de junho de 2022 
  37. «WTPQ50 RJTD 290600». Japan Meteorological Agency. 29 de junho de 2022. Consultado em 30 de junho de 2022. Cópia arquivada em 29 de junho de 2022 
  38. «#3 for Tropical Depression» (PDF). PAGASA. 29 de junho de 2022. Consultado em 29 de junho de 2022 
  39. «#6-FINAL for Tropical Depression» (PDF). PAGASA. 29 de junho de 2022. Consultado em 29 de junho de 2022 
  40. Prognostic Reasoning for Tropical Depression 04W (Quatro) Warning No. 1 (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 29 de junho de 2022. Consultado em 29 de junho de 2022. Arquivado do original em 29 de junho de 2022 
  41. «WTPQ50 RJTD 300000». Japão Meteorological Agency. 30 de junho de 2022. Consultado em 30 de junho de 2022. Arquivado do original em 30 de junho de 2022 
  42. «RSMC Tropical Cyclone Advisory Name STS 2203 Chaba (2203) Upgraded from TS». Japão Meteorological Agency. 30 de junho de 2022. Consultado em 2 de julho de 2022. Cópia arquivada em 1 de julho de 2022 
  43. «Another urban tornado just occurred in #Foshan, China within the outer rainbands of Tropical Storm #Chaba. The city of #Foshan is prone to tornadoes and interestingly, an analog Typhoon #Prapiroon (2006) also dropped a tornado nearby.». Twitter. FansOfStorms. Consultado em 2 de julho de 2022 
  44. «More tornadoes reported from the outer rainbands of Typhoon #Chaba. This video is taken in #Chaozhou, over 300 miles away from the storm center, reminding us how widespread these typhoon-related hazards can be! (witness: @LCLCLKLZ on Weibo)». Twitter. FansOfStorms. Consultado em 2 de julho de 2022 
  45. «Another one! Waterspout moving onshore in #Shantou, within the outer rainbands of Typhoon #Chaba, well over 300 miles away from the storm center!». Twitter. FansOfStorms. Consultado em 2 de julho de 2022 
  46. Typhoon 04W (Chaba) Warning No. 9 (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 1 de julho de 2022. Consultado em 1 de julho de 2022. Arquivado do original em 2 de julho de 2022 
  47. «RSMC Tropical Cyclone Advisory Name TY 2203 Chaba (2203) Upgraded from STS». Japão Meteorological Agency. 2 de julho de 2022. Consultado em 2 de julho de 2022. Cópia arquivada em 2 de julho de 2022 – via National Oceanic and Atmospheric Administration 
  48. «Typhoon Chaba makes landfall in China's Guangdong». Xinhua News Agency. 2 de julho de 2022. Consultado em 2 de julho de 2022 
  49. «RSMC Tropical Cyclone Advisory Name STS 2203 Chaba (2203) Downgraded from TY». Japão Meteorological Agency. 2 de julho de 2022. Consultado em 2 de julho de 2022. Cópia arquivada em 2 de julho de 2022 
  50. Tropical Storm 04W (Chaba) Warning No. 12 (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 2 de julho de 2022. Consultado em 2 de julho de 2022. Arquivado do original em 2 de julho de 2022 
  51. Tropical Storm 04W (Chaba) Warning No. 12 (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 2 de julho de 2022. Consultado em 2 de julho de 2022. Arquivado do original em 2 de julho de 2022 
  52. «RSMC Tropical Cyclone Advisory Name TS 2203 Chaba (2203) Downgraded from STS». Japão Meteorological Agency. 2 de julho de 2022. Consultado em 3 de julho de 2022. Cópia arquivada em 3 de julho de 2022 
  53. «RSMC Tropical Cyclone Advisory Name TD Downgraded from TS 2203 Chaba (2203)». Japão Meteorological Agency. 3 de julho de 2022. Consultado em 3 de julho de 2022. Cópia arquivada em 3 de julho de 2022 
  54. «Dozens missing in shipwreck off Hong Kong during South China Sea typhoon». Channel NewsAsia. Agence France-Presse. 2 de julho de 2022. Consultado em 2 de julho de 2022 
  55. «"Fujing 001" construction ship sank 27 people lost contact with Guangdong Maritime Search and Rescue Center: Search and rescue in progress Daily Economic News». China Posts English (em inglês). 3 de julho de 2022. Consultado em 3 de julho de 2022 
  56. a b c «China retrieves dozen bodies after Typhoon Chaba sinks ship». Reuters. 4 de julho de 2022. Consultado em 4 de julho de 2022 
  57. «Dramatic video shows crew member's rescue from sinking ship near Hong Kong». Canadian Broadcasting Corporation. 2 de julho de 2022 
  58. Yan, Zhang; Woo, Ryan (2 de julho de 2022). Mallard, William, ed. «China lashed by year's first typhoon, record rains forecast». Reuters. Consultado em 2 de julho de 2022 
  59. Tropical Cyclone Formation Alert (Invest 98W) (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 30 de junho de 2022. Consultado em 30 de junho de 2022. Arquivado do original em 30 de junho de 2022 
  60. «#1 for Tropical Depression» (PDF). PAGASA. 30 de junho de 2022. Consultado em 30 de junho de 2022 
  61. «WWJP27 RTJD 301200». Japan Meteorological Agency. 30 de junho de 2022. Consultado em 30 de junho de 2022. Arquivado do original em 30 de junho de 2022 
  62. Tropical Depression 05W (Five) Warning No. 1 (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 30 de junho de 2022. Consultado em 30 de junho de 2022. Arquivado do original em 30 de junho de 2022 
  63. «Tropical Cyclone Information». Japan Meteorological Agency. 1 de julho de 2022. Consultado em 1 de julho de 2022. Arquivado do original em 1 de julho de 2022 
  64. «#8F for Tropical Storm» (PDF). PAGASA. 2 de julho de 2022. Consultado em 2 de julho de 2022 
  65. «Japan: Tropical Storm Aere making landfall over northern Okinawa late July 2». Crisis24. 2 de julho de 2022. Consultado em 4 de julho de 2022 
  66. Tropical Depression 05W (Aere) Warning No. 12 (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 3 de julho de 2022. Consultado em 3 de julho de 2022. Arquivado do original em 3 de julho de 2022 
  67. «Tropical Storm 05W (Aere) Warning #26 Final Warning Issued at 06/2100Z». JTWC (em inglês). 6 de julho de 2022. Consultado em 7 de julho de 2022. Cópia arquivada em 7 de julho de 2022 
  68. «WWJP27 RJTD 260600». Japan Meteorological Agency. Consultado em 26 de julho de 2022. Cópia arquivada em 26 de julho de 2022 
  69. «WTPQ50 RJTD 261200». Japan Meteorological Agency. Consultado em 26 de julho de 2022. Cópia arquivada em 26 de julho de 2022 
  70. «WTPQ30 RJTD 270000». Japan Meteorological Agency. Consultado em 27 de julho de 2022. Cópia arquivada em 27 de julho de 2022 
  71. «WTPQ30 RJTD 280000». Japan Meteorological Agency. Consultado em 28 de julho de 2022. Cópia arquivada em 28 de julho de 2022 
  72. «WTPQ30 RJTD 281200». Japan Meteorological Agency. Consultado em 28 de julho de 2022. Cópia arquivada em 28 de julho de 2022 
  73. Prognostic Reasoning for Tropical Depression 06W (Songda) Warning No. 1 (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 29 de julho de 2022. Consultado em 29 de julho de 2022. Arquivado do original em 29 de julho de 2022 
  74. a b «Weather officials urge caution against Tropical Storm Songda | NHK WORLD-JAPAN News». NHK WORLD (em inglês). Consultado em 4 de agosto de 2022 
  75. «WTPQ30 RJTD 280000». Japan Meteorological Agency. Consultado em 31 de julho de 2022. Cópia arquivada em 31 de julho de 2022 
  76. Prognostic Reasoning for Tropical Depression 06W (Songda) Warning No. 10 (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 31 de julho de 2022. Consultado em 31 de julho de 2022. Arquivado do original em 31 de julho de 2022 
  77. Prognostic Reasoning for Tropical Depression 06W (Songda) Warning No. 12 (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 31 de julho de 2022. Consultado em 31 de julho de 2022. Arquivado do original em 31 de julho de 2022 
  78. «WWJP27 RJTD 011200». Japan Meteorological Agency. Consultado em 31 de julho de 2022. Cópia arquivada em 1 de agosto de 2022 
  79. «WWJP27 RJTD 011200». Japan Meteorological Agency. Consultado em 31 de julho de 2022. Cópia arquivada em 1 de agosto de 2022 
  80. «NOAA ATCF Best Track for 06W (Songda)». National Oceanic and Atmospheric Administration. 2 de agosto de 2022 
  81. «Unstable air bringing heavy rain to western Japan | NHK WORLD-JAPAN News». NHK WORLD (em inglês). Consultado em 4 de agosto de 2022 
  82. a b 김수연 (30 de julho de 2022). «(LEAD) Typhoon Songda brings heavy rains to Jeju Island». Yonhap News Agency (em inglês). Consultado em 4 de agosto de 2022 
  83. «WWJP27 RJTD 290000». Japan Meteorological Agency. 29 de julho de 2022. Consultado em 29 de julho de 2022. Cópia arquivada em 29 de julho de 2022 
  84. «#1 for Tropical Depression» (PDF). PAGASA. 29 de julho de 2022. Consultado em 29 de julho de 2022 
  85. «#8F for Tropical Depression» (PDF). PAGASA. 31 de julho de 2022. Consultado em 31 de julho de 2022 
  86. «WTPQ51 RJTD 310300». Japan Meteorological Agency. 31 de julho de 2022. Consultado em 4 de agosto de 2022. Arquivado do original em 31 de julho de 2022 
  87. «Tropical Depressions 06W (Songda), 07W (Trases), #8» 
  88. Tropical Cyclone Formation Alert (Invest 95W) (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 31 de julho de 2022. Consultado em 31 de julho de 2022. Arquivado do original em 31 de julho de 2022 
  89. «WTPQ51 RJTD 011200». Japan Meteorological Agency. 1 de agosto de 2022. Consultado em 1 de agosto de 2022. Arquivado do original em 1 de agosto de 2022 
  90. Tropical Depression 07W (Trases) Warning No. 2 (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 1 de agosto de 2022. Consultado em 1 de agosto de 2022. Arquivado do original em 1 de agosto de 2022 
  91. Aviso de Clima Tropical Significativo para os Oceanos Pacífico Ocidental e Sul (Reeditado) (Relatório). Joint Typhoon Warning Center. 2 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 2 de agosto de 2022 
  92. Alerta de formação de ciclone tropical (Invest 96W) (Relatório). JTWC. 3 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 4 de agosto de 2022 
  93. «WWJP27 RJTD 031800». Japan Meteorological Agency. 3 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 4 de agosto de 2022 
  94. «Tropical Depression 08W (Eight) Warning Nr 001». Joint Typhoon Warning Center. 4 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 4 de agosto de 2022 
  95. «台风海洋_台风快讯与报文_台风快讯». Agência Meteorológica da China. Consultado em 5 de setembro de 2022 
  96. «Depressão Tropical 08W (Oito) Warning Nr 002». Joint Typhoon Warning Center. 4 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 4 de agosto de 2022 
  97. «WWJP27 RJTD 080000». Japan Meteorological Agency. 8 de agosto de 2022. Consultado em 10 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 8 de agosto de 2022 
  98. «WTPQ50 RJTD 080600». Japan Meteorological Agency. 8 de agosto de 2022. Consultado em 10 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 8 de agosto de 2022 
  99. Tropical Cyclone Formation Alert (Invest 92W) (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 9 de agosto de 2022. Consultado em 9 de agosto de 2022. Arquivado do original em 10 de agosto de 2022 
  100. «Tufão Mulan atinge a terra no Sul da China». Xinhua News Agency. 10 de agosto de 2022. Consultado em 28 de agosto de 2022 
  101. Cancelamento de alerta de formação de ciclone tropical (Relatório). Joint Typhoon Warning Center. 10 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 10 de agosto de 2022 
  102. «RSMC Tropical Cyclone Advisory TD rebaixado de TS 2207 Mulan (2207)». Japan Meteorological Agency. 11 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 11 de agosto de 2022 
  103. «WWJP27 RJTD 110600». Japan Meteorological Agency. 11 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 11 de agosto de 2022 
  104. «A circulação da tempestade Mulan deixa seis mortos e desaparecidos». Baoquocte. The World and Vietnam Report. 15 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022 
  105. «Lagostas cultivadas morrem em massa após tempestade no centro-sul do Vietnã» (em vietnamita). Tuổi Trẻ News. 13 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022 
  106. «WWJP27 RJTD 091800» (em inglês). Japan Meteorological Agency. 9 de agosto de 2022. Consultado em 10 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 10 de agosto de 2022 
  107. «WTPQ51 RJTD 100000» (em inglês). Japan Meteorological Agency. 10 de agosto de 2022. Consultado em 10 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 10 de agosto de 2022 
  108. «Tempestade Tropical 09W (Meari) Aviso #11Final Aviso emitido em 13/2100Z». JTWC. 13 de agosto de 2022. Consultado em 13 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 13 de agosto de 2022 
  109. «Tufão Meari atinge a costa do Pacífico do Japão». The Mainichi. Kyodo. 13 de agosto de 2022. Consultado em 14 de agosto de 2022 
  110. Kageyama, Yuri. «Tempestade tropical Meari atinge o Japão com fortes chuvas, vento». ABC News. Associates Press. Consultado em 14 de agosto de 2022 
  111. «Casas destruídas na tempestade tropical no Japão» (em inglês). BBC News. Consultado em 15 de agosto de 2022 
  112. «WWJP27 RJTD 190000». Agência Meteorológica do Japão. 19 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 21 de agosto de 2022 
  113. «WWJP27 RJTD 201800». Japan Meteorological Agency. 20 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 21 de agosto de 2022 
  114. «#1 for Tropical Depression» (PDF). PAGASA. 21 de agosto de 2022. Consultado em 21 de agosto de 2022 
  115. «WTPN31 PGTW 211500». Joint Typhoon Warning Center. 21 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 21 de agosto de 2022 
  116. Compartilhar; Twitter; Twitter; Twitter. «'Florita' chega a Isabela; para sair do PAR quarta-feira». www.pna.gov.ph (em inglês). Consultado em 23 de agosto de 2022 
  117. «Florita sai do PH; número de mortos agora 4». Inquirer. 28 de agosto de 2022 
  118. «SitRep No. 7 para a Tempestade Tropical Severa Florita (2022)» (PDF), NDRRMC, consultado em 28 de agosto de 2022 
  119. «Bão vào Quảng Ninh, suy yếu thành áp thấp nhiệt đới». VNExpress (em vietnamita). 25 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022 
  120. «Hàng loạt cây xanh bật gốc sau bão Maon». VNExpress (em vietnamita). 25 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022 
  121. «WWJP27 RJTD 210600». Japan Meteorological Agency. 21 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 21 de agosto de 2022 
  122. «Aviso RSMC de ciclone tropical TS 2210 Tokage (2210) atualizado de TD». Agência Meteorológica do Japão. 22 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 22 de agosto de 2022 
  123. Raciocínio Prognóstico para Tempestade Tropical 11W (Tokage) Warning No 001 (Relatório). Joint Typhoon Warning Center. 22 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 22 de agosto de 2022 
  124. RSMC Tropical Cyclone Prognostic Reasoning No.5 for STS 2210 Tokage (2210) (Relatório). Japan M Agência eteorológica. 22 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 23 de agosto de 2022 
  125. Raciocínio Prognóstico para o Tufão 11W (Tokage) No 005 (Relatório). JTWC. 23 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 23 de agosto de 2022 
  126. RSMC Ciclone Tropical Prognóstico Raciocínio No.8 para TY 2210 Tokage (2210) (Relatório). Japan Meteorological Agency. 23 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 23 de agosto de 2022 
  127. «RSMC Tropical Cyclone Advisory TY 2210 Tokage (2210)». Japan Meteorological Agency. 23 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 24 de agosto de 2022 
  128. Raciocínio Prognóstico para o Tufão 11W (Tokage) Aviso Nr 008 (Relatório). Joint Typhoon Warning Center. 24 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 24 de agosto de 2022 
  129. «bwp112022.dat». NOAA. Joint Typhoon Warning Center. 26 de agosto de 2022. Consultado em 28 de agosto de 2022 
  130. Raciocínio Prognóstico para o Tufão 11W (Tokage) Aviso Nr 010 (Relatório). Joint Typhoon Warning Center. 24 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 24 de agosto de 2022 
  131. Raciocínio Prognóstico para o Tufão 11W (Tokage) Aviso Nr 012 (Relatório). Joint Typhoon Warning Center. 25 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 25 de agosto de 2022 
  132. «Tempestade Tropical 11W (Tokage) Aviso Nr 014». JTWC. 25 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 25 de agosto de 2022 
  133. «RSMC Tropical Raciocínio Prognóstico de Ciclone Nº 17 para Ex-Baixo Desenvolvido STS 2210 Tokage (2210)». Japan Meteorological Agency. 25 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 26 de agosto de 2022 
  134. «ALERTA DE FORMAÇÃO DE CICLONES TROPICAIS (INVEST 90W)». JTWC. 28 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 28 de agosto de 2022 
  135. «RSMC CICLONE TROPICAL RACIOCÍNIO PROGNÓSTICO NO. 2 PARA TS 2211 HINNAMNOR (2211)». Japan Meteorological Agency. 29 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 29 de agosto de 2022 
  136. «RACIOCÍNIO PROGNÓSTICO PARA O TUFÃO 12W (HINNAMNOR) AVISO NR 005». JTWC. 29 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 29 de agosto de 2022 
  137. «TROPICAL CYCLONE PROGNOSTICREASONING NO. 6 PARA TY 2211 HINNAMNOR (2211)». Agência Meteorológica do Japão. 29 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 29 de agosto de 2022 
  138. «TYPHOON 12W (HINNAMNOR) AVISO NR 006». JTWC. 29 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 29 de agosto de 2022 
  139. «SUPER TYPHOON 12W (HINNAMNOR) AVISO NR 011». Joint Typhoon Warning Center. 30 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 30 de agosto de 2022 
  140. «RACIOCÍNIO PROGNÓSTICO PARA SUPERTUFÃO 12W (HINNAMNOR) WARNING NR 011». 30 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 30 de agosto de 2022 
  141. «RASONING NO.12 FOR TY 2211 HINNAMNOR (2211)». Agência Meteorológica do Japão. 30 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 30 de agosto de 2022 
  142. JMA, Agência Meteorológica do Japão (31 de agosto de 2022). «REASONING NO.15 FOR TY 2211 HINNAMNOR (2211)». Agência Meteorológica do Japão. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 31 de agosto de 2022 
  143. «TYPHOON 12W (HINNAMNOR) WARNING NR 014». JTWC. 31 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 31 de agosto de 2022 
  144. «RACIOCÍNIO PROGNÓSTICO PARA TUFÃO 12W (HINNAMNOR) AVISO NR 014». JTWC. 31 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 31 de agosto de 2022 
  145. Mendoza, John Eric (31 de agosto de 2022). «Super tufão Hinnamnor entra em PAR e agora se chama Henry». INQUIRER.net (em inglês). Consultado em 5 de setembro de 2022 
  146. a b «Landslide spawned by typhoon Henry's heavy rains catches farmer inside brother's house in Ifugao». Manila Bulletin 
  147. «Super typhoon 'Hinnamnor', strongest storm of 2022, batters Japan». Mint. 2 de setembro de 2022. Consultado em 2 de setembro de 2022 
  148. «Tufão Hinnamnor deixa um morto e nove desaparecidos na Coreia do Sul». 6 de setembro de 2022 
  149. «WWJP27 RJTD 300000». Agência Meteorológica do Japão. 30 de setembro de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 30 de agosto de 2022 
  150. «WTPQ51 RJTD 300600». Agência Meteorológica do Japão. 30 de agosto de 2022. Consultado em 5 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 30 de agosto de 2022 
  151. Arceo, Acor (30 de agosto de 2022). «LPA evolui para Depressão Tropical Gardo; Hinnamnor se torna supertufão». Rappler. Consultado em 2 de setembro de 2022 
  152. Tropical Cyclone Formation Alert (Invest 98W) (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 30 de agosto de 2022. Consultado em 30 de agosto de 2022. Arquivado do original em 30 de agosto de 2022 
  153. Prognostic Reasoning for Tropical Depression 13W (Thirteen) Warning No. 1 (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 30 de agosto de 2022. Consultado em 30 de agosto de 2022. Arquivado do original em 31 de agosto de 2022 
  154. Prognostic Reasoning for Tropical Depression 13W (Thirteen) Warning No. 3 (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 31 de agosto de 2022. Consultado em 31 de agosto de 2022. Arquivado do original em 31 de agosto de 2022 
  155. «RSMC Raciocínio Prognóstico de Ciclone Tropical Nº 8 para TD Localizado em 24.0N 129.0E». Agência Meteorológica do Japão. 1 de setembro de 2022. Consultado em 2 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 1 de setembro de 2022 
  156. Tropical Disturbance 13W (Thirteen) Warning No. 6 (Relatório). United States Joint Typhoon Warning Center. 1 de setembro de 2022. Consultado em 1 de setembro de 2022. Arquivado do original em 1 de setembro de 2022 
  157. Arceo, Acor (1 de setembro de 2022). «Super tufão Henry se intensifica ligeiramente; Depressão tropical Gardo enfraquece em LPA». Rappler. Consultado em 2 de setembro de 2022 
  158. «Current Significant Tropical Weather Advisories ABPW10 Western/South Pacific Ocean (Invest 91W)». JTWC (em inglês). 6 de setembro de 2022. Consultado em 6 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 6 de setembro de 2022 
  159. «Tropical Storm 14W (Fourteen) Warning #03 Issued at 07/0300Z». JTWC (em inglês). 7 de setembro de 2022. Consultado em 7 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 7 de setembro de 2022 
  160. «Tropical Cyclone Bulletin #3 Tropical storm "Inday"». PAGASA. 8 de setembro de 2022. Consultado em 8 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 8 de setembro de 2022 
  161. «Tropical Cyclone Bulletin #10 Severe tropical storm "Inday"». PAGASA. 10 de setembro de 2022. Consultado em 10 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 10 de setembro de 2022 
  162. «Typhoon 14W (Muifa) Warning #14 Issued 09/2100Z». JTWC. 9 de setembro de 2022. Consultado em 10 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 10 de setembro de 2022 
  163. «Typhoon 14W (Muifa) Warning #17 Issued 10/1500Z». JTWC (em inglês). 10 de setembro de 2022. Consultado em 10 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 10 de setembro de 2022 
  164. «Typhoon 14W (Muifa) Warning #18 Issued 10/2100Z». JTWC (em inglês). 10 de setembro de 2022. Consultado em 10 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 10 de setembro de 2022 
  165. «Tropical Cyclone Bulletin #17 typhoon "Inday"». PAGASA. 11 de setembro de 2022. Consultado em 11 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 11 de setembro de 2022 
  166. «Typhoon 14W (Muifa) Warning #24 Issued 12/0900Z». JTWC (em inglês). 12 de setembro de 2022. Consultado em 12 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 12 de setembro de 2022 
  167. Masters, Jeff; Henson, Bob (12 de setembro de 2022). «Typhoon Muifa storms toward Shanghai; all quiet on the Atlantic front» (em inglês). New Haven, Connecticut: Yale Climate Connections. Consultado em 12 de setembro de 2022 
  168. «Typhoon 14W (Muifa) Warning #25 Issued 12/1200Z». JTWC (em inglês). 12 de setembro de 2022. Consultado em 12 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 12 de setembro de 2022 
  169. «Tropical Cyclone Bulletin #22 typhoon "Inday" (Final bulletin)». PAGASA. 12 de setembro de 2022. Consultado em 12 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 12 de setembro de 2022 
  170. «Typhoon 14W (Muifa) Warning #26 Issued 12/2100Z». JTWC (em inglês). 12 de setembro de 2022. Consultado em 12 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 12 de setembro de 2022 
  171. «Orange warning of typhoon Muifa». China Meteorological Administration (em inglês). 13 de setembro de 2022. Consultado em 13 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 13 de setembro de 2022 
  172. «Typhoon Muifa pounds eastern China with strong gales, rain». Reuters. 14 de setembro de 2022 
  173. Henson, Bob; Masters, Jeff. «Typhoon Muifa sweeps into Shanghai; Caribbean eyes new tropical depression». Yale Climate Connections. Consultado em 14 de setembro de 2022 
  174. Masters, Jeff. «Category 3 Chan-hom: One of Shanghai's Strongest Typhoons on Record?». Weather Underground. Consultado em 14 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 8 de agosto de 2018 
  175. «Tropical storm Muifa (14W) Warning #37 Issued 15/1500Z». JTWC (em inglês). 15 de setembro de 2022. Consultado em 15 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 15 de setembro de 2022 
  176. «Tropical depression Muifa (14W) Warning #40 Final bulletin Issued 16/0900Z». JTWC (em inglês). 16 de setembro de 2022. Consultado em 16 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 16 de setembro de 2022 
  177. «Bulletin released of Typhoon Muifa, tropical depression 15W and tropical depression Issued 10/1800Z». Japan Meteorological Agency (em inglês). 10 de setembro de 2022. Consultado em 10 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 10 de setembro de 2022 
  178. «Tropical depression 15W (Fifteen) Warning #01 Issued 10/2100Z». JTWC (em inglês). 10 de setembro de 2022. Consultado em 10 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 10 de setembro de 2022 
  179. «Tropical storm 15W (Fifteen) Warning #05 Issued 11/2100Z». JTWC (em inglês). 11 de setembro de 2022. Consultado em 11 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 11 de setembro de 2022 
  180. «Bulletin released of Typhoon Muifa, tropical storm Merbok and tropical depression Issued 12/0300Z». Japan Meteorological Agency (em inglês). 12 de setembro de 2022. Consultado em 12 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 12 de setembro de 2022 
  181. «Bulletin released of typhoon Muifa, severe tropical storm Merbok and tropical depression Issued 12/0900Z». Japan Meteorological Agency (em inglês). 12 de setembro de 2022. Consultado em 12 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 12 de setembro de 2022 
  182. «Typhoon 15W (Merbok) Warning #13 Issued 13/2100Z». JTWC (em inglês). 13 de setembro de 2022. Consultado em 13 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 13 de setembro de 2022 
  183. «Typhoon Merbok 15W Warning #18 Final bulletin Issued 15/0300Z». JTWC (em inglês). 15 de setembro de 2022. Consultado em 15 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 15 de setembro de 2022 
  184. «Inundações e vendavais são registrados na mais forte tempestade no Alasca em meio século; vídeo». O Globo. Consultado em 26 de setembro de 2022 
  185. Thoman, Rick. «Typhoon Merbok, fueled by unusually warm Pacific Ocean, pounded Alaska's vulnerable coastal communities at a critical time». The Conversation (em inglês). Consultado em 26 de setembro de 2022 
  186. Cole, Shannon; Yelverton, Lex. «State defense forces called into action following remnants of Merbok». https://www.alaskasnewssource.com (em inglês). Consultado em 26 de setembro de 2022 
  187. «Archive.ph» 
  188. «Tropical depression 16W (Sixteen) Warning #01 Issued 12/2100Z». JTWC (em inglês). 12 de setembro de 2022. Consultado em 12 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 12 de setembro de 2022 
  189. «Tropical storm 16W (Nanmadol) Warning #05 Issued 13/2100Z». JTWC (em inglês). 13 de setembro de 2022. Consultado em 13 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 13 de setembro de 2022 
  190. «Bulletin released of typhoon Muifa, typhoon Merbok and tropical storm Nanmadol Issued 13/2100Z». Japan Meteorological Agency (em inglês). 13 de setembro de 2022. Consultado em 13 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 13 de setembro de 2022 
  191. «Typhoon Nanmadol (16W) Warning #12 Issued 15/1500Z». JTWC (em inglês). 15 de setembro de 2022. Consultado em 15 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 15 de setembro de 2022 
  192. «Typhoon Nanmadol (16W) Warning #13 Issued 16/0000Z». JTWC (em inglês). 16 de setembro de 2022. Consultado em 16 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 16 de setembro de 2022 
  193. «Watch». www.facebook.com. Consultado em 16 de setembro de 2022 
  194. Arceo, Acor (16 de setembro de 2022). «Typhoon Josie enters PAR, no landfall seen». rappler.com. Rappler. Consultado em 16 de setembro de 2022 
  195. «Watch». www.facebook.com. Consultado em 16 de setembro de 2022 
  196. «Typhoon Nanmadol (16W) Warning #22 Issued 18/0300Z». JTWC (em inglês). 18 de setembro de 2022. Consultado em 18 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 18 de setembro de 2022 
  197. «Typhoon Nanmadol (16W) Warning #25 Issued 18/2100Z». JTWC (em inglês). 18 de setembro de 2022. Consultado em 18 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 18 de setembro de 2022 
  198. «Japan storm: Millions told to evacuate as Typhoon Nanmadol makes landfall». BBC News. 18 de setembro de 2022 
  199. «Tropical storm Nanmadol (16W) Warning #26 Issued 19/0300Z». JTWC (em inglês). 19 de setembro de 2022. Consultado em 19 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 19 de setembro de 2022 
  200. «Tropical storm Nanmadol (16W) Prognostic Reasoning Warning #26 Issued 19/0300Z». JTWC (em inglês). 19 de setembro de 2022. Consultado em 19 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 19 de setembro de 2022 
  201. «At Least Two Killed in Japan Typhoon, Tokyo Under Flood Advisory». Bloomberg (em inglês). 19 de setembro de 2022. Consultado em 19 de setembro de 2022 
  202. «1 person injured, hundreds evacuated as Typhoon Nanmadol nears». Korea Herald. 19 de setembro de 2022. Consultado em 19 de setembro de 2022 
  203. «Boletim publicado de depressão tropical (Invest 94W) Emitido 20/2100Z». Japan Meteorological Agency (em inglês). 20 de setembro de 2022. Consultado em 20 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 20 de setembro de 2022 
  204. «Tropical cyclone formation alert WTPN21 (Invest 94W) Isuued at 21/0130Z». JTWC (em inglês). 20 de setembro de 2022. Consultado em 20 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 20 de setembro de 2022 
  205. «Depressão tropical 17W (Seventeen) Warning #01 Issued 21/2100Z». JTWC (em inglês). 21 de setembro de 2022. Consultado em 22 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 21 de setembro de 2022 
  206. «Tormenta tropical 17W (Talas) Warning #06 Issued 23/0300Z». JTWC (em inglês). 23 de setembro de 2022. Consultado em 23 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 23 de setembro de 2022 }
  207. «Depressão tropical 17W (Talas) Warning #07 Issued 21/0900Z». JTWC (em inglês). 23 de setembro de 2022. Consultado em 23 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 23 de setembro de 2022 
  208. «Bulletin publicado de depressões tropicais (94W e 95W) Emitido 21/1500Z». Japan Meteorological Agency (em inglês). 21 de setembro de 2022. Consultado em 21 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 21 de setembro de 2022 
  209. «Atualização de avisos meteorológicos tropicais significativos ABPW10 (Western/South Pacific Ocean) Reeditado em 21/1530Z (Invest 95W)». JTWC (em inglês). 21 de setembro de 2022. Consultado em 21 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 21 de setembro de 2022 
  210. «Depressão tropical 18W (Eighteen) Warning #01 Issued 22/0300Z». JTWC (em inglês). 22 de setembro de 2022. Consultado em 22 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 22 de setembro de 2022 
  211. ABS-CBN News [@ABSCBNNews] (22 de setembro de 2022). «JUST IN: A área de baixa pressão a leste da Central Luzon desenvolveu-se para a Depressão Tropical #KardingPH, @dost_pagasa disse no seu boletim das 8 da manhã de quinta-feira. #WeatherPatrol. História a seguir em news.abs-cbn.com.» (Tweet). Consultado em 22 de setembro de 2022 – via Twitter 
  212. «Tormenta tropical 18W (Eighteen) Warning #04 Issued 22/2100Z». JTWC (em inglês). 22 de setembro de 2022. Consultado em 22 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 22 de setembro de 2022 }
  213. «#8 for Tropical Storm» (PDF). PAGASA. 23 de setembro de 2022. Consultado em 23 de setembro de 2022 
  214. «#11 for Typhoon» (PDF). PAGASA. 24 de setembro de 2022. Consultado em 24 de setembro de 2022 
  215. «Typhoon 17W (Noru) Warning #11 Issued 24/1500Z». JTWC (em inglês). 24 de setembro de 2022. Consultado em 24 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 24 de setembro de 2022 
  216. «Super typhoon 17W (Noru) Warning #12 Prognostic Reasoning Issued 24/2100Z». JTWC (em inglês). 24 de setembro de 2022. Consultado em 24 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 24 de setembro de 2022 
  217. «Tropical cyclone bulletin #15 Super tufão Karding Emitido 24/2100Z». PAGASA (em inglês). 24 de setembro de 2022. Consultado em 24 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 24 de setembro de 2022 
  218. «Super tufão 17W (Noru) Warning #12 Issued 24/2100Z». JTWC (em inglês). 24 de setembro de 2022. Consultado em 24 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 24 de setembro de 2022 }
  219. Twitter (em inglês) https://twitter.com/dost_pagasa/status/1573875961992425472. Consultado em 25 de setembro de 2022  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  220. «Typhoon 17W (Noru) Aviso #15 Emitido 25/1500Z». JTWC (em inglês). 25 de setembro de 2022. Consultado em 25 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 25 de setembro de 2022 
  221. «Karding faz primeiro landfall em Quezon, segundo em Aurora». RAPPLER (em inglês). 25 de setembro de 2022. Consultado em 28 de setembro de 2022 
  222. Peña, Kurt Dela (28 de setembro de 2022). «Sierra Madre resiste a Karding, mas precisa de protecção contra os humanos que salva». INQUIRER.net (em inglês). Consultado em 28 de setembro de 2022 }
  223. «Typhoon Karding sai do PAR após deixar rasto de destruição». RAPPLER (em inglês). 26 de setembro de 2022. Consultado em 28 de setembro de 2022 
  224. «Current Northwest Pacific/North Indian Ocean Tropical Systems Tropical Cyclone Formation Alert WTPN21 Issued at 24/2230Z (Invest 96W)». JTWC (em inglês). 25 de setembro de 2022. Consultado em 25 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 24 de setembro de 2022 
  225. url=https://tgftp.nws.noaa.gov/data/raw/ww/wwjp27.rjtd..txt
  226. a b c d e «Depressão tropical 19W (Nineteen) Warning #01 Issued at 25/2100Z». JTWC (em inglês). 25 de setembro de 2022. Consultado em 29 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 25 de setembro de 2022 }
  227. Japan Meteorological Agency https://tgftp.nws.noaa.gov/data/raw/ww/wwjp27.rjtd..txt. Cópia arquivada em |arquivourl= requer |arquivodata= (ajuda) 🔗  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  228. Japan Meteorological Agency https://tgftp.nws.noaa.gov/data/raw/ww/wwjp27.rjtd..txt. Cópia arquivada em |arquivourl= requer |arquivodata= (ajuda) 🔗  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  229. Japan Meteorological Agency https://tgftp.nws.noaa.gov/data/raw/ww/wwjp27.rjtd..txt. Cópia arquivada em |arquivourl= requer |arquivodata= (ajuda) 🔗  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  230. Japan Meteorlogical Agency https://tgftp.nws.noaa.gov/data/raw/ww/wwjp27.rjtd..txt. Cópia arquivada em |arquivourl= requer |arquivodata= (ajuda) 🔗  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  231. «WWJP27 RJTD 291800». Japan Meteorological Agency. 29 de maio de 2022. Consultado em 30 de maio de 2022. Cópia arquivada em 30 de maio de 2022 
  232. «WWJP27 RJTD 300000». Japan Meteorological Agency. 30 de maio de 2022. Consultado em 30 de maio de 2022. Cópia arquivada em 30 de maio de 2022 
  233. «WWJP27 RJTD 221800». Japan Meteorological Agency. 22 de julho de 2022. Consultado em 28 de julho de 2022. Arquivado do original em 24 de julho de 2022 
  234. «Invest 92W technical bulletin». JTWC (em inglês). 23 de julho de 2022. Consultado em 28 de julho de 2022. Cópia arquivada em 5 de setembro de 2022 
  235. «WWJP27 RJTD 240000». Japan Meteorological Agency. 24 de julho de 2022. Consultado em 28 de julho de 2022. Cópia arquivada em 24 de julho de 2022 
  236. a b Padgett, Gary. «Monthly Tropical Cyclone Summary December 1999». Australian Severe Weather. Consultado em 1 de outubro de 2013. Arquivado do original em 28 de agosto de 2012 
  237. a b The Typhoon Committee (21 de fevereiro de 2013). «Typhoon Committee Operational Manual 2013» (PDF). World Meteorological Organization. pp. 37–38. Consultado em 1 de outubro de 2013. Arquivado do original (PDF) em 28 de agosto de 2012 
  238. ESCAP/WMO Typhoon Committee (25 de janeiro de 2016). «Review of the 2015 Pacific typhoon season» (PDF). www.typhooncommittee.org. Consultado em 8 de abril de 2022. Arquivado do original (PDF) em 24 de março de 2016 
  239. Zhou, Xiao; Lei, Xiaotu (2012). «Summary of retired typhoons within the Western North Pacific Ocean». The Economic and Social Commission for Asia and the Pacific/World Meteorological Organization's Typhoon Committee. Tropical Cyclone Research and Review. 1 (1): 23–32. ISSN 2225-6032. doi:10.6057/2012TCRR01.03. Consultado em 21 de dezembro de 2014. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2017 
  240. a b c «Philippine Tropical Cyclone Names». Philippine Atmospheric, Geophysical and Astronomical Services Administration. Consultado em 18 de abril de 2015. Arquivado do original em 28 de dezembro de 2016 
  241. «Viet Nam, Storms, Wind, Floods, and Landslide in Central Region (TD One) (1 Apr 2022) - Viet Nam». ReliefWeb (em inglês). Consultado em 9 de abril de 2022. Cópia arquivada em 9 de abril de 2022 
  242. Situational Report No. 15 for TC AGATON (2022) (PDF) (Relatório). National Disaster Risk Reduction and Management Council. 29 de abril de 2022. Consultado em 29 de abril de 2022. Cópia arquivada (PDF) em 30 de abril de 2022 
  243. SitRep No. 4 for Severe Tropical Storm Florita (2022) (Relatório). NDRRMC. 21 de agosto de 2022. Consultado em 25 de agosto de 2022 
  244. «FLASH REPORT ON DISASTER RISK MANAGEMENT SITUATION ON 27 AUGUST 2022». Vietnam Disaster Management Authority. 28 de agosto de 2022. Consultado em 28 de agosto de 2022 
  245. «At Least Two Killed in Japan Typhoon, Tokyo Under Flood Advisory». Bloomberg (em inglês). 19 de setembro de 2022. Consultado em 19 de setembro de 2022 
  246. «8 reported dead, 3 missing due to Karding —NDRRMC». GMA News Online (em inglês). Consultado em 27 de setembro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]