Ténis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tenista)
Disambig grey.svg Nota: Para o calçado, veja Tênis (vestuário). Para a antiga cidade egípcia, veja Tênis (Egito).
Ténis
US Open 2007, Maria Sharapova serving.jpg
Partida em 2007 do US Open, um dos quatro torneios Grand Slam
Olímpico desde 1896 a 1924 (masculino);
desde 1988 (masculino e feminino)
Desporto Tênis
Praticado por Ambos os sexos
Campeões Olímpicos
Rio de Janeiro 2016
Homens Reino Unido Andy Murray
(simples)
Espanha Marc Lopez e
Rafael Nadal
(duplas)
Mulheres Porto Rico Mónica Puig
(simples)
Rússia Ekaterina Makarova e
Elena Vesnina
(duplas)
Campeões Mundiais
Líder do ranking mundial da ATP e da WTA
Homens Sérvia Novak Djokovic
Mulheres Austrália Ashleigh Barty

Ténis (português europeu) ou tênis (português brasileiro) é uma modalidade desportiva/esporte de origem inglesa, disputado em campos geralmente abertos e de superfícies sintéticas, cimento, betão puroso, terra batida (pó de tijolo) ou relva. Participam no jogo dois adversários ou duas equipas de compostas por dois elementos, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. O campo é dividido em dois meios-campos por uma rede e o objetivo do jogo é rebater uma pequena bola para lá da rede (para o meio-campo adversário) com ajuda de uma raqueta.

Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro do meio-campo adversário (incluindo as linhas), fazendo com que o mesmo não consiga devolver a bola antes que esta toque uma segunda vez no solo, ou que a devolva para fora dos limites do outro meio-campo. Esta modalidade desportiva possui aspectos de ataque (rebater bem a bola, dificultando a devolução do adversário) e defesa (bom posicionamento em campo, antecipação das pancadas do adversário etc).

O ténis/tênis possui um sistema de pontuação que subdivide o encontro em games/jogospt e sets/partidaspt. Grosso modo, um jogo/game é um conjunto de pontos (15-30-40-jogo) e uma partida/set é um conjunto de jogos (1-2-3-4-5-set). Cada jogo/game tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: executar o serviço/servir/sacar. No ténis/tênis de competição, é comum que o jogador que serve ganhe o jogo, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo. Desta forma, uma das estratégias de jogo é tentar inverter esta vantagem durante a troca de bola ou, durante a defesa, fazer com que o adversário, através de erros, perca os jogos nos quais está a servir. Ganha o encontropt aquele que atingir um número de partidas/sets pré-definido — geralmente 2 partidas/sets, sendo de 3 partidas/sets para os torneios Grand Slam masculinos.

História[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: História do tênis
Gravura do jeu de paume de 1632

O jogo atual de ténis/tênis tem origem no século XIX, em Inglaterra. Muitos historiadores, porém, acreditam que a origem da modalidade/esporte data do século XII, em França, onde contudo se usava a mão para bater na bola. No final do século XVI começou a usar-se raquetas para bater na bola e o jogo passou a chamar-se "ténis/tênis", do francês antigo Tenez, que pode ser traduzido como "segure" ou "receba". O jogo era popular em França e na Inglaterra, onde era praticado em locais cobertos, onde a bola batesse numa parede. Mais tarde, o jogo seria designado de "ténis/tênis real".[1]

O torneio mais antigo de ténis/tênis no mundo, o Torneio de Wimbledon, foi realizado pela primeira vez em Londres em 1877.[2] Essa primeira edição gerou um debate sobre a padronização das regras da modalidade/esporte.

Em 21 de Maio de 1881, a ''United States National Lawn Tennis Association'' foi fundada para padronizar as regras e organizar as competições. O U.S. National Men's Singles Championship, hoje US Open, foi realizado pela primeira vez em 1881, em Newport, Rhode Island. O torneio feminino estabeleceu-se em 1887. A modalidade/esporte também era popular em França, com o Aberto da França, datado de 1891. Assim, Wimbledon, o US Open, o Aberto da França e o Aberto da Austrália, de 1905, tornaram-se os eventos de maior prestígio no ténis/tênis, algo que se mantém até hoje. Juntos, esses torneios são chamados de Majors ou Slams (termo retirado do basebol).

As regras mais abrangentes foram promulgadas em 1924, pela Federação Internacional das Regras de Ténis/Tênis, hoje conhecida como Federação Internacional de Ténis/Tênis, e mantém-se até os dias de hoje, com a principal alteração sendo a adição do tie-break, desenvolvido por Jimmy Van Alen. No mesmo ano, a modalidade/esporte retirou-se dos Jogos Olímpicos, tendo retomado apenas em 1984, como evento promocional. O sucesso do evento foi tão grande que o COI decidiu reintroduzir o ténis/tênis como um desporto/esporte olímpico na edição de 1988, em Seul. A Taça Davis, a principal competição internacional entre as federações nacionais, existe desde 1900.[3] A versão análoga para as mulheres é a Fed Cup, iniciada em 1963.[4]

Em 1968, após denúncias de lavagem de dinheiro envolvendo tenistas menos expressivos, iniciou-se a era aberta/Era Open, onde todos os jogadores passaram a poder competir em todos os torneios. Com o estabelecimento da era aberta, também se iniciou o circuito profissional internacional, aumentando a receita e a popularidade da modalidade/esporte pelo mundo.

Regras[editar | editar código-fonte]

Placar de um jogo de ténis

Uma partida de ténis/tênis pode ser uma partida de simples (um contra um) ou de pares (dois contra dois). Um sorteio antes do início do jogo define o jogador/par que começará a servir o que começará a receber o serviço. O jogo é dividido em sets/partidaspt, games/jogos e pontos. A partida é ganha pelo primeiro jogador/par a atingir 6 jogos, com dois jogos, no mínimo, de diferença para o adversário. Caso haja empate no set a 6-6, será disputado um tie-break, no qual o jogador que vencer 7 pontos primeiro, com uma diferença de dois pontos para o adversário, ganha a partida/set. Em caso de diferença menor que dois pontos, segue-se o tie-break até que a diferença seja cumprida. Pode também, em casos especiais pré definidos (sempre na última partida/set do jogo), jogar-se um Super Tie-Break, onde aquele que atingir 10 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos vence a partida.

O jogo/game é uma soma de pontos. No jogo são disputados um mínimo de 4 pontos. A contagem é feita por 15-30-40-jogo. Caso se chegue a uma contagem de 40-40, o jogador que vencer dois pontos seguidos vence o jogo. O ponto começa a ser disputado quando o jogador que está a servir joga a bola para o outro lado da rede, de modo que ela caia dentro da área de serviço. Tem duas tentativas para se iniciar o ponto, caso contrário perde o ponto. Perde-se o ponto quando: a bola não ultrapassa a rede; a bola caia fora dos limites do campo; a bola bate duas vezes dentro de um dos lados do campo. Somente a raqueta pode tocar a bola (exceto no serviço, onde o lançamento da bola é feito com a mão).[5]

Equipamentos[editar | editar código-fonte]

Raqueta[editar | editar código-fonte]

Raquete de tênis e 2 bolas

Em 1583, surge a primeira raqueta com encordoamento vertical, como as de hoje, em substituição do transversal. A raqueta desenvolvida pelo neerlandês Mitelli, em 1675, tem o cabo mais longo em relação à área de impacto. O aparecimento da raqueta com cabo liso, em 1891, ajuda a evitar as habituais torções no pulso. No fim do século XIX, acontece uma grande revolução no formato: o lançamento dos primeiros modelos ovais. A área de batimento da bola também se renova. Os minúsculos quadrados do encordoamento multiplicam-se. Inspirada em instrumentos musicais italianos, a raqueta de 1930 é apresentada com um novo desenho.

Esse desenho ficou conhecido por ter uma aparência de "panelões", raquetas com cabo metálico e área de impacto maior para facilitar o jogo. Hoje em dia, a raqueta mais moderna tem a abertura na armação que reduz a resistência do ar, a área de batimento é menor e a corda mais fina.

A superfície de contacto deve ser plana e formada por um padrão de cordas cruzadas conectadas à moldura da raqueta. O padrão de encordoamento deve ser uniforme. As raquetas não devem exceder 73,7 cm de comprimento, incluindo o cabo e 31,7 cm de largura. A superfície de contacto com a bola não deve exceder 39,4 cm de comprimento e 29,2 cm de largura. A raqueta, incluindo o cabo e as cordas, não deve conter qualquer dispositivo que possa mudar-lhe o formato, alterar a distribuição de peso, ou qualquer outro meio que possa interferir com o desempenho do atleta.[6]

Bola[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Bola de tênis

Court, campo ou quadra[editar | editar código-fonte]

Dimensões de um court de ténis

O ténis/tênis é jogado numa superfície plana rectangular, geralmente da relva, terra batida (pó de tijolo) ou em piso duro. O campo/quadrabr tem 78 pés (23,77 m) de comprimento e 27 pés (8,23 m) de largura para partidas singulares, e 36 pés (10,97 m) de largura para partidas de pares. O espaço adicional em torno do campo é requerido para que os jogadores possam alcançar a bola quando esta ultrapassa os limites do campo. Uma rede esticada a meio do campo em toda a sua largura, paralela com as linhas de base, divide-o em duas partes iguais. A rede tem 3 pés e 6 polegadas (1,07 m) de altura nas extremidades, e 3 pés (914 mm) de altura no centro. As linhas nas extremidades do campo são chamadas linha de base e as linhas laterais são chamadas de margem. Duas linhas, uma em cada lado do campo, estão posicionadas a 6,4 m da rede. Estas são as chamadas linhas de serviço. A área entre a rede e a linha de serviço é dividida ao meio, paralelamente às laterais, partido do ponto mais baixo da rede.[7]

Há três tipos principais de campo, dependendo dos materiais usados para a superfície da mesma. Cada superfície fornece uma diferença na velocidade e no salto da bola de ténis/tênis.

  • Campo de terra batida (pó de tijolo);
  • Campo de relva;
  • Campo de piso duro/rápido: cimento, borracha sintética, carpete, lama asfáltica ou betão puroso.

Terra batida /pó de tijolo[editar | editar código-fonte]

O campo de terra batidapt ou pó de tijolo (saibrobr ;clay, em inglês) é composto por terra e argila, coberta com pó de tijolo e é um piso que torna o jogo um pouco mais lento. As bolas saltam relativamente alto e mais lentamente, fazendo com que seja mais difícil um jogador executar uma pancada indefensável. Em campos de terra batida são facilmente visíveis as marcas da bola no solo, permitindo verificar, em caso de dúvida, se a bola bateu fora ou dentro do campo. O Torneio de Roland Garros disputa-se em campos deste tipo. Vários tenistas fizeram história neste piso, como Rafael Nadal e Gustavo Kuerten .

Piso duro[editar | editar código-fonte]

O piso rápidopt (piso duro"br ;hard court, em inglês) é um tipo de campo que abrange muitas superfícies diferentes, variando do cimento, tartan, betão puroso ou asfalto, até superfícies de madeira ou relva artificial semelhante a AstroTurf. É um piso de jogo rápido devido ao seu piso regular. Os ressaltos baixos fazem com que as jogadas sejam curtas e poderosas; jogadores do tipo serviço-rede têm vantagem neste tipo de superfície. Os torneios de Grand Slam disputados nesses pisos são: Australian Open e U.S. Open. Tenistas como Roger Federer e Pete Sampras destacaram-se nesse tipo de piso.

Relva[editar | editar código-fonte]

O piso de relvapt (gramabr ; grass em inglês) é o piso mais rápido do ténis/tênis, caracterizando-se pela irregularidade do ressalto da bola (dependendo de quão saudável a relva é e de quão recentemente foi cortada). Os grandes vencedores nesta superfície jogam ao estilo serviço-voley, como Pete Sampras. O Torneio de Wimbledon é jogado nesta superfície.

Torneios[editar | editar código-fonte]

Os torneios de ténis/tênis geralmente são separados por género/gênero e número de inscritos. Boa parte dos torneios é composto por singulares masculinos e femininos e pares masculinos, femininos e mistos. Os torneios são organizados pela ATP, WTA, ITF ou por outras organizações.

Grand Slam[editar | editar código-fonte]

O Grand Slam é a sequência dos quatro principais torneios do mundo: Roland Garros (França), Wimbledon (Inglaterra), Aberto dos EUA (Estados Unidos) e Aberto da Austrália.

A expressão Grand Slam veio de uma associação com outro desporto/esporte, o baseball. Quando uma equipa consegue completar, de uma só vez, as quatro bases, ela provoca um "grand slam" (grande barulho) no estádio — ninguém se cansa de aplaudir a incrível jogada. No ténis, quem vence os quatro maiores torneios consegue um facto tão raro como completar as quatro bases sucessivas no baseball, daí a comparação. Os maiores vencedores de Grand Slams são o suíço Roger Federer e Rafael Nadal (ainda em atividade) com 20 títulos cada (à data de 02/Junho/2021). Vencer os quatro Grand Slams numa única temporada é um facto muito raro. Apenas dois homens e três mulheres conseguiram essa proeza:

Masculino
Feminino

Masters 1000[editar | editar código-fonte]

O ATP World Tour Masters 1000 é um grupo de nove torneios anuais do segundo escalão do ténis/tênis masculino. É dado esse nome por causa do prémio de 1000 pontos no ranking profissional para o vencedor. Essa separação dos nove torneios começou em 1990 sob o nome de Super 9 e depois, Tennis Masters Series. Em 2007, a ATP anunciou que a Master Series seria renomeada para Masters 1000, com a adição dos 1000 pontos no ranking como prémio em cada torneio. No final de cada ano, os oito tenistas mais bem classificados no ranking da ATP disputam o ATP World Tour Finals, em local rotativo.

Atuais torneios Master 1000 (2012)
Mês Torneio Local Superfície
Março BNP Paribas Open Estados Unidos Indian Wells Dura
Março Sony Ericsson Open Estados Unidos Miami[Loc 1] Dura
Abril Monte-Carlo Rolex Masters Mônaco Monte-Carlo[Loc 2] Saibro
Maio Mutua Madrileña Masters Madrid Espanha Madrid Saibro
Maio Internazionali BNL d'Italia Itália Roma Saibro
Agosto Rogers Cup Canadá Montreal, Toronto Dura
Agosto Western & Southern Financial Group Masters & Women's Open Estados Unidos Cincinnati[Loc 3] Dura
Outubro Shanghai Masters 1000 presented by Rolex China Shanghai Dura
Novembro BNP Paribas Masters França Paris Dura (coberta)
  1. Atualmente na cidade próxima de Key Biscayne.
  2. Atualmente na comuna francesa de Roquebrune-Cap-Martin.
  3. Atualmente na cidade de Mason (Ohio).

ATP 500 e 250[editar | editar código-fonte]

O ATP International Series é dividido em duas categorias: 500 e 250. São assim nomeados pelos respetivos prémios de 500 e 250 pontos no ranking ao vencedor.

Challenge Tour e Futures[editar | editar código-fonte]

O Challenge Tour é o nível mais baixo dos torneios da ATP. É composto por cerca de 160 torneios em diversos países. Os tenistas menos experientes usam esses torneios para se adaptarem ao nível do ténis/tênis profissional.

Abaixo dos Challengers, estão os torneios Futures, que são realizados pela ITF. Esses torneios também contabilizam pontos para o ranking da ATP.

Premier[editar | editar código-fonte]

Os torneios Premier são o maior nível dos torneios femininos (abaixo dos Grand Slam). Dentro da categoria Premier existem os torneios Premier Obrigatórios, Premier 5 e Premier.

Atuais torneios Premier (2012)
Mês Torneio Local Superfície Categoria
Janeiro Brisbane International Austrália Brisbane Dura Premier
Janeiro Apia International Sydney Austrália Sydney Dura Premier
Fevereiro Open GDF Suez França Paris Dura (coberta) Premier
Fevereiro Qatar Total Open Catar Doha Dura Premier 5
Fevereiro Dubai Duty Free Tennis Championships Emirados Árabes Unidos Dubai Dura Premier
Março BNP Paribas Open Estados Unidos Indian Wells Dura Premier Mandatory
Março Sony Ericsson Open Estados Unidos Miami[Loc 1] Dura Premier Mandatory
Abril Family Circle Cup Estados Unidos Charleston Saibro (verde) Premier
Abril Porsche Tennis Grand Prix Alemanha Stuttgart Saibro Premier
Maio Mutua Madrileña Masters Madrid Espanha Madrid Saibro (azul) Premier Mandatory
Maio Internazionali BNL d'Italia Itália Roma Saibro Premier 5
Maio Brussels Open Bélgica Bruxelas Saibro Premier
Junho AEGON International Reino Unido Eastbourne Grama Premier
Julho Bank of the West Classic Estados Unidos Stanford Dura Premier
Julho Mercury Insurance Open Estados Unidos Carlsbad Dura Premier
Agosto Rogers Cup Canadá Montreal Dura Premier 5
Agosto Western & Southern Open Estados Unidos Cincinnati[Loc 2] Dura Premier 5
Agosto New Haven Open at Yale Estados Unidos New Haven Dura Premier
Setembro Toray Pan Pacific Open Japão Tóquio Dura Premier 5
Outubro China Open China Pequim Dura Premier Mandatory
Outubro Kremlin Cup Rússia Moscou Dura (coberta) Premier
  1. Atualmente na cidade próxima de Key Biscayne.
  2. Atualmente na cidade de Mason (Ohio).

Jogadores[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de tenistas

Os tenistas profissionais são aqueles que competem nos torneios oficiais de ténis/tênis, contabilizando pontos para os rankings masculino e feminino. Atualmente existem vários tenistas de alto nível em atividade, podendo citar-se Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Andy Murray, Victoria Azarenka, Caroline Wozniacki, Serena Williams, Venus Williams e Maria Sharapova.

Os tenistas que obtiveram grandes resultados na sua carreira costumam ser indicados ao International Tennis Hall of Fame.

Linguagem da modalidade[editar | editar código-fonte]

Lindsay Davenport preparando-se para um backhand
Quadras de tênis públicas no trecho inicial da Praia de Boa Viagem, em Recife (Pernambuco)
  • Ace / Ás - Serviço que, bem colocado ou batido com muita eficácia, não dá oportunidade ao adversário de bater pancada de resposta.
  • Approach / Aproximação - O approach é o golpe que propicia ao tenista que o executou chegar à rede para tentar o voley, feito próximo ao T no campo.
  • Backhand - Pancada batida com as costas da mão viradas para a frente.
  • Baloeiro - É uma gíria pejorativa utilizada entre os tenistas para se referir aos jogadores que jogam bolas altas (balões) de difícil devolução. Normalmente os jogadores mais inexperientes ou com pouca técnica valem-se deste artifício para tentar ganhar ao adversário, ainda que o façam involuntariamente. Entretanto, há alguns jogadores profissionais famosos por bater bolas altas para o adversário para pressionar o adversário. Pete Sampras, por exemplo, batia bolas altas para a esquerda de Agassi para vencer o rival.
  • Break / Quebra de serviçopt / Quebra de saquebr - Ganhar o jogo/game em que foi o adversário quem executou o serviço.
  • Break point - Ponto que favorece o recebedor e assim pode conduzir à quebra de serviço.
  • Drive - Qualquer golpe batido do fundo do campo.
  • Drop shot / Amortie / Deixadinhabr - É um golpe executado com efeito cortado (underspin) ou lateral (sidespin) para que a bola caia perto da rede do lado adversário.
  • Falta - Um erro de serviço (por servir a bola para a rede, para fora da área permitida ou por pisar a linha de fundo do campo). Dois erros consecutivos, ou dupla falta, fazem o servidor dar um ponto ao oponente.
  • Forehand: Pancada batida com a palma da mão virada para fora.
  • Net/Let - Lance no qual, durante a execução do serviço, a bola toca a tela/rede (net) e cai dentro da área de serviço, resultando num novo primeiro ou segundo serviço.
  • Lob / Chapéu ou Balão - Golpe dado sobre o adversário quando ele está próximo da rede. Tecnicamente, o lob é um passing shot, só que a bola passa por cima do adversário.
  • Love - é o mesmo que zero. Os estudiosos dizem que foi introduzido à linguagem do ténis/tênis por dois motivos: O primeiro deles é o facto de que se o jogador está com zero, significa que ele só joga por amor, em inglês Love. O segundo é o facto de, na língua francesa, l'oeuf significar ovo, que parece um zero.
  • Passing Shot - Golpe dado sobre o adversário quando este está próximo da rede, em que a bola lhe passa pela esquerda ou direita.
  • Set / Partidapt - Parte da contagem do ténis/tênis. A série termina quando um dos tenistas atingir 6 jogos/games vencidos, desde que haja dois jogos/games de diferença. Há jogos à melhor de três ou cinco sets.
  • Slice / Fatiar ou Cortar - Golpe dado com a raquete quase na horizontal, como que a "fatiar" a bola. É usado como recurso de defesa para quando não se está bem posicionado para executar um drive. Também é usado por muitos tenistas para fazer uma aproximação à rede ou simplesmente para quebrar o ritmo do adversário, que muitas vezes espera uma bola rápida. Se for feito com força e de cima para baixo, produz uma bola de pouco ressalto (com efeito quick no chão e vai para um dos lados) muito difícil de responder, cujo expoente máximo terá sido Yannick Noah.
  • Smash - Golpe dado por sobre a cabeça, quando a bola vem alta do adversário.
  • Topspin (ou Golpe Liftado) - Golpe com efeito que faz a bola passar alta sobre a rede para, em seguida, sofrer uma brusca descida e tocar dentro do campo de jogo adversário. Como o próprio nome diz, esse efeito é realizado com a raqueta a tocar a bola por cima (top), o que faz com que a bola gire e ganhe velocidade ao tocar no campo. Com esse efeito a bola viaja mais lentamente do que quando batida chapada ou, em inglês, flat. Este tipo de jogo é frequentemente usado em campos de piso lento (terra batida/pó de tijolo/saibrobr).
  • Vantagem - Ponto de desempate da igualdade (40 a 40 ou "deuce"). Vantagem, significa que no ponto seguinte se pode concluir o jogo. Pode ser "vantagem do serviço" ou "vantagem do recebedor" . Em campeonatos internacionais, diz-se o nome de quem tem a vantagem.
  • Volley / Voleio br - Ato de bater a bola antes que a mesma toque no campo. Geralmente é feito perto da rede.
  • Winner - Ponto vencedor. Bola batida para um local indefensável para o adversário. O winner pode ser batido no serviço, voley, amortie, passing shot ou drive.
  • Contagem de pontos - Os pontos são contados nesta ordem: 0, 15, 30, 40. Em cada ponto existe um lugar certo para executar o serviço, começando sempre pela direita.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The History of Tennis Arquivado em 23 de julho de 2011, no Wayback Machine. (em inglês) Acesso em 7 de Janeiro de 2012
  2. Wimbledon - History (em inglês) Acesso em 7 de Janeiro de 2012
  3. Davis Cup - History - Davis Cup History (em inglês) Acesso em 7 de Janeiro de 2011
  4. Fed Cup - History - Fed Cup History (em inglês) Acesso em 7 de Janeiro de 2012
  5. ITF Tennis - Technical - Overview (em inglês) Acesso em 6 de Janeiro de 2012
  6. ITF Tennis - Technical - Appendix II (em inglês) Acesso em 6 de Janeiro de 2012
  7. ITF Tennis - Technical - The Court (em inglês) Acesso em 6 de Janeiro de 2012

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons