Tenshō

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tenshō
Grafia
Tradução Mãos que giram
Kanji 転掌
Informações gerais
Estilo(s) original(is) Goju-ryu
Estilo(s) praticante(s) Shito-ryu
Kyokushin
Conteúdo
Escopo Luta em distância curta, prática de ibuki
Karate icon.svg

Tensho (転掌, Tenshō?, mãos que giram) é um Kata criado pelo mestre Chojun Miyagi do estilo Goju-ryu.[1][2]

História[editar | editar código-fonte]

O Kata foi desenvolvido por Chojun Miyagi inspirado por uma conversa com seu amigo Kenwa Mabuni, fundador da Shito-ryu. A ideia era apresentar as características Ju (suaves) do Goju. Por isso o Kata é complementar ao Kata Sanchin, que representa o aspecto Go (duro).

Existem as variantes praticadas pelo estilo Shito-ryu e pelo estilo Kyokushin, as quais contam com movimentos dissuasórios e arcos maiores.

Devido às técnicas que compõem o cerne, desvios, arcos e torção da munheca, paulatinamente foi sendo chamado de Tensho, ou mãos que giram.[3] As técnicas guardam correlação e apontam para o estilo da Garça Branca (Ba He Quan).[4]

Características[editar | editar código-fonte]

Faz parte do escopo do kata a movimentação em diversos pontos, sem fixação de um exatamente, ao se executar os movimentos suaves co'as mãos suaves. Escopo importante é o desenvovimento das técnicas suaves do caratê, ou ju waza, nas quais o foco principal é controlar o oponente por intermédio de projeções e imobilizações, principalmente.[5] Deve-se ter em mente que os movimentos giratórios conduzem enorme energia, sendo as transições de golpes, de ataque e defesa, feitas de modo preciso.[6] O carateca, com o treino diligente, consequentemente desenvolverá as habilidades com as mãos abertas, aumentando a flexibilidade dos braços e pulsos.[3]

A despeito dos movimentos orbitais, o Kata contém várias técnicas de mão: teisho zuki, teisho uke, soto kakete, uchi kakete, soto uke, ko uke, sukui uke, wa uke e mawashi uke. As bases são sempre altas e não são desferidos chutes ou saltos.

Ademais, a prática do kata beneficia a saúde corporal e também aumenta a potência imediata produzida pelos movimentos co'as mãos abertas. Tal decorre da flexão e da rotação dos pulsos, que ajudará o praticante a gerar golpes potentes e com rápido câmbio. A combinação da força giratória e energia tem potencial para produzir muita força, mesmo à curta distância.

Referências

  1. «Tensho» (em inglês). Consultado em 08.abr.2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Tensho – Goju Ryu Karate Kata» (em inglês). Consultado em 08.abr.2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. a b «Sanchin & Tensho Kata of Shitoryu karateco Cyber Academy» (em inglês). Consultado em 26.dez.2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Tensho» (em inglês). Consultado em 26.dez.2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. «Goju.com - Official Website of the Goju-Ryu Karate-Do Kyokal (GKK) - GKK Kata» (em inglês). Consultado em 08.abr.2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. «KATA GOJU». Consultado em 26.dez.2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Bibliografia

LEITERMAN, Robert. Goju quest: a martial artist's journey. Lincoln: iUniverse, 2005. ISBN 0-595-34185-3.

McCARTHY, Pat; LEE, Mike. Classical kata of Okinawan karate. Black Belt.

Ícone de esboço Este artigo sobre caratê é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.