Tensioativo
Esta página ou se(c)ção precisa ser formatada para o padrão wiki. (Março de 2019) |
Esta página cita fontes confiáveis, mas que não cobrem todo o conteúdo. (Fevereiro de 2014) |
Tensioativos ou tensoativos são substâncias que diminuem a tensão superficial ou influenciam a superfície de contato entre dois líquidos. Entre os tensioativos encontram-se substâncias sintéticas que são utilizadas regularmente, como detergentes e produtos para máquina de lavar louça. Quando utilizados na tecnologia doméstica são geralmente chamados de emulsionantes ou emulgentes, ou seja, substâncias que permitem conseguir ou manter a emulsão.
São feitos de moléculas nas quais uma das metades é solúvel em água e a outra não.
Classificação[editar | editar código-fonte]
Tensioativos podem ser classificados como:
- Catiônicos: são agentes tensioativos que possuem um ou mais grupamentos funcionais que, ao se ionizarem em solução aquosa, fornecem íons orgânicos carregados positivamente. Exemplos típicos são os quaternários de amônio.
- Aniônicos: são agentes tensioativos que possuem um ou mais grupamentos funcionais e que, ao se ionizarem em solução aquosa, fornecem íons orgânicos carregados negativamente, que são os responsáveis pela tensoatividade. Um exemplo é o dodecanoato de sódio.
- Não-iônicos: são agentes tensioativos que possuem grupos hidrofílicos sem carga ligado a cadeia graxa.[1]
- Anfóteros: são agentes tensioativos que contêm em sua estrutura tanto o radical ácido inflamável como o básico. Esses compostos, quando em solução aquosa, exibem características aniônicas ou catiônicas dependendo das condições de pH da solução. Os tensioativos anfóteros mais comuns incluem N-alquil e C-alquil betaina e sultaina, como também álcool amino fosfatidil e ácidos.
Ocorrências[editar | editar código-fonte]
Neonatologia[editar | editar código-fonte]
Tensioativo Alveolar é uma espécie de substância secretado dentro dos alvéolos pela membrana alveolar, é uma mistura de moléculas lipoproteicas, produzidas pelas células secretoras do epitélio alveolar. Essa substância reduz a tensão superficial do líquido presente nos alvéolos. Substância Tensioativa é uma lipoproteína que diminui a força de coesão entre moléculas de água localizadas na membrana alveolar; suas células secretoras são globosas e denominadas Pneumócitos II. Sua produçao começa na 24ª semana de gestação e é essencial que esteja sendo produzido em quantidade suficiente ao nascimento do feto, pois do contrário haverá o colabamento dos alvéolos quando o recém-nascido entrar em contato com o ar.
Agricultura[editar | editar código-fonte]
Tensioativo na maioria das vezes utilizados na agricultura correspondem a um aumento de 25% da eficiência dos produtos
O tensioativo reduz acentuadamente a tensão superficial da água. Na verdade trata-se de uma mistura complexa de vários fosfolipídios, proteínas e íons que nos alvéolos é responsável por manter a tensão superficial variável impedindo que os alvéolos se colem, criando o que chamamos de interdependência alveolar.
O tensioativo não se dissolve uniformemente na água por ser uma substância estruturalmente anfipática. Em outras palavras, possui uma cabeça hidrofílica que se dissolve na água, e duas caudas hidrofóbicas que se orientam em direção ao ar.
Referências
- ↑ «Título ainda não informado (favor adicionar)». fdr.com.br