Teodorico I da Austrásia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Teodorico I
Rei de Austrásia de Auvérnia
Governo
Reinado 511533/534
Consorte Suavegoda da Borgonha
Dinastia Merovíngia
Vida
Nascimento 485
Morte 533 (38 anos) ou (39 anos)
Sepultamento Metz, Lorena, França
Filho(s) Teodeberto I
Teodechilda
Pai Clóvis

Teodorico I (ca. 485533 ou 534) foi o rei merovíngio de Metz e Reims, ou Austrásia de 511 a 533 ou 534.

Ele era filho de Clóvis, rei único dos francos e de uma de suas concubinas, Evocilda, provavelmente uma princesa franco-renana. Herdou Metz em 511 na ocasião da morte de seu pai. De acordo com a tradição saliana, o reino foi dividido entre os quatro filhos de Clóvis: Childeberto I em Paris, Clodomiro em Orleães, Clotário I em Soissons e Teodorico I em Metz. No início de seu reinado, ele enviou seu filho Teodeberto à batalha contra o rei dinamarquês Clocilaico (também conhecido como Higélaco de Beovulfo). Teodeberto derrotou e matou Clocilaico.

Teodorico se envolveu na guerra entre o rei turíngio Hermanfredo e seu único irmão vivo, Baderico. Em troca de sua ajuda, Teodorico receberia metade do reino turíngio. Baderico foi derrotado, mas as terras prometidas a Teodorico não foram cedidas.

Os quatro filhos de Clóvis então combateram Sigismundo da Borgonha e Godomário, reis dos burgúndios. Godomário conseguiu fugir e Sigismundo foi feito prisioneiro por Clodomiro. Teodorico casou-se então com a filha de Sigismundo, Suavegoda. Godomário refez o exército burgúndio e tomou de volta o seu reino. Clodomiro, ajudado por Teodorico, derrotou Godomário, mas morreu no ataque a Vézeronce.

Teodorico então, junto com seu irmão Clotário e seu filho, atacou a Turíngia em vingança ao não cumprimento da promessa de Hermanfredo. A Turíngia foi conquistada, e Clotário recebeu Radegunda, filha do rei Bertário. Após selar um tratado com seu irmão Childeberto, Teodorico morreu em 533 ou 534. Após sua morte o trono de Metz, apesar de aparentemente tomado à força, passou por herança a Teodeberto.

Casamentos e filhos[editar | editar código-fonte]

Com sua primeira esposa ou concubina de nome desconhecido, foi pai de:

Teodorico se casou em 507 ou 516 com Suavegoda, sua segunda esposa, filha do rei Sigismundo da Borgonha e de Ostrogoda. Seus filhos foram:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]