Teodoro I da Arménia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Teodoro I.
Teodoro I
Príncipe das Montanhas
(Príncipe arménio da Cilícia)
Reinado 1102 a 17 de Fevereiro de 1129
Antecessor(a) Constantino I
Sucessor(a) Constantino II
Morte 17 de fevereiro de 1129
Sepultado em Trazarg
Dinastia rubênidas
Pai Constantino I da Arménia
Filho(s) Constantino II da Arménia

Teodoro I da Arménia(PE) ou Armênia,(PB) Թորոս Ա em arménio, Toros por transliteração (morto em 17 de Fevereiro de 1129) foi príncipe arménio da Cilícia de 1102 até à sua morte. Filho e sucessor de Constantino I da Arménia, foi o terceiro soberano deste domínio pertencente à dinastia dos rubênidas (descendentes de Ruben I).

Ao suceder ao seu pai, Teodoro tomou o título de Príncipe das Montanhas (Princeps de montibus), de modo a indicar a sua independência e controlo das montanhas da Cilícia. Para salvar a face, o imperador bizantino Aleixo I Comneno atribuiu-lhe o título de curopalata. No entanto, isto não o impediu de expandir os seus domínios para o sul e ocupar territórios bizantinos.

Teodoro continuou e ampliou as alianças formadas pelo seu pai com os novos estados cruzados do Levante. Com o auxílio destes aliados, particularmente de Tancredo da Galileia enquanto regente do Principado de Antioquia derrotou os turcos seljúcidas em Maraş em 1107, e as forças do Império Bizantino em Anazarbo em 1108. Estas vitórias serviram para expandir o principado arménio até às cidades de Anazarbo e Sis. Em 1111 vingou a morte do rei Cacício II da Arménia pelos três irmãos governadores bizantinos de Cízistra, o mais velho destes sendo o seu sogro.

Apesar de incursões periódicas dos seljúcidas, Teodoro conseguiu consolidar o crescimento do principado. Príncipe piedoso, foi erigindo igrejas e mosteiros à medida que os seus domínios aumentavam. Morreu a 17 de Fevereiro de 1129 e foi sepultado em Trazarg. A morte do seu filho mais Oshin precedeu a sua, pelo que foi sucedido pelo seu filho mais novo, Constantino.

Casamentos e descendência[editar | editar código-fonte]

Desconhece-se o nome da esposa de Teodoro I, mas deste casamento nasceram:

Bibliografia e ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Constantino I
Armas dos rubênidas (usadas pela primeira vez por Leão II da Arménia).
Príncipe das Montanhas
(Príncipe arménio da Cilícia)

1102 - 1129
Sucedido por
Constantino II