Terapia holística
Terapia holística é o nome dado a qualquer terapia que siga os princípios do holismo. Ou seja: que aborda o problema a ser tratado como um todo, não através de uma visão fragmentada do real.
A abordagem holística entende que os elementos físico, mental, emocional e espiritual de cada pessoa formam um sistema, e objetiva tratar de toda a pessoa em seu contexto, concentrando-se tanto na causa da doença como dos sintomas.[1]
A terapia holística é reconhecida pelo Ministério do Trabalho, sendo a mesma listada no CBO – Classificação Brasileira de Ocupações.[2]
A terapia holística visa equilibrar estados mentais-emocionais negativos, desbloquear a energia dos centros, trazer mais autoconsciência corporal, emocional, mental e espiritual, entre outros, para minimizar o sofrimento.
Trata pessoas que podem não ser consideradas doentes, tecnicamente, mas que querem melhorar a utilização dos seus corpos e sentir maior plenitude nas suas vidas.
A terapia holística é uma alternativa de tratamento que considera o ser humano uma individualidade complexa formada por muitos corpos (corpo físico, corpo energético, corpo emocional, corpo mental e corpos anímicos e espirituais). Os problemas que aparecem no corpo físico são reflexos de desajustes energéticos e emocionais-mentais, então o ser humano deve ser tratado como um todo, holisticamente. O mais importante é tratar as causas das doenças, para que os efeitos sejam suprimidos.
Uma equipe de trabalho holístico deveria contar com a ajuda de diversos profissionais da saúde, incluindo abordagens convencionais.
Enfermeiros, técnicos e assistentes sociais ajudam na integração e interações entre pacientes, familiares, equipe da saúde e comunidade e podem fazer parte de uma equipe holística. Profissões como harpaterapia,[3][4] arteterapia, capelania podem ajudar com meditações, orações e estudos na assistência espiritual. A psicologia, ecoterapia, dança circular, terapia ocupacional, cromaterapia, aromaterapia, cura prânica, reiki, reconexão, florais, musicoterapia e outras atividades como contação de histórias e atividades lúdicas (por exemplo, palhaços) podem apoiar emocional e mentalmente os pacientes. E a medicina holística como a acupuntura, ayuverda, homeopatia , terapia neural, antroposófica, fitoterapia, florais, ozonioterapia juntamente com a medicina convencional, as atividades físicas da educação física, fisioterapia, exercícios físicos orientais (yoga, tai-chi, lian gong), massagens, nutrição, ajudam fisicamente o paciente.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ «Definition: Holism». 2004. Consultado em 17 de agosto de 2007 Parâmetro desconhecido
|day=
ignorado (|data=
) sugerido (ajuda) - ↑ ABRATH. «ABRATH». www.abrath.org.br. Consultado em 19 de abril de 2017
- ↑ «Harp Therapy Journal». Harp Therapy Journal. Consultado em 19 de janeiro de 2016
- ↑ «Harmonian». harmonian.com.br. Consultado em 19 de janeiro de 2016