Terminal Bandeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde fevereiro de 2015).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Terminal Bandeira
Informações históricas
Inauguração 8 de novembro de 1996 (21 anos)
Localização
Localização São Paulo, SP  Brasil

O Terminal Bandeira é um terminal de ônibus da cidade de São Paulo. Localiza-se na Praça da Bandeira, entre a avenida 9 de Julho e a avenida 23 de Maio. Foi inaugurado pelo então prefeito Paulo Maluf, em 8 de novembro de 1996. Tem uma área total de 19.900 metros quadrados e uma capacidade de 110 mil passageiros por dia. Tem integração paga com a Estação Anhangabaú da Linha 3 do Metrô de São Paulo e tem relativa proximidade com outro terminal urbano, o Correio. Foi o maior terminal de ônibus do centro da cidade até a reinauguração do Terminal Parque Dom Pedro II, no mesmo ano de 1996, pelo mesmo prefeito Maluf. Outro fator que contribuiu para a diminuição do número de linhas em relação a anos anteriores é que, na Zona Sul e Sudeste, foram inaugurados importantes terminais urbanos, bem como corredores que ajudaram a "desafogar" o Bandeira: João Dias, Capelinha, Campo Limpo, Guarapiranga, Varginha e outros terminais. Além disso, o Terminal Parque Dom Pedro II, que antes atendia quase que exclusivamente às Áreas 3 (nordeste), 4 (leste), e 5 (sudeste), passou a atender também às Áreas 6 (sul) e 7 (sudoeste). Isto explica o "enxugamento" de linhas do Bandeira que chegou a ter mais de 40 delas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]