Terminator

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Entretenimento.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Terminator (Exterminador do Futuro, no Brasil, e Exterminador Implacável, em Portugal) é o título de uma franquia de ficção científica criada em 1984 por James Cameron com o filme The Terminator. Desde então, o filme teve quatro sequências no cinema, a série televisiva Terminator: The Sarah Connor Chronicles, e vários livros, games e arte sequencial. Terminator é centrada na guerra entre a inteligência artificial Skynet e a resistência humana liderada por John Connor, em que a Skynet faz uso de ciborgues similares a humanos conhecidos por Exterminadores.

Cinema[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Todos os filmes da série narram a guerra ideológica e bélica entre os robôs da central de inteligência artificial, Skynet, e a Resistência humana liderada por John Connor, o principal personagem da série. Nos três primeiros filmes o Exterminador foi enterpretado por Arnold Schwarzenegger, conhecido como um dos atores mais bem pagos de Hollywood.

Filme Direção Data de lançamento
I. The Terminator James Cameron 26 de outubro de 1984
II. Terminator 2: Judgement Day James Cameron 3 de julho de 1991
III. Terminator 3: Rise of the Machines Jonathan Mostow 2 de julho de 2003
IV. Terminator Salvation McG 21 de maio de 2009
V. Terminator: Genesis Alan Taylor Julho de 2015

O Exterminador do Futuro[editar | editar código-fonte]

Foi lançado em 1984 pela Orion Pictures, sob a direção de James Cameron e estrelou Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton e Michael Biehn. Neste filme, a inteligência artificial maligna Skynet, manda de volta para 1984 um Exterminador (Schwarzenegger) para matar Sarah Connor (Hamilton), mãe do futuro líder da resistência contra as máquinas John Connor. Em contrapartida, a Resistência envia de volta na década de 1980 um soldado de John, Kyle Reese (Biehn),m para proteger Sarah.

Dia do Julgamento[editar | editar código-fonte]

Foi lançado como sequência do Exterminador do Futuro em 1991 pela TriStar Pictures. Foi também dirigido por James Cameron e estrelou Schwarzenegger, Linda Hamilton, Edward Furlong e Robert Patrick. Neste filme, a Skynet manda outro Exterminador, o modelo experimental T-1000 (Patrick), para tentar matar John Connor quando este tem dez anos. Porém a resistência manda um T-800 reprogramado, parecido com o que tentou matar Sarah Connor, para proteger John. Eventualmente John e Sarah decidem impedir a Skynet de ser criada para evitar a rebelião dos robôs.

Rebelião das Máquinas[editar | editar código-fonte]

Foi lançado em 2003 pela Warner Bros. nos EUA e pela Columbia Pictures internacionalmente, e, desta vez, dirigido por Jonathan Mostow e estrelando Arnold Schwarzenegger como T-850, Nick Stahl como John Connor, Claire Danes, e Kristanna Loken.

Mesmo tendo em tese prevenido a guerra com as máquinas, John Connor vive com medo do futuro e vive nas sombras. Eventualmente ele descobre que a criação da Skynet é inevitável quando chegam do futuro dois Exterminadores, a desenvolvida T-X (Loken) visando matar os futuros tenentes da Resistência, e um T-850 para proteger John e e sua futura esposa Kate Brewster (Danes).

A Salvação[editar | editar código-fonte]

A Salvação é o quarto filme da série, lançado pela Warner e a Columbia em 21 de maio de 2009. Foi dirigido por McG e contou com Christian Bale como John Connor, Anton Yelchin como Kyle Reese, mais Sam Worthington. Foi o único filme da série sem Schwarzenegger, à época Governador da Califórnia, embora suas feições sejam replicadas por computação gráfica em um Exterminador.

Após a Skynet destruir grande parte da humanidade em um holocausto nuclear, John Connor luta contra as máquinas enquanto entra em conflito com a liderança da resistência. No meio-tempo, a SkyNet caça seu futuro pai Kyle Reese, que conheceu um misterioso viajante chamado Marcus Wright (Sam Worthington).

Gênesis[editar | editar código-fonte]

Gênesis é o quinto filme filme da série, distribuído pela Paramount Pictures e lançado em julho de 2015. Foi dirigido por Alan Taylor, contando com o retorno de Schwarzenegger, mais Emilia Clarke como Sarah Connor, Jai Courtney como Kyle Reese, e Jason Clarke como John Connor.

A história volta ao ponto de partida de The Terminator, com John Connor enviando Kyle Reese ao passado. Porém a Skynet ataca John e dá início a uma nova cronologia: quando Kyle chega em 1984, Sarah é uma guerreira criada desde a infância por um Exterminador (Schwarzenegger), que agora quer prevenir a Skynet de existir.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.
Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.