Termoscópio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde maio de 2015). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

O termoscópio é um instrumento inventado por Galileu Galilei durante o renascimento científico em 1592, embora não se tenha certeza se foi ele que descobriu o princípio por trás. É composto por uma esfera oca de vidro à qual é conectado um tubo também de vidro. Esse instrumento permite avaliar qualitativamente o aumento ou a diminuição de temperatura, por meio do deslocamento de uma substância termométrica no interior do tubo capilar. Devido à pressão atmosférica que atua sobre a superfície da água, esta sobe pelo tubo formando uma coluna d’água.[1] O aparelho construído por Galileu não possuía graduação em forma de escala. A medida da temperatura era feita pelo acompanhamento das variações da altura da coluna d’água.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Registros dizem que a primeira tentativa de medir temperatura foi feita por Claudius Galenus em 170 d. C., ele sugeriu uma escala com 4 graus acima e 4 graus abaixo de um neutro, sendo o máximo grau a água fervendo, o mínimo o gelo e o neutro uma mistura equilibrada dos dois.[3] Galileu inventou em 1592, o primeiro aparelho para medir uma temperatura, o termoscópio, mas não havia uma escala definida, o aparelho servia para comparar temperaturas. Vale lembrar que as escalas termométricas atuais não tinham sido invetadas ainda. A escala Fahrenheit foi inventada em 1724, a escala Celsius em 1742 e a escala Kelvin em 1848. Com a criação do termoscópio de Galileu, vieram vários outros aparelhos de medição de temperatura em seguida. Seu próprio trabalho com o termoscópio fez com que Galileu desenvolvesse uma concepção essencialmente atômica de calor, publicada em seu livro Il Saggiatore em 1623.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Desenho de dois termoscópios representando duas temperaturas diferentes.

O princípio por trás do termoscópio envolve a relação entre a variação de temperatura e a variação entre outras propriedades mensuráveis do material, como dilatação e variação de pressão. Lembrando que o instrumento é util para comparar temperaturas, mas é facilmente influenciado por fatores externos, como a pressão atmosférica do local. [4] Galileo utilizou um recipiente de vidro e um tubo com um bulbo em sua extremidade(também de vidro), preencheu o recipiente com água, e colocou sua mão no bulbo para aquece-lo, fazendo assim com que o ar se expandisse dentro do bulbo e do tubo, consequentemente parte do ar saía. Após aquecido, ele submergia parte do do tubo na água que estava no recipiente, deixando o bulbo para cima. Depois de esfriado, o ar contido no bulbo tende a se comprimir, já que o tubo estava submerso, a água do recipiente sobe pelo tubo. O instrumento não determinava a temperatura em si, mas variações de temperaturas e comparações entre temperaturas. Usando dois termoscópios pode-se comparar a temperatura de duas coisas diferentes, sendo que quanto mais alto a altura da coluna de água no tubo chegar, mais quente estaria o objeto que foi usado para aquecer o bulbo.

Instrumentos Parecidos[editar | editar código-fonte]

Há varios outros aparelhos de medição de temperatura que funcionam a partir de princípios parecidos, em que outra proprieda mensurável do corpo varía de acordo com a temperatura. Como o termopar, que utiliza dois metais diferentes que geram uma tensão elétrica em função da temperatura. Ou o termômetro bimetálico, que é constituido de dois metais com coeficiêntes de dilatação diferentes, então dependendo da temperatura, os metais que estão juntos se curvam de uma maneira diferente. Outros tipos de termômetros: [5]

- Termômetro Clínico

- Termômetro a Álcool

- Termômetro de Máxima e de Mínima

- Termômetro a gás

- Termômetro de radiação

- Pirômetro Óptico


Referências

3. http://www.if.ufrgs.br/cref/leila/termosc.htm (Site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

4. http://cta.if.ufrgs.br/projects/instrumentacao-fisica/wiki/Medi%C3%A7%C3%A3o_de_Temperatura (Site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

5. http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/person/galileu.htm (Site da Universidade Estadual de Campinas)


Notas

Este artigo possui trechos traduzido da mesma página em ingles.

Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.