Terra 2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox warning pn.svg
Este artigo foi proposto para eliminação por consenso.

Você é encorajado a melhorar o artigo, mas não remova este aviso, o que seria considerado vandalismo, além de não afetar o processo.

Dê a sua opinião e caso ela seja transformada numa votação após uma semana, vote (se tiver direito ao voto) na discussão.

Se aprovada, a eliminação ocorrerá a partir de 10 de dezembro.


Usuário: se esta página possui arquivos de mídia que não são utilizáveis em outras páginas, adicione uma nota em WP:PER, para que um administrador lusófono do Wikimedia Commons verifique se ela se encontra no escopo do projeto.

Terra 2 ou é um universo paralelo que aparece nas revistas em quadrinhos da editora estadunidense DC Comics. Apareceu pela primeira vez em The Flash #123 (1961), a Terra-2 foi criada para explicar como as versões dos personagens da Era de Prata (Terra-1) como o Flash poderiam aparecer em histórias de suas contrapartes da Era de Ouro.

Trata-se do planeta Terra inserido em uma outra dimensão onde a maior parte dos seus Super-heróis iniciaram suas carreiras entre os anos 1930 e 1940, a chamada Era de Ouro dos Quadrinhos nos Estados Unidos (o Super-Homem, por exemplo, originalmente começou sua carreira em 1938 - revista Action Comics #01). Como consequência, muitos de seus personagens (heróis e vilões) já estavam com a idade avançada. Seus principais heróis eram a Sociedade da Justiça, o Super-Homem da Terra 2, o Batman da Terra 2, a Poderosa, o All-Star Squadron, a Corporação Infinito, entre outros.[1]

Histórico de publicações[editar | editar código-fonte]

Introdução: "Flash of Two Worlds"[editar | editar código-fonte]

Personagens da DC Comics foram originalmente sugestivos de cada um existente em seu próprio mundo, assim super-heróis nunca si encontrariam. Isso logo mudou com alianças sendo formadas entre certos protagonistas. Várias publicações, incluindo All Star Comics (publicando histórias da Sociedade da Justiça da América), Leading Comics (publicando histórias dos Sete Soldados da Vitória) e outras revistas em quadrinhos introduziram um "universo compartilhado" entre vários personagens durante os anos 1940. Por volta dos anos 1950, com a popularidade dos super-heróis diminuindo, quadrinhos migraram para horror, westerns e guerra. Batman, Superman e Mulher Maravilha estavam entre os poucos da DC que continuaram a ser publicados.

No início dos anos 1960, a popularidade dos super-heróis voltou a crescer. A DC introduziu versões mais modernas de seus heróis, por exemplo, o Gavião Negro era um policial alienígena ao invés de uma reincarnação de um príncipe egípcio. Os heróis mais antigos foram designados para uma terra de realidade alternativa.

Terras de realidade alternativa haviam sido utilizadas em histórias anteriores da DC, mas geralmente, não foram referenciadas após o fim da determinada história em particular. A maioria dessas terras alternativas eram geralmente tão diferentes que ninguém poderia confundir aquela Terra e sua história com a chamada Terra real. Isso mudaria quando a existência de outra Terra confiável fosse estabelecida em uma história intitulada "Flash of Two Worlds"[2] na qual Barry Allen, o Flash moderno, mais tarde se referencioulater como o Flash da Terra-Um (a definição das histórias da Era de Prata) primeiro viaja para outra Terra, vibrando acidentalmente com a velocidade certa para aparecer na Terra-Dois, onde ele conhece Jay Garrick, sua contraparte da Terra-Dois. Ele afirma que os sonhos de Gardner Fox foram ajustados na Terra-Dois, explicando sua representação como um mundo fictício em histórias anteriores a de Barry Allen.

Origem[editar | editar código-fonte]

Durante os anos 1950, quando a National Periodicals passou a se chamar DC Comics, ocorreu de escritores lançarem novas versões dos heróis mais populares da Era de Ouro, que nos anos 1950 estavam na obscuridade. Deste movimento, o Átomo não era mais Al Pratt, mas Ray Palmer, o Lanterna Verde não era mais Alan Scott, mas Hal Jordan, o Gavião Negro não era mais Carter Hall, mas Katar Hol, e o Flash não era mais Jay Garrick, mas Barry Allen. Assim foi também com outros heróis, exceto com os principais: Super-Homem, Aquaman, Batman, Mulher Maravilha e Arqueiro Verde. Então, um belo dia, o escritor Gardner Fox apresentou a história Flash of Two Worlds em que o Flash Barry Allen encontrava o Flash Jay Garrick, mas este morava em outra dimensão. Vibrando a supervelocidade, Allen conseguiu passar da Terra 1 para a Terra 2, e lá achou Garrick, que no Brasil recebeu a alcunha de Joel Ciclone. Então notoriamente, também outros heróis antigos, como o Átomo original e o Lanterna Verde Alan Scott habitavam esta outra dimensão, que foi batizada de Terra 2. Nossa própria Terra foi chamada de Terra 1, onde habitam a Liga da Justiça. Contudo, uma vez que o Super-Homem, o Batman, a Mulher Maravilha e o Arqueiro Verde haviam tido muitas histórias nos anos 1940, se resolveu admitir que haviam duplicatas deles na Terra 2, pois nada nas histórias da Era de Ouro implicavam que eles haviam viajado da Terra 1 para a Terra 2 a fim de ter tido tais aventuras. Imediatamente, todos aqueles heróis antigos dos anos 1940 puderam recomeçar suas aventuras, agindo em sua própria dimensão. Anualmente, havia um encontro com os heróis da Terra 1 e da Terra 2.

Destino[editar | editar código-fonte]

Com a Crise nas Infinitas Terras, a Terra 2, assim como o resto das Terras Paralelas, também chamado de Multiverso, deixou de existir, tal qual o seu passado. Todos os seus heróis tiveram suas histórias ajustadas a nossa Terra, com exceção dos sósias do Super-Homem, Aquaman, Batman, Robin, Mulher-Maravilha e Arqueiro Verde, que teoricamente deixaram de existir.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Jogos eletrônicos[editar | editar código-fonte]

  • Um pacote de skin Terra 2 foi lançado como disponível para download para Injustice: Gods Among Us. Incluía skins alternativas do Flash, Mulher-Gavião, e Solomon Grundy baseado nas aparições de Jay Garrick, Kendra Saunders e Grundy nos Novos 52.
  • Um pacote de skin pré-encomenda para o jogo eletrônico Batman: Arkham Origins incluía duas versões da Terra 2 para o Batman, ambos baseados nos Novos 52. Um descreve o Batman original Bruce Wayne e outro que descreve o novo Batman preto-e-vermelho.[3][4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «EARTH-2». Consultado em 4 de Dezembro de 2016. 
  2. Gardner Fox, Flash of Tho Worlds! (Setembro de 1961). The Flash 123 ed. [S.l.: s.n.] 
  3. Corriea, Alexa Ray (7 de Agosto de 2013). «Batman: Arkham Origins skin pack adds alternate timeline costumes». Polygon. Vox Media. Arquivado desde o original em 7 de Agosto de 2013. Consultado em 7 de Agosto de 2013. 
  4. Begley, Chris (26 de Setembro de 2013). «Batman: Arkham Origins season pass announced, new DLC and skins revealed». Batman-News.com. Arquivado desde o original em 6 de Junho de 2014. Consultado em 1 de Outubro de 2013. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]