Terra de Santa Cruz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Terra de Santa Cruz
Terra de Santa Cruz

Colônia de Portugal

OrderOfCristCross.svg
1500 Flag of the Princes of Brazil.svg

Bandeira de Terra de Santa Cruz

Bandeira

Continente América do Sul
Capital Não especificada
Língua oficial Português
Religião Catolicismo
Governo Monarquia absoluta
História
 • 1500 Fundação
 • 1500 Dissolução
Moeda Réis

Terra de Santa Cruz foi o nome dado ao Brasil pelos portugueses, logo após o seu descobrimento por Pedro Álvares Cabral.[1] Foi denominado Terra de Santa Cruz, com o objetivo de refletir o sentido da propagação da fé.[2][3]

Em 1504, quando Fernando de Noronha recebeu a então chamada Ilha de São João, ainda se usava o nome de Terra de Santa Cruz, como se vê da correspondente Carta de Doação:

A quantos esta nossa carta virem fazemos saber que havendo-nos respeito aos serviços que Fernando de Noronha, cavaleiro de nossa casa nos tem feito e esperamos ao diante dele receber, e querendo-lhe por isso fazer graça e mercê, temos por bem e nos apraz que vindo-se a povoar em algum tempo a nossa ilha de São João, que ele ora novamente achou e descobriu cinquenta léguas ao mar da nossa Terra de Santa Cruz, lhe darmos e fazermos mercê da Capitania dela em vida sua e de um seu filho...[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Brasil: Según nuevos estudios realizados por los Sres. de la Real Academia de Ciencias, etc. — Visor — Biblioteca Digital Mundial.». www.wdl.org (em espanhol). Consultado em 19 de maio de 2018. 
  2. GÂNDAVO, Pero de Magalhães (1980). Tratado da Terra do Brasil; História da Província Santa Cruz. [S.l.]: Itatiaia. p. 6 
  3. GANDAVO, Pêro de Magalhães (Novembro de 1575). «História da Província de Santa Cruz» (PDF). Escola do Futuro da Universidade de São Paulo. Consultado em 19 de junho de 2018. 
  4. SOUSA, Pêro Lopes de (1839). Diario da navegação da armada que foi á terra do Brasil em 1530 sob a Capitania-Mor de Martin Affonso de Sousa. Lisboa: Typographia da Soeciedade Propagadora dos Conhecimentos Uteis. pp. p. 71. Consultado em 19 de junho de 2018. 
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Brasil é um esboço relacionado ao Projeto História do Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.