Terraria
Terraria | |
---|---|
Desenvolvedora(s) | Re-Logic |
Designer(s) |
|
Programador(es) |
|
Artista(s) |
|
Compositor(es) | Scott Lloyd Shelly |
Plataforma(s) | |
Gênero(s) | RPG, Ação-Aventura, Sandbox |
Modos de jogo | Um jogador, Multijogador (Co-op e PvP) |

Terraria é um jogo eletrônico RPG de ação-aventura independente produzido pela desenvolvedora de jogos Re-Logic. Possui como características a exploração, artesanato, construção de estruturas e combate a monstros perigosos em um mundo 2D gerado proceduralmente.
Lançado no dia 16 de maio de 2011, o jogo continuou a receber atualizações de conteúdo gratuitas até o ano de 2022, quando foi lançado a sua "ultima atualização", 'Labor of Love[1]'. Estima-se que o jogo tenha vendido 50 mil cópias no dia do lançamento, com mais de 17 mil jogadores on-line ao mesmo tempo. O jogo foi recebido positivamente pelos críticos.
Jogabilidade[editar | editar código-fonte]
Terraria é um jogo composto por setas e um pouco semelhante a títulos clássicos de exploração e aventura como Metroid [2] e The Legend of Zelda.
Elementos básicos do jogo
Incluem ciclos de dia e noite, coleta de materiais para confecção de novos objetos, progresso baseado na aquisição de novos itens e exploração de novas áreas, interação com outros personagens, pontos de vida e pontos de magia.
Antes de começar, o jogador possui a possibilidade de personalizar seu personagem, nível de dificuldade, atalhos do teclado, a cor do cursor, dentre diversas outras opções[3].
No início, o jogador receberá diversas ferramentas básicas necessárias para o combate e aquisição de recursos. O personagem do jogador também conta com medidores de vida e magia que podem ser expandidos ao decorrer do jogo. Um NPC guia estará sempre presente nos primeiros momentos, oferecendo dicas sobre como progredir e opção de verificar materiais necessários para se produzir novos itens.
Ao se construir casas habitáveis e cumprir certos objetivos, novos personagens surgirão e ocuparão as residências, oferecendo serviços como mercadores ou curandeiros. Atualmente, é possível se encontrar 22 personagens diferentes, além de 3 NPCs viajantes que não precisam de uma residência. Dentre os possíveis NPCs estão: Merchant, Dryad, Demolitionist, Arms Dealer, Nurse, Clothier, Mechanic, Goblin Tinkerer, Wizard, Steampunker, Dye Trader, Party Girl, Cyborg, Painter, Witch Doctor, Truffle, Pirate, Angler, Stylist, Traveling Merchant e Zoologist. Dentre os serviços oferecidos estão cura, venda de itens e distribuição de missões[4] onde o jogador poderá utilizar suas moedas, obtidas por derrotar monstros, destruir vasos, ou em baús e tesouros escondidos pelo mapa.
Uma das características principais de Terraria é a existência de múltiplos biomas repletos de ruínas e tesouros, habitados por diversos tipos de criaturas. Alguns biomas comuns incluem florestas, selvas, desertos, tundras, praias e cavernas. Três biomas nocivos podem crescer e consumir outros biomas existentes, sendo esses Hallow, Crimson, Corruption e o Cemitério. Alguns biomas são apenas acessíveis após certos itens serem adquiridos ou tarefas forem cumpridas, como masmorras, templos, ilhas flutuantes e um sub-mundo. É possível também se encontrar mini-biomas dentro de cada área, como cavernas com cogumelos gigantes, casas abandonadas, salas com tesouros e grutas de pedras preciosas.
O jogo também possui chefes e eventos especiais, onde o jogador precisa defender a si mesmo ou aos seus companheiros. Alguns eventos comuns incluem lua de sangue, eclipse solar, chuva de slimes, invasão de goblins, invasão alienígena e eventos de Halloween e Natal. Atualmente o jogo conta com mais de 20 chefes diferentes, dentre chefes comuns, chefes específicos de eventos e chefes exclusivos de certas versões do jogo. A presença de influências de H. P. Lovecraft é frequente em Terraria, especialmente observada em chefes como Eye of Cthulhu e Brain of Cthulhu.
Atualmente, Terraria conta com mais de 3,000 itens diferentes[5], incluindo armas, ferramentas, armaduras, munições, magias, poções mágicas, montarias, pets e materiais de construção.
Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]
O desenvolvimento do jogo começou em Janeiro de 2011[6], e desde Maio de 2011 o jogo tem sido atualizado constantemente com a adição de novos conteúdos e mecânicas. A primeira grande atualização ocorreu em Dezembro de 2011, com a adição de novos atributos que redefiniram o jogo.[7]
Em Fevereiro de 2012, Redigit (autor) anunciou que Terraria seria descontinuado, e expressou sua vontade em dar prioridade à sua vida pessoal, confirmando apenas uma futura atualização para correção de bugs.[8] Apesar do anúncio, em Janeiro de 2013 foi confirmado o retorno ao desenvolvimento do jogo em tempo integral, com a previsão de uma atualização que novamente dobraria o conteúdo atual e adicionaria novas mecânicas de grande relevância.[9] Durante o desenvolvimento dessa atualização, a equipe de desenvolvimento foi reestruturada e recebeu a adição de novos membros nas áreas de arte e programação.
Em Outubro e Dezembro de 2013, Terraria recebeu atualizações especiais de Dia das Bruxas e Natal, expandindo consideravelmente o conteúdo do fim do jogo.[10][11]
Novas atualizações continuaram a ser desenvolvidas e lançadas durante 2014 a 2017, com uma nova grande atualização de conteúdo sendo lançada em Junho de 2015[12], redefinindo o jogo mais uma vez.
Em Maio de 2020, Terraria recebeu uma atualização intitulada "Journey's End", que adicionou novos itens, cosméticos, NPCs, biomas, chefes, e outros. Esta na época foi intitulada a última atualização do jogo.[13].
Em outubro de 2020, foi lançada a atualização "Rounding Out the Journey[14]", que adicionou novos itens cosméticos feitos por fãs, um novo NPC, mudanças de balanceamento, e outros.
Em setembro de 2022, foi lançada a atualização "Labour of Love[1]", que introduziu novos itens, mecanicas e modificou como algumas armas icônicas do jogo funciona como a "Terra Blade".
Recepção[editar | editar código-fonte]
No site Metacritic, Terraria obteve 8.4/10 pontos, a partir de 12 críticas[15]. Pela IGN, o jogo possui uma pontuação de 9/10[4]. Já na GameSpot, o jogo recebeu 8.5/10[16]. No Baixaki Jogos, o jogo recebeu 90/100 pontos[3].
O jogo vendeu 50 mil cópias no primeiro dia, e após um mês, o jogo havia vendido 432 mil cópias[17]. Até Junho de 2015, estima-se que o jogo tenha vendido 15 milhões de cópias.[18]
Atualmente Terraria se encontra dentre os jogos mais jogados na Steam, à frente de jogos como Portal 2 e Fable III[19].
Ver Também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ a b «Terraria 1.4.4 update release date and everything new in Labor of Love». PCGamesN (em inglês). Consultado em 22 de novembro de 2022
- ↑ McWhertor, Michael. «Somewhere Between Super Metroid and Minecraft Lies the Intriguing Terraria». Consultado em 9 de setembro de 2015
- ↑ a b Maurício Tadra. «Terraria - Análise». Baixaki Jogos
- ↑ a b Nathan Meunier. «"Terraria Review"» (em inglês). IGN
- ↑ «PC - Item 3,000! | Terraria Community Forums». forums.terraria.org. Consultado em 9 de setembro de 2015
- ↑ Dana Jogenwaard (29 de abril de 2011). «Minecraft: The Platformer?». IGN. Consultado em 9 de setembro de 2015
- ↑ «Terrraria patch 1.1 to add new bosses, monsters, NPCs, hard mode and Unreal Megashark». Consultado em 9 de setembro de 2015
- ↑ «Terraria Dev: "Time to move on"; Fans: "Nooooooo!" | Rock, Paper, Shotgun». Consultado em 9 de setembro de 2015
- ↑ «Terraria creator asks what YOU would like to see in a possible update». Consultado em 9 de setembro de 2015
- ↑ «Terraria offers new treats, no tricks, in Halloween update». Consultado em 9 de setembro de 2015
- ↑ «Terraria launches Christmas update on iOS, Android». Engadget. Consultado em 9 de setembro de 2015
- ↑ «IT HAS BEGUN! - Terraria 1.3 Launches Today! - News - Terraria». terraria.org. Consultado em 9 de setembro de 2015
- ↑ Sheridan, Connor. «Terraria's final update gets an official release date on PC». GamesRadar (em inglês). Consultado em 2 de setembro de 2020
- ↑ «1.4.1». Terraria,org (em inglês). Consultado em 21 de novembro de 2022
- ↑ «"Terraria for PC Reviews, Ratings, Credits and More at Metacritic"» (em inglês). Metacritic
- ↑ Tom Mc Shea. «Terraria PC Review» (em inglês). GameSpot
- ↑ Tom Senior. «"Terraria sells 432,000 in one month, hardcore mode revealed"» (em inglês). PC Gamer
- ↑ «Good. Bad. I'm the Guy with the YoYo: The Terraria 1.3 Official Trailer - News - Terraria». terraria.org. Consultado em 9 de setembro de 2015
- ↑ Duncam Geere. «"Terraria Offers Two-Dimensional Mining, Exploring and Giant Eyeballs"» (em inglês). Wired
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- Sítio oficial (em inglês)
- Wiki oficial
- Wiki oficial em português