Terry Winter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Terry Winter
Terry Winter nos anos 1970.
Informação geral
Nome completo Thomas William Standen
Também conhecido(a) como Tommy Staden, Tommy Standen, Terry Winter, Ian Simmons, Chico Valente
Nascimento 8 de maio de 1941
Local de nascimento São Paulo, SP
 Brasil
Data de morte 22 de setembro de 1998 (57 anos)
Local de morte São Paulo, SP
Nacionalidade Brasileiro
Gênero(s) jovem guarda, balada, rock, música popular brasileira, música sertaneja
Ocupação(ões) cantor, compositor, guitarrista
Instrumento(s) vocal, violão
Período em atividade 1963-1996
Outras ocupações ator
Gravadora(s) Albatroz, Mocambo, RCA Victor, Beverly, EMI-Odeon, New Records, Copacabana, Arcano, Dollar
Afiliação(ões) Heleninha, Nil Bernardes, Silvia Massari
Influência(s) Burt Bacharach, Bee Gees

Thomas William Standen (São Paulo, 8 de maio de 194122 de setembro de 1998) foi um cantor e compositor brasileiro, mais conhecido como Terry Winter. Começou a cantar ainda nos anos 60 em português, sob o nome Tommy Standen, mas foi como Terry Winter que ficou mais famoso no Brasil e na América Latina, com o hit "Summer Holiday".

Biografia[editar | editar código-fonte]

Infância e juventude[editar | editar código-fonte]

Thomas William Standen era brasileiro e filho dos brasileiros Charles Walter Standen e Maria Thereza Standen, porém neto de ingleses. Seu avô materno era veterinário e sua avó dona de casa, e residiam no Brasil. Passou a maior parte da infância numa fazenda da família em Penedo, distrito de Itatiaia (RJ), na época, ainda parte do município de Resende, onde seu pai tinha uma pequena fábrica. Estudou em colégio inglês, e sua família mantinha as tradições e os costumes ingleses, inclusive falando a língua inglesa em casa junto do português.

Antes da carreira como cantor, nos anos 60, Standen foi professor de inglês.

Início da carreira e sucesso[editar | editar código-fonte]

No começo da carreira, adotou o nome artístico Tommy Standen, inicialmente mal-escrito como Tommy Staden. Apresentava-se no programa de auditório Alegria dos Bairros, da TV Excelsior, abrindo os programas cantando canções em português. Gravou, depois, um EP e um single por selos pequenos, até que foi contratado pela RCA. Ali, atuou como compositor, tendo canções gravadas por artistas como Nilton César ("Ao Mundo Vou Contar", em 1966), Ronnie Von ("Pequeno Príncipe", parceria com Fred Jorge, em 1967) e Dick Danello ("Leylan"[1], em 1969). Paralelamente, lançou seus próprios discos, como os compactos "O Quente" e "A Varanda".

Com o compacto "Tomorrow Tomorrow", de 1969, lançado pelo selo Beverly, começa a gravar em inglês. Apesar dessa versão ter sido ofuscada pelo sucesso da original, Standen decide trocar de nome artístico e gravar sempre em inglês, agora como Terry Winter, fazendo-se, assim, passar por estrangeiro. O nome Terry Winter faz referência às suas iniciais, T. W.. Suas primeiras canções sob o novo pseudônimo foram "You'll Notice Me" e "Mission to Carry", incluídas no LP New Tonton, uma coletânea de canções de artistas internacionais lançado pela gravadora Beverly. Em "You'll Notice Me", ele usa o pseudônimo Bart Baraboskin, referências a Burt Bacharach, sua influência musical, e a sua esposa, Miriam Baraboskin. Esta canção foi lançada como single e alcançou moderado sucesso, o que o leva a gravar seu primeiro LP, Terry Winter, de 1971, lançado pela New Records.

Terry Winter revelando-se brasileiro no Programa Silvio Santos em 1975.

Na New Records, Terry Winter alcança seus maiores sucessos. Do primeiro álbum, a canção "Summer Holiday" se torna um dos maiores sucessos de 1972 e é lançada também em outros países da América Latina, alcançando semelhante sucesso. Outra canção de destaque do primeiro álbum é "Our Love Dream". Neste ínterim, grava, secretamente, um compacto pela Odeon sob o pseudônimo Ian Simmons.

Após o sucesso alcançado, Winter volta à gravadora RCA e, em 1975, revela-se brasileiro no Programa Sílvio Santos: no início da entrevista, o apresentador Silvio Santos só se comunica com o cantor por meio de intérprete, mas na volta do intervalo comercial, este passa a conversar com aquele em bom português. Segundo Winter, ele não havia revelado sua identidade antes por medo de perder o sucesso. Ainda neste programa, anunciou que mudaria novamente o nome artístico, para Thomas Williams, mudança esta que não ocorreu.

Terry Winter trabalhou também como ator, como na telenovela A Viagem, de Ivani Ribeiro, produzida e exibida pela TV Tupi entre 1975 e 1976, onde fez o personagem Rui. Em 1976, alcança grande sucesso com a canção "Our Love", num dueto com Heleninha, o que lhe possibilita entrar em mercados como os Estados Unidos e gravar um LP em espanhol.

Mudança de rumos[editar | editar código-fonte]

Winter não obteve muitos sucessos como intérprete no fim da década de 1970. Nos anos 1980, gravou alguns compactos com Nil Bernardes (este usando o nome Neil Bernard). Paralelamente a isto, em 1982, adota novo pseudônimo para compor canções em português, por achar que Terry Winter não era adequado para isso. Como Chico Valente, criou sucessos nas vozes de cantores de música sertaneja, como: "Sonho de um Caminhoneiro" e "Mãe de Leite" (gravadas por Milionário e José Rico), "Filho Pródigo" (por Júnio e Júlio), "Convite de Casamento" (gravada por Ataíde e Alexandre), "Meu Velho Amigo" (Tonico e Tinoco) e "Rei do Gado" (tema de abertura da telenovela homônima da Rede Globo). Também compôs canções para cantores populares, como Gugu Liberato ("Bugaloo Da Da"), Gretchen ("Hula Hula"), Fofão ("Guerra nas Estrelas") e Vanessa ("Doce Alegria").

Novamente como Terry Winter fez dueto com a cantora e atriz Silvia Massari gravando a música "Lovely Love" sucesso da telenovela "A Gata Comeu", de 1985.

Montou, depois, sua própria gravadora, a Fascination Edições Musicais S/C Ltda - ME, junto de Nil Bernardes, o empresário Álvaro Gomes e o artista Orival Pessini, intérprete do personagem Fofão. Eles produziram álbuns para os sertanejos Matogrosso & Mathias, Carlos César & Cristiano e as Irmãs Galvão, além dos álbuns do Fofão, de onde saíram sucessos como "Guerra nas Estrelas", "Eu Quero Ver" e "Mundo Novo".

Em 1988, lança o LP Pleasure, que viria a ser o último de sua carreira solo como cantor, incluindo canções como: "Never Gonna Let You Go", "Energy of Love" e "Music is Power".

Como cantor, ainda participou de festivais cantando na dupla Chico Valente e Nil Bernardes. No Festival Agroceres, exibido na Rede Bandeirantes em 1987, a canção "Coração Caipira" obteve o primeiro lugar, e foi depois gravada por Nil Bernardes em seu disco solo. Os dois também participaram dos 1º e 2º Festivais Rimula de Música Regional, em 1989 e 1991, exibidos no SBT; no 1º, a canção "Chão Vermelho" ficou entre as dez melhores e foi gravada para o LP do Festival, sendo a última aparição de Winter como cantor; no segundo, Nil Bernardes interpreta sozinho a canção "Sinfonia Sertaneja" e ganha o prêmio de melhor intérprete.

Últimos anos e morte[editar | editar código-fonte]

Na década de 1990, Terry Winter sentia falta do sucesso e buscava uma nova gravadora, já que vinha juntando várias composições. Em 1998, porém, as crises de bronquite asmática, doença com a qual sofria desde criança, ficaram mais frequentes, até que, em uma manhã de agosto, passou mal e com a demora na chegada do resgate, sofreu um derrame. Foi levado para um pronto-socorro no distrito paulistano do Butantã, e de lá foi transferido para um hospital no Jabaquara, onde ficou internado na unidade de terapia intensiva. As perspectivas de recuperação eram boas, porém, após trinta e dois dias de internação, contraiu uma pneumonia e veio a falecer em 22 de setembro, aos 57 anos. Foi sepultado em 23 de setembro de 1998 no cemitério do Campo Grande, no distrito paulistano de Campo Grande. Deixou quatro filhos de seu casamento com Miriam Baraboskin: Shannon Mark, Shareenne, Scott Sherman e Shane Morgan.

Pseudônimos[editar | editar código-fonte]

Apesar de ter feito maior sucesso com o nome artístico Terry Winter, o cantor usou outros diversos pseudônimos. Como cantor, se apresentou como Tommy Staden, Tommy Standen, Terry Winter, Ian Simmons e Chico Valente. Como compositor, assinou como Tommy Standen, Tommy, Bart Baraboskin, Tony Temple, Dell Clyde, Don Paul, Eric Joe Summer, Joe Baker, Kat Karatiev, M. Maulin, Oliver Charles, Tom Morgan e Chico Valente.

Legado[editar | editar código-fonte]

Terry Winter foi especialmente importante para a música brasileira ao inaugurar uma geração de cantores brasileiros que cantavam em inglês e utilizavam pseudônimos ingleses, e assim obtinham sucesso fora do Brasil. Após Winter, vieram Morris Albert, Dave Maclean, Chrystian, Michael Sullivan, Mark Davis (pseudônimo do cantor Fábio Júnior, na época em inicio de carreira) e o grupo Pholhas.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Discografia de Terry Winter
Álbuns de estúdio 6
Extended plays (EP) 4
Singles 20

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum
1971 Terry Winter
  • Formato: LP
  • Gravadora: New Records
  • Nº cat.: NRLP-205 (1971) / BLP-9043 (1972)
1973 Terry Winter
  • Formato: LP
  • Gravadora: RCA
  • Nº cat.: 103.0095
1974 Terry Winter
  • Formato: LP
  • Gravadora: RCA
  • Nº cat.: 103.0123
1976 Terry Winter
  • Formato: LP
  • Gravadora: RCA
  • Nº cat.: 103.0186
1979 Terry Winter
1988 Pleasure
  • Formato: LP
  • Gravadora: 3M
  • Nº cat.: 7M8-0007

Singles e EPs[editar | editar código-fonte]

Como Tommy Staden
Ano Compacto Gravadora Nº Cat.
1963 "Maria" / "Regina" [EP]
"Graças a Você" / "Aventureiro Sonhador"
Albatroz
1965 "Running from Love"
"Escarcéu"
Mocambo
Como Tommy Standen
Ano Compacto Gravadora Nº Cat.
1966 "Véspera do Fim do Mundo (Eve of Destruction)"
"Não Brinque com Fogo"
RCA Victor
1967 "O Quente"
"Eu Vou Chorar por Você"
LC-6308
"A Varanda"
"Una Aventura a Más"
LC-6348
1969 "Tomorrow Tomorrow"
"Marley Purt Drive"
Beverly BCS-041
Como Terry Winter
Ano Compacto Gravadora Nº Cat. Álbum
1970 "You´ll Notice Me"
"Mission To Carry"
New Records/
Copacabana
NRCS-1002 New Tonton (coletânea)
1972 "Summer Holiday"
"The Whistler"
NRCD-1006 Terry Winter (1971)
"Summer Holiday" / "I Know" [EP]
"Our Love Dream" / "The Whistler"
NRCS-2003
"Our Love Dream" [PROMO]
"Shadow Dark and Blue"
BCS-162
Como Ian Simmons
Ano Compacto Gravadora Nº Cat.
1972 "I Think You're the Woman for Me"
"Someone Is Talking"
Odeon
Como Terry Winter
Ano Compacto Gravadora Nº Cat. Álbum
1972 "I Just Looked at Myself (Bum Chicka Bum)"
"The Idols Have Gone"
RCA Victor 101.0143
"Fiesta de Verano (Summer Holiday)" [MEX]
"Descubrirás Que Yo Existo (You'll Notice Me)"
3-10794
"Fiesta de Verano (Summer Holiday)" [EP] [MEX]
"I Just Looked at Myself (Bum Chicka Bum)" / "Descubrirás Que Yo Existo (You'll Notice Me)"
MKE-1502
1974 "Love Making"
"Fahrenheit 32"
101.0264 Terry Winter (1974)
1975 "Our Love" [dueto com Heleninha]
"Life Is like a Cloud"
101.0370 Terry Winter (1976)
1976 "Our Love" [dueto com Heleninha] / "Do Your Thing [ou Do That Baby]" [EP]
"Big City" / "Tell Me Once Again"
102.0149
"Nuestro Amor (Our Love)" [EUA]
"Por Confiar de Más (Our Love Dream)"
RCA/Arcano DKA0-9400
1977 "Thanks" [ESP]
"What's Come Over You"
RCA Victor PB-9073 Terry Winter (1976)
"Use Me""
"Life (It's All Part of Me)"
101.0509
1980 "Look at Me" [com Neil Bernard]
"Sunday Night" [com Neil Bernard]
New Records/
Copacabana
NRCS-1883
1981 "Once More a Fool" [com Neil Bernard]
"Something for Someone" [com Neil Bernard]
NRCS-1980
1982 "Heaven" [com Neil Bernard]
"Happiness" [com Neil Bernard]
1985 "Lovely Love" [com Silvia Massari]
"Happy Now" [com Silvia Massari]
Dollar CS-2.140

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.