Teses de Abril

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Teses de Abril
Teses de Abril (Sobre as Tarefas do Proletariado na Presente Revolução)
Obras Escolhidas em Três Tomos (PT)
Autor(es) Vladimir Ilitch Lenin
Idioma Russo
País  União Soviética
Gênero Crítica social
Editora Jornal Pravda
Lançamento 7 de Abril de 1917[1]
Edição portuguesa
Editora Edições Avante!
Lançamento 1977

As Teses de Abril foram uma série de diretivas emitidas pelo líder bolchevique Vladimir Lênin em Abril de 1917, após seu retorno a Petrogrado (São Petersburgo), na Rússia depois de seu exílio na Suíça, que mais tarde tornaram-se livres. As teses foram, em sua maioria, destinadas aos seus companheiros bolcheviques na Rússia e a retornarem para a Rússia a partir do exílio. Ele apelou para os sovietes (conselhos de trabalhadores) a tomarem o poder (como visto no lema "todo o poder aos sovietes"), denunciou liberais e sociais-democratas no Governo Provisório, chamando os bolcheviques para não cooperarem com o governo, e apelando para novas políticas comunistas. É nas Teses de abril que Lênin apresenta dez máximas analíticas de modo a traçar um programa para acelerar e completar a revolução que havia se iniciado em fevereiro daquele ano.[2] As Teses de Abril influenciaram os Dias de Julho e a Revolução de Outubro nos próximos meses e estão identificados com o leninismo.[3]

Basicamente era um estímulo tanto à remoção do apoio para a continuidade da Rússia na Primeira Guerra Mundial quanto para a desobediência militar dos soldados. No documento, Lenin explica que a Guerra Mundial era uma "guerra burguesa do capitalismo" e dessa forma jamais aconteceria a saída da Rússia da guerra enquanto o capital estivesse presente no governo provisório. As Teses de Abril tinham como base os três pilares: "Paz,Terra e Pão":

  • Paz: a saída da Rússia da guerra
  • Terra: promover a reforma agrária
  • Pão: comida a todos

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Marxist Internet Archive. «Sobre as Tarefas do Proletariado na Presente Revolução». Consultado em 27 de novembro de 2012 
  2. Lênin, Vladímir (2017). Teses de Abril. São Paulo: Boitempo. ISBN 9788575595787 
  3. "Vladimir Ilitch -Lênin (Sua vida e sua obra), páginas 195 a 200. Editorial Vitória. Rio de Janeiro(1955)
Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um cientista político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço relacionado ao Projeto Literatura. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.