The Adventures of Super Mario Bros. 3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Adventures of Super Mario Bros. 3
As Aventuras de Super Mário Bros 3 (PT)
As Aventuras dos Irmãos Super Mario (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração Aprox. 11 min
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Estados Unidos Inglês
Produção
Tema de abertura The Adventures of Super Mario Bros. 3
Exibição
Emissora de televisão original Estados Unidos NBC

As Aventuras de Super Mario Bros. 3 é uma série de desenho animado produzida pela DiC Entertainment em 1990, e inspirada no jogo de Nintendo Super Mario Bros. 3.

O desenho foi uma continuação de Super Mario Bros. Super Show agora apresentando como novos personagens os Koopalings (chamados de Koopalinhos na dublagem brasileira). Ao contrário da anterior ele teve uma curta duração e no ano seguinte foi substituído pela adaptação de Super Mario World. Nos Estados Unidos a animação foi originalmente transmitida no canal NBC juntamente com Capitão N: O Mestre dos Jogos.

No Brasil a série foi exibida através dos programas infantis Xou da Xuxa de 1992 até 1995 na TV Colosso da Rede Globo sob o título de "Super Mario Bros.", e chegou a ser lançado em VHS pela extinta Mundo Mágico, depois de um longo tempo, o desenho estreou em DVDs distribuídos pela Vídeo Brinquedo com uma nova dublagem. Em Portugal o desenhos animados estreou As Aventuras de Super Mário Bros 3 na versão portuguesa com dobrado em português o seu diferenças.

História[editar | editar código-fonte]

A história continua as aventuras de Mario, Luigi, Toad e Princesa Cogumelo contra o malvado Rei Koopa, que agora está sendo auxiliado pelos seus 7 filhos os Koopalinhos que normalmente protagonizam cada episódio. A história passa a focar nas várias tentativas do Rei Koopa de dominar o Reino do Cogumelo e derrotar os irmãos Mario, muitas vezes contando com viagens dos mesmos para o Mundo Real dos humanos atravessando por lugares como Paris, Londres, Nova York, Veneza, entre outros.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Heróis[editar | editar código-fonte]

  • Mario - Um encanador que trabalha para a princesa. É o principal. Tem um irmão chamado Luigi. Adora comer macarrão e pizza.
  • Luigi - É irmão de Mario e também um encanador. É mais alto que Mario, mesmo sendo mais novo. Salva seu irmão em "Ah, Irmão!".
  • Princesa Cogumelo - É a princesa do Reino dos Cogumelos, tem uma atração por Mario. É a vitima preferencial de Rei Koopa. No episódio "A beleza de Kootie" ficou muito enciumada por Mario se apaixonar por Kootie Pie.
  • Toad - É um cogumelo humanóide (parte da raça que vive no Reino dos Cogumelos). É amigo dos Irmãos Mario e da Princesa Cogumelo. Pode, assim como Mario, Luigi e a Princesa, usar super poderes.

Vilões[editar | editar código-fonte]

  • Rei Koopa (Bowser) - É rei dos Koopas, sempre tentando derrotar os irmãos Mario e resgatar a princesa para se tornar o rei do reino dos cogumelos, mas nunca consegue. Sempre usa seus filhos para ajudarem nos seus planos.
  • Koopalinhos - São os filhos do Rei Koopa, que são originalmente chefes nos jogos. Assim como o Rei Koopa eles tiveram algumas mudanças em seus nomes (e levemente nos designs) da versão original, como por exemplo: Ludwig passou a ser chamado de Kooky e agora é um prodígio capaz de criar máquinas, Larry passou a ser chamado de Cheatsy, Lemmy e Iggy são chamados de Hip e Hop e são irmãos gêmeos que estão sempre juntos, Roy passou a ser chamado de Bully, Wendy passou a ser chamada de Kootie Pie e é mostrada como uma menina mimada, possessiva e muito arrogante, e Morton passou a ser chamado de Big Mouth e é caracterizado por ser tagarela.

Recorrentes[editar | editar código-fonte]

  • Junior - È um garotinho muito levado, apareceu em "As super babas", quando os Irmãos Mario foram confundidos como babas para o Junior. Ja se tornou amigo dos Koopalinhos, Kooky, Cheatsy e Bully, mas eles só o usaram para levar os Irmãos super Mario para o vulcão. Por sorte saiu sem ferimentos do vulcão e do Labirinto de Canos, no final do episódio, a mãe dele pergunta a Mario e a Luigi se os dois podem cuidar dele na sexta, Junior fica feliz mas os Irmãos Mario, nem tanto.
  • Super Encanador - É o ídolo dos Irmãos Mario, apareceu em "O Super Encanador" faz parte de um show de TV chamado As aventuras do Super Encanador, foi a principio, enganado pelo Rei Koopa para levá-lo até a Casa da Moeda de Canolandia, mas depois da verdade ser revelada, ajudou aos Irmãos Mario a pegar o Rei Koopa.
  • Capitão - É outro amigo dos Irmãos super Mario, apareceu em "Super Koopa", quando usou seu submarino para tentar acabar com o Koopa Roupa de Rã. Depois que Mario, Luigi e Capitão fugirem da prisão de Paris, o Capitão só fala tchau para seus amigos Irmãos Mario.

Episódios da série[editar | editar código-fonte]

  • 1- Os Terríveis Ninjas Koopas Gigantes: (Sneaky Lying Cheating Giant Ninja Koopas) - O Rei Koopa transforma Kooky, Bully, Big Mouth e Cheatsy em ninjas gigantescos para prender o príncipe Hugo da Terra dos Gigantes.(Em Portugal, Koopas Ninjas Gigantes, Traiçoeiros, Mentirosos e Trapaceiros)
  • 2- Répteis no Jardim das Rosas: (Reptiles in the Rose Garden) - Rei Koopa sequestra a Casa Branca, junto com o Presidente e a Primeira Dama, para seu castelo e faz Kootie Pie ser a Imperatriz da América.(Em Portugal, Répteis no Roseiral)
  • 3- Mamãe Múmia vai a Luta: (Mind Your Mummy Mommy, Mario) - Hip e Hop sequestram o sarcófago de um príncipe que se parece com o Mario. Suas ações despertam a mãe do príncipe, que acredita que Mario é seu filho.(Em Portugal, Cuidado com a Mamã Múmia, Mário)
  • 4- A Beleza de Kootie: (The Beauty of Kootie) - Enquanto roubam petróleo do sultão do Deserto, Cheatsy transforma Kootie Pie em um ser humano para que ela possa enganar Mario.(Em Portugal, A Beleza da Kootie)
  • 5- Princesa Cogumelo Para Presidente: (Princess Toadstool for President) - Quando a Princesa Cogumelo desafia Rei Koopa para uma eleição sobre a liderança do Reino do Cogumelo, Kooky usa uma poção de bom sujeito em Koopa para fazer todos os eleitores gostarem dele.(Em Portugal, Princesa Toadstool para Presidente)
  • 6- Jamais Confiei em um Koopa: (Never Koop a Koopa) - Para mostrar pra Cheatsy o tão traiçoeiro ele é, Rei Koopa atrai Mario e amigos para seu castelo e ameaça explodi-los usando um grande exército de Bomb-Ombs.(Em Portugal, Nunca Culpes um Koopa)
  • 7- Tempestade no Reino: (Reign Storm) - Quando a Princesa Cogumelo e Toad saem para tomar umas férias no Havaí, Kooky usa uma princesa robô para tentar assumir o Reino do Cogumelo.(Em Portugal, Reinado Agitado)
  • 8- Os Horrores de uma Viagem no Tempo: (Toddler Terrors of Time Travel) - Kooky e Rei Koopa tentam voltar no tempo para parar os irmãos Mario de nunca terem ido ao Reino do Cogumelo, mas seu plano falha, transformando todos eles em bebês.(Em Portugal, Bebés e os Terrores de Viajar no Tempo)
  • 9- Dadzilla: (Dadzilla) - Irritados com as ordens de seu pai, Kootie Pie e Big Mouth decidem trazer um monstro de um filme de Hollywood à vida e convencê-lo que ele é seu verdadeiro pai.(Em Portugal, Paizilla)
  • 10- Encrenca com a Equipe de Luta Livre: (Tag Team Trouble) - Mario e Luigi entram em um jogo de luta para que eles possam dar o prêmio em dinheiro para Toad para compensar uma doação para o orfanato cogumelo que ele acredita que perdeu.(Em Portugal, O Par de Lutadores em Sarilhos)
  • 11- Ah, Irmão!: (Oh, Brother!) - Quando Mario e Luigi brigam um com o outro, Luigi logo se encontra tendo que salvar seu irmão de Rei Koopa e Kooky.(Em Portugal, Ó, Irmão)
  • 12- O Super Encanador: (Misadventure of Mighty Plumber) - Rei Koopa traz o herói de TV: Super Encanador à vida e engana-o para fazê-lo roubar o Tesouro de Terra de Tubulação.(Em Portugal, Desventuras do Grande Canalizador)
  • 13- Toad no Reino da Mágica: (A Toadally Magical Adventure) - Toad perde uma varinha mágica para os Koopas.(Em Portugal, Uma Aventura Totalmente Mágica)
  • 14- As Super Babás: (Misadventures in Babysitting) - Mario e Luigi se tornam babás de um garoto malcriado do Brooklyn que acaba indo parar no Reino do Cogumelo.(Em Portugal, Contratempos do Babysitting)
  • 15- A Dança do Koopa: (Do the Koopa) - Mario, Luigi, Toad e Princesa Cogumelo procuram uma Caixa de Música Mágica no castelo do Koopa, mas quando os Koopas descobrem, eles vão atrás deles.(Em Portugal, Dança à Koopa)
  • 16- O Rock da Kootie Pie (Kootie Pie Rocks) - Rei Koopa rapta a banda Milli Vanilli e os obriga a cantar exclusivamente para Kootie Pie.(Em Portugal, A Kootie Pie quer Música)
  • 17- Os Boatos (Mush-Rumors) - Quando uma família do Mundo Real dirige para o Reino do Cogumelo, o povo cogumelo e os Koopas os confundem com alienígenas.(Em Portugal, Rumores de Pirão)
  • 18- A Sereia Feia (The Ugly Mermaid) - Enquanto usa uma Roupa de Rã, Mario quase se afoga, mas ele é salvo por Holy Mackerel, uma princesa sereia. Holly se apaixona por Mario e tenta casar com ele.(Em Portugal, A Sereia Feio)
  • 19- O Crime não Compensa (Crimes R Us) - Rei Koopa liberta um bandido de uma prisão do Mundo Real e usa ele como um mentor para que seus filhos aprendam a serem criminosos.(Em Portugal, O Crime é Connosco)
  • 20- Vida de Cachorro (Life's Ruff) - Hip e Hop transformam Luigi e o Rei da Terra do Gelo em cães e correm para causar caos na Flórida.(Em Portugal, A Vida é Dura)
  • 21- Nem Tudo que Sobe Desce (Up, Up, and a Koopa) - Kooky e Rei Koopa usam sua nova máquina para levitar tudo no Reino dos Cogumelos para o céu.(Em Portugal, Subindo, Subindo, e um Koopa)
  • 22- 7 Continentes para 7 Koopas (7 Continents for 7 Koopas) - Depois de aprisionar os irmãos Mario e Toad no Reino do Cogumelo, Rei Koopa ordena que seus filhos assumam cada um dos sete continentes da Terra.(Em Portugal, Sete Continentes para Sete Koopas)
  • 23- Verdadeiras Cores (True Colors) - Kooky e Cheatsy usam uma tinta especial para transformar todo o povo cogumelo em vermelho ou azul e manipular as duas cores para odiarem uns aos outros.(Em Portugal, Verdadeiras Cores)
  • 24- A Reciclagem do Koopa (Recycled Koopa) - Quando os Koopalinhos não conseguem jogar seu lixo fora no Reino dos Cogumelos, eles decidem mandar tudo para o Brooklyn. O lixo Koopa acaba por transformar os cidadãos em "Koopa Zumbis", assim Mario e Luigi deve descobrir uma maneira de reciclar tudo e parar Rei Koopa de transformar os cidadões do Brooklyn.(Em Portugal, Reciclado Koopa)
  • 25- Ameaça em Veneza (The Venice Menace) - Koopa e Kootie Pie aterrorizam Veneza com um submarino para deformar e transformá-la em um parque aquático para Kootie Pie.(Em Portugal, A Ameaça Veneza)
  • 26- Super Koopa (Super Koopa) - Kooky cria um pingente que concede ao Rei Koopa os poderes dos irmãos Mario, mas que só funciona no mundo real. Koopa rapta Luigi para atrair os outros para Paris para derrotá-los.(Em Portugal, Super Koopa)

Série em DVD e VHS Libera[editar | editar código-fonte]

VHS Lançamentos: "Difícil e Alta", "Parceiros de Koopa", "Águas Profundas", "A Grande Aventura" e "Super Poderes".

DVD Lançamentos: "Super Mário 1", "Super Mário 2" e "Super Mário 3 - Lutador em Sarilhos".

Dubladores (1991 Brasil)[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:

Estúdio: Herbert Richers (TV)/Uniarthe (DVD)

Narrador da abertura: Garcia Júnior (TV)

Dobragem Portuguesa[editar | editar código-fonte]

Versão SIC:

  • Mário: Jorge Seabra Paupério
  • Luigi: Artur Guimarães
  • Princesa Peach: Sissa Afonso
  • Rei Koopa (Browser): Mário Santos
  • Hip Koopa (Lemmy): Nicolau Pais
  • Kootie Pie Koopa (Wendy): Paula Seabra
  • Estúdios: Somnorte

Versão KidsCo:

  • Mario: Desconhecido
  • Luigi: Pedro Bargado
  • Princesa Peach: Carla Mendes
  • Rei Koopa (Bowser): Quimbé
  • Hip Koopa (Lemmy): Quimbé
  • Kootie Pie Koopa (Wendy): Bárbara Lourenço
  • Estúdios: Audio-in

Ligações externas[editar | editar código-fonte]