The Allman Brothers Band

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

{{Info/Música/artista

| nome          = The Allman Brothers Band
| fundo         = grupo_ou_banda
| imagem        = Layla and Other Assorted Love Songs.jpg
| legenda       = 
| origem        = Macon, Geórgia
| país          =  Estados Unidos
| período       = 1969 - 1976
1978 - 1982
1989 - 2014 | gênero = Blues
Jazz
Blues-rock
Country rock
Southern rock
Rock psicodélico
Roots rock
Boogie rock
Jam band
Blues elétrico | gravadora =
| exintegrantes = [[Duane Allman]Gregg Allman
Butch Trucks
Jai Johanny "Jaimoe" Johanson
Marc Quinones
Oteil Burbridge
Derek Trucks
Warren HaynesBerry Oakley
Dickey Betts
Chuck Leavell
Lamar Williams
David Goldflies
Dan Toler
Frankie Toler
Mike Lawler
Johnny Neel
Allen Woody
Jack Pearson
Jimmy Herring | afiliações = | site = Site Oficial

}}

The Allman Brothers Band foi uma banda de rock americana formada em Jacksonville, Flórida, Estados Unidos, em 1969 pelos irmãos Duane Allman (guitarra de slide e guitarra principal) e Gregg Allman (vocais, teclados, songwriting), bem como Dickey Betts , (Vocal, songwriting), Berry Oakley (baixo), Butch Trucks (bateria) e Jai Johanny "Jaimoe" Johanson (bateria). Embora a banda tenha sido chamada de "os principais arquitetos do Southern rock" , eles também incorporam elementos de blues, jazz e música country, e seus shows ao vivo com jam e improvisação instrumental.

Os dois primeiros lançamentos de estúdio do grupo ficaram paralisados ​​comercialmente, mas seu lançamento em 1971, At Fillmore East, representou um avanço artístico e comercial. O álbum tem apresentações estendidas de suas canções "In Memory of Elizabeth Reed" e "Whipping Post", e é muitas vezes considerado entre os melhores álbuns já feitos ao vivo. O líder do grupo, Duane Allman, morreu em um acidente de moto naquele mesmo ano, e a banda dedicou Eat a Peach (1972) em sua memória, um álbum duplo / ao vivo que consolidou a popularidade da banda. Após a morte do baixista Berry Oakley, o grupo contratou o tecladista Chuck Leavell e o baixista Lamar Williams para o álbum Brothers and Sisters de 1973, que, combinado com o hit "Ramblin 'Man", colocou o grupo na vanguarda do rock dos anos 70. A agitação interna os ultrapassou logo depois; O grupo dissolvido em 1976, reformou-se brevemente no final da década com mudanças de pessoal adicionais, e dissolveu-se novamente em 1982.

A banda re-formou mais uma vez em 1989, lançando uma seqüência de novos álbuns e turnês. Uma série de mudanças de pessoal no final da década de 1990 foi limitado pela partida de Betts. O grupo encontrou estabilidade durante a década de 2000 com o baixista Oteil Burbridge e os guitarristas Warren Haynes e Derek Trucks (sobrinho de seu baterista), e tornou-se renomado por sua seqüência de shows de um mês em Beacon Theater, em Nova York. A banda se aposentou em 2014 com a partida dos membros acima mencionados. A faixa foi concedida onze ouro e cinco álbuns da platina, e foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1995. A revista Rolling Stone classificou-os 52º em sua lista dos 100 maiores artistas de todos os tempos em 2004.

História

Raízes e formação (1965-69)

"The Big House", visto aqui em 2009. A banda viveu na casa no início dos anos 70. Duane Allman e seu irmão mais novo, Gregg, cresceram em Daytona Beach, Flórida. Gregg foi o primeiro a pegar a guitarra, mas seu irmão logo ultrapassou-o, deixando o colégio para praticar constantemente. A dupla formou a sua primeira banda, a Escorts, que evoluiu para o Allman Joys em meados da década de 60. Quando um amigo afro-americano introduziu Gregg para R & B, eles começaram a incorporá-lo em seu som. Em 1967, o grupo passou um tempo em St. Louis, onde um executivo gravado em Los Angeles os descobriu; Eles consequentemente se mudaram para o oeste.

Raízes e formação (1965-69) "The Big House", visto aqui em 2009. A banda viveu na casa no início dos anos 1ou lman e seu irmão mais novo, Gregg, cresceram em Daytona a Beach, Flórida. Gregg foi o primeiro a pegar a guitarra, mas seu irmão logo ultrapassou-lo, deixando o colégio para praticar constantementse juntar mou a sua primeira banda, a Escorlonga-metragemuem o Allman Joys em meados da década de 1960. [5] [6] QuandTrucks afro-americano introduziu Gregg para R & B e música de alma, eles começaram a incorporá-lo em seu som. Em 1967, o grcom sou um tempo em St. Louis, onde um exKungtivo gravado em Los Angeles os descobriu; Elgravassemu mudaram pado oeste e foram renomeados o vidro da hora, cortando dois álbuns xito para registros da liberdade. [5] [7] Duane mudou-se para prosseguir uma carreira como músico de sessão em Muscle Shoals, Alabama, enquanto Gregg ficou para trás em Hollywood vinculado por obrigações contratuais com Liberty, que acreditava que ele poderia realizar uma carreira solo. Os dois estavam separados pela primeira vez por um ano, mas conseguiram se reconvocar em Miami, produzindo uma demo de longa-metragem com o 31 de fevereiro, um grupo que inclubaterista Butch Trucks [9]. Nos estúdios de FAME em Muscle Shoals, Duane Allman transformou-se o guitarrista preliminar da ssão, registrando com os artistas tais como Aretha Franklin e rei Curtis. Duane sugeriu a Wilson Pickett que gravassem uma capa de "Hey Jude" pelos Beatles; O single foi para o de número 23 nas paradas nacionais. [11] A FAME contratou Duane para um contrato de gravação de cinco anos e montou um grupo, incluindo Johnny Sandlin e Paul Hornsby. Duane recrutou Jai Johanny Johanson (Jaimoe) depois de ouvir sua bateria em uma demo de Jackie Avery, e os doispela muaarac labelpaCapricorn.nnessee River. Allman convidou o baixista Berry Oakley para tocar no novo grupo; A dupla havia se encontrado em um clube de Jacksonville, Flórida algum tempo antes, e se tornaram amigos rápidos. [12] O grupo tinha química imediata e a visão de Duane para uma banda "diferente" - uma com dois guitarristas e dois bateristas - começou a evoluir. Enquanto isso, Phil Walden, o gerente do falecido Otis Redding e vários outros atos de R & B, estava olhando para expandir em atos de rock. FAME proprietário Hall ficou frustrado com os métodos de gravação do grupo, e ofereceu as faixas gravadas e seu contrato para Walden e Jerry Wexler da Atlantic Records, que comprou-os por US $ 10.000. Walden pretendia que o próximo grupo fosse a peça central de sua nova gravadora distribuída no Atlântico, Capricórnio. [15]


The Allman Brothers band em 2010

Formado originalmente em 1969, foram descritas dois anos depois por George Kimball, jornalista da revista Rolling Stone, como "a melhor banda de rock and roll que este país produziu nos últimos cinco anos". Reconhecidos por sua capacidade de improvisação impressionante, cujo melhor exemplo se encontra no álbum At Fillmore East, a banda foi premiada com onze discos de ouro e cinco de prata entre 1971 e 2005. Infelizmente, em 1971, Duanne faleceu em um acidente de motocicleta. A revista Rolling Stone colocou a banda como um dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos, em 2004, e foi a banda mais representada na lista de melhores guitarristas feita pela mesma revista. A banda fez sua última apresentação no dia 28 de outubro de 2014.

Discografia[editar | editar código-fonte]

The Allman Brothers Band: Live at the Beacon Theatre (DVD) (2003)

Hittin' The Note (2003)

Peakin' at the Beacon (2000)

The Allman Brothers Band 2/70 Fillmore East

Mycology (1998)

2nd Set (1995)

Where It All Begins (1994)

The Fillmore Concerts (1992)

Evening With The Allman Brothers Band (1992)

Live At Ludlow Garage: 1970 (1991)

Shades Of Two Worlds (1991)

Seven Turns (1990)

Dreams (1989)

Brothers Of The Road (1981)

Story Of The Allman Brothers (1981)

Reach For The Sky (1980)

Enlightened Rogues (1979)

Wipe The Windows, Check The Oil, Dollar Gas (1976)

The Road Goes On Forever (1975)

Win, Lose Or Draw (1975)

Brothers And Sisters (1973)

Beginnings (1973)

Eat A Peach (1972)

Live At Fillmore East (1971)

Idlewild South (1970)

The Allman Brothers Band (1969)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre The Allman Brothers Band
Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.