The Angry Video Game Nerd

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Angry Video Game Nerd
O Nerd (PT)
Nerd Revoltado dos Videogames (BR)
James Rolfe como o Nerd, em uma loja de Clifton, Nova Jersey.
Informação geral
Também conhecido(a) como AVGN
Formato
Duração 3–26 min (35 min. no episódio 102)
Estado Ativo
Criador(es) James Rolfe
Desenvolvedor(es) Cinemassacre Productions
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) James Rolfe
Produtor(es) James Rolfe
Produtor(es) executivo(s) James Rolfe
Mike Matei
Editor(es) James Rolfe
Câmera Câmera única
Elenco James Rolfe
Mike Matei
Kyle Justin
Compositor da música tema Kyle Justin
Localização
Exibição
Emissora de televisão original
Formato de exibição
  • 4:3 480i (episódios 1–45, 49, 57, 58)
  • 4:3 240p (episódios 1–8 no YouTube)
  • 4:3 360p (episódios 9–45, 49, 57, 58 no YouTube)
  • 4:3 480p (episódios 46–48, 50–56, 59–61, 63–99)
  • 16:9 480p (episódios 100–104)
  • 16:9 720p (episódios 62 e 105)
Transmissão original 16 de maio de 2004 – presente
N.º de temporadas 11
N.º de episódios 145 (lista de episódios)

The Angry Video Game Nerd (conhecido como AVGN, ocasionalmente só O Nerd; ex-The Angry Nintendo Nerd, ou, no Brasil, chamado de Nerd Revoltado dos Videogames) é um personagem ficcional de uma série online de resenhas de vídeojogos criada por James Rolfe. Os seus vídeos são presentemente estreados nos sites ScrewAttack e GameTrailers. O programa centra-se no ódio do Nerd por jogos terríveis que marcaram a sua infância, não se poupando a personagem a mostrar o seu desagrado através de uso de linguagem imprópria. A série de grande sucesso começou no YouTube e passou mais tarde para o site do ScrewAttack Entertainment. O tema dos vídeos foi escrito e composto pelo músico Kyle Justin que partilha as letras com o próprio James Rolfe.

A série redescobriu o interesse por reviews de vídeojogos e deu origem a algumas imitações (TheIrateGamer) e derivações (The Happy Video Game Nerd). Durante os vídeos, James Rolfe encarna a personagem usando sempre uma camisa branca com canetas no bolso do peito (protetores de bolso são associados com nerds). É costume beber cerveja para aliviar a raiva que os jogos lhe causam. O uso de vernáculo é recorrente. Personagens dos jogos às vezes aparecem para importunar o Nerd, sendo interpretados por Mike Matei, que também faz os cartões-título da série. O show é responsável pela criação de um culto à volta de James Rolfe e pelo surgimento de "one-liners" retirados dos vídeos.

História[editar | editar código-fonte]

A série começou em março de 2004 com 2 pequenas reviews de jogos da NES. Em 2006 os vídeos foram colocados no YouTube sob o nome "Angry Nintendo Nerd", mas Rolfe transformou-se no "Angry Video Game Nerd" quando consoles como a Atari 2600, a Sega Master System e a Sony PlayStation foram também contempladas em seus reviews. Além de jogos outros objectos relacionados com o mundo dos vídeojogos foram alvo de reviews: a revista Nintendo Power, a Power Glove ou o Virtual Boy.

Rolfe disse já que o sucesso da série foi completamente inesperado e que os primeiros vídeos foram gravados como uma piada entre amigos até um deles o convidar a levar as suas reviews para o YouTube. Hoje em dia é uma franchise de sucesso com direito a fãs leais, camisetas e até compilação dos episódios em DVD.

Depois do quarto vídeo-análise, a série passou para o site ScrewAttack, propriedade do GameTrailers, onde podem ser vistos em exclusivo. A antiga conta no YouTube serve para outras séries menores, mensagens a título pessoal e para Rolfe colocar trailers dos novos vídeos do Nerd Revoltado dos Videogames.

Rolfe também fez alguns episódios com Doug Walker, criador do Crítico Nostalgia, que faz resenhas de animações e filmes no mesmo estímulo satírico do Nerd. A maioria dos vídeos simula uma rivalidade entre o Nerd e o Crítico.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Popularidade[editar | editar código-fonte]

YouTube[editar | editar código-fonte]

Apesar do último vídeo estreado no YouTube datar de Outubro de 2016 (Berenstain Bears), a conta de Rolfe continua como uma das mais populares. A 5 de Março de 2008: o 9º usuário com mais assinantes, o 4º diretor com mais assinantes, o 53º usuário mais visto e o 19º diretor mais visto. Além disso: mais de 106 mil assinantes e quase 6 milhões de visitas ao canal.

CNN[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 2007 a mini-série "You Know What's Bullshit?" apareceu no programa "News To Me" da CNN.

DVD[editar | editar código-fonte]

A 18 de Novembro de 2007 saiu o primeiro DVD do AVGN que inclui todos os episódios até ao "Bible Games". Algumas partes dos filmes foram retiradas e substituídas por novo material. O DVD inclui material inédito como cenas apagadas e um documentário num total de quase 4 horas de conteúdo.

A primeira edição esgotou em menos de uma semana, segundo Rolfe.

Em 15 de Novembro de 2008, foi lançado o segundo DVD, com os episódios do ano mais os trailers do Youtube, uma cena da resenha de Teenage Mutant Ninja Turtles III, erros de gravação e mais material.

Em 12 de Dezembro de 2009, a terceira caixa do Nerd, com os episódios do ano em 3 discos. Alguns episódios foram estendidos, e a resenha de Super Mario Bros. 3 não inclui The Wizard para evitar problemas de Copyright. Extras incluem erros de gravação e um tour pelo quarto do Nerd.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Video Game Movie Quote of the Week[editar | editar código-fonte]

São apenas 4 episódios que Rolfe produziu para o site Screwattack em que uma frase retirada de um jogo é analisada.

You Know What's Bullshit[editar | editar código-fonte]

Série de pequenos vídeos em que Rolfe se queixa de situações corriqueiras mas extremamente desagradáveis e irritantes (filmes sobre pinguins, falta de canetas nos correios, temperatura, etc.).

Shit Pickle[editar | editar código-fonte]

O Shit Pickle surge no episódio The Wizard of Oz III: Dorothy Goes to Hell, depois reaparece na review de "Master Chu and the Drunkard Hu" e teve direito à sua mini-série de 3 episódios em que novas personagens são introduzidas (Dick Pickle, Tit Pickle). A animação é de Mike Matei e as vozes do próprio Rolfe. Shit Pickle tambem aparece no episodio Action 52 no jogo "Ooze".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: The Angry Video Game Nerd

Sites oficiais[editar | editar código-fonte]

Artigos[editar | editar código-fonte]