Hangar (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hangar
Informação geral
Origem Porto Alegre,  Rio Grande do Sul
País  Brasil
Gênero(s) Metal progressivo
Power metal
Período em atividade 1997 - atualmente
Gravadora(s) Dynamo Records (Brasil), Wacken Records (Europa/EUA) Spiritual Beast (Japão/Ásia)
Integrantes Pedro Campos
Eduardo Martinez
Cristiano Wortmann
Nando Mello
Aquiles Priester
Fábio Laguna
Ex-integrantes Felipe Trein
Michael Polchowicz
Nando Fernandes
Humberto Sobrinho
André Leite
Página oficial www.hangar.mus.br

Hangar é uma banda gaúcha de metal progressivo e power metal. O coordenador da banda é o renomado baterista Aquiles Priester, ex-baterista da banda de heavy metal Angra.

História[editar | editar código-fonte]

1997-00: Primórdios, Last Time e divulgação[editar | editar código-fonte]

A banda foi formada em novembro de 1997 em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com o objetivo inicial de tocar músicas de bandas de que todos gostavam, como Stratovarius, Helloween, Dream Theater, Primal Fear, Yngwie Malmsteen, Gamma Ray, Deep Purple, Pantera, Judas Priest, Ozzy Osbourne e Iron Maiden.

Nessa época, o Hangar era composto por Michael Polchowicz (vocal), Cristiano Wortmann (guitarra), Felipe Trein (baixo) e Aquiles Priester (bateria). Após vários ensaios, começaram a aparecer as primeiras ideias de composição e a primeira canção a ser composta foi "Absinth". O show de estreia do Hangar foi realizado no dia 23 de julho de 1998, na garagem Hermética, em Porto Alegre, algo que foi muito marcante para a banda, pois o público presente era bem maior do que o esperado (a banda havia anunciado, em cartazes, que tocaria covers de Stratovarius, Helloween, Dream Theater e Yngwie Malmsteen). A partir dessa data, a banda sentiu que poderia tentar voos mais altos e começou a compor as canções que, mais tarde, fariam parte do seu álbum de estreia. Os bons resultados dos shows que tinham realizado logo se espalharam, além dos ótimos comentários da crítica especializada.

Com uma carreira fulminante e logo descoberta pelos amantes do Heavy Metal em Porto Alegre, o grupo, com apenas um ano de vida, já estava abrindo o show do Angra, em novembro de 1998, no qual a banda teve a participação especial de Gustavo Capitâni no baixo, pois Felipe havia deixado a banda, uma vez que havia se casado recentemente, trabalhando, estudando e com filho pequeno, na época; desta forma, ele não tinha tempo para se dedicar ao seu instrumento e à banda. Posteriormente Aquiles revelou em uma live no Instragram que Felipe deixou a banda pois sentiu muita pressão em abrir o show para o Angra. Gustavo Capitâni, depois do show com o Angra, decide sair da banda.

Com esta oportunidade de abrir para o Angra, o Hangar se firmou como a grande revelação do heavy metal do sul do Brasil, em 1998. A partir desse show, o grupo sentiu a necessidade de registrar suas composições em CD, que foi gravado no Acit Studio B, em Porto Alegre, entre novembro de 1998 até março de 1999. Batizado como Last Time, o trabalho foi lançado em maio de 1999. O álbum foi lançado de forma totalmente independente, com apenas mil cópias. A mixagem foi feita pela banda e por Marcelo Castilhos. O atual baixista, Nando Mello, só entrou na banda após a gravação do álbum, sendo que todos os baixos foram gravados pelo guitarrista na época, Cristiano.

Durante todo o ano de 1999, o álbum Last Time foi divulgado nas principais revistas de heavy metal do Brasil, sendo que as resenhas do álbum foram muito positivas e trouxeram resultados imediatos nas vendas. O primeiro show da turnê do Last Time foi realizado dia 5 de junho, no Bar Fim, em Porto Alegre. Nando Mello fez sua estreia neste show; o público foi de 450 pessoas.

A banda também tocou pelo interior do Rio Grande do Sul e, em outubro de 1999, fez um show no lendário Bar Black Jack, em São Paulo. No final daquele ano, a banda sofreu nova alteração, com a saída do guitarrista Cristiano Wortmann. No seu lugar, após vários testes com outros guitarristas da capital gaúcha, entrou Eduardo Martinez, vindo da extinta banda Panic, que durante a década de 1990, teve grande importância no cenário thrash metal brasileiro. O último show de Cristiano foi no dia 14 de novembro de 1999, no Clube Tiradentes, na cidade de Charqueadas, no Rio Grande do Sul.

O baterista da banda, Aquiles Priester, acompanhou ao vivo o Tritone, projeto paralelo de Frank Solari, Eduardo Ardanuy (Dr. Sin) e Sérgio Buss (solo, Steve Vai), e foi convidado para gravar o álbum Nomad do ex-vocalista do Iron Maiden Paul Di'Anno. O álbum foi lançado em maio de 2000, seguido de uma turnê nacional, na qual o Hangar fez a abertura do show em Porto Alegre, dia 17 de maio, no Bar Opinião, obtendo uma grande receptividade do público. Esse show foi a estreia de Eduardo Martinez.

Em novembro de 2000, a banda toca no Black Jack em São Paulo, show este que foi visto por Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt, guitarristas do Angra. Destaque para o último show da turnê, na primeira edição do Brasil Metal Union Festival, realizado dia 16 de dezembro de 2000, na Led Slay, em São Paulo. Nesse dia, tocaram também: Eterna, Dark Avenger e Tuatha de Danann.

Vale ressaltar também que, nesse período, a banda gravou uma demo, chamada "Burning Days"; as músicas contidas eram: All in Rest, Ask To Lonely (Journey) e Forever Will Be (que é a primeira versão da música Your Skin and Bones, do album TROYC; a letra foi alterada, mas o instrumental permaneceu). Já a música All in Rest, nunca foi lançada ou tocada nos shows; essa música não é do Hangar, foi apenas uma gravação da qual somente Mike havia participado, gravando os vocais, posteriormente eles pediram autorização para o autor Otávio Santos, para gravarem e lança-la; porém, o pedido foi negado.

2001-02: Inside Your Soul[editar | editar código-fonte]

A maior novidade de 2001 aconteceu em março, quando Aquiles Priester foi confirmado como novo baterista do Angra,[1] maior representante do heavy metal melódico brasileiro em todo o mundo. Em sua passagem pelo Angra, Aquiles gravou três álbuns de estúdio com a banda, e um DVD, além de sair em turnê mundial três vezes e participar de diversos programas televisivos de grande visibilidade no Brasil.

Vale destacar que Aquiles largou seu emprego para se dedicar totalmente ao Angra. Foi uma decisão muito difícil, pois ele trabalhava em um alto cargo e ganhava muito bem. Na época dos testes para entrar no Angra, Aquiles conheceu o vocalista Humberto Sobrinho, da banda amazonense Glory Opera, que também estava fazendo as audições; 8 anos depois, Humberto estava no Hangar.

No início do mês de agosto de 2001, o sucessor de Last Time é lançado, sob o título Inside Your Soul.[2] O álbum foi gravado em São Paulo, no Creative Sound Studio, sendo lançado pelas gravadoras Die Hard Records e Rock Brigade Records. A produção foi feita por Aquiles Priester, Philip Colodetti, Glenn Zolotar e Ricardo Nagata. A mixagem foi feita por Aquiles Priester e Philip Colodetti.

As novidades deste álbum estão nos elementos sonoros que o novo guitarrista, Eduardo Martinez, trouxe para as novas composições, além da banda estar incluindo alguns arranjos de teclado compostos e executados pelo tecladista Fábio Laguna (Victoria). O álbum também conta com uma trilogia musical (The Massacre) que fala do descobrimento e do processo de colonização do Brasil. No geral, o álbum é muito mais pesado, rápido e bem trabalhado do que Last Time. O álbum tem também participações do renomado guitarrista brasileiro Eduardo Ardanuy (Dr Sin) fazendo os solos na canção The Masacre Tilogy Part III - Five Hundred's Enough e No Comand e do vocalista brasileiro Ronaldo Simolla (Delpht) fazendo os backing vocals na canção Living in Trouble - Part I and Part II.

Neste mesmo ano, o Hangar também participa do projeto William Shakespeare's Hamlet Project, do selo Die Hard de São Paulo. O projeto reuniu algumas das principais bandas de heavy metal e hard rock do Brasil, que interpretaram letras da famosa obra em composições inéditas escritas pelas bandas. A participação do Hangar ocorreu com a faixa "Hidden by Shadows" e Michael Polchowicz ainda colaborou com vocais na operística "To Be".

A Inside Your Soul Tour começa dia 14 de setembro de 2001, no Bar Opinião, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; este show foi o primeiro com o tecladista Fábio Laguna. Os destaques são os dois primeiros shows da turnê, em que a banda faz a abertura para o Savatage, em setembro, um em Porto Alegre e o outro em São Paulo.

2003-06: Diminuição no ritmo das atividades e mudança de vocalista[editar | editar código-fonte]

Por conta da entrada de Aquiles Priester no Angra e ele ter se mudado para São Paulo, por causa de seu emprego em uma grande multinacional, a banda faz poucos shows entre 2002 e 2005. Mas o baterista começa a escrever as letras para o próximo álbum desde 2002. A intenção era lançar o sucessor de Inside Your Soul por volta de 2005, mas por problemas de troca de vocalista, o álbum somente foi lançado 2 anos mais tarde.

Em fevereiro de 2002, Fábio Laguna se torna integrante efetivo do Hangar. Já em julho do mesmo ano, a banda se reúne em Porto Alegre para compor e gravar a demo da canção "Forever Will Be" (que mais tarde se tornaria a faixa bônus Your Skin And Bones do seguinte álbum). A banda não pôde dar seguimento às novas composições devido à extensa turnê do Angra, que se prolongou por todo aquele ano.

Em fevereiro de 2003, o Hangar se apresentou pela segunda vez no BMU (Brasil Metal Union), contando com a participação do vocalista do Angra, Edu Falaschi, na canção "To Tame a Land". Nesse Festival, também se apresentaram as bandas, Tuatha De Danann, Fates Prophecy, Symbols, Monster, Sagga, Drowned, Antidemon, Dragonheart e Glory Opera. No mesmo mês, a banda realizou a primeira turnê no Nordeste do Brasil, passando por capitais da região, em shows que contaram com um número expressivo de fãs. Na Rádio Cidade, de Recife, a canção "To Tame a Land" conquistou o primeiro lugar em número de execuções do ano de 2002, de acordo com a escolha da audiência geral da rádio, incluindo todos os estilos de música executados pela rádio. Em julho, a banda se reuniu novamente para realizar mais dois shows no Rio Grande do Sul, um em Porto Alegre e outro em Caxias do Sul.

Em janeiro de 2004, Martinez e Fábio se reuniram para começar a arranjar as canções pré-selecionadas pela banda. A terceira etapa ocorreu durante o período do carnaval, no mês seguinte, quando Aquiles, Fábio e Martinez se reuniram para finalizar os arranjos e gravar a primeira demo. No segundo semestre de 2004, a banda faz alguns shows em São Paulo e Nordeste, e começou a tocar as canções novas do vindouro álbum.

Em janeiro de 2005, a banda finalizou os arranjos das seis canções que integrariam a nova demo, que seria apresentada para gravadoras de todo o mundo, em busca de novos contratos mundiais. No primeiro semestre daquele ano, o vocalista Michael Polchowicz deixou a banda, uma vez que o direcionamento do novo material era completamente diferente de tudo o que a banda já tinha feito e ambas as partes entraram num acordo que isso seria o melhor para todos.[3] Cerca de 1 ano depois, entra em seu lugar o renomado vocalista do Cavalo Vapor, Nando Fernandes. Sua estreia ocorreu em setembro de 2006, na Expomusic, em São Paulo, ocasião em que participou de três shows. Nando se incorporou rapidamente ao espírito da música da banda e o poder de sua grande voz trouxe outra dimensão para a maioria das novas canções. O último show com Michael foi dia 17 de julho de 2004, na cidade de Caruaru, em Pernambuco. Foram tocadas todas as músicas do Inside Your Soul na turnê, que durou de 2001 até 2004.

Paralelo a tudo isso, em dezembro de 2005 é criado o projeto instrumental experimental de metal progressivo nominado Freakeys, formado por Fábio Laguna, Aquiles Priester, Eduardo Martinez e Felipe Andreoli. O álbum de estreia sai em agosto de 2008, e foi mixado no Mr. Som Studio, por Heros Trench, Fábio Laguna e Aquiles Priester. Todas as 10 canções do álbum foram compostas por Fábio Laguna, que também fez a produção, e a gravadora foi a Voice Music. Foi masterizado no House Of Audio Studios, Alemanha por Jürgen Lusky. A banda executa algumas canções deste álbum em Workshops, desde então. A banda tocou pela primeira vez ao vivo na Expo Music, em São Paulo, em setembro de 2006.

2007-2008: The Reason Of Your Conviction[editar | editar código-fonte]

Em meados de 2007, finalmente é finalizado o terceiro álbum da banda, The Reason Of Your Conviction,[4] um trabalho conceitual, cuja história se passa na mente de um serial killer, desde o seu primeiro assassinato. O álbum foi gravado no estúdio Mr. Som Studio, em São Paulo, durante o segundo semestre de 2006, e mixado e masterizado por Tommy Newton, no estúdio Area 51 Recording Studios, em Celle, Alemanha. Além das canções inéditas, o álbum trouxe ainda um cover para Breaking All The Rules, de Peter Frampton. O álbum tem participações de Arnaldo Antunes e Antoniela Canto nas narrações e Vitor Rodrigues (vocalista do Torture Squad) nos backings vocals na faixa Hastiness. A primeira prensagem do álbum acompanhava um DVD bonus, com videoclipe, galeria e making of. Esse DVD se tornou um artigo raro.

É gravado o primeiro videoclipe da banda; a canção escolhida foi Call Me in The Name Of Death. A locação foi um galpão abandonado na cidade de Campinas (SP). Os diretores foram Carina Zaratin e Fred Ouro Preto. A Conviction Tour começa oficialmente em 24 de novembro de 2007, no Casarão Rockfest, no Rio de Janeiro, e termina dia 20 de dezembro de 2008, no Canecão, no Rio de Janeiro. Nessa turnê, a banda faz seu primeiro show internacional, realizado no Paraguai, em 21 de dezembro de 2007. Eles levavam todo o equipamento de palco, cerca de 3 toneladas de equipamentos e cenário. O técnico de som foi Daniel Fernandes, que fez todos os shows da turnê.

O álbum recebeu ótimas críticas no Japão por Masa Ito, um respeitado jornalista especializado em heavy metal. O disco ficou em 16 lugar nas vendagens e esgotou a primeira prensagem em menos de duas semanas. De julho até setembro de 2007, Aquiles e Laguna fizeram alguns shows com a banda Almah, de Edu Falaschi.

Em março de 2008, o Hangar fez o show de abertura para o Dream Theater, em evento realizado no estacionamento da casa paulista Credicard Hall. No mesmo período, também iniciou uma série de shows pelo Brasil, incluindo mais uma turnê no Nordeste. Além disso, Aquiles Priester, que ainda era baterista do Angra (paralelamente ao Hangar), anunciou seu desligamento da mesma, para se dedicar integralmente ao Hangar. Segundo declarações dadas por ele à época, em revistas especializadas, divergências com o empresário do Angra, Antonio Pirani, e com integrantes da mesma pesaram em sua decisão.

Devido a gravadora na Europa ser a Wacken Records, quase a banda tocou no Wacken Open Air de 2008, infelizmente isso não aconteceu. Destaque também para a primeira participação da banda na Virada Cultural, realizando o show em São Bernardo do Campo, em São Paulo, em maio, e também o show dia 17 de julho de 2008, no Anime Friends, em São Paulo. Também foram feitos shows de abertura para Queensrÿche, em Belo Horizonte, e para o Sepultura, no decorrer do ano. A banda participa do Programa Show Livre, Play TV e All TV, onde faz um de seus primeiros shows acústicos, em março; o primeiro show acústico aconteceu dia 27 de fevereiro, na FNAC, em São Paulo.

A turnê foi um sucesso e passou por diversas regiões de todo o Brasil, elevando a banda a um nível superior, definitivamente deixam o mundo do metal underground para se tornar uma banda de grande porte. A turnê se encerra com chave de ouro: os últimos 6 shows são feitos junto com a banda solo do renomado vocalista brasileiro Andre Matos (ex-Angra, Viper, Shaman e Symfonia).

Foi gravado um DVD com 2 shows, um elétrico e um acústico, em maio de 2008, no Centro Cultural, em São Paulo; mas, infelizmente, o DVD é engavetado devido a saída do vocalista Nando Fernandes. Nesse show, foram executadas todas as músicas do TROYC. A faixa The Reason of your Conviction pode ser ouvida na Jukebox do jogo de MMORPG "Cabal". Nessa turnê a banda tocou todas as músicas do álbum. Em alguns shows a banda inteira usava máscaras no estilo "Hannibal", durante a execução da música "Call Me in The Name of Death".

Last Time Was Just the Beginning[editar | editar código-fonte]

Em 2008, a banda decide relançar o álbum Last Time, com o nome Last Time Was Just the Beginning. Como o Last Time foi feito de maneira independente, na época, e lançadas poucas cópias, muitos fãs queriam comprá-lo. Desta vez, o álbum veio com duas bônus: a regravação da canção Angel Of The Stereo, agora com teclados e novos arranjos, e um cover do Journey da canção Ask The Lonely. O CD também traz um DVD bônus que conta a história da banda desde 1997, mostra vídeos de ensaios, shows, bastidores e a pré-produção do álbum The Reason Of Your Conviction até 2005, quando Michael Polchowicz ainda fazia parte da banda. Traz também uma entrevista feita pelo programa Stay Heavy, quando a banda estava sem vocalista.

2009-10: Saída de Nando Fernandes, seleção de novo vocalista e Infallible[editar | editar código-fonte]

Em 11 de janeiro de 2009, Nando Fernandes anuncia, em seu blog, seu desligamento da banda, alegando uma grande incompatibilidade de relacionamento entre ele e alguns integrantes do Hangar; seu último show foi dia 20 de dezembro de 2008, no Canecão, no Rio de Janeiro. Em meados de 2016, em sua página oficial, no Facebook, revelou que saiu da banda por desentendimentos particularmente com Aquiles.

Foram mais de 150 interessados na vaga, sendo que 30 deles foram testados pela banda. Ao final desse trabalho, a escolha recaiu sobre Humberto Sobrinho, conhecido por seu trabalho na banda amazonense Glory Opera. Com o novo vocalista escolhido, a banda se recolheu à cidade de Tatuí (SP), onde foi feito o processo de composição e gravação das canções do novo álbum da banda, Infallible.[5]

A edição brasileira do álbum traz como faixa bônus a canção "Mais uma Vez", gravada anteriormente por 14 Bis e Renato Russo. O álbum foi inteiramente gravado em Tatuí, no estúdio Ninho Das Águias, entre março e maio de 2009, com exceção das baterias, gravadas em Florianópolis.[6] A produção foi feita por Aquiles e Adair Daufembach. A mixagem e a masterização do lançamento foram, mais uma vez, realizadas por Tommy Newton no estúdio Area 51, em Celle, na Alemanha. O álbum é lançado oficialmente em agosto.

O álbum tem participações especiais da banda brasileira Roupa Nova, fazendo os vocais na canção Mais Uma Vez e de Sam Santiago, na percussão da mesma faixa. Participam também a vocalista gaúcha Stefanie Schirmbeck (Holiness), fazendo os backing vocals e participando do videoclipe de Dreaming Of Black Waves, que gravado em Florianópolis, e lançado oficialmente no YouTube dia 13 de outubro de 2009, a produção foi feita pela Transitoriamente, a direção foi de António Rossa. o engenheiro de som brasileiro Adair Daufembach, tocando o primeiro solo nas canções The Garden e Mais Uma Vez, e Theo Vieira fazendo os backing vocals em Time To Forget.

A estréia oficial de Humberto Sobrinho aconteceu na Virada Cultural, dia 17 de maio, na cidade de Caraguatatuba, em São Paulo. O público foi de cerca de 8 mil pessoas. Uma curiosidade: nesse show, como o album Infallible ainda não havia sido lançado, a banda não tocou nenhuma música deste trabalho. Vale ressaltar também que, no dia 2 de fevereiro de 2009, a banda fez um show especial no Auditório Mix Music Hall em São Paulo. Para este show, foram convidados os vocalistas Humberto Sobrinho (Glory Opera), Leandro Caçoilo (Soulspell) e Ricardo Bocci (ex-Viper). No dia seguinte a banda fez teste com esses 3 e mais outros sete para decidir o novo vocalista. A turnê começou oficialmente dia 22 de agosto, no Kazebre Rock Bar, em São Paulo. Em dezembro de 2009, a banda fecha o ano com chave de ouro, tocaram no Festival 666, no Sesc Pompéia em São Paulo, as outras bandas foram Mindflow e Andre Matos.

No começo de 2010, uma novidade pioneira para uma banda de heavy metal brasileira: a banda agora possui ônibus próprio personalizado, facilitando muito o transporte, levando músicos e a equipe para o Brasil inteiro e podendo levar o equipamento completo, garantindo assim a qualidade em todos os shows. A turnê com o ônibus começa em abril, a banda vai para o sul e faz diversas apresentações, esses shows foram registrados e saíram como dvd bônus na nova prensagem do Infallible, que além dos trechos dos shows, também mostra o ônibus, entrevistas, bastidores, clipe, galeria.

Em maio de 2010, o cd Infallible é lançado na Europa via Mig Music. Em junho a banda participa do programa: combo, fala + joga na Playtv. No começo de agosto de 2010, a banda toca no Festival River Rock em Indaial, Santa Catarina. O evento teve mais de 20 bandas. No dia 14 de agosto, a banda participa do Festival Ceará in Rock, eles abriram o show para o ex vocalista do Iron Maiden, Paul di' Anno. No dia 27 de agosto, acontece um evento histórico em Sorocaba, tocaram Dr. Sin, Hangar e Andre Matos. O show com maior público do ano foi durante a Virada Cultural, dia 22 de maio, na cidade de Caraguatatuba, no interior de São Paulo, o público foi de cerca de 8 mil pessoas. A curiosidade fica por conta da banda tocar duas vezes seguidas na Virada Cultural de Caraguatatuba/SP (2009 e 2010). Abriram para o Sepultura na Virada de 2010.

2011-12: CD e DVD Acústico, entrada e saída do vocalista André Leite, shows especiais com membros originais[editar | editar código-fonte]

Em março de 2011, a banda realiza o primeiro Hangar Day, em São Paulo, no Blackmore Rock Bar; o evento é um show especial, onde é realizado um concurso em que os fãs vencedores tocam junto com a banda. Uma curiosidade: foram escolhidos como vencedores dois bateristas para esse show, pois empataram na execução da música.

A nova prensagem do Infallible traz novidades, além da música 39 do Queen e Mais uma vez, o novo cd traz a regravação da faixa Like a Wind in The Sky, do primeiro cd; Last Time, além disso, ainda vem um dvd bônus com o clipe de Dreaming of Black Waves, making of, galeria, entrevistas, e um documentário mostrando os primeiros shows com o ônibus no sul do Brasil.

No dia 22 de julho de 2011, a banda relança o álbum Inside Your Soul, com 3 faixas bônus, sendo elas "Legions Of Fate" e "Savior", ambas em versão demo, de 2000, e também a faixa "Forever Will Be", versão de 2002, canção esta que, sendo mudadas as letras e alguns detalhes, se tornaria, mais tarde, "Your Skin and Bones", faixa bônus do álbum "The Reason of Your Conviction", de 2007. O lançamento da nova versão do álbum "Inside Your Soul" ocorreu em um show da banda no SESC Pompeia, em São Paulo, dia 22 de julho de 2011. Show este que foi o último da banda com Humberto Sobrinho nos vocais, fato até então não sabido pelos fãs. Esse show foi o ultimo concerto da Infallible Tour (2009-2011). Eles executaram todas as faixas do disco, durante toda a turnê, mas vale resaltar que a música "The Garden" só foi tocada apenas uma única vez, foi em agosto de 2010 no Galpão 29, na cidade de Natal/RN. Deduz-se que a faixa não tenha sido tocada com frequência por sua extrema dificuldade. Humberto decidiu sair por motivos pessoais. Ele ficou na banda cerca de 2 anos e meio, praticamente o mesmo tempo que Nando Fernandes.

Um dos destaque da Infallible Tour, em 2011, foi o show realizado junto com o Angra no dia 14 de maio de 2011, na Virada Cultural, em Presidente Prudente, interior de São Paulo,[7] onde a banda toca para um público de cerca de 14 mil pessoas.[8] Este foi o último show com grande público de Humberto, e um dos maiores públicos que a banda teve em sua história. O técnico de som foi Daniel Fernandes, que fez todos os shows da turnê.

No dia 9 de setembro, a banda promoveu uma audição completa e exclusiva de um "novo álbum", bem como um novo videoclipe com making of, para cinco fãs, em primeiríssima mão, no FX Studios, em São Paulo. Até então, o novo álbum era um mistério. No dia seguinte ao da audição, 10 de setembro, é anunciado para o público em geral o lançamento de um álbum acústico, chamado Acoustic, but Plugged In!. Tal ideia surgiu devido à banda ter realizado várias apresentações em formato acústico pelo Brasil, apresentando suas canções em versão "unplugged". A banda, então, optou por gravar esse material. Porém, no meio das gravações do álbum, Humberto Sobrinho decide deixar a banda, por motivos pessoais não revelados. Em meados de 2016, em sua página oficial, no Facebook, revelou que saiu da banda por desentendimentos com Aquiles.

A banda então teria 2 opções: ou engavetar o álbum acústico, ou persistir na gravação, com um novo vocalista. Eles decidiram gravá-lo com André Leite. O álbum foi lançado para o público em geral na ExpoMusic em setembro de 2011. É lançado o clipe da música "Haunted by your Ghosts", também no dia 10 de setembro, gravado no FX estúdio em São Paulo, com o diretor Daniel Pique. O primeiro show de André Leite junto com a banda foi realizado em São Borja, Rio Grande do Sul, no dia 17 de setembro de 2011; esse show foi o primeiro da turnê Acoustic, but Plugged In Tour (2011-2012). No começo de outubro a banda é a atração principal de um dos dias do festival Araraquara Rock, o evento é gratuito, teve cerca de 3 mil presentes. No dia 6 de novembro aconteceu o Dia do Metal Nacional, que foi um festival realizado no Carioca Club em São Paulo, a ideia foi do vocalista Thiago Bianchi, além do Hangar, tocaram as bandas Illustria, Almah, Shaman, Nando Fernandes, Wizards e Hibria. No dia 10 de dezembro de 2011, o Hangar fez a gravação do seu DVD acústico, em Ijuí, Rio Grande do Sul. Outro show marcante foi o Beholder Metal Fest, que aconteceu em Diadema, São Paulo, em dezembro de 2011, fechando com chave de ouro o ano. O público foi de cerca de 15 mil pessoas.

No começo de 2012, Aquiles faz uma turnê com o guitarrista americano Tony MacAlpine. Foram 24 shows, por mais de 10 países na Europa. Em fevereiro de 2012, para comemorar 10 anos do lançamento do álbum Inside Youe Soul, a banda faz 2 shows especiais com o vocalista original Michael Polchowicz. Os shows foram em São Paulo e Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Em abril, é lançado o videoclipe acústico da canção Based On a True History. Foi gravado no FX estúdio, em São Paulo, e dirigido por Daniel Pique. Em abril a banda vai para o nordeste fazer vários workshows, destaque para o dia 12 de abril, um dia histórico, a banda faz seu workshow de maior público, em Palmares, no estado de Pernambuco, em praça pública, com cerca de 3 mil pessoas presentes, o vocalista André Leite não participou dessa turnê de workshows. Em maio, a banda toca junto com o Sepultura na cidade de São José do Rio Pardo, interior de São Paulo. Em setembro, a banda lança o DVD acústico Haunted By Your Ghosts in Ijui. A banda também participa, mais uma vez, da Expo Music em São Paulo, porém sem o vocalista André Leite.

Na madrugada do dia 26 para o dia 27 de setembro, a banda toca sem André Leite no Programa do Jô, e Aquiles é entrevistado. O vocalista da apresentação foi Theo Vieira, amigo e colaborador da banda de longa data; a música tocada foi Solitary Mind a qual Theo ajudou na composição. No dia 28 de setembro, é anunciado no site oficial, a saída do vocalista André Leite, que saiu por divergênicas com os membros da banda e pela extensa atividade da banda. Isso explica porque André não participou da turnê no Nordeste em abril. Seu último show foi dia 19 de maio, na cidade de São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo; esse foi o ultimo show da Acoustic, but Plugged In Tour (2011-2012). Nessa ocasião, a banda abriu o show do Sepultura. No dia 29 de setembro, é anunciado no site oficial da banda que será feita uma audição para escolha do novo vocalista; o vencedor fará sua estréia no Hangar Day 2.

Em outubro o Hangar começa uma turnê de shows especiais em comemoração aos 15 anos, com os membros fundadores da banda, Michael Polchowicz e Cristiano Wortmann, o primeiro show é realizado na Expo Ijui dia 19 de outubro, essa apresentação foi a primeira vez que a banda toca com dois guitarristas, Fabio Laguna não pôde tocar, o tecladista foi Marcelo Rodrigues, amigo de longa data da banda.

Dia 15 de novembro foi realizado o segundo Hangar Day em São Paulo no Blackmore Rock Bar. Um dia após o Hangar Day, dando continuidade aos shows especiais com Michael Polchowicz e Cristiano Wortmann é realizado outro show no Blackmore Rock Bar, nesse show são tocadas as músicas dos 2 primeiros álbuns na íntegra. Em dezembro são realizados shows em Porto Alegre e o outro em Belo Horizonte, fechando o ano de 2012. Pedro Campos foi convidado para cantar com a banda, Mike e Pedro cantavam cerca de 1 hora cada em cada concerto.

2013-presente: Entrada de Pedro Campos, afastamento de Eduardo Martinez, "Stronger Than Ever"[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 2013, é anunciado Pedro Campos como novo vocalista, que grava 6 músicas do novo cd, The Best Of da banda, junto com a volta de Cristiano Wortmann. A estréia de Pedro Campos foi no Hangar Day 2.

Em setembro de 2014, Aquiles Priester é anunciado como baterista da banda alemã Primal Fear, banda com a qual permaneceria até junho de 2015; o show de destaque fica por conta do festival Monsters of Rock, em São Paulo, em 2015. Em novembro de 2014 é lançado o cd duplo; The Best Of 15 years, Based On a True History, com 4 releituras (as letras foram totalmente alteradas) de músicas do primeiro disco, Last Time; A música original Voices se transformou em Let me know who I am, A faixa Speed Limit 55 mudou para Denied, Last Time mudou para Betrayer e Absinth mudou para The Dark Passenger. O álbum ainda teve mais duas regravações das músicas, Forgotten Pictures e To Tame a Land, todas essas 6 faixas com Pedro Campos nos vocais, e mais 24 músicas da banda, com os vocalistas originais, incluindo algumas do cd acústico. Vale ressaltar que a versão da música Like a Wind in the Sky presente no disco é com Humberto Sobrinho nos vocais, que saiu primeiramente como bônus track no Infallible. No fim de 2014 é lançado o clipe, a música escolhida foi Let Me Know Who I Am. No clipe a banda aparece como um sexteto, com duas guitarras. O vídeo foi gravado na Faculdade Cantareira em São Paulo, a produtora foi a Foggy, os diretores foram Junior Carelli e Rudge Campos.

No fim de 2014 é lançado o album instrumental, "Our Lives, 13 Years Later" o trabalho é composto por Aquiles e o guitarrista Gustavo Carmo, o album foi gravado à distância, entre 2013 e 2014, com Aquiles gravando no Mr. Som (assessorado por Marcello Pompeue Heros Trench) e no FX Studios (com Tiago Lorena Dutra), ambos em São Paulo, enquanto Gustavo registrou suas partes em Seattle, no estúdio AK-47 e no Orbit Studios (com Sammy J. Riddle). No fim, Adair Daufembach, que já havia trabalhado com o Hangar no disco "Infallible", mixou tudo.Para auxiliar na gravação, a dupla chamou o baixista Bruno Ladislau, os tecladistas Juninho Carelli e Francis Botene, Tony MacAlpine (guitarra e teclados), Vinnie Moore (guitarra),Greg Howe (guitarra), Kevin Moore (teclados), Nili Brosh (guitarra) e Seda Baykara (violino).

Em abril de 2015 a banda toca no Batucando Araçatuba, interior de São Paulo, o evento é famoso por reunir muitos bateristas. Ainda em 2015, Aquiles faz mais uma turnê nos EUA com o guitarrista americano Tony MacAlpine, foram 24 shows.

No começo de 2016, o guitarrista Eduardo Martinez se afasta temporariamente da banda. O ultimo show do guitarrista foi dia 19 de abril de 2015 no Mr. Jones Bar em Bebedouro, interior de São Paulo. Em maio de 2016 a banda toca no Anime Extreme em Porto Alegre, também tocaram nesse evento Almah, Detonador, entre outros. Ainda em maio, o Hangar foi headliner do Três Coroas In Rock Festival. No dia 11 de junho de 2016 o Hangar registra seu primeiro DVD elétrico na cidade de Brusque em Santa Catarina, a banda foi headliner do festival Rock na Praça, a produção ficou por conta do tecladista Juninho Carelli, o trabalho foi mixado na Finlândia pelo renomado produtor Jesse Vainio. A curiosidade fica por conta da banda gravar o DVD logo no terceiro show da turnê e sem ainda ter lançado o album, outro detalhe que vale ressaltar é que no dia do show a temperatura estava cerca de 3 graus, foi com certeza a apresentação com a menor temperatura que a banda já fez. Ainda em junho a banda coloca no youtube a nova música "The Hangar of Hannibal", em formato lyric video.

No dia 17 de julho de 2016, sai o clipe da música “Reality is a Prison”, primeira faixa do novo álbum “Stronger Than Ever”. O vídeo foi gravado na cidade de Bebedouro, no interior de São Paulo, e contou com a direção de Junior Carelli e Rudge Campos, da produtora Foggy Filmes. A maquiagem foi realizada pela artista Niandra Costa e o videoclipe também contou com a participação do ator Rodrigo Carmo. No dia 22 de julho de 2016 sai o novo disco intitulado Stronger Than Ever, pela gravadora Making Of, na Europa via FC Metal e no Japão no dia 27 de julho via King Records. Foi produzido e mixado por Jesse Vainio no Mofo Music na cidade de Espoo, na Finlândia, e masterizado por Swante Forsback no Chartmakers. A arte da capa é assinada pelo tatuador Daniel Toledo.

Em agosto de 2016 é lançado o clipe da música "Just Like Heaven", foi gravado no Mr. Jones Bar em Bebedouro, a direção foi de Junior Carelli e Rudge Campos.[9] Ainda agosto de 2016, Aquiles solta uma nota pública e revela que Nando Fernandes tentou voltar para a banda um tempo antes, porém teve que recusar a oferta devido a um acordo firmado com Pedro Campos.

Em agosto de 2018 Aquiles anuncia a parceria com a Iveco e Mascarello e ganha um ônibus de turnê personalizado, projetado para levar todo o equipamento do Hangar e Edu Falaschi band. Em novembro de 2018 a Strong Than Ever Tour é retomada, com datas nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e Espírito Santo.[10]

Em 15 dezembro de 2018, a banda encerrou o ano e realizou seu último show ao vivo no Manifesto Bar, em São Paulo.[11]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Atuais[editar | editar código-fonte]

  • Pedro Campos (vocal) 2013-atual
  • Cristiano Wortmann (guitarra,backing vocais) 1997-1999; 2013-atual
  • Eduardo Martinez (guitarra) 1999-atual; (em hiato desde 2016)
  • Nando Mello (baixo e backing vocals) 1999-atual
  • Aquiles Priester (bateria e backing vocals) 1997-atual
  • Fábio Laguna (teclado e backing vocals) 2000-atual

Antigos[editar | editar código-fonte]

Integrantes da banda ao longo do tempo[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Turnês[editar | editar código-fonte]

Clipes[editar | editar código-fonte]

  • "Call Me in The Name Of Death" (2007)
  • "Dreaming of Black Waves" (2009)
  • "Haunted by your Ghosts" (2011)
  • "Based On a True Story" (2012)
  • "Let Me Know Who I Am" (2014)
  • "Reality is a Prison" (2016)
  • "Just Like Heaven" (2016)

Referências

  1. «Angra». Roadie Crew. Consultado em 27 de julho de 2011 [ligação inativa]
  2. «Hangar». Roadie Crew. Consultado em 27 de julho de 2011 [ligação inativa]
  3. «Hangar a procura de um novo vocalista». Stay Heavy. Consultado em 27 de julho de 2011 
  4. «The Reason of Your Conviction» (em inglês). allmusic. Consultado em 27 de julho de 2011 
  5. «Infallible» (em inglês). allmusic. Consultado em 27 de julho de 2011 
  6. «Hangar: Infalível». Roadie Crew. Consultado em 27 de julho de 2011 [ligação inativa]
  7. «Virada Cultural em Prudente traz shows que contemplam desde orquestra a heavy metal». Presidente Prudente. Consultado em 28 de julho de 2011 
  8. «Virada cultural contou com 39 atrações em 24 horas de evento». Oeste Notícias. Consultado em 28 de julho de 2011 [ligação inativa]
  9. metalrevolution.net (18 de agosto de 2016). «Hangar: com mulheres na balada no novo clipe Just Like Heaven». Consultado em 17 de março de 2021 
  10. Roadie Crew (16 de outubro de 2018). «Hangar divulga todas as datas da "Stronger than Ever Tour 2018″ por todo o Brasil». Consultado em 17 de março de 2021 
  11. «Dos últimos shows de Hangar - data das turnês e shows 2018». Concerty - pt.concerty.com. Consultado em 12 de fevereiro de 2024