The Blue Max

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2017)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
The Blue Max
Ambição de glória (PT)
Crepúsculo das Águias (BR)
 Reino Unido
1966 •  Cor •  150 min 
Direção John Guillermin
Roteiro Gerald Hamley, David Pursall e Jack Seddon
Elenco George Peppard, James Mason, Ursula Andress, Jeremy Kemp, Karl Michael Vogler
Gênero Drama / Guerra / Romance
Música Jerry Goldsmith
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Blue Max (Crepúsculo das Águias (título no Brasil) ou Ambição de Glória (título em Portugal)), é um filme britânico, de 1966, dos gêneros drama, guerra e romance, dirigido por John Guillermin, roteirizado por Gerald Hamley, David Pursall e Jack Seddon, baseado no livro de Jack Hunter, música de Jerry Goldsmith.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Depois de dois anos lutando nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, o ambicioso soldado de infantaria alemão, cabo Bruno Stachel, torna-se piloto de combate e em 1918 se junta a Luftstreitkräfte ou Serviço Aéreo Alemão. Enquanto ele é filho de um pequeno hoteleiro, seus companheiros são oriundos das classes aristocráticas do Império Alemão. Devido a essa diferença social, Stachel se torna obcecado em conseguir a medalha Pour le Mérite, apelidada de "Blue Max", condecoração militar máxima do seu país, pois acha que isso o igualará aos demais. Para ganhá-la ele deverá abater 20 aeronaves inimigas. Pouco depois de sua chegada um de seus novos companheiros, Willi von Klugermann, recebe a medalha e os dois iniciam uma rivalidade e Willi o observa e por fim o desafiará para saber quem é o melhor piloto. Já o comandante do esquadrão, o capitão de terra-e-ar Otto Heidemann, acredita em cavalheirismo e considera Stachel bom piloto mas um "bárbaro". Depois de um incidente em que Stachel conduzia um piloto cativo até a base alemã mas acaba por abater a aeronave quando o artilheiro vai disparar contra, Heidemann fica perplexo e acha que o ex-cabo (agora tenente) derrubou o avião nas proximidades da base apenas para que não houvesse dificuldade em confirmar sua vitória (na primeira missão, Stachel ficara transtornado pois derrubara um avião que não foi confirmado e o capitão se irritara pois ele parecia não se importar com a morte de um companheiro durante a mesma missão). O capitão não muda de ideia mesmo Willi que voava ao lado de Stachel testemunhando que o inimigo realmente tentou atirar.

Contudo, o general e tio de Willi, Conde von Klugermann, fica sabendo do incidente e acha que Stachel representa o espírito que deseja para jovens militares alemães, o de vencer a qualquer custo, e faz planos para usar o jovem piloto como propaganda das forças armadas. O general parece consentir que sua esposa Kaeti possua amantes e ela tem um caso com Willi mas quando conhece Stachel se interessa por ele e isso se torna mais um ingrediente na rivalidade alimentada pelos dois homens.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • EWALD FILHO, Rubens — Dicionário de Cineastas — 2a.Edição — 1985 — LPM
  • HALLIWELL, Leslie — Halliwell’s Film Guide — 1981 — 3rd.Edition — Granada
  • MALTIN, Leonard — Leonard Maltin’s Movie Guide 1987 — Penguin
  • QUINLAN, David — Illustracted Directory of Film Stars — 1986 — B.T. Batsford Ltd.
  • THOMAS, Tony & SOLOMON, Aubrey — The Films of 20th Century Fox — 1979 — Citadel Press

Ligações externas[editar | editar código-fonte]