The Burning Plain

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Burning Plain
Longe da Terra Queimada (PT)
Vidas Que Se Cruzam (BR)
 Estados Unidos
2008 •  Cor •  107 min 
Direção Guillermo Arriaga
Roteiro Guillermo Arriaga
Elenco Charlize Theron
Kim Basinger
Jennifer Lawrence
John Corbett
José María Yazpik
Joaquim de Almeida
Género Drama
Lançamento Estados Unidos 18 de setembro de 2009
Brasil 16 de abril de 2010
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Burning Plain (Vidas Que Se Cruzam (título no Brasil) ou Longe da Terra Queimada (título em Portugal))[1][2] é um filme norte-americano de 2008 escrito e dirigido por Guillermo Arriaga, o roteirista de Amores Perros, 21 Grams e Babel.

As filmagens de The Burning Plain começaram no Novo México, em novembro de 2007, e o filme foi lançado no final de 2008 em vários festivais, antes de ser liberado em 2009.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Típico dos trabalhos de Arriaga, este filme é contado em uma narrativa não-linear, onde os eventos são revelados fora de sequência. O resumo do enredo seguinte está em ordem cronológica e, portanto, não reflete a sequência exata dos eventos como visto na tela.

A história começa em meados da década de 1990 em uma pequena cidade perto de Las Cruces, no Novo México (perto da fronteira com o México), onde somos apresentados a Gina (Kim Basinger), esposa e mãe de quatro filhos. Gina está tendo um caso com um homem local chamado Nick Martinez (Joaquim de Almeida), que também tem uma família própria; Mas, sem o conhecimento dos dois, a filha adolescente de Gina Mariana (Jennifer Lawrence) descobre sobre seu caso de amor. Mariana segue sua mãe para o trailer de Nick. Sabendo que os dois estão dentro; E, em um esforço para fazê-los terminar seu caso, desliga o cano de gás que conduz no reboque e ajusta-o no fogo. As chamas finalmente chegam a um tanque de gasolina, que explode, consumindo todo o trailer e reivindicando a vida de Nick e Gina, embora Mariana não tivesse intenção de matar qualquer um deles. Depois do funeral, o filho de Mariana e Nick, Santiago (JD Pardo), começa lentamente a desenvolver uma relação própria. Mariana logo percebe que está grávida da filha de Santiago .Os dois fogem para o México em meio à desaprovação de suas famílias e decidem ter o bebê lá; Mas, depois que ela deu à luz a sua filha, Mariana abandona sua família e muda seu nome para Sylvia.

Mais de uma década depois, Sylvia (agora interpretada por Charlize Theron) está trabalhando em um restaurante de classe alta no Oregon. Apesar de seu sucesso, ela recorre à promiscuidadee tem pensamentos persistentes de suicídio. Aqui, vemos um homem misterioso seguindo-a ao redor. É Carlos (José Maria Yazpik), um amigo íntimo e parceiro de negócios de Santiago. Depois de um acidente envolvendo seu avião de colheita, o hospitalizado Santiago pede a Carlos para procurar por Sylvia, para quem Santiago tem procurado desde que ela o abandonou e sua filha de dois dias.

Porque Carlos não fala inglês e Sylvia não fala espanhol, ele tem dificuldade explicar a ela o propósito de sua visita. Em vez disso, ele surpreende Sylvia com sua filha de doze anos, Maria (Tessa Ia). Maria, que já estava relutante em se encontrar com sua mãe distante, está triste quando Sylvia se afasta apressadamente sem falar com ela quando vê Maria e Carlos esperando por ela fora de casa. Depois de perceber seu erro, Sylvia pede a ajuda de sua amiga Laura (Robin Tunney) para encontrar Carlos e Maria.

Depois de se reunir, Sylvia, Maria e Carlos vão para o México, onde Sylvia pede desculpas a Maria pelos anos que esteve ausente de sua vida. Eles visitam Santiago, que é sedado devido à extensão de seus ferimentos. Sylvia confessa seus pecados passados, insegura se ele nunca vai acordar novamente. O médico assegura-lhes que ele vai ficar bem, e a história termina em uma nota esperançosa.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Charlize Theron Sylvia
Kim Basinger Gina
Jennifer Lawrence Mariana / Sylvia
Joaquim de Almeida Nick Martinez
John Corbett John

Recepção[editar | editar código-fonte]

The Burning Plain recebeu críticas geralmente pobres dos críticos. No Rotten Tomatoes ficou com a classificação "podre" de 34%.[3] Conseguiu no Metacritic 45 de 100 pontos (indicando revisões neutras) baseado em 18 avaliações.[4] Das críticas mais positivas, David Gritten escreveu para o The Daily Telegraph dizendo que "tem todas as credenciais corretas: é séria e dramática, com temas universais e uma embreagem de belas atuações".[5] Wendy Ide, escreveu para o The Times que é um "conto elegantemente estruturado de vidas unidas com tragédia e culpa". Ide também elogiou o desempenho de Theron e concluiu que é uma "produção de qualidade".[6] De acordo com Time Out, "Arriaga tem entregue uma estreia convincente e divertida que permanece fiel aos seus interesses anteriores."[7]

Referências

  1. «Vidas Que Se Cruzam». Adoro Cinema. Consultado em 25 de janeiro de 2017 
  2. «The Burning Palin». Cinema Sapo Pt. Consultado em 25 de janeiro de 2017 
  3. «The Burning Plain – Movie Reviews, Trailers, Pictures». Rotten Tomatoes (em inglês). Consultado em 25 de janeiro de 2017 
  4. «Burning Plain, The (2009): Reviews». Metacritic (em inglês). Consultado em 25 de janeiro de 2017 
  5. «Venice Film Festival review: The Burning Plain». Telegraph UK (em inglês). Consultado em 25 de janeiro de 2017 
  6. «The Burning Plain - Venice Film Festival» (em inglês). Consultado em 25 de janeiro de 2017 
  7. «The Burning Plain review». Time Out (em inglês). Consultado em 25 de janeiro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.