O Chamado de Cthulhu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de The Call of Cthulhu)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o jogo, veja Chamado de Cthulhu.
Cthulthu na cidade perdida de R'lyeh

O Chamado de Cthulhu é um conto de horror do escritor norte-americano H. P. Lovecraft, contando a investigação sobre um ser extraterrestre e dos "antigos" que na mitologia "lovecraftiana" seriam criaturas cósmicas, vindas à Terra antes desta abrigar a vida.[1]

Cthulhu é um deus que nas primeiras páginas do conto aparece como um ídolo de argila quase indescritível, possuindo um culto multimilenar dedicado a trazê-lo de volta - um retorno que desencadearia o fim da Humanidade.

O conto foi escrito em 1926 e foi publicado pela primeira vez na revista estadunidense Weird Tales ("Contos Estranhos") em fevereiro de 1928.

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Existe também um RPG com esse nome, baseado na mitologia de Lovecraft, bem como quatro músicas da banda norte-americana de Thrash Metal Metallica (The Call of Ktulu, do álbum Ride The Lightning, The Thing That Should Not Be, do álbum Master of Puppets, All Nightmare Long, do álbum Death Magnetic e "Dream No More", do álbum Hardwired...to Self-Destruct). E uma música brasileira "O Chamado" pela banda Nardones. Diversas paródias a músicas bastante conhecidas podem ser encontradas na internet, Entre elas, a Aleluia de Handel (Oh, Cthulhu) , If I Only Had a Brain (If I were a Deep One) de O mágico de Oz, e Hey There Cthulhu.

Em 2015, a editora brasileira Draco anuncia seleção para uma antologia de quadrinhos baseada em O Chamado de Cthulhu [2]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.