The Chronicles of Riddick

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, cine e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde março de 2018).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2018). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde março de 2018).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
The Chronicles of Riddick
As Crónicas de Riddick (PT)
A Batalha de Riddick (BR)
 Estados Unidos
2004 •  cor •  119 min 
Direção David Twohy
Produção Vin Diesel
Scott Kroopf
Roteiro David Twohy, baseado em personagens de Jim Wheat e Ken Wheat
Elenco Vin Diesel
Judi Dench
Colm Feore
Alexa Davalos
Linus Roache
Nick Chinlund
Chris Astoyan
Artine Brown
Gênero Ficção Científica
Companhia(s) produtora(s) Universal Pictures
Radar Pictures Inc.
One Race Productions
Primal Foe Productions
Distribuição Universal Pictures / UIP
Lançamento Estados Unidos 11 de junho de 2004 [1] Brasil 16 de julho de 2004[2]
Idioma Inglês
Cronologia
Eclipse Mortal (2000)
Riddick (2013)

The Chronicles of Riddick (A Batalha de Riddick (título no Brasil) ou As Crónicas de Riddick (título em Portugal)), lançado em 2004, filme de ficção científica. Ele segue as aventuras de Richard B. Riddick, como ele tenta escapar de captura após os eventos mostrados no filme de 2000 As Crônicas de Riddick - Eclipse Mortal, e detalhes de seu encontro com Jack e Imam, a sua fuga do planeta prisão crematória , e sua batalha com o Necromonger frota. Foi dirigido por David Twohy, também diretor de Pitch Black, e as estrelas Vin Diesel (também co-produtor), Karl Urban e Judi Dench, com Thandie Newton e Colm Feore. O comercial e resposta da crítica foi mista.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Richard B. Riddick está escondido há cinco anos, evadindo os caçadores de recompensase mercenários enviados para capturá-lo. Depois de matar uma equipe liderada por Toombs e roubar seu navio, ele se dirige para New Mecca no Helion System, depois que Toombs revela que sua generosidade se originou lá. Riddick está reunido com Imam, um homem que ele salvou no primeiro filme. Imam acredita que Riddick é um Furyan, uma raça de guerreiros há muito tempo extinta, e quer saber sobre seu mundo natal e se alguém além dele é deixado. Imam acredita que Helion Prime é o próximo planeta a ser conquistado por uma força misteriosa que atravessa as estrelas. Aereon, um Elemental do Ar, identifica o exército como os Necromongers, fanáticos religiosos que procuram converter todos e matar aqueles que se recusam. O ataque de Necromongers, e assumir o controle da capital em uma única noite. Na batalha, Imam é morto e Riddick escapa.

No dia seguinte, o sumo sacerdote Necromonger chamado 'The Purifier' forçou a população a se converter, exceto Riddick, que mata o homem que matou Imam. Intrigado, o Lord Marshal ordena que Riddick seja escaneado pelos telepatas Quasi-Dead, meio mortos , que determinam que ele é realmente um sobrevivente de Furyan. Lord Marshal ordena a morte de Riddick, mas Riddick escapa apenas para ser recuperado por Toombs. Riddick é levado para Crematórios, uma áspera lua da prisão subterrânea , onde Jack, uma garota Riddick resgatada , também é realizada.

O Lord Marshal envia o Comandante Vaako para caçar Riddick. A esposa de Vaako fala com Aereon, que revela que Furya foi devastada pelo Lord Marshal depois que lhe disseram que uma criança desse planeta o mataria. Dame Vaako e seu marido determinam que Lord Marshal quer que Riddick seja morto, como ele pode ser filho da profe ditada . Em Crematoria, um desacordo quebrou entre Toombs e o diretor da prisão sobre o que Tofals é devido pela generosidade de Riddick. Palavra sobre os Necromongers chegou ao diretor da prisão, que deduz que Toombs roubou um prisioneiro dos Necromongers. Enquanto isso, na prisão, Riddick encontra Jack, agora chamado Kyra, e eles finalmente se reconciliam.

Os guardas matam os caçadores de recompensas, recebem o dinheiro da recompensa e se preparam para sair antes que os Necromongers chegam. Riddick leva vários prisioneiros na superfície vulcânica de Crematoria para roubar o navio. Os guardas chegam ao hangar, assim como os prisioneiros chegam para encontrar os Necromongers os encurralaram lá. Todos os guardas são mortos e Riddick está incapacitado por Vaako. Com a aproximação do nascer do sol vicioso (de -300 a 700 graus em segundos), Vaako deixa Riddick para morrer; Kyra é capturado pelos Necromongers.

No entanto, Riddick é salvo pelo Purificador, que lhe diz que, se ele fica longe dos Necromongers, o Lord Marshal promete não caçá-lo. O Purificador revela que ele também é um Furyan antes de se suicidar, saindo no calor abrasador depois de encorajar Riddick a matar o Lord Marshal. Enquanto isso, Vaako relata Riddick morto e é nomeado herdeiro aparente pelo Lord Marshal. Riddick volta para Helion Prime usando a nave espacial de Toombs.

Riddick infiltra-se no corredor principal; Dame Vaako o vê, mas encoraja seu marido a não avisar o Lord Marshal, mas a deixar Riddick atacar primeiro e abrir o caminho para que Vaako mate o Lord Marshal e tome seu lugar como líder. Quando Riddick ataca, o Lord Marshal apresenta Kyra, que parece ter sido convertida. Riddick luta contra o Senhor Marshal, um a um na frente de seu exército, que prevalece com seus poderes sobrenaturais. Quando parece que Riddick está prestes a ser morto, Kyra apalpou o Lord Marshal nas costas com uma lança. O Lord Marshal responde batendo-a em uma coluna de espigas, ferindo-a mortalmente. Vaako tenta atacar o Lord Marshal ferido, mas perdeu. A distração, no entanto, proporciona Riddick com a oportunidade de entregar um golpe de morte.


Elenco[editar | editar código-fonte]

ator personagem
Vin Diesel Riddick
Colm Feore Lord Marshal
Thandie Newton Dame Vaako
Judi Dench Aereon
Karl Urban Vaako
Alexa Davalos Kyra
Linus Roache Purifier
Yorick van Wageningen The Guv
Nick Chinlund Toombs
Keith David Imam
Christina Cox Eve Logan


Recepção[editar | editar código-fonte]

The Chronicles of Riddick recebeu críticas negativas de críticos de cinema, recebendo a classificação 30% Fresh com uma pontuação média de 4.7/10 no conjunto opinião site Rotten Tomatoes. e uma pontuação média de 38/100 MetaCritic Internamente o filme Foi uma decepção de bilheteria ($57 milhões), apesar de sua bilheteria mundial total foi tomar $ 115 milhões. Vin Diesel é o desempenho no filme lhe rendeu um Golden Raspberry Award nomeação de Pior Ator.

O filme desmembrada livros, animação e jogos de vídeo. O Xbox do jogo The Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay, mais tarde portado para o PC, lançado simultaneamente com o filme foi bem recebido, como foi o curta-metragem animado The Chronicles of Riddick: Dark Fury por Æon Flux diretor Peter Chung. Unrated Director's Cut O DVD (com cenas que foram cortadas, a fim de obter uma classificação PG-13) foi lançado em 16 de novembro de 2004 e vendeu 1,5 milhões de cópias no primeiro dia sozinho. Em 7 de abril de 2009, um remake do jogo de vídeo foi incluído com o lançamento de The Chronicles of Riddick: Assault on Dark Athena.

Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

  1. «FILM REVIEW; Signs of Testosterone Are All Over the Universe». The New York Times. 11 de junho de 2004. Consultado em 3 de março de 2018 
  2. «Caubói duela em western sombrio». Folha de São Paulo. 16 de julho de 2004. Consultado em 3 de março de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme de ficção científica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.