The Demon-Haunted World

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2015)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde maio de 2015). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
The Demon-Haunted World
Um mundo infestado de demónios (PT)
O Mundo Assombrado Pelos Demônios: a Ciência Vista Como Uma Vela No Escuro (BR)
Autor (es) Carl Sagan
Assunto Divulgação Científica, Ceticismo, Pseudociência
Género Ciência
Arte de capa Jeff Fisher
Editora Random House, Ballantine Books
Lançamento 1995/1997
ISBN 0-345-40946-9
Edição portuguesa
Tradução Ana Falcão Bastos, Luís Leitão Bastos
Editora Gradiva
Lançamento 1997
Páginas 450
ISBN 972-662-562-9
Edição brasileira
Editora Companhia das Letras
Lançamento 2009
ISBN 978-85-359-0834-3
Cronologia
Último
Pale Blue Dot
Billions and Billions
Próximo

The Demon-Haunted World (O Mundo Assombrado pelos Demônios: A Ciência Vista Como Uma Vela No Escuro (título no Brasil) ou Um mundo infestado de demónios (título em Portugal)), lançado em 1997) é um livro de Carl Sagan publicado originalmente em 1995.

Nessa obra, Sagan pretende apresentar o método científico a leigos e encorajá-los a pensar de maneira crítica e cética, demonstrando métodos para distinguir ciência de pseudociência e propondo o ceticismo e o questionamento ao abordar novas ideias.

Sagan afirma que após uma análise das suposições de uma nova ideia ela deve permanecer plausível, e então ser reconhecida como uma suposição. O pensamento cético é uma maneira de construir, entender, racionalizar e reconhecer argumentos válidos e inválidos, e prová-los de maneira independente. Ele acreditava que a razão e a lógica devem prevalecer a favor da verdade. Através desses conceitos, os benefícios do pensamento crítico e a natureza "autocorretiva" da ciência emergiriam.

Sagan fornece uma análise cética de vários tipos de superstições, fraudes, pseudociências, e de crenças em deuses, espíritos, bruxas, OVNIs, percepção extra-sensorial e cura pela fé.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: O Mundo Assombrado por Demônios


Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.