The Eras Tour

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Eras Tour
Turnê de Taylor Swift
Locais
Álbum associado Toda a discografia
Data de início 17 de março de 2023 (2023-03-17)
Data de fim 9 de agosto de 2023 (2023-08-09)
Partes 1
N.º de apresentações 52
Ato(s) de abertura Paramore  · Haim  · Phoebe Bridgers  · Beabadoobee  · Girl in Red  · Muna  · Gayle  · Gracie Abrams  · Owenn
Cronologia de turnês de Taylor Swift
Lover Fest
(2020)

The Eras Tour (ou Taylor Swift: The Eras Tour) é a sexta turnê em curso da cantora e compositora estadunidense Taylor Swift, assim como a sua segunda turnê em estádios após a Reputation Stadium Tour (2018). Sendo incapaz de promover os seus álbuns de estúdio Lover (2019), Folklore (2020) e Evermore (2020) por conta da pandemia de COVID-19, Swift está embarcando na The Eras Tour em apoio a todos os seus álbuns, incluindo o seu último lançamento, Midnights (2022). A turnê foi oficialmente anunciada em 1 de novembro de 2022, sendo iniciada no dia 17 de março de 2023 em Glendale, Arizona. Até o momento, foram confirmados 52 concertos em estádios nos Estados Unidos, com datas internacionais a serem divulgadas. Swift descreveu o conceito da turnê como "uma jornada por todas as eras musicais de [sua] carreira".

Antecedentes e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em divulgação ao seu sexto álbum de estúdio, Reputation (2017), Swift deu início à sua quinta turnê, Reputation Stadium Tour (2018). Devido à pandemia de COVID-19 no início de 2020, a cantora acabou por cancelar a Lover Fest, que seria sua sexta digressão em divulgação ao seu sétimo disco, Lover (2019). Desde então, Swift lançou três álbuns de estúdio e duas regravações: Folklore (2020), Evermore (2020), Fearless (Taylor's Version) (2021), Red (Taylor's Version) (2021) e Midnights (2022). Nenhum dos trabalhos foram promovidos em turnês.[1]

Em 18 de outubro de 2022, o website de Swift no Reino Unido confirmou indiretamente uma futura turnê. Pelo mesmo, a pré-venda do Midnights apresentava um "acesso especial para futuros concertos de Taylor Swift no Reino Unido".[2][3] Durante a exibição de 24 de outubro do The Tonight Show, apresentado por Jimmy Fallon, a cantora afirmou que "deveria [entrar em turnê]. Quando for a hora".[4] Também afirmou ao The Graham Norton Show que "vai acontecer em breve".[5]

Em 1 de novembro de 2022, Swift anunciou formalmente ao Good Morning America e em suas mídias sociais sua sexta turnê, a The Eras Tour. Ela descreveu a turnê como "uma jornada por todas as eras musicais de [sua] carreira". Esta será a sua primeira turnê após cinco anos. A etapa norte-americana, composta inicialmente por 27 datas em 20 cidades, está prevista para iniciar no dia 17 de março de 2023 em Glendale, Arizona, com término para 9 de agosto de 2023 em Los Angeles, Califórnia. Os atos de abertura nos EUA são Paramore, Haim, Phoebe Bridgers, Beabadoobee, Girl in Red, Muna, Gayle, Gracie Abrams e Owenn. Devido à alta demanda, em 4 de novembro, oito novas datas nos EUA foram adicionadas às cidades já existentes, elevando o número total de shows para 35. Posteriormente, mais dezessete datas foram adicionadas devido à "demanda sem precedentes", tornando a The Eras Tour a maior turnê estadunidense da carreira de Taylor Swift, com 52 datas ao todo, superando a sua última turnê no país, a Reputation Stadium Tour, com 38 datas. Todas as cidades norte-americanas da The Eras Tour desfrutarão de duas ou mais apresentações após as adições. Concertos internacionais serão anunciados "em breve".[1]

Venda de ingressos[editar | editar código-fonte]

Os ingressos para a turnê estavam previstos para começarem a serem vendidos no dia 18 de novembro de 2022. Como resultado da parceria de anos entre Taylor Swift e a Capital One, usuários do cartão tiveram acesso à uma pré-venda exclusiva 3 dias antes do início das vendas gerais. Os fãs puderam se registrar no Ticketmaster Verified Fan entre 1 a 9 de novembro para receber um código exclusivo para a compra de ingressos no dia 15 de novembro.[6] Os preços dos ingressos foram confirmados pela cantora; variando entre 49 e 499 dólares e pacotes VIP entre 199 e 899 dólares.[1]

Ticketmaster x Taylor Swift: Problemas na venda dos ingressos[editar | editar código-fonte]

A turnê registrou uma demanda gigantesca por ingressos.[7] No dia 15 de novembro de 2022, o site da Ticketmaster caiu ao enfrentar uma "demanda histórica e sem precedentes", com milhões de pessoas o acessando simultaneamente durante a pré-venda. Logo após o ocorrido, a Ticketmaster publicou uma declaração afirmando que estava trabalhando para resolver os problemas e que "o site não estava preparado para a força das centenas de milhares dos fãs de Swift". Logo depois, a empresa anunciou que centenas de milhares de ingressos já haviam sido vendidos e adiou a venda do restante dos ingressos.

A venda geral dos ingressos foi posteriormente cancelada por não haver "inventário suficiente", segundo a empresa, já que praticamente todos os ingressos haviam sido vendidos ainda durante a pré-venda. A Ticketmaster foi duramente criticada pelos fãs da artista após tal declaração, que afirmaram que o modelo de vendas da empresa não era eficaz. A CNN Business afirmou que a demanda astronômica por ingressos era uma consequência da popularidade de Taylor Swift. A Fortune e a Bloomberg News, por outro lado, atribuíram as suas críticas à experiência de compra no site da Ticketmaster, afirmando que ela cobrava taxas adicionais e que o site apresentava longos atrasos, problemas técnicos e um péssimo serviço aos consumidores.

Greg Maffei, presidente da Live Nation, disse que o site da Ticketmaster estava preparado para o acesso de 1.5 milhão de fãs verificados, mas 14 milhões acessaram: "Poderíamos ter esgotado 900 estádios."

No dia 18 de novembro de 2022. Taylor Swift publicou nos stories de seu Instagram uma declaração sobre o ocorrido. A artista afirmou que estava extremamente chateada e disse que a Tickermaster havia garantido a ela que eles conseguiriam lidar com a demanda de seus shows, o que não ocorreu. Mais tarde, no mesmo dia, a Ticketmaster publicou um pedido de desculpas à Swift e seus fãs por meio do Twitter oficial da empresa.

Diversos deputados e legisladores americanos também tomaram nota da situação, que posteriormente se tornou objeto de várias investigações no Congresso Americano. O The New York Times reportou que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos havia aberto uma investigação na Live Nation Entertainment e na Ticketmaster. Além disso, um grupo de 26 fãs entrou com um processo contra a Ticketmaster no dia 02 de dezembro de 2022 alegando engano intencional, fraude, flutuação de preços e outras possíveis violações.

Vários veículos e jornalistas destacaram que a influência e poder da cantora americana e toda a controvérsia pode ser um bom presságio para a indústria musical. Arwa Mahdawi escreveu para o The Guardian: "Swift tem uma carreira incrivelmente impressionante. Mas sabe de uma coisa? Se ela conseguir voltar a atenção das pessoas ao estado vergonhoso em que se encontram as leis envolvendo monopólios e concorrência entre empresas dos Estados Unidos, acho que essa será a sua maior conquista." Brooke Schultz do Associated Press discutiu sobre como os fãs da cantora, os Swifties, transformaram a queda de um site em um movimento político e os considerou como uma fatia demográfica influente de eleitores: "O Poder absoluto e o tamanho do fandom de Swift estimularam conversas sobre desigualdade econômica, meramente simbolizadas pela Ticketmaster." Augusta Saraiva, jornalista do Bloomberg, chamou o fenômeno de "Swiftonomics" - uma teoria microeconômica que explica a oferta, demanda, a base de fãs e o impacto politico de Swift apos a pandemia de COVID-19. O veículo britânico I-D apelidou Swift de "a última verdadeira estrela pop restante" por ter mais consistência em seus álbuns, por lotar mais estádios que seus concorrentes e por ser capaz de criar uma histeria que não era vista desde a era de ouro da indústria musical. A Pitchfork, um dos veículos musicais mais relevantes da atualidade, questionou: "Existe algum outro artista que conseguiria despertar urgência um uma investigação federal sobre monopólios na industria musical apenas anunciando uma turnê?"

Repertório[editar | editar código-fonte]

O repertório abaixo é representativo do concerto ocorrido em Glendale, no Arizona em 17 de março de 2023, podendo não corresponder necessariamente aos outros shows da turnê.

Ato 1 - Lover

Ato 2 - Fearless

Ato 3 - Evermore

  • "Tis The Damn Season"
  • "Willow"
  • "Marjorie"
  • "Champagne Problems"
  • "Tolerate It"

Ato 4 - Reputation

Ato 5 - Speak Now

Ato 6 - Red

Ato 7 - Folklore

Ato 8 - 1989

Ato 9 - Músicas Surpresa

  • Música Surpresa (violão)
  • Música Surpresa (piano)

Ato 10 - Midnights

Música Surpresa
A cada show da “The Eras Tour", Swift interpreta diferentes canções, que não estão presentes no repertório fixo da turnê, de forma acústica no violão e no piano, chamadas de “músicas surpresa" (“surprise songs" em inglês), listadas abaixo:
Cidade Data Violão Piano
Glendale 17 de março de 2023 "Mirrorball" "Tim McGraw"
18 de março de 2023 "This Is Me Trying" "State of Grace"
Paradise 24 de março de 2023 "Our Song" "Snow on the Beach"
25 de março de 2023 "Cowboy Like Me" "White Horse"

Datas[editar | editar código-fonte]

Data Cidade País Local Ato(s) de abertura Público Receita
Etapa 1 — América do Norte
17 de março de 2023 Swift City  Estados Unidos State Farm Stadium Paramore
Gayle
18 de março de 2023
24 de março de 2023 Las Vegas Allegiant Stadium Beabadoobee
Gayle
25 de março de 2023
31 de março de 2023 Arlington AT&T Stadium Muna
Gayle
1 de abril de 2023 Beabadoobee
Gracie Abrams
2 de abril de 2023
13 de abril de 2023 Tampa Raymond James Stadium Beabadoobee
Gayle
14 de abril de 2023 Beabadoobee
Gracie Abrams
15 de abril de 2023
21 de abril de 2023 Houston NRG Stadium
22 de abril de 2023
23 de abril de 2023
28 de abril de 2023 Atlanta Mercedes-Benz Stadium
29 de abril de 2023
30 de abril de 2023 Muna
Gayle
5 de maio de 2023 Nashville Nissan Stadium Phoebe Bridgers
Gracie Abrams
6 de maio de 2023 Phoebe Bridgers
Gayle
7 de maio de 2023 Phoebe Bridgers
Gracie Abrams
12 de maio de 2023 Filadélfia Lincoln Financial Field Phoebe Bridgers
Gayle
13 de maio de 2023
14 de maio de 2023 Phoebe Bridgers
Gracie Abrams
19 de maio de 2023 Foxborough Gillette Stadium Phoebe Bridgers
Gayle
20 de maio de 2023
21 de maio de 2023 Phoebe Bridgers
Gracie Abrams
26 de maio de 2023 East Rutherford MetLife Stadium Phoebe Bridgers
Gayle
27 de maio de 2023 Phoebe Bridgers
Gracie Abrams
28 de maio de 2023 Phoebe Bridgers
Owenn
2 de junho de 2023 Chicago Soldier Field Girl in Red
Owenn
3 de junho de 2023
4 de junho de 2023 Muna
Gracie Abrams
9 de junho de 2023 Detroit Ford Field Girl in Red
Gracie Abrams
10 de junho de 2023 Girl in Red
Owenn
16 de junho de 2023 Pittsburgh Acrisure Stadium Girl in Red
Gracie Abrams
17 de junho de 2023 Girl in Red
Owenn
23 de junho de 2023 Minneapolis U.S. Bank Stadium Girl in Red
Gracie Abrams
24 de junho de 2023 Girl in Red
Owenn
30 de junho de 2023 Cincinnati Paycor Stadium Muna
Gracie Abrams
1 de julho de 2023
7 de julho de 2023 Kansas City GEHA Field at Arrowhead Stadium
8 de julho de 2023
14 de julho de 2023 Denver Empower Field at Mile High
15 de julho de 2023
22 de julho de 2023 Seattle Lumen Field Haim
Gracie Abrams
23 de julho de 2023
28 de julho de 2023 Santa Clara Levi's Stadium
29 de julho de 2023
3 de agosto de 2023 Los Angeles SoFi Stadium
4 de agosto de 2023 Haim
Owenn
5 de agosto de 2023 Haim
Gayle
8 de agosto de 2023 Haim
Gracie Abrams
9 de agosto de 2023 Haim
Gayle
Total

Referências

  1. a b c Willman, Chris (1 de novembro de 2022). «Taylor Swift Announces 2023 'Eras Tour' of U.S. Stadiums». Variety (em inglês). Consultado em 1 de novembro de 2022 
  2. «Taylor Swift has confirmed an upcoming UK tour» (em inglês). Capital. 18 de outubro de 2022. Consultado em 1 de novembro de 2022 
  3. Aubrey, Elizabeth (17 de outubro de 2022). «Taylor Swift confirms UK 'Midnights' tour is happening». NME (em inglês). Consultado em 1 de novembro de 2022 
  4. Brandle, Lars (25 de outubro de 2022). «Taylor Swift Hints at 'Midnights' Tour: 'I Think I Should Do It'». Billboard (em inglês). Consultado em 1 de novembro de 2022 
  5. Sullivan, Marisa (28 de outubro de 2022). «Taylor Swift Confirms a 'Midnights' Tour Is Coming 'Soonish': 'It's Going to Happen'». People (em inglês). Consultado em 1 de novembro de 2022 
  6. Nesvig, Kara (1 de novembro de 2022). «Taylor Swift's The Eras Tour: Everything You Need to Know». Teen Vogue (em inglês). Consultado em 1 de novembro de 2022 
  7. Clark, Travis (15 de novembro de 2022). «Ticketmaster was 'experiencing technical difficulties and outage reports surged as presale started for Taylor Swift's Eras tour». Business Insider. Consultado em 15 de novembro de 2022