The Female Man

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Female Man
Autor (es) Joanna Russ
Idioma inglês
País  Estados Unidos
Género ficção científica
Editora Bantam Books
Lançamento fevereiro de 1975
Páginas 241

The Female Man é um livro de Ficção científica feminista escrito em 1971 por Joanna Russ e editado apenas em 1975.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Partindo de uma idéia de realidades paralelas, a autora constrói quatro personagens centrais, como que versões possíveis de uma mesma mulher: as quatro Jotas. Cada uma delas vive em sua "terra possível": Joanna vive na "nossa terra" em 1970, Jeannine vive numa terra em que a Grande Depressão nunca acabou, e onde os papéis de gênero são extremamente rígidos, Jael vive numa sociedade rachada ao meio, onde mulheres e homens vivem em estado de guerra declarada há 40 anos, e Janet vive numa utopia futurística onde todos os homens morreram há séculos.

A história começa quando Janet consegue chegar ao mundo de Jeannine. E boa parte dela está centrada no assombro de Janet frente as relações entre homens e mulheres. Russ usa o riso como elemento de rompimento com o que é cotidiano. Ela exagera as situações patriarcais pra gerar um riso-crítico.

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

Depois de ter sido nomeado para o Nebula Award de 1975 para Melhor Romance, The Female Man ganhou três Tiptree Award em 1996.[1] Também ganhou Gaylactic Spectrum Hall of Fame Award de 2002.[2]

Referências

  1. "Previous Awards". James Tiptree, Jr. Award. Consult. 20 March 2011. 
  2. Kelly, Mark R. (2003–2007). "2002 Gaylactic Spectrum Awards". Spectrum Awards. Locus Publications. Consult. 13 November 2008.