The Female Man

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Female Man
Autor (es) Joanna Russ
Idioma inglês
País  Estados Unidos
Género ficção científica
Editora Bantam Books
Lançamento fevereiro de 1975
Páginas 241

The Female Man é um livro de Ficção científica feminista escrito em 1971 por Joanna Russ e editado apenas em 1975.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Partindo de uma idéia de realidades paralelas, a autora constrói quatro personagens centrais, como que versões possíveis de uma mesma mulher: as quatro Jotas. Cada uma delas vive em sua "terra possível": Joanna vive na "nossa terra" em 1970, Jeannine vive numa terra em que a Grande Depressão nunca acabou, e onde os papéis de gênero são extremamente rígidos, Jael vive numa sociedade rachada ao meio, onde mulheres e homens vivem em estado de guerra declarada há 40 anos, e Janet vive numa utopia futurística onde todos os homens morreram há séculos.

A história começa quando Janet consegue chegar ao mundo de Jeannine. E boa parte dela está centrada no assombro de Janet frente as relações entre homens e mulheres. Russ usa o riso como elemento de rompimento com o que é cotidiano. Ela exagera as situações patriarcais pra gerar um riso-crítico.

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

Depois de ter sido nomeado para o Nebula Award de 1975 para Melhor Romance, The Female Man ganhou três Tiptree Award em 1996.[1] Também ganhou Gaylactic Spectrum Hall of Fame Award de 2002.[2]

Referências

  1. Previous Awards James Tiptree, Jr. Award. Visitado em 20 March 2011.
  2. Kelly, Mark R. (2003–2007). 2002 Gaylactic Spectrum Awards Spectrum Awards Locus Publications. Visitado em 13 November 2008.